domingo, 31 de julho de 2016

Artefatos (156)

Série: campos de futebol (08)

Botafogo 3x1 Palmeiras

Quase sofrido. O pênalti foi o alívio do sofrimento que se adivinhava novamente…

Neílton fez o gol da sua vida. Jamais fará outro igual. Foi lindo, à maneira do belo futebol de antigamente…

Se a equipe consegue acertar um desempenho interessante enfrentando o líder, porque razão temos que sofrer tanto contra equipes muito menos credenciadas do que o Palmeiras?...

Enfim, lá vamos caminhando na Copa do Brasil (que devíamos priorizar) e em lugar menos mau no campeonato brasileiro. Até que a Ponte Preta é acessível para pontuar, não é mesmo?...

FICHA TÉCNICA
Botafogo 3x1 Palmeiras
» Gols: Neilton, aos 18’ e 34’ e Camilo, aos 86’ (pen) (Botafogo); Erik, aos 76’ (Palmeiras)
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Data: 31.07.2016
» Local: Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
» Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC); Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
» Disciplina: cartão amarelo – Canales, Airton, Bruno Silva e Diogo Barbosa (Botafogo); Edu Dracena, Jean e Vitor Hugo (Palmeiras)
» Botafogo: Sidão; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Santos e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense), Airton, Bruno Silva e Camilo (Salgueiro); Neilton e Canales (Vinícius Tanque). Técnico: Ricardo Gomes.
» Palmeiras: Vagner; Jean, Edu Dracena (Thiago Martins), Vitor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos, Moisés e Cleiton Xavier (Rafael Marques); Roger Guedes (Dudu), Erik e Leandro Pereira. Técnico: Cuquinha (Cuca cumpriu suspensão).

Vozes de Bertrand Russel e David Dunning

Facebook de José Luiz Prímola:

O problema com o mundo moderno é que os idiotas estão seguros e os inteligentes cada vez mais cheios de dúvidas.” – Bertrand Russel (1872-1970), em artigo escrito na década de 1930.

Vencedor do Nobel de literatura em 1950, Russel ganhou notoriedade como defensor da vida criativa, moderna e racional que os totalitarismos de seu tempo (nazismo, fascismo ou comunismo) ameaçavam.

O paradoxo do pensamento de Russel é a base do conceito do chamado ‘efeito Dunning-Kruger’ ou a síndrome do ‘idiota confiante’.

Trata-se do distúrbio cognitivo dos indivíduos que ignoram o limite da própria ignorância. O conceito foi criado em 1999 em um artigo publicado por dois psicólogos americanos da Universidade de Cornell, Justin Kruger e David Dunning.

Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento”, diz trecho do artigo.

Nesta semana, o próprio Dunning publicou no site Político um texto em que sugere que sua teoria seria a chave para justificar a ascensão do candidato republicano Donald Trump à liderança das pesquisas na eleição presidencial americana.

No artigo, o pesquisador explica como Trump fala grosso, mas mostra desconhecimento completo sobre temas fundamentais do cargo que pleiteia, como o programa nuclear americano ou a política externa do país.

Dunning sugere que parte dos eleitores, em especial aqueles que enfrentam sofrimentos materiais e emocionais, gosta das bravatas de Trump, mas não reconhece suas gafes como erros porque não sabe que elas são erros.

A única coisa que a gente sabe é o limite do próprio conhecimento. Se você não entende que a verdade é construção histórica e que o ponto de vista do diferente é essencial para conhecê-la, você se torna um ‘idiota confiante’. Isto é cimento para fundamentalismos”, afirma Bortolo Valle, filósofo e professor de ética da PUC PR.

sábado, 30 de julho de 2016

Manga by MAM

Auschwitz nunca mais!

Papa Francisco esteve em Auschwitz prestando homenagem silenciosa às vítimas da barbárie alemã da segunda guerra mundial

Botafogo/Helênico/Casa de España campeão de futsal adulto

Montagem Mundo Botafogo

O Botafogo/Helênico/Casa de España conquistou o campeonato carioca de futsal 2016, categoria adulto, organizado pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, ao vencer a equipe do Mendes por 3x1 no Complexo Esportivo Tutucão e por 5x2 na Vila Olímpica da Ilha do Governador.

Eis a campanha do Botafogo/Helênico/Casa de España:

TURNO

Botafogo/Helênico/Casa de España 10x2 São Cristóvão FR
» Data: 01.05.2016
» Local: Ginásio do Helênico AC

Botafogo/Helênico/Casa de España 7x3 ASCAER
» Data: 15.05.2016
» Local: Ginásio do Helênico AC

Botafogo/Helênico/Casa de España 4x4 Piedade TC
» Data: 22.05.2016
» Local: Ginásio do Helênico AC

RETURNO

Botafogo/Helênico/Casa de España 8x2 São Cristóvão FR
» Data: 15.06.2016
» Local: Ginásio do São Cristóvão FR

Botafogo/Helênico/Casa de España 2x5 ASCAER
» Data: 08.06.2016
» Local: Ginásio do ASCAER

Botafogo/Helênico/Casa de España 16x7 Piedade TC
» Data: 19.06.2016
» Local: Ginásio do Piedade TC


QUARTAS-DE-FINAL

Botafogo/Helênico/Casa de España 4x1 Zelador
» Data: 25.06.2016
» Local: Polidesportivo Alfredo Barreto

Botafogo/Helênico/Casa de España 5x0 Zelador
» Data: 02.07.2016
» Local: Centro de Referência Vila Olímpica Mangueira

SEMIFINAIS

Botafogo/Helênico/Casa de España 2x2 Grajaú CC/Vertical
» Data: 09.07.2016
» Local: Centro de Referência Vila Olímpica Mangueira

Botafogo/Helênico/Casa de España 4x2 Grajaú CC/Vertical
» Data: 14.07.2016
» Local: Centro de Referência Vila Olímpica Mangueira

FINAIS

Botafogo/Helênico/Casa de España 3x1 Mendes
» Data: 27.07.2016
» Local: Complexo Esportivo Tutucão

Botafogo/Helênico/Casa de España 5x2 Mendes
» Data: 29.07.2016
» Local: Vila Olímpica da Ilha do Governador

Síntese: 12 jogos, 9 vitórias, 2 empates e 1 derrota; saldo 70-31 gols.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo)

Olimpíadas: Áustria em General Severiano

Neste período de Olimpíadas, General Severiano será a casa da delegação austríaca. […] O Diretor de Marketing do Comitê Olímpico austríaco, Florian Gosch, [...] destacou a estadia austríaca na sede do Botafogo e aproveitou para convidar o torcedor brasileiro para conhecer a casa da Áustria a partir do dia 4 de agosto:

«Estamos muito felizes de podermos ficar no clube do Botafogo. Muito bom para nós podermos ficar aqui. Obrigado ao Botafogo pela chance. A casa da Áustria vai ser um lugar muito legal.» […]

«A escolha foi uma grande procura. Olhamos muitos lugares, o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa. Visitamos 100 diferentes lugares aqui e decidimos pelo Botafogo. Um lugar ótimo, onde o presidente e as pessoas foram muito legais, nos receberam muito bem. Bonito lugar, perto de Copacabana, do Cristo, com pontos muito centrais.»

«Vamos abrir dia 4 de agosto, e a partir daí vai abrir de manhã e ficar até de noite. […] Para nós, é muito importante. Abriremos para todo mundo, não tem ingresso. É para o público. Vamos oferecer cerveja, vinho e comida tipicamente da Áustria. É para experimentar coisas da Áustria. Vai ser muito legal. Comidas austríacas, músicas, bebida... vai ser uma grande festa. Terá um DJ que vai fazer um grande show também.»

«Nosso objetivo é conquistar muitas pessoas do Brasil e os turistas dos jogos. Tem muitos atletas aqui, mas espero que venham muitos brasileiros. Até mesmo os atletas que quiserem experimentar a Áustria.»

Excerto de notícia publicada em http://www.lance.com.br/botafogo/diretor-austria-elogia-sede-agradece-presidente.html; Imagem: Portal do Botafogo de Futebol e Regatas.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Série: qualidade de vida... (100)

Fragmentos ‘futebol do botafogo 1961-1965’: quando o Botafogo goleava alemães e o Bayern de Munique… [10]

por CARLOS VILARINHO
especialmente para o Mundo Botafogo
sócio-proprietário e historiador do Botafogo de Futebol e Regatas

No mesmo dia embarcou para Viena o primeiro pelotão botafoguense, chefiado por Brandão Filho. José Maria Cavalcanti iria depois. Na segunda-feira, seguiram Paulo Amaral, os canarinhos e Sandro Moreyra (enviado do JB). O contrato estabelecia a cota líquida de 5 mil dólares por jogo, com intervalo mínimo de 72 horas. (…)

No dia seguinte o Botafogo seguiu para Belgrado… (…) O Botafogo seguiu para Budapeste… (…)

No dia seguinte a delegação seguiu para Munique (Alemanha Ocidental). A boa notícia foi a estreia de Nilton Santos e a recuperação de Ernani e Didi. Na sexta-feira, o Combinado Bayern [de Munique]-1860 [de Munique] recebeu uma aula de futebol. Logo com 1 minuto, Amarildo abre o placar: 1x0. Aos 3, o artilheiro Rudi Brunnemmeier iguala com um tirambaço: 1x1. Aos 11, Amarildo retoma a vantagem: 2x1. Na fase final, aos 13, Garrincha faz 3x1 e passa a dar o show costumeiro. O Botafogo assume o controlo absoluto do jogo, coroando sua exibição de gala com o gol e Amoroso (aos 42): 4x1.

Fonte do excerto: VILARINHO, C. F. (2016). O Futebol do Botafogo 1961-1965. Edição do Autor: Rio de Janeiro, pp. 28-29.

LOCAIS DE AQUISIÇÃO DA OBRA: É distribuída pela Editora e Distribuidora Mauad X (ver portal) e pode ser adquirida nos portais das grandes livrarias do Brasil, na Internet, e nas suas lojas, como, por exemplo, a Livraria da Travessa e a Livraria Pontes. Também pode ser adquirido na tradicional Livraria Folha Seca, na Rua do Ouvidor nº 37.

Me toque

por LÚCIA SENNA, escritora e cantora
escrito para o blogue Mundo Botafogo

Ontem li uma matéria, sobre a importância do toque, que me tocou profundamente. Sim, todos sabem o quanto ele é fundamental em nossas vidas, e que sem ele nos tornamos pessoas mais frágeis, pois o nosso sistema imunológico, já está comprovado, fica ‘caidinho’, sem defesas, anêmico. Ainda assim, muitos de nós resistimos a ele como uma forma de proteção da nossa privacidade, criando uma perigosa barreira que não nos defenderá de nada, ao contrário, porta aberta para a infelicidade.

Mário Quintana nos ensina, com seu jeito simples, bacana, que “se a gente cresce com os golpes duros da vida, também pode crescer com os toques suaves na alma”. Que delícia de toque...

Mas, apesar de não haver nenhuma contraindicação, podendo ser usado a qualquer hora, a todo o momento, dele ainda temos certo medo, que, quem sabe, teve início muito cedo, lá na infância, quando éramos crianças e os mais velhos gritavam nos nossos ouvidos: “Não toque na planta, ela tem espinho”; “Não toque no gatinho, ele é muito pequenininho”; “Não toque ali, nem acolá...”; “Não toque na flor, ela pode murchar!”; “Não tooooooooque, vai cair e quebrar!!!”.

Recado dado e  devidamente armazenado: não toque e não se deixe tocar, é muito arriscado e você pode sair machucado.

Mais tarde, já na adolescência, ao descobrirmos os prazeres na pele do próprio corpo, cheios de hormônios saindo pelo ladrão e nos dedicando de corpo e alma à prática da masturbação, lá vem alguém pra nos dizer que tal ato é extremamente prejudicial, imoral e, além de tudo, todo mundo fica sabendo, não dá pra fazer escondido, pois o dedo fica cabeludo e muito comprido!

Recado dado e devidamente armazenado: sentir prazer tocando no corpo é coisa do Demo, é pecado mortal, etc... e tal! E lá vamos nós, vida afora, carregados de "não me toques".

Ao nos tornarmos adultos nos damos conta que, apesar de querermos muito, temos problemas com o Toque. Tocamos tambor, piano, cavaquinho e violão, tocamos até campainha, mas ser humano não tocamos, não. Podemos ser processados por invasão de privacidade! E tudo isso por causa das lições aprendidas e apreendidas na primeira idade...

Estenda a mão na direção da mão do seu vizinho, do seu colega de trabalho, dê um grande e terno abraço no seu amigo, toque as suas pessoas e deixe-se tocar por elas. O toque traz energia e uma boa dose de vitalidade.

Ser humano tocado é ser humano feliz!

Texto: LÚCIA SENNA; Imagem: FERNANDO MOURA PEIXOTO.

Futebol multirracial e multicultural

10 dos 23 campeões europeus são 'made in Sporting'

Portugal inaugurou a 1ª fase da globalização mundial através dos Descobrimentos e tornou-se um país hospitaleiro, multirracial e multicultural ao longo dos séculos, partilhando culturas de povos de todos os continentes e dos mais remotos lugares.

Na sua vida social nota-se uma significativa miscigenação nascida desse envolvimento cultural e emocional com povos aos quais emprestou parte da sua cultura e dos quais também tomou por empréstimo parte das suas culturas – empréstimos definitivos sem retorno.

Na política é óbvia a participação de pessoas de outras etnias nos órgãos institucionais, sendo de realçar que o Primeiro-Ministro, nasceu em Lisboa, de origem goesa (avô paterno) e francesa (avó materna); a Ministra da Justiça, nasceu em Angola em 1955, território português à época, sendo de origem negra; o Secretário de Estado das Autarquias Locais é de origem cigana e a Secretária de Estado para a Inclusão de Pessoas é invisual, evidenciando uma característica não preconceituosa da sociedade; o próprio Presidente da República teve uma forte influência africana ao viver muito tempo em Moçambique, quando o seu pai era aí Governador no tempo colonial, mantendo visivelmente essa influência.

Na vida acadêmica, na vida artística e em muitos outros domínios da sociedade, o cruzamento de povos e de nascidos aqui e acolá tornou-se multinacional, seja através de luso-descendentes ou de naturalizados. Atualmente, o aprofundamento da globalização vincou ainda mais essa marca no domínio do futebol, que ultrapassou fronteiras e faz conviver na mesma equipe pessoas nascidas em circunstâncias muito diversas.

Os Campeões Europeus de futebol de 2016 evidenciam bem essas características. Veja-se as origens dos 23 portugueses convocados para a EuroCopa:

Nascidos em Portugal com origem no país (10):
André Gomes, Cristiano Ronaldo, Eduardo, João Moutinho, José Fonte, Rafa Silva, Ricardo Carvalho, Ricardo Quaresma (origem cigana), Rui Patrício, Vieirinha.

Descendentes nascidos em Portugal (5):
Bruno Alves, descendente de brasileiros, Eliseu, descendente de africanos, João Mário, descendente de africanos, Nani, descendente de africanos, Renato Sanches, descendente de africanos.

Luso-descendentes nascidos no estrangeiro (4):
Adrien Silva, nascido na França, Anthony Lopes, nascido na França, Cédric Soares, nascido na Alemanha, Raphaël Guerreiro, nascido na França.

Nascidos no estrangeiro e naturalizados (4):
Danilo, nascido na Guiné-Bissau, Éder, nascido na Guiné-Bissau, Pepe, nascido no Brasil, William Carvalho, nascido em Angola.

15 futebolistas nasceram em Portugal (5 de origem estrangeira); 8 futebolistas nasceram no estrangeiro (4 luso-descendentes).

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo)

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Artefatos (155)

Botafogo 1x0 Bragantino

Ao vencer o Bragantino por 1x0 na Arena Botafogo, na Ilha do Governador, o Glorioso classificou-se para as oitavas-de-final com adversário ainda por definir.

Eis a campanha:

1ª FASE
Coruripe 0x1 Botafogo [Luís Henrique]
Botafogo 1x1 Coruripe [Sassá]

[A Associação Atlética de Coruripe (Alagoas) foi fundada em 2003; sagrou-se campeã alagoana da 2ª divisão em 2003 e da 1ª divisão em 2006, 2007 e 2014 – 4º colocado no campeonato alagoano em 2016]

2ª FASE
Juazeirense 1x2 Botafogo [Neilton e Emerson Silva]
Botafogo 1x0 Juazeirense [Neilton]

[A Sociedade Desportiva Juazeirense (Bahia) foi fundada em 2006; sagrou-se campeã da 2ª divisão baiana em 2011 – 3º colocado no campeonato baiano de 2015]

3ª FASE
Bragantino 2x2 Botafogo [Dierson e Gervasio Núñez]
Botafogo 1x0 Bragantino [Vinicius Tanque]

[O Clube Atlético Bragantino (São Paulo) foi fundado em 1928; sagrou-se campeão brasileiro – série B em 1989, campeão brasileiro – série C em 2007, campeão paulista – série A em 1990, campeão paulista – série A2 em 1965 e 1988, campeão paulista – série B2 em 1979, Torneio Início – série A em 1991]

Síntese: 6 jogos, 4 vitórias e 2 empates; saldo: 8-4 gols [Neilton (2), Luís Henrique, Sassá, Emerson Silva, Dierson, Gervasio Núñez e Vinicius Tanque]

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x0 Bragantino
Gols: Vinicius Tanque, aos 80’
» Competição: Campeonato Brasileiro
» Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
» Data: 27.07.2016
» Público: 4.839 pagantes
» Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG): Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
» Disciplina: cartão amarelo – Bruno Silva, Airton (Botafogo); André Rocha, Daniel Pereira, Claudinho (Bragantino)
» Botafogo: Sidão; Diego, Renan Fonseca, Emerson Santos e Victor Luís; Aírton (Dierson), Rodrigo Lindoso, Bruno Silva (Salgueiro) e Camilo; Neilton e Gustavo Canales (Vinicius Tanque). Técnico: Ricardo Gomes.
» Bragantino: Felipe, André Rocha, César Gaúcho, Éder Lima e Bruno Pacheco; Daniel Pereira, Gabriel Dias (Watson), Erick e Tartá (Marcos Paulo); Claudinho (Jobinho) e Eliandro. Técnico: Marcelo Veiga.

Botafogo/Casa de España campeão de futsal sub-09

O Botafogo/Casa de España conquistou o campeonato carioca de futsal 2016, Série Bronze Sub-09, organizado pela Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, ao vencer no Complexo Miécimo da Silva a equipe do Real Itaguai por 4x2.

Eis a campanha invicta do Glorioso:

1ª FASE

Botafogo/Casa de España 10x3 Jacarepaguá TC
» Data: 07.05.2016
» Local: Ginásio do Jacarepaguá

Botafogo/Casa de España 5x2 AFASE
» Data: 14.05.2016
» Local: Ginásio do Helênico AC

Botafogo/Casa de España 6x1 Nossa Senhora do Carmo
» Data: 21.05.2016
» Local: Ginásio do Mello TC

Botafogo/Casa de España 10x2 MRR Futsal
» Data: 05.06.2016
» Local: Ginásio do SC Diamante

Botafogo/Casa de España 13x0 Piedade TC
» Data: 11.06.2016
» Local: Ginásio do CSS Exército

Botafogo/Casa de España 5x1 Rocinha Futsal
» Data: 18.06.2016
» Local: Ginásio do Helênico AC

Botafogo/Casa de España 4x3 Real Itaguai
» Data: 26.06.2016
» Local: Ginásio do Helênico AC

SEMIFINAIS

Botafogo/Casa de España 5x1 MRR Futsal
» Data: 10.07.2016
» Local: Ginásio do Hebraica SCER

FINAL

Botafogo/Casa de España 4x2 Real Itaguai
» Data: 17.07.2016
» Local: Complexo Miécimo da Silva

Síntese: 9 jogos, 9 vitórias; saldo 62-15 gols.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo)

Sporting Notícias (IX)

Resumo de títulos da 29ª semana de 2016: As atletas leoninas Liliana Alexandre e Helena Machado cortaram a meta do Triatlo à frente das demais competidoras. Liliana Alexandre sagrou-se bicampeã nacional de seniores e Helena Machado sagrou-se campeã nacional de sub-23.

O Triatlo, palavra originária do grego triaousithlon, designa um evento atlético composto por três modalidades: natação, ciclismo e corrida. No caso concreto tratou-se de uma prova de natação com 1,5 quilômetros, uma prova de ciclismo com 40 quilômetros e uma corrida de 10 quilômetros.

###

O treinador de futebol do Sporting, Jorge Jesus, foi considerado pela famosa revista Four Four Two o 10º melhor treinador do mundo:

Na época passado o Sporting bateu uma série de recordes, tendo liderado o campeonato em 22 das 34 rodadas. De um ponto de vista individual, Jesus operou transformações marcantes na produtividade de vários jogadores, em especial o capitão Adrien Silva, o médio João Mário e o avançado Islam Slimani, que atingiram um nível que poucos achavam possível. […] Para manter a reputação de melhor treinador em Portugal, ele precisa de […] levar o Sporting à vitória.”

###

Gastão Elias, 64º colocado na hierarquia do ranking mundial de tênis, assinou pelo Sporting, aumentando para 49 as modalidades desportivas dos Leões. Gastão Elias irá aos Jogos Olímpicos do Rio.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo); Fontes: jornal Sporting, Portal Sporting, Agência Lusa.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Malu Mader

Série: qualidade de vida... (99)

Adhemar Bebiano é nome de via pública

Adhemar Bebiano, ex-presidente do Botafogo de Futebol e Regatas foi homenageado, em 2001, pela Prefeitura do Rio, com a alteração de denominação da Estrada Velha da Pavuna para estrada Adhemar Bebiano.

A alteração da denominação da via foi proposta ainda na administração do ex-prefeito Luiz Paulo Conde e confirmada pelo seu sucessor César Maia, que assinou o decreto nº 19.467 de 3 de janeiro de 2001.

Portugal vence os Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) continua a sua missão de plena ligação econômica, social, cultural e desportiva entre os nove países membros.

Nesse âmbito realizaram-se os X Jogos da CPLP, em Espargos e em Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, contando com a presença de cerca de 500 atletas que competiram nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

Os Jogos destinam-se a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.

O vencedor foi Portugal (22 medalhas de ouro e 8 de prata) e a competição encerrou-se com a final entre as equipes de futebol de Portugal e Angola, que haviam batido o Brasil e Cabo Verde nas semifinais, tendo a equipe portuguesa vencido nas grandes penalidades por 5x3, após empate de 1x1 no tempo regulamentar.

Eis o quadro dos vencedores das 10 edições dos Jogos da CPLP:

1992: Portugal
1995: Angola
1997: Portugal
2002: Portugal
2005: Brasil
2008: Brasil
2010: Brasil
2012: Portugal
2014: Brasil
2016: Portugal

Os próximos jogos serão realizados em São Tomé e Príncipe, em 2018.

Pesquisa de Rui Moura (editor do blogue Mundo Botafogo)

Marcelo de Almeida e Isabella Gomes conquistam 5 medalhas no Pan-Americano de Remo

Marcelo de Almeida. Fonte: Instagram botafogo.remo por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Marcelo Barbosa de Almeida (14.02.2003) e Is...