quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Voz de Oswaldo de Oliveira


Quarta-feira, essa hora aqui, só tem vagabundo”. – Oswaldo de Oliveira em resposta à torcida.

Posteriormente, em conferência de imprensa afirmou que era uma coisa localizada, pessoal, e por isso respondeu. Individual?! Não se referia o treinador a todos os vagabundos que àquela hora estavam ali? Não foi a primeira vez que ele enfrentou a torcida do Glorioso. Se a nossa diretoria quer realmente defender a honra do Botafogo deve rescindir com este sujeito que não tem nível profissional para treinar equipas gloriosas como a nossa. Pela segunda vez na vida, no ano passado e agora, escrevo isto:

“FORA, OSWALDO DE OLIVEIRA!”

Movimento por um Futebol Melhor


Embaixador, Fenômeno participa de comercial sobre união de nove empresas que darão descontos para potencializar programas de sócios-torcedores dos clubes

São Paulo, 28 de janeiro de 2013 O Movimento por um Futebol vai unir forças de nove grandes empresas, clubes e torcedores para captar sócios-torcedores com a missão de transformar o futebol brasileiro no melhor do mundo até 2015. Com um Fenômeno como embaixador, Ronaldo será o protagonista do comercial Sociedade Secreta, filme criado pela Africa, veiculado nas principais emissoras e em todas as redes sociais.

Ambev, Unilever, PepsiCo, Seara, Danone, Bradesco, SKY, Netshoes e BURGER KING® darão descontos em cerca de 300 produtos para que os torcedores de todo país tenham vantagens para serem sócios-torcedores. A mensalidade paga irá direto para os clubes em seus programas.

Neste primeiro momento, São Paulo, Rio, Minas e Bahia serão os Estados participantes, com Santos, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Portuguesa, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Atlético, América, Bahia e Vitória.

O filme tem o objetivo de convocar os torcedores para transformarmos nossa paixão nacional numa grande potência. Ronaldo, bicampeão mundial com a seleção e maior artilheiro em todas as Copas, resume o objetivo do Movimento: proteger nosso futebol, preparar craques, estruturar os clubes e manter os talentos jogando no Brasil numa luta por um futebol melhor. Um convite para o torcedor integrar nossa Sociedade Secreta!

FICHA TÉCNICA
Titulo: Sociedade Secreta
Duração: 1x60”/ 1x30”/ 1x5”
Anunciante: Companhia de Bebidas das Américas – AMBEV
Produto: Movimento Por um Futebol Melhor
Agência: Africa
Criação: Rodrigo Saavedra, Vinicius Benevides, Estefânio Holtz, Lucas Reis, Sleyman Khodor, Daniel Del Toro
Diretor de Criação: Rodrigo Saavedra, Vinicius Benevides
Direção Geral de Criação: Sergio Gordilho
Produção/agência: Rodrigo Ferrari/ Iara Demartini / Valdir Santos / Mariane Göebel
Atendimento: Marcelo Passos / José Schwartsman / Ricardo Kalef / Ricardo Almeida
Mídia: Luiz Fernando Vieira / Rodrigo Famelli / Clóvis Oliveira
Planejamento: Ana Paula Cortat / Daniel Prestes / Felipe Santini

Produtora: Landia / Movie&Art
Produção: Movie&Art
Direção: Maxi Blanco / César & Saito
Produção executiva: Carolina Dantas / Sebastian Hall
Dir. fotografia: Ray Coates / Alexandre Ermel
Montagem: Pablo Colella / Thiago Avelaneda
Finalização:  BITT Animation
Produtora/som: Comando S Áudio
Produção/som:   Equipe Comando S Áudio
Locução: Phil Miler
Aprovação/cliente: Jorge Mastroizi / Bruno Cosentino / Marcel Marcondes / Pedro Adamy

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Botafogo 4x0 Audax


O Audax iniciou o jogo de forma audaz. Percebia-se claramente que eles queriam surpreender o Botafogo marcando um gol cedo. E realmente os primeiros vinte minutos de jogo foram do adversário, enquanto o Botafogo fazia o nhã-nhã do costume, não conseguindo entrar na área do Audax. Porém…

Porém, existia Lodeiro.

Com um golaço fabuloso a abrir o placar e uma assistência perfeita para o 2º gol, Lodeiro fez a diferença. Desde aí o Botafogo jogou bastante bem, e talvez tenha sido a exibição mais conseguida nos quatro jogos da Taça Guanabara.

Lodeiro, Vitinho e Bolívar foram, em minha opinião os melhores. Jeferson fez uma única defesa difícil, Bruno Mendes melhorou mas devia ser punido pela infantilidade do cartão amarelo. Continuo a pensar que Márcio Azevedo não serve ao Botafogo. Fez maus cruzamentos e leva imensas bolas atrás das costas, que só não se transformaram em gol porque, apesar do Audax ser perigoso no contra-ataque, finaliza muito mal.

A arbitragem não foi má, mas o 5º gol assinalado por Vitinho era legal e não devia ter sido anulado. O árbitro estava perto e poderia validar. De resto, Vitinho tem que ser chamado à atenção sobre querer fazer um gol à força e deixar de passar a bola aos companheiros após o 4x0.

Uma última nota curiosa: desta vez o gramado era diferente daquele em que jogámos contra o Bangu?... Ah, sim, claro, foi renovado numa semana, e certamente por isso marcamos quatro gols naquele macio tapete de Moça Bonita. Sendo assim, Oswaldo de Oliveira tinha imensa razão quando desculpou o empate com o mau estado do gramado…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 4x0 Audax
» Gols: Lodeiro 21', Fellype Gabriel 34', Bruno Mendes 47' e Bolívar 55'
» Estádio: Moça Bonita (RJ)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 30.o1.2013
» Público: 1.154 pagantes
» Renda: R$ 25.350
» Árbitro: Grazianni Maciel Rocha; Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique e Carlos Henrique Alves de Lima
» Disciplina: cartão amarelo – Bruno Mendes (Botafogo); Romário e Nélio (Audax)
» Botafogo: Jefferson; Gilberto (Jadson, 24'), Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel (Júlio César, 75’), Lodeiro, Andrezinho e Vitinho (Seedorf, 71'); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Audax Rio: Douglas Leite (Rafael, 45’); Adriano, Pedrão, Fabiano Eller e Romário; Andrade, Leandro Bonfim e Nélio (André Castro, 67'); Hyuri (Ivan Júnior, 45’), Wellington e Denilson. Técnico: Maurício Barbieri.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Futebol no Século XVIII


Sandro Moreyra para Marinho Chagas

Sandro Moreyra, famoso jornalista botafoguense, entrou em pânico o lateral esquerdo Marinho Chagas se preparava para transferir-se para um clube do futebol alemão. O jornalista decidiu então falar com o jogador:

- Sua mulher está grávida?
- Está.
- Você e ela falam alemão?
- Não.
- Mas o seu filho nascerá na Alemanha. Em que língua vocês falarão com o filho alemão?

Sandro Moreyra garantia que foi assim que evitou a saída de Marinho Chagas do Botafogo.

Foto: Blogue do Roberto Porto.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Os maiores 20 futebolistas brasileiros de todos os tempos


Christopher Atkins, colunista do portal bleacherreport, refere em um artigo de 15 de Janeiro de 2013, intitulado “Pelé e os maiores 20 futebolistas brasileiros de todos os tempos”, que o Brasil tem produzido alguns dos jogadores mais emblemáticos do futebol mundial desde a década de 1930.

O colunista afirma que “o país tem um catálogo de estrelas que é difícil de acreditar. Nenhuma outra nação pode igualar”.

Ainda hoje, acentua o colunista, “há crianças do planeta” que conhecem os ídolos das décadas de 1950-60-70-80-90.

Christopher embrenhou-se então, a ordenar, em sua opinião, os 20 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos.

Evidentemente que o colunista pode ser contraditado e merecer algumas discordâncias, mas o fundamental que eu gostaria de destacar é que entre os 20 primeiros futebolistas brasileiros, nada mais, nada menos, do que 8 botafoguenses se encontram nessa lista.

Eis a lista completa (a negrito indico os 8 atletas que brilharam no Botafogo, seja os que vieram das bases seja os que vieram de outros clubes):

01. Pelé
02. Garrincha
03. Ronaldo
04. Zico
05. Sócrates
06. Jairzinho
07. Romário
08. Falcão
09. Ronaldinho Gaúcho
10. Gerson
11. Nílton Santos
12. Carlos Alberto Torres
13. Rivellino
14. Leônidas da Silva
15. Tostão
16. Didi
17. Júnior
18. Clodoaldo
19. Heleno de Freitas
20. Careca

E ainda teríamos Nilo, Carvalho Leite, Patesko, Dino da Costa, Amarildo, Quarentinha, Zagallo, Manga, Marinho Chagas e mais alguns de nível mundial para ilustrar um segundo naipe de melhores futebolistas brasileiros – talvez entre o 21º e o 40º lugar.

Visite a fonte deste artigo em http://bleacherreport.com/articles/1485218-pele-and-the-20-greatest-brazilian-footballers-of-all-time?search_query=The 20 greatest Brazilian players of all time#comments

domingo, 27 de janeiro de 2013

Botafogo 1x1 Fluminense


Jogo disputado com o Botafogo jogando um pouco melhor do que no sonolento jogo contra a Bangu. Porém, os erros permaneceram num time que é claramente mal treinado.

Efetivamente, o domínio do Botafogo é inconsequente; é domínio de rondar a área e não levar perigo. Usando pouco os extremos e afunilando o jogo para o meio, o Botafogo não consegue jogar solto nem se desembaraçar das marcações. Além disso, o meio-campo e a defesa jogam distantes e abrem 'buracos' por onde é fácil penetrar.

O Fluminense fez o costume: marcou, retrancou-se e esperou pela oportunidade de matar o jogo. E que até aconteceu, diga-se. Mas uma vez mais o melhor goleiro do Brasil salvou em duas defesas sucessivas.

Com o jogo ainda em aberto foi a destreza de Seedorf que logrou alcançar o empate. Numa jogada muito enrolada dentro da área fluminense, com muita gente a povoá-la, parecia que o adversário facilmente dominaria a situação, mas Seedorf simplesmente envia a bola por cima de toda aquela confusão de jogadores e faz Bolívar brilhar novamente.

Não creio que consigamos chegar a uma equipa veloz, oportunista e eficaz se o treinador continuar a ser o que sempre tem sido. Talvez me engane, mas não me parece que vá durar muito tempo.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x1 Fluminense
» Gols: Bolívar 73' (Botafogo); Wellington Nem 42' (Fluminense)
» Competição: Campeonato Carioca
» Local: Estádio Olímpico João Havelange, o ‘Engenhão’ (RJ)
» Data: 27.01.2013
» Público: 7.367 pagantes
» Renda: R$ 272.200,00
» Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ); Assistentes: Andréa Izaura Maffra Marcelinho de Sá (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
» Disciplina: cartão amarelo – Bolívar e Seedorf (Botafogo); Diguinho, Valencia e Wellington Nem (Fluminense)
» Botafogo: Jefferson, Gilberto, Antônio Carlos, Bolívar e Márcio Azevedo (Júlio Cesar, 86'); Marcelo Mattos, Jadson (Seedorf, 52'), Fellype Gabriel, Lodeiro e Andrezinho (Vitinho, 25'/2º T); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
» Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho (Wágner, 80') e Jean; Thiago Neves (Rhayner, 65'), Wellington Nem e Rafael Sobis (Samuel, 74'). Técnico: Abel Braga.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Manequinho Aplaude (70)


“O vampiro de Dusseldorf, que era especialista em sangue, se provasse o sangue de Gérson, havia de piscar o olho: - ‘Sangue do puro, do legítimo, do escocês’.” Nelson Rodrigues, escritor e jornalista desportivo.
.

Márcio Villar: o maior ultra-maratonista do mundo


Márcio Villar é uma figura extraordinária que corre, entre outras provas, a Copa do Mundo de Ambientes Extremos, faltando-lhe dobrar a última ultra-maratona para que todas as provas da Copa do Mundo tenham sido dobradas por ele.

Para o efeito iniciou a Arrowed a 24 de Janeiro e parece estar em forma. A aclimatação, numa cidade de 40ºC positivos como o Rio de Janeiro, chegou a ser feita com uma hora diária dentro de um frigorífico a 50ºC negativos, porque o nosso ‘herói’ está a correr sob 40ºC negativos.

Da 1º vez que tentou dobrar Arrowhead, Márcio afirmou orgulhoso:

– “Já fiz a double da Brazil 135 e da Badwater, agora só falta a double da temível Arrowhead com 40ºC negativos em Minesota para ser o único no mundo e fazer a Copa do Mundo em dobro.”

Sobre a última prova da “BAD135 World Cup, Mário Villar afirmou quando a venceu:

– “Faltando 5 Km encontrei o espanhol “Carles Connil” e foi o que eu precisava, fomos juntos até a linha de chegada, demorei 10 horas para fazer os últimos 40 km completando a prova em 58 horas, chorei muito em uma mistura de dor e alegria  me tornando o primeiro brasileiro a terminar essa prova e o único atleta do mundo inteiro a completar todas as provas da “BAD135 World Cup”.

Este mês, antes de sair do Rio, Márcio Villar publicou no seu facebook:

"Bom dia para todos, as coisas estão difíceis por aqui com muito frio e ventos que machucam e queimam o corpo. Ontem, o vento chegou a 50ºC negativos. A previsão para hora da minha largada na quinta-feira é de 37ºC negativos. Tudo está testado, o trenó, as roupas, a alimentação... Agora é rezar e pedir a Deus proteção e que não aconteça nada, principalmente nos 3 primeiros dias que estarei sozinho sem ninguém e nem local para suporte."

Uns dirão que Márcio Villar é louco, outros reconhecerão a sua valentia. Ele pensa assim:

“O que me motiva é realizar desafios que nunca ninguém conseguiu no mundo. O impossível não existe. Quando a gente faz o que ama e se dedica, a gente sempre consegue ir mais longe”.

Porém, Márcio Villar concluiu outras provas importantes. Em 2012 ele correu quatro provas. A mais difícil foi a Jungle Marathon, em plena selva amazônica. Márcio foi o primeiro atleta do mundo a dobrar a prova, enfrentando diversos perigos com muita coragem:

— “O grande problema da Jungle é que você está no local que tem a maior concentração de onça no país. Cheguei a correr mais de 40 minutos com uma delas me acompanhando. Escutava um rugido e, de vez em quando, eu via um pedaço de seu corpo. Tirei o facão da mochila e sai correndo gritando para tentar assustá-la. Até que eu fiz uma curva e a onça apareceu na minha frente... Eu só não enfartei na mesma hora, porque sou botafoguense, e tenho o coração calejado.”

Acompanhe a prova de Márcio Villar em:


Leia outras notícias publicadas em Mundo Botafogo sobre Márcio Villar:


Foto: Ultra Crédito - Luana Motta

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Manequinho Aplaude (69)


“Veja aquele beque do Brasil. Olhe seu uniforme, limpo, parece engomado. Olhe seus cabelos, penteados. Ele é Nílton Santos. Aquela cabeça armazena o que há de melhor em inteligência. Aquelas pernas limpas produzem o melhor estilo do mundo. Ele joga em pé, pleno de classe, como convém aos deuses da bola.” – Nestor Rossi, indignado com o companheiro, que marcava Garrincha e estava todo sujo de lama.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Monge 0x0 Bangu


Absolutamente entediante este Botafogo x Bangu. Quantas oportunidades de gol foram criadas pelo Botafogo?

Um time à justa medida de um monge: incapaz de penetrar na área adversária, ciranda para cá, ciranda para lá, faz que vai mas não vai, ronda a grande área mas não entra, lento e descontraído.

O lugar dos monges é no Butão.

Lá existe a Seleção Butanesa de futebol, boa para monge treiná-la.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x0 Bangu
» Gols: -
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 24.01.2013
» Local: Estádio Moça Bonita (RJ)
» Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)
» Público: 2.769 pagantes
» Renda: R$ 58.800
» Disciplina: cartão amarelo – Jadson (Botafogo); Gilmar (Bangu)
» Bangu: Getúlio Vargas, Celsinho (Thiago Eleutério, 75'), Raphael Azevedo, Carlos Renan e Bruno Santos; Mayaro, André Barreto, Gilmar (Eudes, 50') e Ives (Gabriel Galhardo, 75'); Hugo e Alexandro. Técnico: Cleimar Rocha.
» Botafogo: Jefferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Lima (Júlio César, 75'); Marcelo Mattos, Jadson (Jeferson Paulista, 75'), Fellype Gabriel (Henrique, 77'), Lodeiro e Andrezinho; Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Manequinho Aplaude (68)


"Ele não estava interessado, de uma certa maneira, em vencer a partida e nem em ser campeão; nem em receber o bicho da vitória e o prêmio pela conquista do título. Ele estava interessado em jogar futebol, em driblar, em ir a linha de fundo, fazer gol. É como se o futebol fosse uma grande brincadeira."Ruy Castro, escritor.
.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Movimento por um Futebol Melhor


A Brahma, que apoia o Botafogo com a designação de BrahmaFogo, lançou o ‘Movimento por um Futebol Melhor’. Este Movimento consiste na união das maiores empresas de bens de consumo brasileiras no mesmo objetivo: gerar benefícios tangíveis para os sócios-torcedores dos clubes.

Tal objetivo será atingido através de descontos nas redes de supermercado participantes. Não se trata de uma promoção pontual, mas algo que pretende ficar. Para o torcedor ter acesso aos descontos, basta fazer parte do programa de sócio torcedor do seu respectivo clube.

A cesta de produtos participantes é muito atraente e tende a crescer cada vez mais. Grosso modo, isso quer dizer que um sócio-torcedor do programa ‘Sou Botafogo’ paga R$25,00 pelo plano popular, mas economiza mais do que isso com compras mensais no supermercado. Isso alavanca a atratividade pelo Programa e aumenta o lucro dos clubes!

Atualmente já fazem parte do programa diversas marcas e embalagens de empresas como a Ambev ( Brahma é a líder do Movimento), a Unilever, a Sky (pacote pay-per-view) e a Seara.

100ª vitória: retrospecto do Botafogo no Engenhão


por Pedro Varanda, pesquisador, colaborador do Mundo Botafogo

Jogos – 181
Vitórias – 100
Empates – 47
Derrotas – 34

Gols pró – 353
Gols contra – 197

No Engenhão o Botafogo conquistou três taças: Troféu João Havelange, em 2007 (inauguração do estádio); Copa Peregrino, em 2oo8 e Taça Rio, em 2012.

1° Jogo:

BOTAFOGO 2x1 FLUMINENSE
Local: Stadium Rio (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 30/06/2007 – 18h10min (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR); Assistentes: Gílson Bento Coutinho (PR) e José AmílsonPontarolo (PR)
Renda / público: R$ 600.000,00 - 40.000 pagantes, 43.810 presentes
Cartões Amarelos: Arouca, Carlinhos e Carlos Alberto (Fluminense); Renato Silva, Luciano Almeida e Lúcio Flávio (Botafogo)
Cartões Vermelhos: Cícero (Flu), aos 29' e Joílson (Bota), aos 38' (ambos no 2° tempo)
Gols: Alex Dias, aos 27’ do 1° tempo; Dodô (2), aos 6’ e 33’ do 2° tempo
Botafogo: Júlio César, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida (Renato Silva); Leandro Guerreiro, Túlio (Diguinho), Lúcio Flávio e Ricardinho (André Lima); Zé Roberto e Dodô. Técnico: Cuca
Fluminense: Fernando Henrique, Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Júnior César; Romeu, Arouca (Cícero), Maurício e Carlos Alberto; Alex Dias (Rodrigo Tiuí) e Adriano Magrão (Somália). Técnico: Renato Gaúcho
Obs: O Botafogo conquistou o Troféu João Havelange

Último:

BOTAFOGO FR 3x0 DUQUE DE CAXIAS FC
Data: 20/01/2013
Competição: Campeonato Carioca
Gols: Andrezinho, Bolívar (de cabeça) e Antônio Carlos

Maior goleada do Botafogo no Engenhão:

BOTAFOGO FR 7x0 MACAÉ ESPORTE FC
Data: 23/03/2008
Local: Stadium Rio (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Noel Laranja; Assistentes: Cláudio José de Oliveira Soares e João Luiz Coelho de Albuquerque
Competição: Campeonato Carioca / Estadual (Taça Rio)
Cartões Vermelhos: (Wallace (Fluminense)
Gols: Wellington Paulista (4), Lúcio Flávio, Fábio e Triguinho
Botafogo: Castillo, Alessandro (Túlio Souza), Renato Silva, Ferrero (André Luís) e Triguinho; Túlio, Diguinho (Abedi), Lúcio Flávio e Adriano Felício; Fábio e W. Paulista. Técnico: Cuca.
Macaé Esporte: Cássio, Otávio, André e Wallace; Mário César, Steve, Zada (Marcinho), Wallacer, Geraldo (Índio) e Bill (Dos Santos); Jones. Técnico: Tita.

Jogos do Botafogo no Stadium Rio (Engenhão):

30-06-2007- 2 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
19-09-2007- 1 x 0 RiverPlate-ARG (Copa Sul-Americana).
06-10-2007- 1 x2 Santos-SP (Camp. Brasileiro).
20-10-2007- 3 x 1 Sport Recife-PE (Camp. Brasileiro).
01-11-2007- 4 x 1 Cruzeiro-MG (Camp. Brasileiro).
02-12-2007- 1 x 1 Figueirense-SC (Camp. Brasileiro).
16-01-2008- 4 x 0 Viking-NOR (Copa Peregrino).
19-01-2008- 2 x 0 Resende-RJ (Camp. Carioca).
23-01-2008- 4 x 1 Friburguense-RJ (Camp. Carioca).
27-01-2008- 3 x0 Americano-RJ (Camp. Carioca).
30-01-2008- 6 x 2 Mesquita-RJ (Camp. Carioca).
06-02-2008- 1 x 1 Cabofriense-RJ (Camp. Carioca).
10-02-2008- 1 x2 Madureira-RJ (Camp. Carioca).
01-03-2008- 1 x 0 América-RJ (Camp. Carioca).
09-03-2008- 3 x 0 Volta Redonda-RJ (Camp. Carioca).
13-03-2008- 4 x 1 Duque de Caxias-RJ (Camp. Carioca).
23-03-2008- 7 x 0 MacaéEsporte-RJ (Camp. Carioca).
27-03-2008- 1 x 0 Cardoso Moreira-RJ (Camp. Carioca).
05-04-2008- 1 x 3 Boavista-RJ (Camp. Carioca).
09-04-2008- 2x 0 Ríver-PI (Copa do Brasil).
23-04-2008- 2 x 1 Portuguesa de Desportos-SP (Copa do Brasil).
11-05-2008- 2 x 0 Sport Recife-PE (Camp. Brasileiro).
14-05-2008- 2 x0 Atlético-MG (Copa do Brasil).
20-05-2008- 2 x 1 Corinthians-SP (Copa do Brasil).
25-05-2008- 1 x 1 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
08-06-2008- 2 x 1 Coritiba-PR (Camp. Brasileiro).
21-06-2008- 0 x 1 Portuguesa de Desportos-SP (Camp. Brasileiro).
06-07-2008- 2 x0 Grêmio-RS (Camp. Brasileiro).
16-07-2008- 4 x 0 Ipatinga-MG (Camp. Brasileiro).
23-07-2008- 4 x 0 Atlético-MG (Camp. Brasileiro).
30-07-2008- 2 x 0 Goiás-GO (Camp. Brasileiro).
10-08-2008- 1 x 0 Palmeiras-SP (Camp. Brasileiro).
14-08-2008- 3 x 1 Atlético-MG (Copa Sul-Americana).
20-08-2008- 1 x 0 Cruzeiro-MG (Camp. Brasileiro).
30-08-2008- 1 x 1 Náutico-PE (Camp. Brasileiro).
14-09-2008- 1 x 2 Internacional-RS (Camp. Brasileiro).
28-09-2008- 1 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
01-10-2008- 3 x 1 América de Cáli-COL (Copa Sul-Americana).
09-10-2008- 3 x 1Vitória-BA (Camp. Brasileiro).
18-10-2008- 0 x1 Santos-SP (Camp. Brasileiro).
29-10-2008- 1 x 2 São Paulo-SP (Camp. Brasileiro).
05-11-2008- 2 x 2 Estudiantes-ARG (Copa Sul-Americana).
22-11-2008- 2 x 2 Atlético-PR (Camp. Brasileiro).
30-11-2008- 1 x 3 Figueirense-SC (Camp. Brasileiro).
29-01-2009- 1 x 0 Macaé Esporte-RJ (Camp. Carioca).
05-02-2009- 1 x 2 Volta Redonda-RJ (Camp. Carioca).
08-02-2009- 4 x 1 Bangu-RJ (Camp. Carioca).
22-03-2009- 4 x 0 Duque de Caxias-RJ (Camp. Carioca).
25-03-2009- 2 x2 Americano-RJ (Camp. Carioca).
02-04-2009- 3 x2 Madureira-RJ (Camp. Carioca).
16-04-2009- 2 (4) x 1 (5) Americano-RJ (Copa do Brasil).
17-05-2009- 0 x 0 Corinthians-SP (Camp.Brasileiro).
30-05-2009- 2 x 2 Sport Recife-PE (Camp.Brasileiro).
13-06-2009- 2 x0 Santos-SP (Camp. Brasileiro).
27-06-2009- 1 x 4 Goiás-GO (Camp. Brasileiro).
25-07-2009- 3 x 2 Internacional-RS (Camp. Brasileiro).
01-08-2009- 2 x 1 Barueri-SP (Camp. Brasileiro).
08-08-2009- 0 x 1 Atlético-PR (Camp. Brasileiro).
19-08-2009- 1 x 2 Santo André-SP (Camp. Brasileiro).
27-08-2009- 1 x 1 Cruzeiro-MG (Camp. Brasileiro).
30-08-2009- 3 x 3 Grêmio-RS (Camp. Brasileiro).
13-09-2009- 0 x 0 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
16-09-2009- 3 x 2 Atlético-PR (Copa Sul-Americana).
23-09-2009- 2 x 0 Emelec-EQU (Copa Sul-Americana).
27-09-2009- 1 x 3 Vitória-BA (Camp. Brasileiro).
08-10-2009- 3 x 1 Atlético-MG (Camp. Brasileiro).
12-10-2009- 2 x 2 Avaí-SC (Camp. Brasileiro).
25-10-2009- 0 x 1 Flamengo-RJ (Camp. Brasileiro).
28-10-2009- 1 x 0 Náutico-PE (Camp. Brasileiro).
04-11-2009- 1 x 3 Cerro Porteño-PAR (Copa Sul-Americana).
08-11-2009- 2 x 0 Coritiba-PR (Camp. Brasileiro).
22-11-2009- 3 x 2 São Paulo-SP (Camp. Brasileiro).
06-12-2009- 2 x 1 Palmeiras-SP (Camp. Brasileiro).
21-01-2010- 2 x 0 Friburguense-RJ (Camp. Carioca).
24-01-2010- 0 x 6 Vasco-RJ (Camp. Carioca).
30-01-2010- 2 x 1 América-RJ (Camp. Carioca).
07-02-2010- 5 x2 Resende-RJ (Camp. Carioca).
04-03-2010- 2 x 1 Duque de Caxias-RJ (Camp. Carioca).
11-03-2010- 4 x 3 São Raimundo-PA (Copa do Brasil).
14-03-2010- 2x 0 Olaria-RJ (Camp. Carioca).
21-03-2010- 2 x 2 Flamengo-RJ (Camp. Carioca).
01-04-2010- 2 x 3 Santa Cruz-PE (Copa do Brasil).
04-04-2010- 2 x 2 Bangu-RJ (Camp. Carioca).
25-04-2010- 3x 1 Corinthians-SP (Amistoso).
08-05-2010- 3 x3 Santos-SP (Camp. Brasileiro).
22-05-2010- 3 x 0 Goiás-GO (Camp. Brasileiro).
30-05-2010- 1 x 1 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
06-06-2010- 2 x 2 Corinthians-SP (Camp. Brasileiro).
18-07-2010- 1 x 1 Guarani-SP (Camp. Brasileiro).
25-07-2010- 1 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
07-08-2010- 3 x 0 Atlético-MG (Camp. Brasileiro).
21-08-2010- 1 x 0 Avaí-SC (Camp. Brasileiro).
25-08-2010- 1 x 0 Ceará-CE (Camp. Brasileiro).
04-09-2010- 2 x2 Grêmio-RS (Camp. Brasileiro).
12-09-2010- 2 x 0 São Paulo-SP (Camp. Brasileiro).
18-09-2010- 2 x 2 Cruzeiro-MG (Camp. Brasileiro).
22-09-2010- 2 x 2 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
26-09-2010- 1 x 1 Atlético-PR (Camp. Brasileiro).
02-10-2010- 1 x 1 Flamengo-RJ (Camp. Brasileiro).
10-10-2010- 0 x 0 Palmeiras-SP (Camp. Brasileiro).
17-10-2010- 0 x 0 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
23-10-2010- 1 x 0Vitória-BA (Camp. Brasileiro).
03-11-2010- 3 x 2 Atlético-GO (Camp. Brasileiro).
21-11-2010- 1 x 2 Internacional-RS (Camp. Brasileiro).
28-11-2010- 3 x 1 GrêmioPrudente-SP (Camp. Brasileiro).
16-01-2011- 5 x 1 Democrata de GV-MG (Amistoso).
20-01-2011- 2 x 1 Duque de Caxias-RJ (Camp. Carioca).
26-01-2011- 4 x1 Madureira-RJ (Camp. Carioca).
29-01-2011- 3x 1 Olaria-RJ (Camp. Carioca).
06-02-2011- 3 x 2 Fluminense-RJ (Camp. Carioca).
13-02-2011- 1 x 1 Macaé Esporte-RJ (Camp. Carioca).
20-02-2011- 1 (1) x 1 (3) Flamengo-RJ (Camp. Carioca).
02-03-2011- 1 (4) x 0 (1) RiverPlate-SE (Copa do Brasil).
05-03-2011- 4 x 2 Volta Redonda-RJ (Camp. Carioca).
12-03-2011- 4 x0 Americano-RJ (Camp. Carioca).
20-03-2011- 0 x 2 Vasco-RJ (Camp. Carioca).
03-04-2011- 1 x 1 Resende-RJ (Camp. Carioca).
06-04-2011- 3 x 0 Paraná-PR (Copa do Brasil).
10-04-2011- 0 x 2 Flamengo-RJ (Camp. Carioca).
13-04-2011- 2 x 2 Avaí-SC (Copa do Brasil).
28-05-2011- 1 x0 Santos-SP (Camp. Brasileiro).
12-06-2011- 3 x 1 Coritiba-PR (Camp. Brasileiro).
19-06-2011- 0 x 0 Flamengo-RJ (Camp. Brasileiro).
26-06-2011- 2 x1 Grêmio-RS (Camp. Brasileiro).
07-07-2011- 1 x 1 Atlético-GO (Camp. Brasileiro).
27-07-2011- 2 x 1 Avaí-SC (Camp. Brasileiro).
07-08-2011- 4 x 0 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
13-08-2011- 4 x 2 América-MG (Camp. Brasileiro).
20-08-2011- 3 x 1 Atlético-MG (Camp. Brasileiro).
23-08-2011- 1 x 0 Atlético-MG (Copa Sul-Americana).
27-08-2011- 2 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
31-08-2011- 3 x 1 Palmeiras-SP (Camp. Brasileiro).
07-09-2011- 4 x 0Ceará-CE (Camp. Brasileiro).
18-09-2011- 1 x 1 Flamengo-RJ (Camp. Brasileiro).
25-09-2011- 2 x 2 São Paulo-SP (Camp. Brasileiro).
29-09-2011- 1 x 1 Independiente Santa Fé-COL (Copa Sul-Americana).
16-10-2011- 2 x 0 Atlético-PR (Camp. Brasileiro).
29-10-2011- 1 x 0 Cruzeiro-MG (Camp. Brasileiro).
05-11-2011- 0 x 1 Figueirense-SC (Camp. Brasileiro).
13-11-2011- 0 x 2 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
20-11-2011- 1 x 2 Internacional-RS (Camp. Brasileiro).
22-01-2012- 3 x 1 Resende-RJ (Camp. Carioca).
05-02-2012- 0 x 0 Flamengo-RJ (Camp. Carioca).
08-02-2012- 5x 0 Olaria-RJ (Camp. Carioca).
11-02-2012- 4 x 1Bonsucesso-RJ (Camp. Carioca).
23-02-2012- 1 (3) x 1 (4) Fluminense-RJ (Camp. Carioca).
18-03-2012- 3 x 1 Vasco-RJ (Camp. Carioca).
21-03-2012- 1 (3) x 1 (2) Treze-PB (Copa do Brasil).
24-03-2012- 2 x 0 Duque de Caxias-RJ (Camp. Carioca).
01-04-2012- 1 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Carioca).
08-04-2012- 3 x 1 Friburguense-RJ (Camp. Carioca).
18-04-2012- 0 x 0 Guarani-SP (Copa do Brasil).
21-04-2012- 4 x 2 Bangu-RJ (Camp. Carioca).
29-04-2012- 3 x 1 Vasco-RJ (Camp. Carioca – decisão da Taça Rio).
06-05-2012- 1 x 4 Fluminense-RJ (Camp. Carioca).
09-05-2012- 1 x 2 Vitória-BA (Copa do Brasil).
13-05-2012- 0 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Carioca – decisão).
20-05-2012- 4 x 2 São Paulo-SP (Camp. Brasileiro).
07-06-2012- 2 x 3 Cruzeiro-MG (Camp. Brasileiro).
24-06-2012- 1 x 2 Ponte Preta-SP (Camp. Brasileiro).
07-07-2012- 3 x 0 Bahia-BA (Camp. Brasileiro).
15-07-2012- 1 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
22-07-2012- 0 x1 Grêmio-RS (Camp. Brasileiro).
25-07-2012- 0 x 1 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
28-07-2012- 1 x 0 Figueirense-SC (Camp. Brasileiro).
08-08-2012- 1 x 2 Palmeiras-SP (Camp. Brasileiro).
15-08-2012- 2 x 0 Sport Recife-PE (Camp. Brasileiro).
22-08-2012- 3 x 1 Palmeiras-SP (Copa Sul-Americana).
02-09-2012- 2 x 0 Coritiba-PR (Camp. Brasileiro).
09-09-2012- 3 x 1 Náutico-PE (Camp. Brasileiro).
13-09-2012- 1 x 1 Internacional-RS (Camp. Brasileiro).
23-09-2012- 2 x 2 Corinthians-SP (Camp. Brasileiro).
06-10-2012- 0 x 1 Fluminense-RJ (Camp. Brasileiro).
10-10-2012- 0 x 2 Santos-SP (Campeonato Brasileiro).
18-10-2012- 3 x 2 Vasco-RJ (Camp. Brasileiro).
27-10-2012- 4 x 0 Atlético-GO (Camp. Brasileiro).
10-11-2012- 3 x 0 Portuguesa de Desportos-SP (Camp. Brasileiro).
25-11-2012- 2 x 3 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro).
01-12-2012- 2 x 2 Flamengo-RJ (Camp. Brasileiro).
20-01-2013- 3 x 0 Duque de Caxias-RJ (Camp. Carioca).

Artilheiros do Botafogo no Stadium Rio (Engenhão):

1° Loco Abreu, 41 gols.
2° Herrera, 36.
3° Lúcio Flávio, 23.

Maiores públicos no Stadium Rio (Engenhão):

Botafogo 2 x 1 Fluminense-RJ (Brasileiro de 2007) – 43.810 presentes e 40 mil pagantes
Botafogo 1 x 0 RiverPlate-ARG (Sul-Americana de 2007) – 42 mil presentes, 39.500 pagantes
Botafogo 4 x 0 Ceará-CE (Brasileiro de 2011) – 42 mil presentes e 36.995 pagantes
Botafogo 3 x 1 Vasco-RJ (Decisão da Taça Rio de 2012) – 41.387 presentes e 35.321 pagantes
Botafogo 2 x 2 Avaí-SC (Brasileiro de 2009) – 40 mil presentes
Botafogo 2 x 1 Portuguesa de Desportos-SP (Copa do Brasil de 2008) – 40.000
pagantes

Marcelo de Almeida e Isabella Gomes conquistam 5 medalhas no Pan-Americano de Remo

Marcelo de Almeida. Fonte: Instagram botafogo.remo por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Marcelo Barbosa de Almeida (14.02.2003) e Is...