sábado, 19 de julho de 2008

Campeão estadual de autobol em 1974

A ideia do Autobol partiu de um médico, o Dr. Mário Tourinho, que juntou num só desporto o futebol e o automobilismo.

Formaram-se diversas equipas que se reuniam num gramado meio destruído do América e no campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo. Os carros tentavam acertar numa bola de 1,20 metros e com 12 quilos, conduzindo-a ao gol. Usava-se muito o Dauphine que, além de barato, tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as manobras necessárias.


Claro que, como se observa na foto, os automóveis acabavam bem amassados, mas o desporto era muito divertido.

O Botafogo conquistou invicto os três turnos da competição, obtendo 7 vitórias e 2 empates e marcando 32 gols contra apenas 13 sofridos.

Após vencer o 1º turno cm vitórias sobre o Flamengo (3x0) e o Fluminense e empate com o Vasco da Gama (3x3), o Botafogo conquistou também o 2º turno com vitória sobre o Vasco da Gama (3x2), empate com o Flamengo (5x5) e goleada sobre o Fluminense por 4x1, no dia 26 de agosto de 1974.

O Botafogo alinhou com Paulo Alvarenga, Antônio José, José Luís e Ronaldo César Coelho (irmão do conhecido árbitro de futebol). O Fluminense apresentou-se com Fernando David, Ivan Santana, Alfredo e Paulo Jorge.

O 3º e último turno realizou-se a 17 de Novembro de 1974, sagrando-se o Botafogo campeão carioca de autobol vencendo o Flamengo (6x1), o Vasco da Gama e o Fluminense por 3x1 no campo dos Funcionários do Horto Florestal.

O Botafogo alinhou com Zé Luís (dois gols), Paulo Alvarenga, Marcelo e Ronaldo César Coelho (1 gol). O Fluminense apresentou-se com Iva Sant’anna, Alfredo, Paulo Jorge e Fernando Davi.

Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo) e Claudio Falcão (colaborador do blogue; fontes principais: Jornal do Brasil (18.11.1974), O Globo (27.08.1974), Bob Sharp em http://www.obvio.ind.br/.

4 comentários:

Miguel Gonzalez disse...

Este esport é incrível!!!

O árbitro andava num carro preto no meio dos outros 8 carros? Havia bandeirinhas andando de carro nas laterais?

Ruy Moura disse...

Andava a pé...


SAUDAÇÕES ESPORTIVAS

Miguel Gonzalez disse...

Incrível!!!!

Se um carro acertasse outro era falta?

Havia um carro goleiro?

Ruy Moura disse...

Que eu saiba não havia carro goleiro!... Já difícil era conduzir a bola!... Coisa de loucos!...

Saudações esportivas

Mário Sérgio: o passe ‘vesgo’ e a arte de jogar futebol (I parte)

Fonte: revista Placar. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Mário Sérgio Pontes de Paiva nasceu no dia 7 de setembro de 1950, no Ri...