sábado, 27 de dezembro de 2008

Excursão internacional à Venezuela (1957)


Em 1957 o Botafogo efectuou uma nova excursão na América do Sul e realizou seis jogos em Caracas, capital da Venezuela.

Os seis amistosos realizados saldaram-se por 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota, tendo sido assinalados 14 gols e sofridos 7.

BOTAFOGO 2x0 SEVILLA (Espanha)
» Gols – Pampolini e Paulinho Valentim.
» Competição – Torneio de Caracas (Pequena Taça do Mundo)
» Data – 29/06/1957
» Local – Caracas (Venezuela)
» Botafogo – Amaury, Beto, Domício e Nílton Santos; Pampolini e Nílson Santos; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édison e Quarentinha.

BOTAFOGO 0x3 BARCELONA (Espanha)
» Competição – Torneio de Caracas (Pequena Taça do Mundo)
» Data – 04/07/1957
» Local – Caracas (Venezuela)
» Botafogo – Pereyra Natero, Beto, Domício (Thomé) e Nílton Santos; Pampolini e Nílson Santos (Mathias); Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édison e Quarentinha.

BOTAFOGO 4x0 NACIONAL (Uruguai)
» Gols – Paulinho Valentim (2), Quarentinha e Didi.
» Competição – Torneio de Caracas (Pequena Taça do Mundo)
» Data – 06/07/1957
» Local – Caracas (Venezuela)
» Botafogo – Amaury, Beto, Thomé e Nílton Santos; Pampolini e Mathias; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim (Amoroso), Édison (Geraldo) e Quarentinha (Neyvaldo).

BOTAFOGO 4x0 SEVILLA (Espanha)
» Gols – Garrincha (2), Paulinho Valentim e Didi.
» Competição – Torneio de Caracas (Pequena Taça do Mundo)
» Data – 09/07/1957
» Local – Caracas (Venezuela)
» Botafogo – Amaury, Beto, Thomé e Nílton Santos; Pampolini e Mathias; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édison e Quarentinha.

BOTAFOGO 2x2 NACIONAL (Uruguai)
» Gols – Paulinho Valentim e Édison.
» Competição – Torneio de Caracas (Pequena Taça do Mundo)
» Data – 14/07/1957
» Local – Caracas (Venezuela)
» Botafogo – Amaury, Beto, Thomé e Nílton Santos; Pampolini e Mathias; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édison e Quarentinha.

BOTAFOGO 2x2 BARCELONA (Espanha)
» Gols – Garrincha e Neyvaldo.
» Competição – Torneio de Caracas (Pequena Taça do Mundo)
» Data – 18/07/1957
» Local – Caracas (Venezuela)
» Botafogo – Amaury, Beto, Thomé e Nílton Santos; Pampolini e Mathias; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édison (Neyvaldo) e Quarentinha.

Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda, Roberto Nahal e Sérgio Tinoco (colaboradores do blogue)

11 comentários:

Vinícius Barros disse...

Coisa de maluco... viajar até o equador(linha e não país) e jogar um jogo a cada 2 dias. jogo no dia 4, 6 e depois no dia 9!

Vinícius Barros disse...

Rui, não sei se você viu, mas um post do - excelente - blog 'Arquiba Botafogo' do Paulo Marcelo Sampaio, deu muita polêmica e gerou revolta entre os botafoguense, contra um 'certo' jogador que tinha declarado amor ao clube. Olha ae: http://blog.arquibabotafogo.com/2008/12/26/um-falso-amor/

Tenho um milhão de motivos pra acreditar nessa história!

Abs!

Fernando Lôpo disse...

Rui, não pretendia escrever mais nada até o fim do ano, mas não dá. Como já disse antes, na tal "debandada" 3 posições ficaram bem abastecidas: goleiro, lateral-direita e cabeça-de-área.

Na lateral-direita há Alessandro, Thiaguinho, Índio e Pará, dos juniores, que também joga ali e deve subir.

Para cabeça-de-área, temos LEandro, Eduardo, Túlio, Wellington, Jougle e esse menino Pará. Thiaguinho e Lucas também podem jogar ali.

E o que o Botafogo contrata? Fahel e agora Batista, do Avaí. Não vou escrever de novo sobre a contratação lamentável desse Fahel, mas a contratação desse Batista é ainda pior, mais deplorável.

Esse cara tem 29 anos e, se não me engano, é um horroroso que atuou no Paraná. Muito ruim. Velho e ruim.

E pra que tanta gente que só marca e toca pro lado, os famosos "brucutus"?

Ney Franco vai transformar o meio-campo num "congresso de jailtons"? Congregação dos cabeças-de-área grossos?

Pra que gastar com isso? O que se gastou com esse dois bisonhos, somaria-se um pouquinho a mais e pegaria-se o Leandro, lateral-esquerdo do Palmeiras.

Péssimas notícias. E sempre pode piorar, pois querem dar um alto salário ao fraco Juninho.

Lá vem um 2009 bem longo...

Ruy Moura disse...

Amigo Vinícius, dois assuntos:

A) As excursões do BFR sempre foram coisa de loucos. Em 1957 éramos campeões, e nos ano seguintes nunca mais parámos. Aliás, desde o início dos anos 50 que as excursões eram coisas de louco. Isso é bem descrito num dos libros do Saldanha sobre Histórias do Futebol.

B) O Vinícius me desculpe, o Paulo Marcelo me desculpe, mas não creio que o André Lima tenha dito isso. Em várias ocasiões, mesmo já no São Paulo, ele elogiou o BFR e declarou o seu amor. Eu acho muito grave colocar essas coisas a público sem provas. O Vinicius lembra-se de, recentemente, ter escrito neste blogue que uma botafoguense conhecida dissera que, de fonte segura, o Bebeto ia assumir o Flamengo?... E lembra-se de eu ter escrito que não opinava porque não conhecia nenhuma fonte segura sobre o assunto?... Pois bem, o Bebeto, como sempre esteve mais ou menos definido, vai assumir o Atlético Mineiro, onde já foi dirigente em 2001. Fiz bem em não levantar mais 'poeira'. Sigo a mesma linha: não tenho nenhuma fonte credível que possa contrariar o que publicamente o André Lima tem afirmado por várias vezes. Eu tenho muito cuidado em não 'queimar' pessoas gratuitanmente, especialmente se elas são botafoguenses. Mas às vezes também os botafoguenses queimam botafoguenses. É pena...

Saudações Gloriosas.

Ruy Moura disse...

Fernando, as suas obesrvações são pertinentes. Da minha parte acredito que há contratações boas e contratações más. O que significa que o BFR ainda não tem uma linha de contratações forte. Ninguém ali percebe realmente de futebol a fundo.

Creio, aliás, que se percebe muito menos de futebol do que se julga. O São Paulo levou o Juninho para quê?... Interessou-se pelo Renato Silva porquê?... Continuo a achar que pouca gente percebe de contratação de futebolistas. Contrata-se muitas vezes por vídeos e pelo diz-que-disse... E por observações pontuais e erradas. Por mim, contratava um sujeito somente para se dedicar a contratações e supervionava muito bem o assunto a partir da presidência. Por duas razões: porque é preciso contratar bem; porque é preciso investir em simultâneo com parcimónia e acerto.

Vamos ficar com mais alguns Felícios, provavelmente...

Saudações gloriosas.

Fernando Lôpo disse...

Também não gosto dessas coisas sobre o que os jogadores fazem ou dizem fora de campo. Nem todo mundo consegue ser simpático todo dia. Mesmo que ele tenha dito, ninguém sabe a frase literal ou o contexto.

Por exemplo, se um dirigente sacaneia (desculpe a palavra) um jogador, o cara pode perfeitamente sair de cabeça quente detonando o clube.

Se o Renato Silva dissesse que não joga mais no flu pela maneira como foi mandado embora seria um desrespeito ao clube ou uma mágoa com a diretoria?

Ou a má condução dos casos Dodô e Zé Roberto (independentemente de terem deixado saudades ou não) que dá motivos para os jogadores não quererem mais atuar no Botafogo.

Por exemplo, o caso Diguinho. Deveria o flamengo e o fluminense deixarem de tentar o jogador porque ele disse que não jogaria em outro time do Rio?

Sobre Diguinho, aliás, não me interessa em nada o que ele diz ou faz em sua vida pessoal. Não me interessa se vira noite em boate. Mas me interessa se chega atrasado em treino e se é displicente em campo, mostrando às vezes falta de responsabilidade.

Portanto, ficar vigiando vida pessoal de jogador, ainda mais por meio de boatos, é coisa de Renato Maurício Praga.

Lembremos historicamente quantos jogadores do Botafogo padeceram com esse tipo de coisa.

Estou fora dessa.

PS: acho o André Lima fraco e trouxa quem pagou caro por ele e mais trouxa ainda o São Paulo de pagar o que ele ganha. Já o Zé Roberto, com um mínimo de cabeça, ainda pode desequilibrar nesse resto de futebol brasileiro que temos aqui.

Fernando Lôpo disse...

Vinicius, só pra encerrar o assunto. O sujeito publica o seguinte texto:

"Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, antevespera de Natal. O atacante Andre Lima vai as compras. Passeia anonimo pelo Barra Shopping ate ser reconhecido por um torcedor botafoguense. Mariozinho Gama, ao lado da filha Wendy, pergunta ao jogador quando voltara ao Glorioso. “Pra esse time ai nunca mais”, responde, seco, assim mesmo, curto e grosso. E, mal-educado, da as costas ao torcedor.

Quando algum jogador chegar a General Severiano se dizendo botafoguense desde criancinha, desconfiem, meus caros leitores."

Se a cena realmente aconteceu e André Lima realmente disse isso, é um direito dele e ninguém tem informações sobre razões outras e portanto não se pode fazer julgamento.

Mas, considerando o fato verdadeiro, veja só:

"Passeia anonimo pelo Barra Shopping ate ser reconhecido por um torcedor botafoguense."

Quer dizer, o cara está tendo seu momento de lazer e alguém o aborda. Já é perturbação, mas tudo bem, o cara é figura pública, tem de saber lidar.

Segue:

"responde, seco, assim mesmo, curto e grosso. E, mal-educado, da as costas ao torcedor."

Se a cena realemnte ocorreu, provavelmente eles se cruzaram, o cara fez aquela perguntinha só pra dizer que falou com ele, o jogador deve tê-lo respondido e seguido seu rumo em sentido oposto.

Será que o educado torcedor o abordou dizendo "boa tarde", "com licença, eu gostaria...", "desculpe incomodar.." que é o que eu faria se quisesse falar com ele?

Ou sera que vinha em sentido oposto e ao reconhecê-lo perguntou alto, André respindeu e saiu andando?

Pra mim, essa historinha nada muda. Não é provada e mesmo que fosse, irrelevante.

Quanto ao final:

"Quando algum jogador chegar a General Severiano se dizendo botafoguense desde criancinha, desconfiem, meus caros leitores."

Só tenho a dizer o seguinte: puxa, muito obrigado pela lição.

O blog realmente me parece bastante interessante, mas pisou feio na bola. O que não é motivo também de ser crucificado. Mas que deu uma de Renato Maurício Praga, ah isso deu sim.

Abraços.

Vinícius Barros disse...

Rui, concordo contigo: "pouca gente percebe de contratação de futebolistas." O pior é ouvir que somos "só torcedores numa poltrona, de pijama, em frente ao computador"<<< definição de 'blogueiro' que circula na net. Nós criticamos muitas contratações nessa época e muitas e muitas vezes... estão certos. Não que eu, ou você, ou qualquer outro torcedor seja melhor que este ou aquele gerente, mas não acho que eles estão muito acima de nós não, muito pelo contrário, o amadorismo permanece(até mesmo no São Paulo, há contratações "burras")!

Já cansei de criticar esse tal de Fahel... o Fernando Lôpo mesmo mostrou(e analisou) as estatísticas. Duvido que estejamos errados quanto a esse jogador. No final vamos ficar é puto da vida com esse cara, como ocorreu com o Rodrigo Sá, Emerson, Marcelinho, entre outros. Todos eles, nós criticamos antes mesmo de jogarem e... estávamos certos... eles não jogam NADA! Não é preciso ser nenhum gênio pra saber disso! Vamos ser "ipatingados" pelo Ney Frango e 2009 será trite, se continuar assim, jogaremos um futebol feio, violento e perdedor!

Fernando, sobre o Arquiba Botafogo, você até me fez mudar - parcialmente - de idéia, mas antes dessa história, aquela declaração de que ele não viria para o Botafogo por causa do salário, já tinha me irritado! Tá legal, ele é profissional, mas porque então fica agindo como se fosse um Luiz Tovar da vida, só pra ganhar a torcida?

Abraços a todos!

Ruy Moura disse...

Fernando, o seu raciocínio é notável. Eu penso rigorosamente assim. Nada a acrescentar às suas brilhantes asserções.

Abraços gloriosos.

Ruy Moura disse...

Amigo Vinícius, como diz o Fernando, estou fora dessa. Parece torcida de chororô. Não ganhamos títulos e depois gememos por tudo e por nada. Eu não faço blgue de chororô nem persigo o Bebeto, o André ou seja quem for. Eu narro Botafoog. E iso é que me traz felicidade.

Aém disso, meu amigo, eu tenho ética por educação e sou um especialista profissional na área da ética e responsabilidade social. E o texto sobre o André, lamento dizê-lo, não é ético nem responsável.

Saudações Gloriosas.

Ruy Moura disse...

Só mais uma nota. A perseguição que andam fazendo ao André Lima é por causa de ele ter dito que em São Paulo torcia pelo São Paulo FC, mas 'esqueceram-se' de ler, nessa entrevista, que ele reafirmou ser botafoguense. [Em São Paulo também simpatizo com o Santos. Em Portugal com o Sporting. E daí?... Sou menos botafoguense?... Sou BFR da Cabeça aos Pés!... Senão não teria o blogue mais trabalhoso dos blogues desportivos brasileiros]

O André nunca prejudicou o BFR nem disse mal. Aliás, quem o tratou mal foi um representante do BFR, o ex-técnico Cuca, que nunca gostou dele e só o punha a jogar quando estava aflito para marcar. O AL entrava e marcava. O Dodô foi suspenso e o AL ficou a titular. Marcava 2 e 3 gols. Era o artilheiro da equipa com muito menos jogos que o Dodô. Eis que o Dodô regressa, gordo e em má forma, moral em baixo, em rota de colisão com o BFR, e memso assim o Cuca pô-lo a titular, sem jogar nada nessa altura. E o AL voltou ao banco, percebendo que jamais seria titular com o Cuca. Então, ficámos com essa "maravilha" de bom carácter do Dodô, que entrava e saía no BFR quando queria, e a torcida suspirava por ele, enqaunto a AL, botafoguense de gema, goleador da equipa, ficava no banco. E foi-se embora. Pela porta grande. Mas nunca ninguém perseguiu o Cuca por isso; nunca ninguém chamou o Cuca à responsabilidade por ter literalmente entregue o André Lima para transferência.

Talvez a torcida ainda ame o Dodô tricolor ou o Cuca rubro-negra, mas diz destas coisas do André que foi o único - juntamente com o Túlio - a declarar amor ao BFR. E tal como Túlio, di-lo publicamente. Apesar de ter sido magoado e preterido profissionalmente pelo Cuca no BFR.

Saudações Gloriosas.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...