sábado, 30 de setembro de 2023

Recados de Roberto Porto: a Celso Itiberê (VII)

 

[Nota Preliminar: Esta série refere-se a Recados que Roberto Porto enviou a várias pessoas após a Gloriosa conquista do Campeonato Carioca de 1989.]

por ROBERTO PORTO | Jornalista e torcedor do Botafogo, a sua maior paixão imaterial

Meu bom amigo e companheiro, como vai você? Foi uma pena o que aconteceu. Realmente uma pena.

Você sempre gostou de humilhar o gigantesco Botafogo de Futebol e Regatas, com o beneplácito do calhorda do Evandro, um sujeito que baba de ódio quando vê as cores alvinegras.

Através dos tempos, você, sempre se esmerou nas edições das derrotas do Botafogo. Eu me lembro que O Globo tinha um repórter destacado (ao lado de um fotógrafo) só para registrar o sofrimento daquela dedicada e maravilhosa torcida.

Foi, repito, uma pena que você não estivesse à frente da editoria de esportes do jornal para ser obrigado a dar a manchete Botafogo Campeão Invicto, justamente em cima do seu Flamengo. De qualquer maneira valeu.

Saudações alvinegras e segure a pemba.

Caricatura do ‘Almirante’ Oliveira Castro – 1º campeão brasileiro

 

Caricatura do ‘Almirante’. Crédito: R. Casanova, na revista “O Malho” (1902).

Antônio Mendes de Oliveira Castro, o ‘Almirante’, representando o Club de Regatas Botafogo, foi o primeiro Campeão Brasileiro em qualquer modalidade, remando vitoriosamente a embarcação ‘Diva’, em Canoé, no ano de 1902.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

CBF não quer provocar Botafogo. Mas disfarça muito bem.

Montagem Mundo Botafogo.

BLOG DO MANSELL | In Fogaonet.com

Uma entidade como a CBF não vive de provocar os clubes. Tem até gente achando que a CBF quer provocar o Botafogo com as decisões mais absurdas que temos visto nos últimos meses. Incluindo as péssimas escalas de arbitragem do Campeonato Brasileiro. Mas tenho certeza de que não é este o desejo da entidade. Entretanto ela disfarça bem. Isso temos que admitir. Aí gera essas bobagens.

Um cara com má vontade, daqueles chatos mesmo, diria que o Botafogo tem muito árbitro paulista apitando seus jogos. Algo que soaria estranho, se não fosse a confiança que toda a população brasileira tem na CBF, uma vez que o Palmeiras, de São Paulo, é o grande rival do Glorioso na luta pelo título.

Sabe um jeito legal de provocar um clube? Escalar no jogo seguinte um árbitro que teve alguma polêmica com aquele time no confronto anterior. Tipo o Rafael Traci, no caso do Marçal. Já imaginou se a CBF escalasse ele para o próximo jogo do Botafogo, contra o Goiás? Duvido que isso aconteça. Uma pena eu não ter tido tempo de ver a escala ainda. Mas tenho certeza de que aconteça o que acontecer o árbitro fará uma grande partida e ao fim do jogo vai ganhar parabéns do Wilson Seneme. Por sinal, adoro ver as análises do Seneme sobre lances polêmicos. Pego pipoca e tudo. Eita homem preparado para a função que ocupa.

Agora o que mais me incomoda é esse pessoal achando que a CBF não quer que um clube de SAF seja campeão brasileiro. Aí já é demais. Pior são os argumentos: “Imagina se dirigentes amadores vão querer ver o sucesso dos profissionais” ou então “Se as SAF derem muito certo as entidades vão perder poder e os clubes vão dominar seu próprio produto”. Do jeito que colocam até parece que não temos uma gestão baita eficiente e profissional na CBF. Vocês acham que garimpar nomes como Senema não dá trabalho? Que passar pelas situações que temos visto com o Carlo Ancelotti não é algo criativo? Esse pessoal gosta de detonar a CBF por qualquer motivo.

Na verdade já cansei de ficar vendo essas reclamações, de ver botafoguense dizendo que tem que ser “Contra tudo e contra todos” por bobagens como o fato de o VAR não ter visto as cotoveladas do Bruno Henrique e do Tchê Tchê contra o Flamengo ou o pênalti no Janderson diante do Athletico. De falarem bobagens como “A entrada do Marçal eles viram…”. De ficarem reclamando do gol do Diego Costa contra o Galo só porque o passe veio do zagueiro rival. E isso tira impedimento?

Está tão chato ver o povo reclamando da CBF e do Seneme sem motivo que decidi que não leio mais sobre isso. A partir de agora vou me dedicar a pesquisar sobre coisas relevantes, como o estudo do Alfredo Sampaio e do Sindicato dos Atletas sobre grama sintética. Com licença.

Fonte: https://www.fogaonet.com/blog-do-mansell/cbf-nao-quer-provocar-botafogo-mas-disfarca-muito-bem/

Formatura de Heleno de Freitas

Heleno de Freitas. Formatura como advogado na Faculdade Nacional de Direito – Universidade do Brasil, Centro, Rio de Janeiro. Crédito: Internet / Reprodução.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Lula Paiva: um grande campeão atuando como reserva

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Luiz Edmundo Teixeira de Souza Paiva, o ‘Lula’ Paiva, nasceu no dia 9 de junho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro, atuando como meio campista e, principalmente, como ponta esquerda, na qualidade de reserva de Paulo Cézar ‘Caju’.

Lula Paiva começou jogando futebol de praia e ingressou no Botafogo em 1966, tendo estreado a 7 de maio de 1967 no empate por 0x0 em Curitiba, contra o Ferroviário (PR), antepassado do Paraná. Eis a ficha técnica da estreia:

Botafogo 0x0 Ferroviário (PR)

» Gols: -

» Competição: Torneio Roberto Gomes Pedrosa

» Data: 07.05.1967

» Local: Estádio Durival de Brito

» Público: 5.400 espectadores (estimado)

» Renda: NCr$ 15.066,00

» Árbitro: Arnaldo César Coelho; Assistentes:

» Botafogo: Cao; Joel, Carlos Alberto, Leônidas (Valtencir) e Dimas; Afonsinho e Gérson (Nei); Rogério, Sicupira, Enos (Zezé) e Lula Paiva. Técnico Mário Zagallo.

» Ferroviário: Paulista; Kavalis, Pinheiro, Cecone (Antenor) e Caçula; Martins e Renatinho; Pedro Alves (Sidnei), Nilzo, Paulo Vecchio (Padreco) e Gijo. Técnico: Odilon Silva.

Fonte: brfut.blogspot.com.

Lula Paiva terá saído do Botafogo entre finais de 1969, início de 1970, ingressou na A. A. Portuguesa, do Rio de Janeiro, e seguidamente rumou ao Coritiba. Atuou em 56 partidas pelo Botafogo. Eis a ficha técnica do seu último jogo:

Botafogo 0x3 Vasco da Gama

» Gols: Valfrido, aos 48’, Nei, aos 54’ (pen.), e Acelino, aos 57’

» Competição: Taça Guanabara

» Data: 06.07.1969

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 22.739 pagantes.

» Renda: NCr$ 100.008,25

» Árbitro: José Mário Vinhas; Assistentes: Luís Carlos Félix e Luís Carlos de Oliveira

» Botafogo: Ubirajara; Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Afonsinho; Rogério, Roberto, Ferreti e Lula Paiva.

» Vasco da Gama: Andrada; Fidélis, Moacir, Orlando e Eberval; Buglê e Alcir; Nei, Valfrido, Bianchini e Acelino.

Fonte: Jornal dos Sports, 07.07.1969.

Lula Paiva foi campeão estadual (1967 e 1968), campeão da Taça Guanabara (1968), campeão do Torneio Hexagonal do México (1968) e campeão da Taça Brasil (1968). Confira essas campanhas do Botafogo clicando nos seguintes endereços:

1967: Botafogo campeão estadual de futebol 

1968: Botafogo bicampeão estadual de futebol 

1968: Botafogo bicampeão da Taça Guanabara 

1968: Botafogo, campeão internacional no México 

1968: Vencedor da Taça Brasil em futebol 

Fontes: brfut.blogspot.com; mundobotafogo.blogspot.com; ogol.com.br

Mulher Fogoró é brava na torcida!

 
Captura de tela, Botafogo TV.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Camisa Gloriosa nos países bálticos: Riga, do medieval ao moderno, uma capital animada (VIII)

 
Jardins de Sigulda. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

compilação e montagem de textos de RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Passeio campestre com foto de árvore histórica várias vezes centenária, em local perto do Castelo de Sigulda, apresentado na reportagem anterior e ligado a Maija (1601-1620), a famosa ‘Rosa de Turaida’, morta na Gruta Gutman e eternizada pela sua dignidade numa grande história de amor.

Imagem religiosa espetacular no átrio da catedral Luterana. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

Na Catedral Luterana de Riga (o luteranismo surgiu dos esforços de Lutero, frade católico que reformou a doutrina e a prática da Igreja Católica, originando a Reforma Protestante e o Protestantismo), que foi construída em 1211 e considerada a maior igreja medieval dos estados bálticos, assisti a um concerto de música de órgão, cujo instrumento – inaugurado em 1884 – tem quatro teclados manuais e um teclado de pedais e possui 6.718 tubos, sendo o terceiro maior órgão tubular do mundo.

O extraordinário órgão tubular da Catedral de Riga, capa do Programa a que assisti no dia 23 de agosto de 2023. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

A curiosidade é que o programa do concerto apresentava, entre outras, obra de Heitor Villa-Lobos, compositor, maestro, violoncelista, pianista e violinista brasileiro, considerado a figura criativa mais significativa do séc. XX na música clássica brasileira e o compositor sul-americano mais conhecido mundialmente.

Programa com menção à música de Heitor Villa-Lobos. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

As Bachianas Brasileiras são uma série de nove composições de Villa-Lobos escritas a partir de 1930, tendo o compositor, nessas suítes, fundido material folclórico brasileiro – em especial a música caipira – às formas pré-clássicas no estilo de Bach.

Ao fundo, o topo do edifício mais alto de Riga, a Igreja de São Pedro. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

A Igreja de São Pedro foi construída em 1209 como igreja do povo, foi alargada em 1409 e a torre atual foi construída em 1746. A igreja foi restaurada pela última vez em 1973, atingida seis vezes por relâmpagos e desmoronou em 1666 e 1721. Durante a Segunda Guerra Mundial era o edifício de madeira mais alto da Europa e foi danificado por um incêndio. Os soviéticos restauraram a igreja e instalaram um elevador que permite uma visão panorâmica de Riga a 70metros de altura.

Monumento dos músicos de Bremen para Riga. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

Próximo da Igreja de São Pedro, existe um monumento (foto acima) oferecido pelos músicos da cidade de Bremen a Riga, cuja ideia é que os focinhos do burro, do cachorro, do gato e do galo sejam alisados pelos transeuntes para lhes dar sorte. Espero que a minha sorte se concretize definitivamente a 3 de dezembro de 2023…

Casa dos Cabeças Negras. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

No Centro Histórico de Riga, capital da Letónia, a Casa dos Cabeças Negras é um edifício situado na cidade velha, erguido no séc. XIV para a Irmandade dos Cabeças Negras, uma guilda de mercadores solteiros e estrangeiros. É o local da primeira árvore de Natal decorada, erguida em 1510. Os alemães bombardearam-no em 1941 e os restos foram demolidos pelos soviéticos. O edifício foi reconstruído e reinaugurado em 1999 após a queda da URSS – é museu, apresenta concertos de música clássica, teatro e ópera e possui grandes salões de baile para eventos luxuosos de boas vindas a reis, rainhas e presidentes de todo o mundo.

O exterior e o interior do luxuoso Palácio de Rundäle. Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

O Rundäle Pils – Palácio de Rundäle –, situado em Pilsrundäle, a 79 km de Riga, foi construído na década de 1730 pelo mesmo arquiteto responsável pelos espetaculares Palácio de Inverno e Palácio de Verão, ambos em São Petersburgo. É o mais importante palácio barroco da Letônia e um dos mais importantes monumentos históricos do país, sendo muitas vezes referido como o Versailles do Báltico – entre quartos e salas possui 138 divisões distribuídas pelos dois andares.

Entretanto o seu proprietário – o Duque da Curlândia – caiu em desgraça, o palácio permaneceu vazio por bastante tempo e acabou sendo absorvido pelo Império Russo, em 1795, tendo Catarina II, Imperatriz da Rússia, oferecido o palácio de presente ao seu amante, o Príncipe Zubov, que ali permaneceu até aos seus últimos dias.

Nos jardins do Palácio de Rundäle, em jeito de despedida, para visitar o último dos três países bálticos, a Estónia, ou melhor, revisitar (país já visitado em viagem à Finlândia, Estônia e Rússia, em 2005). Acervo de Ruy Moura / Mundo Botafogo.

Atualmente, o Rundäle Pils e os seus jardins são um dos principais destinos visitados pelos turistas na Letônia, possuindo, também, funções de representação, sendo utilizado para acomodar hóspedes notáveis, como líderes de nações estrangeiras em visitas oficiais.

Fontes da série “Camisa Gloriosa nos países bálticos”: https://en.wikipedia.org; https://es.abcdef.wiki; https://es.wikipedia.org; https://it.wikipedia.org; https://pt.wikipedia.org; https://travelshelper.com; https://www.itinari.com; https://www.magnusmundi.com

Tiquinho Soares, artilheiro da Copa do Brasil

 

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Tiquinho Soares sagrou-se artilheiro da Copa do Brasil com 5 gols, embora tenha jogado apenas 4 partidas e o Botafogo sido eliminado precocemente da competição.

Artilharia final dos ‘7 Magníficos’:

Tiquinho Soares (Botafogo), Pedro (Flamengo), Lorran (Nova Mutum) e Alef Manga (Coritiba), 5 gols cada;

Gabriel (Flamengo), Renato (CRB) e Aloísio (América-MG), 4 gols cada.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Ana Sátila conquista 5º lugar no Mundial de Canoagem e vai a Paris 2024

Ana Sátila, atleta de canoagem do Botafogo, conquistou o 5º lugar no K1 do Canoe Slalom World Championships, organizado pela International Canoe Federation, que decorreu entre 19 e 24 de setembro de 2023, em Lee Valey, na Inglaterra, ganhando, assim, o direito a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A atleta já esteve nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2021 e fará a sua 4ª apresentação consecutiva em Paris 2024.

Eis a Classificação Final do K1:

1º Jessica Fox (Austrália)

2º Liska Mintalova (Eslováquia)

3º Klaudia Zwolinska (Polónia)

4º Martina Wegman (Holanda)

5º ANA SÁTILA (BRASIL/BOTAFOGO)

6º Stefanie Horn (Itália)

7º Ricarda Funk (Alemanha)

8º Mallory Franklin (Grã-Bretanha)

9º Luuka Jones (Nova Zelândia)

10º Sona Stanovska (Eslováquia)

Dia Mundial do Mar

O Dia Mundial do Mar é celebrado anualmente em 26 de setembro. A data chama a atenção para a importância da segurança e proteção marítima, das indústrias marítimas para  comércio mundial e da proteção dos oceanos e de todas as espécies de animais, plantas e organismos que integram os ecossistemas marinhos.

A preservação dos mares e oceanos interfere no ar que respiramos, na estabilidade do clima, em várias atividades econômicas e também na segurança alimentar do planeta.

Leia mais sobre a matéria em https://www.esposendeambiente.pt/cea/index.php/2019/09/26/dia-mundial-do-mar/ e https://www.ibrachina.com.br/dia-mundial-do-mar-e-celebrado-em-26-de-setembro/

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Botafogo campeão estadual de futebol de mesa

 
Crédito: Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo sagrou-se campeão de futebol de mesa com o seu atleta Sérgio Henrique, que confirmou a conquista do Campeonato Estadual Individual de 1 Toque Cavado, categoria Master, organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro, cujas finais decorreram no dia 23 de setembro de 2023.

A classificação do campeonato estadual ficou assim ordenada:

1º SÉRGIO HENRIQUE (BOTAFOGO FR)

2º Alexandre Dantas (AFUMIG)

3º Marco Aurélio (A. A. Light) e Cláudio Pinho (A. A. Light)

4º Marcos Moysés (Botafogo FR)

O Botafogo ainda teve pódio (1º ao 4º lugar) nas outras duas categorias em disputa (ambas vencidas pelo Olaria AC): Guilherme, 4º lugar na categoria Adulto; Márcio, 3º lugar na categoria Sênior.

FLAtulências (322): BH Chororô e o presidente mais inverosímil do mundo!

Crédito: Redes Sociais / Reprodução.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Agora os botafoguenses entenderam todos por que razão BH simulou um chororô no último jogo contra nós: estava treinando para as finais da Copa do Brasil!!!

Chororô sério e não estúpido, como são as simulações de profissionais de futebol funcionalmente idiotas do clube da Gávea, é o dos torcedores flamenguistas que na Campanha 2023 amargaram vices na Copa do Brasil, Taça Guanabara, Campeonato Carioca, Recopa Sul-americana, Supercopa do Brasil, 3º lugar no Mundial de Clubes e eliminação nas oitavas da Copa Libertadores, por exclusiva culpa de um presidente que despede treinadores atrás de treinadores e demitiu, inacreditavelmente, o melhor treinador brasileiro da atualidade depois de ele conquistar as Copas Libertadores e do Brasil em 2022 – Dorival Júnior, que agora venceu a Copa do Brasil sobre o próprio Flamengo –, mas em contrapartida contrata treinadores de caráter muito duvidoso e tecnicamente medianos, ou pouco acima de medianos.

A ‘oposição’ agradece e vai-se unir para oferecer ao presidente flamenguista uma espingarda de último modelo para disparar tiros ainda mais certeiros nos próprios pés!

Crédito: Redes Sociais / Reprodução.

Dorival Júnior nega a revanche – o que é normal numa pessoa que, além de muito bom treinador, tem caráter –, mas indubitavelmente a justiça funcionou para o obtuso presidente do Flamengo, que não renovou contrato com Dorival Júnior em dezembro de 2022, após ele conquistar um título continental e um título nacional em apenas seis meses no clube.

«Vamos dar tudo que podemos para colocar o Flamengo no ponto mais alto que ele merece estar e nunca mais sair.» – Landim, em discurso na tomada de posse em 2021.

UAU!!! Recordista do dirigismo desportivo mais inepto do mundo!

PS: Sou insuspeito para falar de Dorival Júnior, porque após a saída de Luís Castro ele era o meu treinador preferido para assumir a liderança do Botafogo.

Dia Mundial do Sonho

Reprodução / Internet.


In Calendarr.com

 

O Dia Mundial do Sonho comemora-se anualmente a 25 de setembro. Esta data, conhecida globalmente como World Dream Day, foi criada por um instrutor na Universidade de Columbia, em 2002, com o objetivo de refletirmos sobre os nossos sonhos e em como os atingir, fazendo do mundo um melhor lugar para se viver.

 

Neste dia as pessoas são incentivadas a partilharem ideias, sonhos e recursos, formando sinergias que permitem efetivamente a realização de objetivos e de sonhos comuns, contribuindo para a melhoria da comunidade mundial.

Leia mais sobre a matéria em https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-sonho/

domingo, 24 de setembro de 2023

Botafogo 7x0 Tigres do Brasil: futebol feminino estreia no estadual

 
Plantel do Botafogo. Crédito: Arthur Barreto.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O futebol feminino do Botafogo, atual campeão carioca, estreou no campeonato estadual no dia 23 de setembro de 2023, no Estádio Olímpico Nilton Santos, vencendo o Tigres do Brasil por 7x0 com hat-trick de Kelen.

A estreia da equipe foi fácil e tranquila. Aos 25 minutos de jogo o Botafogo já vencia por 5x0, tendo fechado o 1º tempo com esse placar. Na etapa final a equipe geriu o resultado, fez rotatividade no plantel e ainda acrescentou dois gols.

O Botafogo regressa a campo no próximo dia 30 de setembro contra o Duque de Caxias, no Estádio Telê Santana.

Kelen, hat-trick. Crédito: Twitter Botafogo Futebol Feminino.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 7x0 Tigres do Brasil

» Gols: Kelen, aos 5’, 22’ e 72’, Mayara Vaz, aos 7', Drika, aos 10’, Driely, aos 25’, e Japa, aos 64’

» Competição: Campeonato Estadual

» Data: 23.09.2023

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Marlon de Souza Castro (RJ); Assistentes: Paola Rodrigues José e Ana Vitória Trindade Ferreira

» Disciplina: cartão amarelo – Treyci e Ju Santos (Botafogo) e Beatriz e Thays (Tigres do Brasil)

» Botafogo: Kelly; Bruna, Nalon, Karen e Chai (Maísa); Driely (Valéria), Treyci (Ju Santos) e Japa (Elisa); Mayara Vaz, Drika (Kamilla) e Kelen (Kewllen). Técnico: Gláucio Carvalho.

» Tigres do Brasil: Jéssica; Beatriz (Sabina), Danielle, Camila e Thays; Karina, Simone e Cinthia (Mariana); Gabrielle (Raquel), Joyce (Evellyn Cristina) e Rafaela (Fernanda). Técnico: Henrique Oliveira.

sábado, 23 de setembro de 2023

Botafogo 0x1 Marçal/Tabelinha da 3ª equipe em campo

 

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Chegados a este ponto eu teria muita coisa que comentar sobre J. Textor, L. Castro, B. Lage, lesão de Tiquinho Soares, comportamentos/atitudes de jogadores, parte corneteira da torcida, arbitragens, etc., mas confesso que estou pouco animado para escrever.

Então, deixo apenas as seguintes notas:

O Botafogo lidera e ainda tem os 7 pontos de vantagem deixados pelo fugitivo L. Castro, mas preocupa muito a postura lenta e tecnicamente deficiente da equipe (Marçal jogando nada, Eduardo jogando nada, Tiquinho jogando nada por via da lesão recente, etc.), a aparente incapacidade de B. Lage em rearticular as linhas com a coesão antiga e os vários erros que cometem os jogadores, tais como o bico de Marlon Freitas com gol contra direto ao fundo das nossas redes, a desistência de Di Plácido em correr com o adversário deixando-o centrar (afinal, o execrado JP Galvão não cometeu erros desta natureza), Marçal dando oportunidade para uma decisão ‘inteligente’ do VAR, sabendo que qualquer pretexto servirá para nos prejudicar e confirmando que as expulsões na nossa equipe são obra dos ‘veteranos’ e não dos jovens, etc.

Se a parte não corneteira da Torcida continuar apoiando a equipe, há hipóteses de continuarmos no topo, apesar das tabelinhas ‘artísticas’ entre arbitragem e VAR, conjugadas de um modo contra o Botafogo e conjugadas de outro modo a favor do Palmeiras e do Flamengo, principalmente – considerando que numa disputa de bola por dois jogadores, erguendo ambos os pés, não é merecido mais do que um cartão amarelo, que seria o que a arbitragem marcaria no caso de um qualquer errôneo 'marçal' palmeirense ou flamenguista.

Não vai ser fácil, porque a equipe não foi capazmente reforçada, B. Lage ainda não acertou na sua busca de um novo equilíbrio em campo, Tiquinho Soares é uma sombra de si mesmo e a equipe sabia funcionar com ele, mas não sem ele, e o descanso excessivo com cinco dias de dispensa durante a data FIFA parece ter estragado o preparo físico. Entre outros comentários que me eximo de fazer por agora.

No entanto, os adversários mais próximos também não têm sido regulares e vamos continuar sonhando e exigindo, mas sem tumultos para não estragar de vez o que podemos vir a conquistar. E relembrando – agora com mais razão – que o foco é ‘jogo a jogo’ com o objetivo único de conquistar 3 pontos de cada vez.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x1 Corinthians

» Gols: Gil, aos 58’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 22.09.2023

» Local: Estádio Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

» Público: 37.237 pagantes; 37.543 espectadores

» Renda: R$ 2.311.037,08

» Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG); Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG); VAR: Rafael Traci (SC)

» Disciplina: cartão amarelo – Marlon Freitas, Adryelson, Tchê Tchê e Diego Costa (Botafogo) e Gabriel Moscardo, Gil, Fagner e Yuri Alberto (Corinthians); cartão vermelho – Marçal (Botafogo)

» Botafogo: Lucas Perri; Di Placido (Júnior Santos), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê e Eduardo; Luís Henrique (Diego Costa), Tiquinho Soares (Hugo) e Victor Sá (Carlos Alberto). Técnico: Bruno Lage.

» Corinthians: Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo (Fagner), Gil e Matheus Bidu (Fábio Santos); Gabriel Moscardo (Renato Augusto), Maycon e Matías Rojas; Pedro (Gustavo Mosquito), Yuri Alberto e Wesley (Ángel Romero). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Dia Internacional das Línguas Gestuais

 
Crédito da imagem: Alfabeto da Língua Gestual Portuguesa/APS; ONU (adaptado)

O Dia Internacional das Línguas Gestuais celebra-se anualmente a 23 de setembro e tem por objetivo promover a aprendizagem das línguas gestuais e a identidade da comunidade surda, protegendo a identidade e a diversidade linguística e cultural de todos os surdos, assim como de outros utilizadores de linguagem gestual.

A Federação Mundial de Surdos estima que existam mais de 70 milhões de pessoas surdas em todo o mundo, sendo que 80% vivem em países em desenvolvimento e utilizam mais de 300 línguas gestuais.

Este Dia foi proclamado na Resolução 72/161, adotada na Assembleia Geral da ONU, de 19 de dezembro de 2017. 

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Retrospecto Botafogo x Corinthians (2007-2023)

Crédito: Elson Souto.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

SÍNTESE DE TODOS OS JOGOS (1923-2023)

Jogos: 117 jogos, 49 vitórias, 26 empates e 42 derrotas; saldo de gols favorável em 171-167.

1º JOGO

Botafogo 3x4 Corinthians

» Gols: Luiz de Carvalho (2) e Nilo (Botafogo); De Maria (2), Peres e Aparício (Corinthians)

» Competição: Amistoso

» Data: 14.04.1929

» Local: Estádio Alfredo Schürig (Fazendinha), em São Paulo (SP)

» Botafogo: Pessoa, Otacílio e Rogério; Cotia, Aguiar e Pamplona; Edmundo, Benedito, Nilo, Almir e Claudionor.

» Corinthians: ?

ÚLTIMO JOGO

Botafogo 3x0 Corinthians

» Gols: Tiquinho Soares, aos 11’ e 64’ (pen.), e Eduardo, aos 80’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 11.05.2023

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Lucas Fernandes), Gabriel Pires (Tchê Tchê) e Eduardo; Júnior Santos (Luís Henrique), Tiquinho Soares (Janderson) e Victor Sá (Matías Segovia). Técnico: Luís Castro.

MAIOR GOLEADA DO CLÁSSICO

Botafogo 7x1 Corinthians

» Gols: Nilo (4), Carvalho Leite (2) e Paulinho (Botafogo); Bertone (Corinthians)

» Competição: Taça dos Campeões Rio-São Paulo de 1930

» Data: 06.05.1931

» Local: Estádio General Severiano, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Pedrosa, Benedicto e Otacílio; Pamplona, Martim e Canalli; Ariza, Paulinho, Carvalho Leite, Nilo e Celso.

» Corinthians: Clombo (Tuffy), Grané e Del Debbio; Leone, Guimarães e Munhoz; Filó, Napoli, Bertone, Rato e De maria.

RETROSPECTODO PERÍODO DE VIDA DO MUNDO BOTAFOGO (2007-2023)

No período de vida do Mundo Botafogo o Glorioso defrontou o Sport Club Corinthians Paulista em 30 partidas, obtendo 12 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, com saldo de gols desfavorável em 39-37 (Fonte: fichas técnicas do Mundo Botafogo).

MAIOR GOLEADA DO CLÁSSICO NO PERÍODO (2007-2023)

Botafogo 3x0 Corinthians

» Gols: Tiquinho Soares, aos 11’ e 64’ (pen.), e Eduardo, aos 80’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 11.05.2023

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Lucas Fernandes), Gabriel Pires (Tchê Tchê) e Eduardo; Júnior Santos (Luís Henrique), Tiquinho Soares (Janderson) e Victor Sá (Matías Segovia). Técnico: Luís Castro.

Thiago Almada, “apoia, cria e emociona”

Crédito: Thiago Ribeiro / AGIF. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Thiago Ezequiel Almada nasceu no dia 26 de abril de 2001, e...