quarta-feira, 20 de agosto de 2025

O otorrino não me deu ouvidos

[Aos leitores interessados informa-se que as crônicas de Lúcia Senna no Mundo Botafogo foram publicadas em livro intitulado 'No embalo da Rede', 148 p.]

por LÚCIA SENNA | Escritora e Cantora | Cronista do Mundo Botafogo

Conviver com um zumbido no ouvido por vinte e seis anos é quase uma relação de casamento, daquelas bem tóxicas. A gente até aprende a conviver, mas nunca se acostuma. No meu caso, o relacionamento começou cedo. Nunca houve pausas, férias ou um momento de silêncio. Um companheiro fiel, mas com uma voz aguda e estridente, assim como um motor de geladeira em fim de carreira que insiste em ser a trilha sonora da minha vida.

Claro que jamais fiquei de braços cruzados ouvindo esse podcast do inferno. Já fiz de tudo. Rezei para todos os santos e posso garantir que não encontrei a Nossa Senhora do Zumbido. Se existisse, eu já teria levantado um altar no quarto e acendido velas com aroma de silêncio. Fiz promessas para as entidades da Umbanda, do Candomblé e do Xambá. Subi escadas de igrejas de joelhos (inclusive, o joelho tá bem melhor que o ouvido).

Fui a São Paulo me consultar com uma médica famosíssima – dessas que têm currículo maior que bula de antidepressivo. Fui quase obrigada a comprar um livro de sua autoria: “Quem disse que zumbido não tem cura?” Pra compensar, ganhei de amostra grátis um comprimido novo que, segundo ela, tem ajudado muitos pacientes. No meu caso, ajudou o zumbido a entrar em modo turbo. A médica, com a naturalidade de quem comenta a previsão do tempo, me disse através de vídeo chamada que, em casos raros, isso podia acontecer. Devo ser o pokémon do zumbido raro.

Mas… sigo firme! Nunca se sabe quando o milagre auditivo vai acontecer. Há três dias, numa dessas crises mais agudas em que o zumbido sobe o tom, tal qual cantor de karaokê empolgado, fui ao encontro de um outro otorrino indicado por uma prima. Ela me disse que ele era jovem, pesquisador, super atualizado, humano, competente – desses que respiram ciência no café da manhã. Que maravilha, pensei! O combo perfeito! E lá estava eu, acompanhada da minha fiel escudeira: uma pasta abarrotada de exames, assim como quem leva provas para um tribunal celestial.

Chego na hora marcada e esperei quase duas horas para ser atendida. Finalmente, chamam o meu nome. Entro animada. Diante de mim, um homem bonito, simpático e muito, muito falante. Um verdadeiro protagonista de série médica da Netflix.

– Em que posso te ajudar? – perguntou sorrindo.

Aproveito o gancho e disparo:

– Tenho zumbido no ouvido esquerdo há vinte e seis anos. Trouxe os últimos exames...

Foi nesse momento que a situação virou tragicômica. Ele me interrompeu subitamente e eu ainda estava no prefácio da minha dor. Ele, ao contrário, já estava lançando a autobiografia. Começou, a partir daí, um animado monólogo sobre... ele mesmo! Contou das cirurgias que realizava, das pessoas que havia ajudado a respirar melhor (e tudo o que eu queria, era ouvir melhor), das palestras, dos cursos, dos congressos e da paixão pelas vias aéreas. Falou de otites com um brilho nos olhos que, sinceramente, invejei.

Tentei, juro, enfiar o zumbido no meio da conversa. Tudo em vão. A mim só me restava prestar atenção sobre o sucesso da carreira dele. Enquanto isso, o zumbido esperneava. Em alguns momentos tossi levemente, levantei a sobrancelha, balancei a pasta como quem diz: “tenho provas!”. Mas nada o fazia parar de falar. Ele estava inspirado. Sim, o fato é que o otorrino não me deu ouvidos.

O melhor, no entanto, ainda estava por vir. No meio da “palestra”, ele solta, com cara de quem compartilha um segredo íntimo, uma revelação bombástica:

– Eu também tenho zumbido no ouvido esquerdo.

Arregalei os olhos, esperançosa! Uma mistura de alívio e empatia me invadiram. Era como se eu acabasse de encontrar um companheiro de trincheira, irmão de chiado! Enfim, alguém que entenderia minha luta incessante, minhas madrugadas insones, meus testes malucos com tampão de ouvido e a caça por ruídos brancos no YouTube. Mas o momento de conexão foi breve. E com a maior seriedade, ele me perguntou:

– Você tem alguma receita caseira que funcione? 

Foi a minha vez de fazer ouvido de mercador. Por dentro, o Zumbido gargalhava. Ele, então, resolveu compartilhar sua técnica pessoal:

– Tomar um banho bem quente, demorado, deixando a água cair abundantemente sobre os cabelos, sacudir a cabeça com força e sair do banho cantarolando uma música bem alto. A minha preferida é “La Bamba”. Mas pode ser outra a teu gosto. Importante é que seja bem animada, entendes?

Senti uma vontade grande de olhar para uma câmera que não existia e dizer: 

– Vocês estão vendo isso, né? 

Olhei para ele. Olhei para a pasta. Olhei para o teto. Paguei a consulta. Saí da clínica com uma única certeza:  o zumbido, além de tudo, tem um senso de humor muito peculiar. Quanto à pasta apinhada de exames, vou vendê-la no sebo e comprar uma caixa de espuma acústica. 

E hoje, enquanto escrevo essa crônica, sigo ouvindo o mesmo zumbido de sempre – agora, com um leve eco de “La Bamba”, graças ao ritual do dr. Karaokê.

Botafogo dos Bôlhos comemora o seu 57º aniversário

Escudo do clube. Crédito: Facebook botafogofcbolhos.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

A descoberta de clubes estrangeiros designados por Botafogo continua aumentando. Desta vez apresenta-se o 5º clube português inspirado no Glorioso.

 

As camisas e as conquistas. Crédito: Instagram botafogofcbolhos.

Fundado a 15 de agosto de 1968, o Botafogo Futebol Clube, dos Bôlhos, freguesia de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria, Portugal, comemorou o seu 57º aniversário, cujas atividades envolveram muita convivência, cultura e desporto.

Equipe comemorando título de futsal conquistado em abril. Crédito: Instagram botafogofcbolhos.

As festividades incluíram a apresentação do livro “O Clube da Minha Aldeia”, da autoria de João António Martins Correia Neto, já falecido, obra resultante da compilação de textos do autor escritos ao longo dos anos em publicações diversas.

Sócia do Botafogo de Bôlhos, em Cabo de Hornos, no Chile, vaidosa com a sua – e nossa – Camisa 7! Crédito: soniagrandelapereira77.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Neto: o goleiro-reserva

Crédito: Botafogo de Futebol e Regatas.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Norberto Murara Neto nasceu no dia 19 de julho de 1989, em Araxá, estado de Minas Gerais, tem dupla nacionalidade brasileira e italiana, atua como goleiro, é destro, mede 1,90m de altura e pesa 78kg.

Neto foi revelado pelo Cruzeiro, mas bem cedo rumou ao Atlético Paranaense e aí completou a sua formação (2003-2009). Subiu à equipe principal do Atlético em 2009, como reserva de Galatto, e em 2010, com a saída de Galatto para o Málaga, assumiu a titularidade e manteve-se no clube até ao final da temporada. Fez parte da equipe Campeã Paranaense em 2009.

Ainda em 2010 Mano Menezes convocou-o para a Seleção Brasileira principal, mas não chegou a estrear, acabando por jogar apenas uma vez pela Seleção principal do Brasil em 2018, atuando em amistoso contra El Salvador.

Esse ano de 2010 foi muito positivo a defender a baliza do Atlético, que terminou em 5º lugar no Brasileirão. Então, o seu desempenho chamou a atenção dos ‘olheiros’ internacionais e no dia 5 de Janeiro de 2011 rumou à Fiorentina por 3,5 milhões de euros e assinou um contrato por cinco épocas.

Entre 2009 e 2010 Neto defendeu a baliza do Atlético Paranaense em 61 jogos.

Em 2012 foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-23, estreando no dia 26 de julho nos Jogos Olímpicos de Londres e obtendo a Medalha de Prata da competição. Substituiu o goleiro titular em 2 jogos nas Olimpíadas e no total jogou 6 partidas pela Seleção Sub-23.

Em janeiro de 2015 recusou prorrogar o seu contrato com a Fiorentina e foi afastado do elenco, mas logo regressou para cumprir a restante temporada 2014/2015 por lesão do goleiro que o substituiu. Saiu no final da temporada, após 101 jogos defendendo a baliza da Fiorentina entre 2011-2015.

Ingressou então na Juventus como reserva de Buffon. Começou por vencer a Supercopa da Itália em 2015, bem como conquistou, nas temporadas 2015/2016 e 2016/2017, dois Campeonato de Itália e duas Copas da Itália, sendo que na última Copa de 2016/2017 foi titular da equipe.

Apesar do contrato de quatro anos com a Juventus, rumou ao Valencia no dia 7 de julho de 2017, com contrato também por quatro anos, após disputar apenas 22 jogos pela equipe italiana entre 2015-2017.

Estreou pelo clube espanhol no dia 18 de agosto contra o Las Palmas. A temporada de 2017/2018 sorriu-lhe, realizando bom desempenhos que ajudaram o Valencia a classificar-se para a Liga do Campeões Europeus. Na temporada de 2018-2019 conquistou a Copa do Rei.

Uma vez mais não chegou ao fim do contrato, ingressando então no Barcelona a troco de 26 milhões de euros, após 80 jogos pela equipe espanhola entre 2017-2019.

Neto assinou novamente um contrato por quatro anos e fez a sua estreia no dia 10 de dezembro de 2019 contra a Internazionale, de Milão, pela Liga do Campeões, tendo o Barcelona vencido por 2x1 com a sua equipe reserva.

Também no Barcelona Neto foi sempre reserva de Marc-André ter Stegen. Conquistou apenas o Troféu Joan Gamper (2019) e a Copa do Rei (2020-2021), mas ao fim de três temporadas foi dispensado pelo técnico Xavi, após ter atuado apenas em 21 jogos durante três anos.

O goleiro ingressou então no Bournemouth, da Inglaterra, no dia 7 de agosto de 2022. Ganhou a titularidade e a braçadeira de capitão. Nas temporadas de 2022/2023 e 2023/2024 teve bons desempenhos e atuou em 60 jogos, renovando contrato até ao final da temporada 2025/2026, mas na temporada de 2024/2025 atuou apenas em 3 jogos, porque foi emprestado ao Arsenal no dia 30 de agosto de 2024.

Novamente reserva do titular David Raya, foi contratado em agosto e só viria a estrear em janeiro do ano seguinte no último jogo da Fase da Liga do Campeões contra o Girona.

Consultado pelo Botafogo para substituto do goleiro John, que estaria de saída para o West Ham, de Inglaterra, Neto rescindiu o contrato com o Bournemouth para ingressar no Botafogo a 8 de agosto de 2025, após 63 jogos pelo Bournemouth e 1 jogo pelo Arsenal. Porém, John acabou por não sair do Botafogo e tendencialmente Neto será, uma vez mais, aos 36 anos de idade, um goleiro reserva.

Fontes principais: https://pt.wikipedia.org; https://www.zerozero.pt

Márcio Leal e Botafogo vencem Estadual Futmesa Sênior Cavado

Márcio Leal. Crédito: Robson Marfa | FEFUMERJ

Baseado no texto de ROBSON MARFA | FEFUMERJ

Márcio Leal, atleta do Botafogo de Futebol e Regatas, conquistou o 22º Campeonato Estadual Sênior Cavado 2025, organização da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (FEFUMERJ), que se realizou nas instalações do CT Botafogo, no dia 2 de agosto de 2025, derrotando na final o renomado tricampeão brasileiro Júlio Nogueira, do Olaria e conquistando um título inédito para o seu historial.

Nas semifinais o botafoguense superou José Waner, seu companheiro de Clube, enquanto Júlio Nogueira empatou com o consagrado Robson Marfa, do Botafogo, passando à final devido a possuir melhor campanha do que o seu adversário.

Na final registrou-se um empate por 1x1 entre Márcio Leal e Júlio Nogueira, mas o botafoguense superou o atleta do Olaria na decisão por pênaltis.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º Márcio Leal (Botafogo FR)

2º Júlio Nogueira (Olaria AC)

José Waner (Botafogo FR)

Robson MARFA (Botafogo FR)

Halisson Carneiro (Botafogo FR)

6º Hércules (Olaria AC)

7º Sandro (AA Portuguesa)

8º Pedro (AA Portuguesa)

9º Fernando (AA Portuguesa)

10º Jorge Rocha (Botafogo FR)

Fonte: FEFUMERJ.

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Botafogo 0x1 Palmeiras: quem desperdiça é castigado

Crédito: Vitor Silva / Botafogo.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Em futebol é costume dizer-se que, frequentemente, quem não marca, leva. Também é costume afirmar-se que quem domina o meio campo ganha a partida.

A primeira asserção o Palmeiras foi capaz de confirmar; a segunda asserção o Botafogo foi incapaz de confirmar.

Olhando o jogo numa perspetiva global diria que o Botafogo buscou muito mais o resultado do que o Palmeiras, que se mantinha meio apático e sem iniciativas de ataque.

Durante todo o 1º tempo as iniciativas de ataque foram mais do Botafogo. Houve um grande esforço nesse sentido, mas se olharmos para os detalhes descobre-se facilmente por que razão o Botafogo não inaugurou o marcador, deixando isso a cargo do único remate do Palmeiras enquadrado à baliza.

A saída de bola a partir da defesa funcionava, mas os passes errados foram frequentíssimos. Os atletas não conseguiam o domínio de bola necessário para avançar nas jogadas ou os últimos passes não eram bem direcionados.

Nos lançamentos longos a bola morria geralmente nos pés dos adversários; em jogada corrida os lançamentos de último passe para espaços abertos levavam velocidade excessiva.

Quanto aos remates à baliza, ou iam para fora ou acabavam em remates frouxos fáceis de defender. Ainda assim, Joaquín Correa, que perdeu 2 ou 3 gols quase feitos na última partida, tornou a perder escandalosamente a possibilidade de marcar quando aos 23’, sozinho, cara a cara com o goleiro, rematou à figura. E depois foi Mateo Ponte que, apenas com o goleiro pela frente, rematou para fora aos 42’.

O Botafogo dominava o meio-campo e o Palmeiras era uma sombra de si mesmo, mas como o Botafogo se negou a marcar em duas oportunidades flagrantes, foi o Palmeiras que marcou aos 45’, após mais um erro de Joaquín Correa e uma distração de Alexander Barboza, no único remate enquadrado com a baliza, levando a vantagem para o intervalo.

No desespero, Ancelotti efetuou várias substituições na 2ª parte, algumas erradas, em minha opinião, mas o panorama dos sucessivos erros de passe e de tomadas de decisão equivocadas permitiram que o Palmeiras – que até poderia ter ampliado o placar – gerisse a partida, reforçasse o seu meio campo e anulasse o Botafogo nas suas vãs tentativas de empate, não tendo efeitos práticos as substituições do lado botafoguense.

E assim se entregou mais um jogo no Nilton Santos.

Praticamente perdida a possibilidade de disputa do título Brasileiro, vamos torcer pela redenção da equipe na altitude do Equador e prosseguir para as quartas-de-final da Copa Libertadores da América.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x1 Palmeiras

» Gols: Felipe Anderson 45’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 17.08.2025

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 16.469 pagantes / 18.183 espectadores

» Renda: R$ 1.052.565,00

» Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES); Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Douglas Pagung (ES); VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)

» Disciplina: cartão amarelo – Danilo (Botafogo); Aníbal Moreno e Murilo (Palmeiras)

» Botafogo: John; Mateo Ponte (Jeffinho), Marçal, Alexander Barboza (Vitinho) e Alex Telles; Allan (Danilo), Marlon Freitas e Joaquín Correa; Santi Rodríguez (Savarino), Nathan Fernandes (Álvaro Montoro) e Matheus Martins. Técnico: Davide Ancelotti.

» Palmeiras: Weverton; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson (Allan); Facundo Torres, Flaco López (Maurício) e Vitor Roque (Luighi). Técnico: Abel Ferreira.

Livro 128: ‘Tempo de Botafogo’

2025: Tempo de Botafogo, de Helio de La Peña.

SINOPSE

Ninguém escolhe ser botafoguense – é o Botafogo que escolhe você. Helio de La Peña narra sua história com o Glorioso, cheia de amor, humor, superstição, sofrimento e glórias eternas. Um passeio por gerações, ídolos, traumas e títulos, que mostra por que ser botafoguense é resistir com orgulho. Uma verdadeira carta de amor à Estrela Solitária.

Helio de La Peña é humorista, escritor e nadador de águas aberta. Criou o ‘Casseta & Planeta’ e hoje roda o país com o seu show de stand-up. É autor dos livros ‘Meu pequeno botafoguense’ e ‘Vai na bola, Glanderson’.

DETALHES DO PRODUTO

Autor: Helio de La Peña

Formato: Livreto

ISBN: 978-65-5246-031-8

Edição: 1ª

Páginas: 24

À venda em https://loja.mapalab.com.br/livro/tempo-de-botafogo/

domingo, 17 de agosto de 2025

Botafogo campeão carioca de futsal feminino sub-17

Créditos: BFR / @guerragui_ (foto); BFR / @ely-gfx (arte)

Por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo conquistou o Campeonato Carioca de Futsal Feminino Sub-17 pela 3ª vez, organização da Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, que decorreu entre os dias 13 de abril e 16 de agosto, no Rio de Janeiro, vencendo o Dellas Gol Flamengo na final por 6x4.

A nossa equipe manteve-se invicta com 100% de aproveitamento no campeonato, vencendo os 11 jogos que disputou com um saldo de gols favorável por 87-16 (aproximadamente à média de 8,0 x 1,5 por jogo).

Eis a campanha das Gloriosas (com algumas lacunas de informação):

TURNO

Botafogo FR 10x1 CAFF Campograndense

» Gols: Kamilly Cruz (3), Geovanna Martins (2), Laisla Araújo (2), Rhayssa Braga (2) e Lara Pereira (Botafogo); Rhanna Carvalho (Campograndense)

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 13.04.2025

» Local: Ginásio de General Severiano

» Arbitragem: Karla Mary Anna Santos de Oliveira e Gilvan Zeferino Silveira

» Botafogo: Caroline Saraiva, Emanueli Oliveira, Geovanna Martins, Kamilly Cruz, Laisla Araújo, Lara Pereira, Manuella Aquino e Thayssa Braga. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Campograndense: Isadora Abreu, Karine Lima, Luísa Sobreira, Maria Luiza Tissi, Mayara Cabral, Rakelly Araújo, Rhanna Carvalho e Ryllary Oliveira.

Botafogo FR 14x1 Vila Naval EC

» Gols: Geovanna Martins (7), Caroline Saraiva (2), Thayssa Braga (2), Emanueli Oliveira, Laisla Araújo e Mikaelly Cardoso (Botafogo); Maria Clara Alvarenga (Vila Naval)

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 04.05.2025

» Local: Ginásio do Colégio Edilson Duarte

» Arbitragem: Lucas Estêvão e Marcos José Ramos de Souza

» Botafogo: Caroline Saraiva, Emanueli Oliveira, Geovanna Martins, Kamilly Cruz, Laisla Araújo, Lara Pereira, Manuella Aquino, Mikaelly Cardoso e Thayssa Braga. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Vila Naval: Ana Valadares, Angie Pinto, Anna Oliveira, Ingridy Franca, Maria Clara Alvarenga, Paola Andrade e Yasmin Gome. Técnico: Fabiane da Silva Eise.

Botafogo FR 5x2 Dellas Gol Flamengo

» Gols: não informado

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 10.05.2025

» Local: Ginásio Poliesportivo de Samoios

» Arbitragem: Anderson Furiel da Silva Nascimento e Thayna dos Santos Figueiredo

» Botafogo: não informado

» Dellas Gol: não informado

Botafogo 5x2 AA Portuguesa

» Gols: Mikaelly Cardoso (2), Emanueli Oliveira, Geovanna Martins e ??? (Botafogo); Sarah Soares (Portuguesa)

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 27.07.2025

» Local: Ginásio do Jacarepaguá TC

» Arbitragem: Aline Ribeiro e Karla Mary Anna Santos de Oliveira

» Botafogo: Caroline Saraiva, Emanueli Oliveira, Geovanna Martins, Laisla Araújo, Lara Pereira e Mikaelly Cardoso. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Portuguesa: Beatriz Guimarães, Bruna Nogueira, Geovanna Araújo, Jamilly Oliveira, Jeovanna Santos, Lavínia Nobre, Sarah Soares, Sofia Almeida, Sophia Cruz, Thalita Russo e Yasmin Garritano. Técnico: Sandro Correia da Cruz.

Fonte: X / BFR Tradição&Glórias.

RETURNO

Botafogo 19x0 Vila Naval EC

» Gols: Mikaelly Cardoso (6), Geovanna Martins (4), Kamilly Cruz (3), Emanueli Oliveira (2), Lara Pereira (2) e Thayssa Braga (2)

Caroline Saraiva, Emanueli Oliveira, Kamilly Cruz, Laisla Araújo, Lara Pereira, e Thayssa Braga

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 24.05.2025

» Local: Ginásio de General Severiano, no Rio de Janeiro (RJ)

» Arbitragem: não divulgado

» Botafogo: Caroline Saraiva, Emanueli Oliveira, Geovanna Martins, Kamilly Cruz, Laisla Araújo, Lara Pereira, Mikaelly Cardoso e Thayssa Braga. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Vila Naval: Ana Valadares, Angie Pinto, Anna Oliveira, Ingridy Franca, Maria Clara Alvarenga, Paola Andrade e Yasmin Gomes. Técnico: Fabiane da Silva Eise.

Botafogo 8x1 CAFF Campograndense

» Gols: Mikaelly Cardoso (3), Caroline Saraiva (2), Geovanna Martins e Thayssa Braga (Botafogo); Ryllary Oliveira (Campograndense)

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 31.05.2025

» Local: Ginásio da FEUC

» Arbitragem: não divulgado

» Botafogo: Caroline Saraiva, Emanueli Oliveira, Geovanna Martins, Kamilly Cruz, Laisla Araújo, Lara Pereira, Manuella Aquino, Mikaelly Cardoso e Thayssa Braga. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Campograndense: Isadora Abreu, Luísa Sobreira, Rakelly Araújo, Anna Carvalho e Ryllary Oliveira. Técnico: Nathan Lombi de Vasconcelos.

Botafogo 3x1 Dellas Gol Flamengo

» Gols: Catharina Almeida, Geovanna Martins e Mikaelly Cardoso (Botafogo); Isabella Velasquez (Dellas Gol)

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 28.06.2025

» Local: Ginásio do Jacarepaguá TC

» Arbitragem: Eduardo Cherem de Mello e Lohan Coelho Alves

» Botafogo: Ana Gonçalves, Caroline Saraiva, Catharina Almeida, Emanueli Oliveira, Ester Oliveira, Geovanna Martins, Kamilly Cruz, Laisla Araújo, Lara Pereira, Mikaelly Cardoso, Sofia Conceição, Thayssa Braga e Yasmin Tavares. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Dellas Gol: Ana Azevedo, Anny Santos, Beatriz Mesquita, Giuliana Rodrigues, Isabella Velasquez, Kenolly Silva, Kethlen Santiago, Laura Carvalho, Raika Palmieri, Rayssa Santos e Yara Silva. Técnico: Márcio Flávio Soares de Souza.

Botafogo 8x3 AA Portuguesa

» Gols: Sofia Conceição (2), Thayssa Braga (2), Caroline Saraiva, Geovanna Martins, Laisla Araújo e Lara Pereira (Botafogo); Sarah Soares (3) (Portuguesa)

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 06.07.2025

» Local: Ginásio de General Severiano

» Arbitragem: Brenda Rodrigues Silva e Caroline Rodrigues Palheiro

» Botafogo: Anna Santos, Caroline Saraiva, Emanueli Oliveira, Ester Oliveira, Gabriela Silva, Geovanna Martins, Kamilly Cruz, Laisla Araújo, Lara Pereira, Mikaelly Cardoso, Sofia Conceição e Thayssa Braga. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Portuguesa: Beatriz Guimarães, Bruna Nogueira, Geovanna Araújo, Jamilly Oliveira, Jeovanna Santos, Lavínia Nobre, Sarah Soares, Sofia Almeida, Sophia Cruz e Yasmin Garritan. Técnico: Sandro Correia da Cruz.

SEMIFINAIS

Botafogo 6x1 AA Portuguesa

» Gols: Caroline Saraiva (2), Ester Oliveira (2), Catharina Almeida e Mikaelly Cardoso (Botafogo); Sarah Soares (Portuguesa)

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 14.08.2025

» Local: Ginásio da AA Portuguesa

» Arbitragem: Sabrina da Silva Pereira Gomes e Natália Campos Miranda

» Botafogo: Anna Gonçalves, Caroline Saraiva, Catharina Almeida, Emanueli Oliveira, Ester Oliveira, Gabriela Silva, Laisla Araújo, Lara Pereira, Mikaelly Cardoso, Sofia Conceição e Yasmin Tavares. Técnico: Cláudio Henrique da Silva.

» Portuguesa: Beatriz Guimarães, Bruna Nogueira, Jamilly Oliveira, Jeovanna Santos, Lavínia Nobre, Sarah Soares, Sofia Almeida, Sophia Cruz e Thalita Russo. Técnico: Sandro Correia da Cruz.

Botafogo 3x0 AA Portuguesa

» Gols: não informado

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 15.08.2025

» Local: Ginásio da Vila Olímpica da Ilha do Governador

» Arbitragem: Gilvan Zeferino Silveira e Luiz Cláudio Santos de Oliveira

» Botafogo: não informado

» Portuguesa: não informado

FINAL

Botafogo 6x4 Dellas Gol Flamengo

» Gols: não informado

» Competição: Campeonato Carioca Sub-17 Feminino

» Data: 16.08.2025

» Local: Ginásio do Jacarepaguá TC

» Arbitragem: Antonio Wagner Mendes Moura e Rebecca Barahona Cantreva

» Botafogo: não informado

» Dellas Gol: não informado

Fonte: Futsalrj.com.br

Retrospecto recente Botafogo x Palmeiras

Créditos: Elson Souto.
por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

NO PERÍODO DE VIDA DO MUNDO BOTAFOGO (2007-2025)

No período de vida do Mundo Botafogo (2007-2025) o Glorioso defrontou o Palmeiras em 36 partidas, obtendo 12 vitórias, 10 empates e 14 derrotas, com saldo de gols desfavorável em 41-45.

» Melhor sequência: 09.06.2007 a 10.10.2010 – 8 jogos; 3 vitórias e 5 empates.

» Pior sequência: 20.11.2016 a 12.10.2019 – 7 jogos; 1 empate e 6 derrotas.

» Desde 2020 até a atualidade: 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

1º JOGO
Botafogo 0x1 Palestra Itália
» Gols: Caetano Imparato
» Competição: Amistoso
» Data: 03.05.1922
» Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
» Árbitro: Everardo Martins
» Botafogo: Haroldo; Palamone, Alemão e Police; Alfredinho e Lagreca; Leite, Alkindar, Celso, Arlindo e Neco.
» Palmeiras: Primo; Bianco, Gasperini e Fabbi II; Picagli e Ítalo; Forte I, Ministro, Pilla, Caetano Imparato e Martinelli.
ÚLTIMO JOGO

Botafogo 0x1 Palmeiras

» Gols: Paulinho, aos 99’ (na prorrogação)

» Competição:

» Data: 28.06.2025

» Local: Lincoln Financial Field

» Público: 33.657 espectadores

» Árbitro: François Letexier (França); Assistentes: Cyril Mugnier (França) e Mehdi Rahmouni (França); VAR: Jérôme Brisard (França)

» Disciplina: cartão amarelo – Gustavo Gómez, Piquerez, Estêvão, Aníbal Moreno e Weverton (PAL); Alexander Barboza, Alex Telles, Artur, Newton, Marçal e Álvaro Montoro (BOT); cartão vermelho – Gustavo Gómez

» Botafogo: John; Vitinho, Jair (Kaio Pantaleão), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Danilo Barbosa (Newton), Marlon Freitas (Arthur Cabral) e Allan (Álvaro Montoro); Artur, Igor Jesus e Savarino (Joaquín Correa). Técnico: Renato Paiva.

» Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos e Mauricio (Facundo Torres); Allan (Mayke), Vitor Roque (Paulinho, depois Micael) e Estêvão (Luighi). Técnico: Abel Ferreira.

OS JOGOS
09.06.2007 – Botafogo 1x1 Palmeiras
06.09.2007 – Botafogo 1x1 Palmeiras
10.08.2008 – Botafogo 1x0 Palmeiras
07.12.2008 – Botafogo 1x0 Palmeiras
15.08.2009 – Botafogo 1x1 Palmeiras
06.12.2009 – Botafogo 2x1 Palmeiras
22.07.2010 – Botafogo 2x2 Palmeiras
10.10.2010 – Botafogo 0x0 Palmeiras
22.05.2011 – Botafogo 0x1 Palmeiras
31.08.2011 – Botafogo 3x1 Palmeiras
01.08.2012 – Botafogo 0x2 Palmeiras
08.08.2012 – Botafogo 1x2 Palmeiras
22.08.2012 – Botafogo 3x1 Palmeiras
04.11.2012 – Botafogo 2x2 Palmeiras
28.05.2014 – Botafogo 2x0 Palmeiras
08.10.2014 – Botafogo 0x1 Palmeiras
31.07.2016 – Botafogo 3x1 Palmeiras
20.11.2016 – Botafogo 0x1 Palmeiras
02.08.2017 – Botafogo 1x2 Palmeiras
27.11.2017 – Botafogo 0x2 Palmeiras
16.04.2018 – Botafogo 1x1 Palmeiras
22.08.2018 – Botafogo 0x2 Palmeiras
25.05.2019 – Botafogo 0x1 Palmeiras
12.10.2019 – Botafogo 0x1 Palmeiras
07.10.2020 – Botafogo 2x1 Palmeiras
02.02.2021 – Botafogo 1x1 Palmeiras
09.06.2022 – Botafogo 0x4 Palmeiras
03.10.2022 – Botafogo 1x3 Palmeiras

25.06.2023 – Botafogo 1x0 Palmeiras

01.11.2023 – Botafogo 3x4 Palmeiras

17.07.2024 – Botafogo 1x0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro

14.08.2024 – Botafogo 2x1 Palmeiras – Copa Libertadores da América

21.08.2024 – Botafogo 2x2 Palmeiras – Copa Libertadores da América

26.11.2024 – Botafogo 3x1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro

30.03.2025 – Botafogo 0x0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro

28.06.2025 – Botafogo 0x1 Palmeiras – Mundial de Clubes

O otorrino não me deu ouvidos

[Aos leitores interessados informa-se que as crônicas de Lúcia Senna no Mundo Botafogo foram publicadas em livro intitulado 'No embalo...