domingo, 31 de julho de 2011

Início do célebre ano 1962


Botafogo 4x1 Ferencváros, Santiago de Chile, 11.01.1962: Em pé: Ayrton (B), Orosz (F), Rildo (B), Fenyvesi Máté dr. (F), Landi (F/goleiro), Joel Martins (B), Havasi (F), Zé Maria (B), Dalnoki (F), Didi (B) e Rákosi (F). Agachados: Manga (B/goleiro), Friedmanszky (F), Amarildo (B), Németh Lajos (F), Garrincha (B), Mátrai (F), Zagallo (B), Albert (F), Kocsis György (F), Amoroso (B) e Nílton Santos (B).

Foto gentilmente cedida pelo meu amigo húngaro Igresi István, fã do Botafogo. Incluia a seguinte mensagem: ”Hajrá, Botafogo!”

sábado, 30 de julho de 2011

Botafogo 1x0 Cruzeiro

Uma importante vitória contra um grande clube fora de casa. Três pontos ganhos, permanência de Caio Júnior e a manutenção de Cuca distante de General Severiano. Mas… nada de novo no horizonte.

Ganhar contra os ‘grandes’ fora de casa e perder contra os ‘pequenos’ em casa é tradição no Botafogo. Foi também a confirmação da dependência de Loco Abreu, mesmo lento e com pouco ritmo. E a certeza de um time orientado para a eficiência da posse de bola, mas muito pouco treinado para a eficácia. Na verdade, o Botafogo levou poucas vezes perigo à área cruzeirense e Herrera tornou a mostrar a sua inoperância, não favorecendo uma dupla de ataque absolutamente necessária ao esquema tático do time. Esperemos por melhores dias de eficácia.

Acresce ainda algo que nunca compreendi muito bem em jogos de futebol: recuar a defesa quando se está a ganhar. Se é certo que quando se está a perder se deve atacar para empatar, porque razão se deixa de atacar quando se consegue ganhar e dominar o jogo?

Uma nota quase final: qualquer treinador que mantenha Alessandro a titular por mais de dois jogos devia ficar longe de General Severiano. E são vários: Cuca, Ney Franco, Estevam Soares, Joel Santana e Caio Júnior.

O melhor do jogo: o chute de Loco Abreu que fez a ‘lenda’ do jogo.

PS: Hoje, domingo, após ler alguns comentários em espaços botafoguenses, quero manifestar a minha concordância quanto à equipa titular, mas sem Alessandro e Herrera. E apoio especialmente o Gustavo e o Cortês na equipa titular.
.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Cruzeiro
» Gol: Loco Abreu 55’
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 31.07.2011
» Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
» Público: 7.821 pagantes
» Renda: R$ 128.852,50
» Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS); Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
» Disciplina: cartão amarelo - Cortês, Jefferson, Léo (Botafogo); Gil, Wallyson (Cruzeiro)
» Botafogo: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Cortês (Lucas); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson (Léo) e Maicosuel; Herrera (Felipe Menezes) e Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
» Cruzeiro: Fábio, Marquinhos Paraná, Gil, Naldo e Gilberto (Roger); Fabrício (Reis), Leandro Guerreiro, Everton e Montillo; Wallyson e Ortigoza (Sebá). Técnico: Joel Santana.

Loco Abreu e a bandeira Gloriosa


Loco Abreu comemorando a conquista da Copa América pelo Uruguai com a bandeira do Botafogo de Futebol e Regatas.

2009: Taça Guanabara


O Botafogo conquistou a Taça Rio de futebol no dia 1 de março de 2009, no estádio do Maracanã, ao vencer o Resende por 3x0, com gols de Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel.

Com arbitragem de João Batista de Arruda e assistência de Ediney Guerreiro Mascarenhas e Wagner de Almeida Santos, perante um público de 75.350 espectadores (72.301 pagantes), o Botafogo alinhou com Renan, Emerson (Léo Silva), Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Maicosuel e Thiaguinho (Wellington Júnior); Lucas Silva (Jean Carioca) e Reinaldo. Técnico: Ney Franco.

O Resende alinhou com Cléber, Márcio Costa (Beto), Breno e Naílton; Bruno Leite (Hiroshi), Márcio Gomes, Fred, Léo (Viola) e Marquinhos; Fabiano e Bruno Meneghel. Técnico: Antônio Carlos Mendes de Souza ‘Roy’.

Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); a etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Hope Solo


Por pedido expresso do nosso amigo Júlio Melo apresenta-se a goleira dos Estados Unidos da América.

2008: Taça Rio


O Botafogo conquistou a Taça Rio de futebol no dia 20 de abril de 2008, no estádio do Maracanã, ao vencer o Fluminense 1x0, com gol de Renato Silva.

Com arbitragem de William Marcelo de Souza Nery e assistência de Paulo Sérgio Durães Fernandes e Marcos Tadeu Peniche Nunes, perante um público de 68.840 espectadores (64.785 pagantes), o Botafogo alinhou com Castillo, Alessandro, Renato Silva, André Luís e Triguinho (Túlio Souza); Túlio (Leandro Guerreiro), Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Carlos (Fábio); Jorge Henrique e Wellington Paulista. Técnico: Cuca.

O Fluminense alinhou com Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor (Tartá), Arouca, Thiago Neves e Conca; Cícero e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.

Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); a etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Botafogo 2x1 Avaí

Se a equipa não muda rapidamente a sua eficiência e eficácia, esta diretoria ficará para a história como a autora do maior processo de centrifugação dos torcedores botafoguenses.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x1 Avaí
» Gols: Maicosuel 27’ e Herrera 38’ (Botafogo); Dirceu 6’ (Avaí)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 28.07.2011
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, ‘Engenhão’
» Arbitragem: Nielson Nogueira Dias (PE); Assistentes: Jossemmar Diniz Moutinho (PE) e Thiago Gomes Brigido (CE)
» Disciplina: Herrera, Márcio Azevedo e João Filipe (Botafogo); Marcos Paulo, Welton Felipe e Fabiano (Avaí)
» Botafogo: Jefferson, Alessandro, João Filipe, Gustavo, Márcio Azevedo; Léo, Renato, Maicosuel (Felipe Menezes), Elkeson e Alexandre Oliveira (Caio); Herrera (Alex). Técnico: Caio Júnior.
» Avaí: Felipe, Welton Felipe, Bruno, Dirceu e Daniel; Marcos Paulo (Batista), Pedro Ken, Fabiano (Rafael Coelho) e Cleverson (Estrada); Romano e William. Técnico: Alexandre Gallo.

Sala Marinho Chagas (II)

Continua a saga de apresentação dos materiais botafoguenses do amigo Araújo Filho. Hoje mostra-se a entrada da Sala Marinho Chagas e as primeiras fotos de interior.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entre 12 e 21

Tenho uma casa em Lisboa, mas atualmente resido na ‘linha de Cascais’. A ‘linha de Cascais’ (ou Costa do Sol) inicia-se em Lisboa e termina em Cascais.


Vivo entre as duas localidades, precisamente a 12 km. de uma e a 21 km. da outra. Estou sempre me lembrando de 1989, de Mazolinha, de Maurício, da maravilhosa festa da melhor torcida do mundo.

Gosto de passar nessa estrada.

Bichos do Paraná

Aos meus amigos que gostam de colecionar coisas botafoguenses aí vão algumas sugestões:


terça-feira, 26 de julho de 2011

2007: Taça Rio


O Botafogo conquistou a Taça Rio de futebol no dia 22 de abril de 2007, no estádio do Maracanã, ao vencer a Cabofriense por 3x1, com gols de Túlio, Dodô e Zé Roberto.

Com arbitragem de Ubiraci Damásio de Oliveira e assistência de Beival do Nascimento Souza e Paulo Sérgio Durães Fernandes, perante um público de 47.824 pagantes, o Botafogo alinhou com Júlio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Túlio, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio (Diguinho) e Zé Roberto (Juca); Jorge Henrique (André Lima) e Dodô. Técnico: Cuca.

A Cabofriense alinhou com Gatti, Jardel, Éverton, Cléberson e Júlio César; Marcão, Marcos Marins (Tenório), Ruy (Madisson) e Marcelinho; Zé Carlos e William (Alexsandro). Técnico: Waldemar Lemos.

Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); a etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Sala Marinho Chagas (I)

Araújo Filho é um leitor do Mundo Botafogo que vive em Ipu e é colecionador notável de toda a espécie de materiais relativos ao nosso Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas.

O nosso amigo enviou ao Mundo Botafogo imagens absolutamente fantásticas da sua casa e particularmente da Sala Marinho Chagas.

Apreciem a entrada da residência de Araújo Filho e observem as referências botafoguenses nas viaturas estacionadas.

Passemos agora à família de Araújo Filho.

A Família e o Escudo

A nossa ‘estrela’ de hoje

A esposa

A filha

O filho

A Família e a Bandeira


domingo, 24 de julho de 2011

Botafogo Special Engine

 

O ‘Botafogo Special Engine’, apresentado em Turim, em 2008, foi um carro de corrida incrível, recriado pelo atelier Pur Sang da Argentina, que desenha e constrói automóveis de Grande Prix.


 

Veja a primeira apresentação do fantástico automóvel no seguinte endereço: http://mundobotafogo.blogspot.com/2011/07/trilogia-do-automovel.html

 

 

A bela máquina foi novamente exibida em agosto de 2009 num evento designado Pebble Beach RetroAuto.

.

. 

Botafogo Special Engine

Close-up of the Botafogo
.
Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Botafogo: a estrela que ressuscita mortos

Ano após ano o Botafogo consegue salvar potenciais degolados. Ano após a ano General Severiano mostra a sua solidariedade aos mais frágeis. Ano após ano, quando se vislumbra o G4, a equipa inicia uma fuga persistente e consistente em direção ao Z4. É uma vocação.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x2 Atlético Paranaense
» Gols: Alex 88' (Botafogo); Morro Garcia 39' e73'
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 23.07.2011
» Local: Estádio Arena da Baixada
» Público: 12.714 pagantes 
» Renda: R$ 206.510 mil
» Arbitragem: Paulo César Oliveira (SP); Assistentes: Fábio Pereira(TO) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
» Disciplina: cartão amarelo: Antônio Carlos e Márcio Azevedo (Botafogo); Gustavo Araújo, Deivid e Fransérgio (Atlético-PR); cartão vermelho: Marcelo Mattos (Botafogo)
» Botafogo: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Felipe Menezes); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Léo (Somália) e Alexandre Oliveira (Alex). Técnico: Caio Jr.
» Atlético Paranaense: Renan Rocha; Edílson, Gustavo, Fabrício e Paulinho; Deivid, Cleber Santana, Kleberson (Fransérgio), Marcinho (Branquinho) e Madson; Morro García (Edigar). Técnico: Renato Gaúcho.

sábado, 23 de julho de 2011

2006: Taça do Campeonato Carioca


O Botafogo conquistou a Taça do Campeonato Carioca de futebol no dia 9 de abril de 2006, no estádio do Maracanã, ao vencer o Madureira 3x1, com gols de Dodô (2) e Reinaldo.

Com arbitragem de Wagner Tardelli de Azevedo e assistência de Manoel do Couto Ferreira Pires e Marcelo Fonseca Duarte, perante um público de 44.500 pagantes, o Botafogo alinhou com Lopes, Ruy, Rafael Marques, Scheidt e Bill (Júnior César); Thiago Xavier (Ataliba), Diguinho, Joílson (Gláuber) e Zé Roberto; Reinaldo e Dodô. Técnico: Carlos Roberto.

O Madureira alinhou com Renan, Marcus Vinícius, Paulo César, Odvan e Paulo Roberto; Roberto Lopes, Djair, Maicon (Marquinhos) e Josafá (Rafael); André Lima e João Rodrigo (Fábio Júnior). Técnico: Alfredo Sampaio.

O Botafogo também conquistou o Troféu 100 (Cem) Anos de Campeonatos do Rio de Janeiro.

Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); a etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trilogia do Automóvel


No ano de Turim Capital Mundial do Design, foi apresentado na cidade, a 18 de Abril de 2008, um evento cultural dedicado à história e à evolução do automóvel, o qual contou com o apoio e a participação da Compagnia di San Paolo, da Fiat SpA e da própria cidade de Turim.

A exposição designou-se por Trilogia do Automóvel, apresentada sob as designações ‘Novecento’, ‘Speed’ e ‘Dream’, e não poderia prescindir da participação do ‘Botafogo’ uma lindíssima máquina de corrida.

Créditos: Design de realização pelo Editor Web Cidade de Turim - Electronic Público

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Anne Frosard

Botafogo 0x2 Corinthians

À hora adiantada do hoje (1:00 em STP) nenhum bar de hotel estava aberto para eu poder assistir ao jogo. Assim, tomei a liberdade de copiar o meu amigo Rodrigo Federman do Cantinho Botafoguense e transferir para este espaço o final dos seus comentários:

“Foi feio.

Feio igual a essa nova camisa, que cada vez mais parece um abadá de micareta, escondendo o escudo mais bonito do mundo (de repente, se os valores fossem conhecidos, poderíamos analisar com mais argumentos).

Ah, mas a diretoria fez a sua parte. Cumpriu com todas as suas promessas (palavras do presidente Mauricio Assumpção), certo? Então se o time não apresenta um futebol decente, de quem é a culpa?

Vão dizer que não sabem?

É claro. É nossa. A torcida é a culpada por vaiar o excelente lateral direito, a dupla de zaga perigosa, os erros do treinador, a falta de elenco, etc...

Amigos, estou de saco cheio deste Botafogo (é desabafo mesmo!). Não sei mais o que pensar ou fazer, pois quando parece que vai, logo a realidade nos desperta do sonho encantado.

E do jeito que a coisa está, aposto que seremos os responsáveis pelo "renascimento" do Atlético/PR, sábado, lá em Curitiba...”

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x2 Conrinthians
» Gols: Liedson 43’ e Paulinho 48’
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 20.07.2011
» Local: Estádio São Januário (RJ)
» Público: 8.128 pagantes
» Renda: R$ 135.010,00.
» Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO); Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Pasos Sorence (GO)
» Disciplina: cartão amarelo – Herrera (Botafogo); Liedson e Fábio Santos (Corinthians)
» Botafogo: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Lucas Zen (Márcio Azevedo); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel (Thiago Galhardo); Caio (Alexandre Oliveira) e Herrera. Técnico: Caio Júnior.
» Corinthians: Julio César, Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique (Emerson), William (Alex) e Liedson (Edenilson).
Técnico: Tite.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Voz de Nelson Rodrigues

“Um Garrincha transcende todos os padrões de julgamento. Estou certo de que o próprio Juízo Final há de sentir-se incompetente para opinar sobre o nosso Mané.” Nelson Rodrigues, jornalista desportivo.

terça-feira, 19 de julho de 2011

2006: Taça Guanabara

O Botafogo conquistou a Taça Guanabara de futebol no dia 12 de fevereiro de 2006, no estádio do Maracanã, ao vencer o América 3x1, com gols de Scheidt, Dodô e Zé Roberto.

Com arbitragem de William Souza Nery, perante um público de 44.550 pagantes, o Botafogo alinhou com Max, Ruy (Neném), Scheidt, Asprila e Bill; Thiago Xavier, Diguinho, Zé Roberto e Lúcio Flávio; Marcelinho (Reinaldo) e Dodô. Técnico: Carlos Roberto.

O América alinhou com Éverton, Guerra, Santiago, André e Maciel; Válber, Argeu (Bruno Silva), Bruno Lazaroni e Robert (Leandro); Julinho e Chrys (Flávio). Técnico: Alfredo Sampaio.

Pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Mundo Botafogo); a etiqueta ‘Taças’ é da responsabilidade conjunta de Sérgio Nunes (amigo e colaborador) e Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Retrospecto recente Botafogo x Palmeiras

Créditos: Elson Souto. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo NO PERÍODO DE VIDA DO MUNDO BOTAFOGO (2007-2025) No período de vida do M...