sábado, 2 de agosto de 2008

1964: Torneio Rio – São Paulo - um título tumultuoso



O Torneio Rio – São Paulo de 1964 não terminou em campo, mas no tribunal, devido ao Santos abandonar o jogo antes do fim.

Nessa época o Botafogo fazia muitos jogos amistosos e Garrincha, que levava uma vida desregrada, estava cansado. Na verdade, o craque entrava em campo e ficava parado, recebendo a bola ocasionalmente e devolvendo-a aos companheiros. A torcida irada mandava Garrincha de ‘volta para casa’, mas não sabia que aquela era uma farsa autorizada pelo recém treinador do Botafogo, Zoulo Rabelo.

Zoulo instruíra a equipa para que deixassem Garrincha ditar o seu próprio ritmo. Se estivesse bem, Garrincha tentaria um drible e a linha de fundo, se não, daria a bola a um companheiro. Era uma espécie de Botafogo com dez e às vezes com Garrincha. Porém, Zoulo acertou e Garrincha chegou a fazer três gols no Rio-São Paulo, contra o Flamengo, o Santos e o Bangu.

Na 1ª final o Botafogo ganhou o jogo por 3x2, mas o jogo não foi pacífico e os jogadores andaram à tareia. Manga e Paulistinha foram expulsos, bem como Pelé, tendo saído Jairzinho para entrar Hélio na baliza. Os juvenis Jairzinho e Roberto Miranda, haveriam de ser cruciais para os bi-bi-campeões cariocas de 1967-68 (campeonato e taça Guanabara) e para o tri-campeonato do mundo pelo Brasil, em 1970, deram um banho de bola no Santos durante a 1ª parte do jogo.

Jairzinho abriu o placar aos 20 minutos após receber a bola pela direita junto à pequena área. O craque evitou dois zagueiros do Santos, protegendo a bola, virou-se rapidamente e em menos de nada a bola estava no canto oposto da baliza de Gilmar.

No final da 1ª parte, Roberto Miranda apareceu em grande forma. O defesa Mura lançou a bola da intermediária até ao bico esquerdo da área, Roberto elevou-se num salto extraordinário, vencendo Modesto e encobrindo Gilmar – 2x0.

Três minutos após, Roberto carregou a bola da esquerda para o miolo e a uns sete ou oito metros da entrada da grande área fulminou o ângulo de Gilmar.

No segundo tempo Coutinho reduziu para 3x2 e o Santos chegou ao empate. O árbitro validou, os jogadores do Botafogo reclamaram e o árbitro invalidou – a pancadaria deu lugar ao futebol e o Santos abandonou o campo em protesto. Não tendo sido possível encontrar datas para o segundo jogo, o tribunal declarou ambos os clubes campeões do Torneio Rio – São Paulo de 1964.

Os resultados foram os seguintes:

Botafogo 2x0 São Paulo
Gols: Jairzinho (2), sendo o primeiro de bicicleta
Data: 22/03/1964
Local: Pacaembu (São Paulo)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Ayrton; Bira, Arlindo (Fifi), Jairzinho (Quarentinha) e Zagallo

Botafogo 2x0 Portuguesa de Desportos
Gols: Jairzinho e Quarentinha.
Data: 29/03/1964
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Gérson; Bira, Arlindo (Quarentinha), Jairzinho (Amoroso) e Zagallo

Botafogo 2x1 Flamengo
Gols: Gérson e Garrincha
Data. 11/04/1964
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Gérson; Garrincha, Arlindo, Jairzinho e Zagallo

Botafogo 0x1 Vasco da Gama
Data: 15/04/1964
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton (Ayrton) e Gérson (Quarentinha); Garrincha, Jairzinho, Arlindo e Zagallo

Botafogo 2x0 Fluminense
Gols: Arlindo e Gérson
Data: 19/04/1964
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Jaílton; Ayrton e Gérson; Garrincha, Jairzinho (Quarentinha), Arlindo e Zagallo

Botafogo 1x3 Santos
Gol: Garrincha
Data: 25/04/1964
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo. Manga, Joel, Zé Carlos, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Arlindo (Quarentinha) e Zagallo (Amoroso)

Botafogo 3x1 Corinthians
Gols: Arlindo (2) e Gérson
Data: 28/04/1964
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Nílton Santos e Paulistinha; Élton e Gérson; Garrincha, Jaizinho, Arlindo e Zagallo

Botafogo 4x3 Palmeiras
Gols: Élton, Arlindo, Gérson e Jairzinho
Data: 03/05/1964
Local. Pacaembu (São Paulo)
Botafogo: Manga, Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Paulistinha; Élton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Arlindo e Zagallo (Quarentinha)

Botafogo 5x0 Bangu
Gols: Gérson, 8’ 1°T; Jairzinho (2), 1’ 2ºT e 29’ 2ºT, Élton, 4’ 2ºT e Garrincha, 37’ 2ºT. Obs: o árbitro colocou na súmula para Jairzinho o quarto gol do Glorioso Botafogo FR. Fonte: O Globo (11-05-1964)
Data: 09/05/1964
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Guálter Portela Filho
Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Nílton Santos e Paulistinha; Élton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Arlindo e Zagallo (Quarentinha)

Classificação: BOTAFOGO, 14 pontos; Santos, 14; Palmeiras, 10; Flamengo, 10; Bangu, 9.

Face ao empate de Botafogo e Santos em pontos foi necessário recorrer a uma decisão, cujo primeiro jogo decorreu em Janeiro de 1965.

Botafogo 3x2 Santos
Data: 10 / 01 / 1965
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Albino Zanferrari
Botafogo: Manga, Mura, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Gérson; Garrincha (Zagallo), Jairzinho (Adevaldo), Arlindo e Roberto (Hélio Dias). Técnico: Geninho

Obs:
1) Paulistinha, Manga e Pelé foram expulsos;
2) Enquanto Hélio Dias de Oliveira não entrava, Roberto foi para a meta;
3) Não houve o segundo jogo por falta de datas, ambos foram excursionar e declarados campeões.
4) Nós chamamos de Hélio Dias, o reserva do Manga, porque nesta época também tinha um ponta-esquerda chamado Hélio, mais conhecido como Helinho.

Durante o torneio jogaram: Arlindo, Manga, Jairzinho, Zagallo e Zé Carlos (10 jogos); Gérson, Joel e Paulistinha (9 jogos); Élton e Garrincha (8 jogos); Quarentinha (7 jogos); Rildo (6 jogos); Ayrton e Nílton Santos (4 jogos); Amoroso e Bira (2 jogos); Adevaldo, Fifi, Hélio Dias, Jaílton, Mura e Roberto Miranda. Técnico: Zoulo Rabello (9 jogos) e Geninho (1 jogo).

Artilheiros: Jairzinho (7 gols); Gérson (5 gols); Arlindo (4 gols); Garrincha (3 gols); Élton (2 gols); Roberto (2 gols); Quarentinha (1 gol). Total: 24 gols.

Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda e Roberto Nahal
Acervo e pesquisa de Rui Moura
O Globo

19 comentários:

Anónimo disse...

por isso que eu odeio o santos nos tiraram taça brasil ,libertadores,e quando perderiam o rio sp deram porrada e dividiram o titulo,era uma especie de flamengo da epoca so ganhava ajudado

Anónimo disse...

alias porque o botafogo perdeu pro santos na taça brasil e na libertadores ,vendo os resultados ha um certo equilibrio mas no terceiro jogo tomava de goleada o que aconteceu?

Ruy Moura disse...

Caro Rafael, terão havido prejuízos, mas na verdade o Santos era muito mais 'manhoso' do que o Botafogo. O Botafogo caía em verdadeiras ciladas técnicas nas finais.

E houve sempre um problema chamado Pelé versus Garrincha. Pelé era sempre regular, disciplinado e contundente. Garrincha era irregular, indisciplinado e muitas vezes andava com memninas da 'Casa da Marocas' na noite anterior aos jogos. Além da cachacinha bebida nas concentrações, claro! E no dia seguinte, sem Garrincha em forma...

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Ruy Moura disse...

Caros amigos Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda e Roberto Nahal

Se desejarem continuar a completar os artigos estejam à vossa vontade! O nosso Botafogo agradece!

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Anónimo disse...

Rui, eu tenho um DVD que mostra os gols dessa final. A bola que oSantos alega ter entrado, não entrou, é só ver o vídeo. O Santos de Pelé não sabia perder, quando perdia sempre alegava alguma coisa. Pergunta pro Amarildo o que aconteceu naquela final contra o Milan aqui no Maracanã. Meu pai viu esse jogo, foi uma vergonha. ABS e SA!

Ruy Moura disse...

Pois é, Sergio. O Santos tinha a manha toda. Sem dúvida que o Santos era melhor do que o Botafogo devido à sua regularidade, disciplina e profissionalismo - quesitos muito superiores ao Botafogo - e... porque tinha Pelé! Cinco títulos nacionais consecutivos e dois mundiais não é para uma equipa qualquer. Mas que eles associaram a isso muita manha, muita catimba, sem dúvida que o fizeram. Aliando à sua manha os quesitos em que nos eram superiores conseguiram muitos resultados favoráveis.

Não conheço o vídeo, Sergio. Mas é claro que o Santos iria reclamar assim que pudesse - fez sempre isso. Eu acho que é normal. O que não é normal é não ter sido atribuído o título apenas ao Botafogo por desistência do Santos. Coisas do futebol daqueles tempos... No Rio - São Paulo de 1966 foram declarados quatro campeões, o que é algo impensável e irrazoável.

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

Anónimo disse...

Para Rui Moura.
Pode publicar, obrigado.

Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda e Roberto Nahal
Acervo e pesquisa de Rui Moura
O Globo

BOTAFOGO 2 x 0 SÃO PAULO
Data – 22 / 03 / 1964
Local – Pacaembu (São Paulo)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Ayrton; Bira, Arlindo (Fifi), Jairzinho (Quarentinha) e Zagallo. Gols: Jairzinho (2), sendo o primeiro de bicicleta.

BOTAFOGO 2 x 0 PORTUGUESA DE DESPORTOS
Data – 29 / 03 / 1964
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Gérson; Bira, Arlindo (Quarentinha), Jairzinho (Amoroso) e Zagallo. Gols: Jairzinho e Quarentinha.

BOTAFOGO 2 x 1 FLAMENGO
Data – 11 / 04 / 1964
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Gérson; Garrincha, Arlindo, Jairzinho e Zagallo. Gols: Gérson e Garrincha.

BOTAFOGO 0 x 1 VASCO
Data – 15 / 04 / 1964
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton (Ayrton) e Gérson (Quarentinha); Garrincha, Jairzinho, Arlindo e Zagallo.

BOTAFOGO 2 x 0 FLUMINENSE
Data – 19 / 04 / 1964
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Paulistinha e Jaílton; Ayrton e Gérson; Garrincha, Jairzinho (Quarentinha), Arlindo e Zagallo. Gols: Arlindo e Gérson.

BOTAFOGO 1 x 3 SANTOS
Data – 25 / 04 / 1964
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Nílton Santos e Rildo; Ayrton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Arlindo (Quarentinha) e Zagallo (Amoroso). Gol: Garrincha.

BOTAFOGO 3 x 1 CORINTHIANS
Data – 28 / 04 / 1964
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Nílton Santos e Paulistinha; Élton e Gérson; Garrincha, Jaizinho, Arlindo e Zagallo. Gols: Arlindo (2) e Gérson.

BOTAFOGO 4 x 3 PALMEIRAS
Data – 03 / 05 / 1964
Local – Pacaembu (São Paulo)
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Paulistinha; Élton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Arlindo e Zagallo (Quarentinha). Gols: Élton, Arlindo, Gérson e Jairzinho.

BOTAFOGO 5 x 0 BANGU
Data – 09 / 05 / 1964
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro – Guálter Portela Filho
Competição – Torneio Rio-São Paulo
Botafogo – Manga, Joel, Zé Carlos, Nílton Santos e Paulistinha; Élton e Gérson; Garrincha, Jairzinho, Arlindo e Zagallo (Quarentinha).
Bangu – Aldo, Fidélis, Mário Tito, Hélcio e Nílton Santos; Ocimar e Roberto Pinto (Romeu); Paulo Borges, Bianchini, Cabralzinho e Parada (Vermelho). Técnico: Denoni Pereira Alves.
Gols: Gérson, aos 8’ do 1° tempo; Jairzinho (2), ao 1° minuto e aos 29’, Élton, aos 4’ e Garrincha, aos 37’ do 2° tempo. Obs: o árbitro colocou na súmula para Jairzinho o quarto gol do Glorioso Botafogo FR. Fonte: O Globo (11-05-1964).

BOTAFOGO FR 3 x 2 SANTOS FC
Data – 10 / 01 / 1965
Local – Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro - Albino Zanferrari
Botafogo – Manga, Mura, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Gérson;
Garrincha (Zagallo), Jairzinho (Adevaldo), Arlindo e Roberto (Hélio Dias).
Técnico: Geninho.
Santos – Gilmar, Ismael, Modesto, Haroldo (Lima) e Geraldino; Zito e
Mengálvio; Peixinho (Toninho), Coutinho, Pelé e Pepe.
Técnico: Lula.
Gols - Jairzinho, aos 20’, Roberto, aos 40’ e 43’ (1º tempo);
Coutinho, aos 4’ e 25’ (2º tempo).
Obs: 1) Paulistinha, Manga e Pelé foram expulsos;
2) Enquanto Hélio Dias de Oliveira não entrava, Roberto foi p/a meta;
3) Não houve o segundo jogo por falta de datas, ambos foram excursionar
e declarados campeões.
4) Nós chamamos de Hélio Dias, o reserva do Manga, porque nesta época também tinha um ponta-esquerda chamado Hélio, mais conhecido como Helinho.

Torneio Rio-São Paulo - 1964

Adversário - Resultado - Local:
Bangu - 5 x 0 (Maracanã).
Corinthians - 3 x 1 (Maracanã).
Flamengo - 2 x 1 (Maracanã).
Fluminense - 2 x 0 (Maracanã).
Palmeiras - 4 x 3 (Pacaembu).
Portuguesa de Desportos - 2 x 0 (Maracanã).
Santos - 1 x 3 e 3 x 2 (ambos no Maracanã).
São Paulo - 2 x 0 (Pacaembu).
Vasco - 0 x 1 (Maracanã).

Total de Jogos: 10; Vitórias: 8; Derrotas: 2; Gols Pró: 24; Contra: 11.

Jogaram:
Arlindo dos Santos Cruz, 10 jogos.
Haílton Corrêa de Arruda (Manga), 10.
Jair Ventura Filho (Jairzinho), 10.
Mário Jorge Lobo Zagallo, 10.
José Carlos Gaspar Ferreira (Zé Carlos), 10.
Joel Martins da Fonseca, 9.
Gérson de Oliveira Nunes (Canhota de Ouro), 9.
Oswaldo Sampaio Júnior (Paulistinha), 9.
Élton Fensterseifer, 8.
Manoel dos Santos (Garrincha), 8.
Waldir Cardoso Lebrego (Quarentinha), 7.
Rildo da Costa Menezes, 6.
Nílton dos Santos, 4.
Ayrton Povill dos Santos, 4.
Ubirajara Pereira Lima (Bira), 2.
José Amoroso Filho, 2.
Paulo Eugrécio da Silva (Fifi), 1.
Roberto Lopes de Miranda, 1.
Maurício Pereira Barros (Mura), 1.
Adevaldo Virgílio Netto, 1.
Jaílton Raimundo dos Santos, 1.
Hélio Dias de Oliveira, 1.
Total - 22 jogadores.
Técnicos - Zoulo Rabello (9 jogos) e Geninho (1 jogo).
Artilheiros: Jairzinho, 7 gols; Gérson, 5; Arlindo, 4; Garrincha, 3; Élton, 2; Roberto, 2; Quarentinha, 1. Total - 24 gols.


Fontes:
Acervo e pesquisa de Auriel de Almeida, Eduardo Santos, Marcelo Albuquerque, Pedro Varanda e Roberto Nahal
Acervo e pesquisa de Rui Moura
O Globo

VIVA O NOSSO BOTAFOGO!

Ruy Moura disse...

Magnífico, meus amigos!... É uma informação excelente!... Obrigado! Vou postar ainda hoje, assim que puder.

SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSES

ali reslan disse...

caro RUY, sempre achei uma grande palhaçada essa historia de ter que dividir o titulo do rio sao paulo de 1964 com o santos,porque o santos nem se quer quis terminar a partida RUY, eles abandonaram o jogo antes do fim.quanto a esse video RUY, tem no yotube e mostra mesmo que a bola nao entrou. agora quanto a final de 66 será que foi justo aquela divisao de titulo? qual sua opiniao? abraços gloriosos!

GILMAR TOLEDO disse...

caro RUY, ja ouvi falar dessa final,do rj sp de 64 e é verdade mesmo que o santos abandonou o jogo antes do fim ? saudaçoes botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Concordo inteiramente. Se o Santos o fizesse hoje era punido, mas nessa época os santistas valiam-se de muito amadorismo do futebol brasileiro, de muita facilidade comportamental das pessoas, de ter Pelé e, então, ensaiavam atitudes à boa moda flamenguista de hoje. O título é indubitavelmente só nosso do ponto de vista ético, mas oficialmente consta do curriculum do Pelé...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É verdade, Gilberto, é verdade.

Aliás, nada de muito anormal quando se sabe que outra das edições teve quatro campeões ex-aequo, que o Flamengo é campeão carioca duas vezes no mesmo ano, que o Fluminense passa diretamente da 3ª para a 1ª divisão, que a CBF muda unilateralmente regras de campeonatos a começar, que a novela do campeonato brasileiro de 1987 continua, etc.

No futebol brasileiro aconteceu sempre de tudo, e se ainda está de pé não o deve aos atuais dirigentes, treinadores, árbitros, jornalistas e torcedores violentos. Deve-o EXCLUSIVAMENTE a um extraordinário celeiro de jogadores que 'teima' em se manter e em produzir jogadores espetaculares, bem como a torcedores como eu e o Gilmar que ingenuamente acreditam que o panorama brasileiro pode mudar. E entretanto a Europa vai 'comendo' tudo porque o futebol brasileiro não tem estruturas profissionalizadas e competitivas para os craques que nascem, em comparação com a crescente qualidade do espetáculo futebolístico no continente europeu.

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

caro RUY, li no site do botafogo uma das reportagens que falam sobre as conquistas do botafogo, que houve uma segunda partida, que foi realizada em 1965 no dia 10 de janeiro, e esta partida o botafogo tambem venceu por 3x2, na verdade varios sites na internet dizem a mesma coisa, tem até videos na internet ,quer dizer entao que chegou a acontecer uma segunda partida em 1965 valida pelo rjsp de 1964? abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Sim, essa partida está relacionada no texto e foi só uma partida. O Santos não quis jogar a 2ª e o título foi dividido.

Abraços Gloriosos.

ali reslan disse...

esta certo amigo RUY, agora entendi. abraços gloriosos!

Wesley Machado disse...

Tem o vídeo do primeiro tempo deste jogo final do Rio São Paulo de 64 no You Tube! Só procurar por BOTA X SANTOS 64. Gérson Canhotinha de Ouro jogava muito!

Ruy Moura disse...

Obrigado pela informação, Wesley.
Abraços Gloriosas.

Unknown disse...

Tomou de 5 a 0 na final e ainda diz que foi ajudado pela arbitragem. Que piada.

Unknown disse...

Além d tudo isso q foi muito bem comentado por todos,havia também uma diferença d idade entre os jogadores do Botafogo e do Santos no início dos anos 60.

Jefferson: o maior craque botafoguense do séc. XXI

[Atualização, pós-aposentadoria, da biografia publicada em 2013] por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Jefferson de Oliveira Galvão...