por
CESAR OLIVEIRA
editor
de LivrosdeFutebol.com
João Saldanha é meu ídolo no futebol fora dos gramados. A admiração vem dos tempos do extinto Estádio do Maracanã, quando ia ver jogos do Botafogo com meu velho pai.
Numa das vezes, andando sob aquela marquise extraordinária - que a incúria e a roubalheira nos levaram, junto com o maravilhoso estádio - ouvi Jorge Curi chamar João para o comentário do intervalo. O "meus amigos..." explodiu em dezenas de milhares de radinhos de pilha, repercutindo a opinião abalizada do realmente técnico.
João foi também responsável por me fazer Botafoguense, quando levou o Botafogo, em 1957, à vitória no campeonato carioca, complementando no gramado um trabalho de reorganização do clube que ele começara nos bastidores, como diretor do Clube.
Apesar de culto e viajado, João falava a
língua do povão, o que ficou mais do que comprovado na maneira simples e direta
com que topou treinar a Seleção Brasileira e classificá-la à Copa do Mundo de
1970.
Personalidade forte e decidida, não aceitava desaforo, defendia a ética, o bem, o futebol brasileiro, o jogador de futebol. Agora, vou poder retribuir a ele as alegrias da juventude, a admiração pela maneira simples e fácil de se comunicar, as opiniões visionárias que me impressionaram. Sempre uma aula de jornalismo isento e brasilidade, João nunca deixava barato uma maledicência ou um erro.
Para homenageá-lo no seu centenário de nascimento, com autorização dos seus quatro filhos, herdeiros do seu legado, a LivrosdeFutebol lançará, dia 3 de julho, o livro (e e-book) "As 100 melhores crônicas comentadas de João Saldanha". Vamos realizar a "Semana João Saldanha", promovendo também debates sobre ele, quem sabe (dependendo de disponibilidade) realizar uma roda de samba no sábado, dia 8, na Livraria Folha Seca. E, em agosto, realizar debate e lançamento no Museu do Futebol, em São Paulo, dentro da reunião ordinária do Memofut - Grupo de Literatura e Memória do Futebol.
Amanhã, entra no ar a fanpage do projeto "João Saldanha: cem anos, sem medo", um trabalho da Vértice Marketing, do parceiro Marcelo Guimarães Mac. Teremos o apoio da Approach Comunicação e do Museu da Pelada, do Sergio Pugliese. Eduardo Cantidiano colaborou na área comercial. O Trem do Corcovado e a BKR Sistemas foram parceiros da primeira hora.
Ao longo do mês, vamos passando maiores
informações dos apoios e eventos que forem sendo consolidados. Estamos abertos
a novas adesões, de pessoas físicas e jurídicas que desejem nos apoiar, nessa
reverência do grande João Alves Jobim Saldanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário