terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jornalismo escandaloso!

.

Há muitos jornalistas quaisquer, mas Roberto Assaf não é um deles. Assaf, adepto do Flamengo, é um profissional ético, imparcial e consagrado pelo desempenho da sua profissão.

Assaf escreveu sobre o jogo Botafogo x Cruzeiro e, tal como eu próprio, entendeu ter sido bem anulado o gol do Cruzeiro e bem assinaladas as duas grandes penalidades a favor do Cruzeiro e do Botafogo, mas a redação do jornal Lance! modificou o texto de Assaf e escreveu o seguinte: “Aos 29, Diego Renan derrubou Maicosuel fora da área, mas o juiz deu pênalti”.

É ESCANDALOSO!

É como um Assessor modificar o texto sobre uma tomada de decisão do Presidente da República e fazê-lo autor do inverso do que ele queria comunicar ao país.

É como alterar o desfecho de um romance entregue pelo escritor ao seu editor e imprimi-lo sem a anuência do autor.

É como manipular descarada e despudoradamente a opinião pública.

É ESCANDALOSO!

É como mentir deliberadamente à opinião pública dizendo-se que um colunista pensa aquilo que não pensa.

É ESCANDALOSO E DESRESPEITOSO DA AUTORIA, DA CIDADANIA E DA LIBERDADE DE ROBERTO ASSAF!

Roberto Assaf, que releu a sua coluna, ao contrário de alguns colunistas que não tornam a ler o que escrevem, telefonou a PC Guimarães (segundo palavras deste) e disse-lhe: "PC: escrevi que foi pênalti no Maicosuel e publicaram que não foi pênalti. Mexeram na minha crônica".

Roberto Assaf disse que levou um susto com a chamada de capa que relatava ter havido “mãozinha do juiz!” e contou que lhe justificaram a alteração unilateral da sua coluna porque "houve um consenso aqui na redação de que houve pênalti". (!!!)

Como referiu em comentário anterior o nosso leitor Dirley Santos, "inventou-se" as colunas assinadas feitas por "consenso" da maioria.

O Lance! vive num país sem censura, não na velha ditadura que tanto beneficiou certos clubes no futebol! Porém, provou à saciedade como se pode induzir a opinião pública e o que membros de uma redação de um jornal são capazes de fazer. Tratou-se de Roberto Assaf, que reclamou e obteve uma desculpa, mas quantos jornalistas ‘não consagrados’ se calam para manter o lugar, deixando que se prejudique a imagem dos clubes?

E o alvo nunca é o Flamengo ou o Corinthians, mas sempre, entre outros, o Botafogo. Em especial quando o Botafogo se mostra capaz de se manter entre os primeiros, pressionando-se a opinião pública e os árbitros para que o nosso clube seja zurzido em praça pública e prejudicado em campo.

A capa de notícia do Lance! é toda ela escandalosa, dizendo que houve ‘mãozinha do juiz’, que o gol anulado ao Cruzeiro foi legal e que o penalty sobre Maicosuel não existiu – decretando, em consequência, que 3x1 seria o placar justo.

Ainda não satisfeitos como isso colocaram a foto de Caio a acenar obscenamente à torcida.

Ainda não satisfeitos com o desonroso título e o conteúdo da notícia completamente desfavorável ao Botafogo, Lance! também decidiu alterar o texto de Roberto Assaf. Acuado face à reação do jornalista, Lance! pediu desculpa pública, mal todo o mal já estava feito numa prova da impiedosa má vontade contra o Botafogo.


Na comunicação social de um país europeu ou de um país norte-americano, o responsável pelo sucedido seria literalmente demitido. Um bom país pode-se construir com pessoas como Roberto Assaf, um mau país constrói-se com quem censura e altera textos dos outros procurando, à custa do nome dos consagrados, alterar o rumo dos acontecimentos.

O/s autor/es da ‘gracinha’ deveriam ser denunciados pela Justiça e criminalizados por desrespeito constitucional aos direitos dos cidadãos. E condenados, claro!

Condenados em prol da transparência e da liberdade de expressão, em prol do respeito e da cidadania dos outros, em prol da vida em democracia e não pautado pelo medo da censura, pelo prejuízo injusto de outrém.

[Em tempo: Que os responsáveis do Botafogo se mantenham atentos e interventivos, porque se a nossa equipa de futebol se mantiver a ameaçar os primeiros classificados, muita ‘tinta inimiga’ rolará.]

Fonte: o artigo usou materiais publicados em http://blogdopcguima.blogspot.com/

13 comentários:

Rodrigo Federman disse...

Boicote ao Lance!
Abs e SA!!!

Dirley disse...

Olá, Rui!
Sabia que vc faria um excelente comentário sobre o ocorrido, por isso pedi sua opinião; como sempre muito bem argumentada.
espero que isso sirva de alerta aos torcedores (não só do Glorioso) e aos nossos dirigentes de que nem tudo no futebol de hoje se resume a "co-irmãos e parcerias".

PS - só pra que não fique duvidas, não sou "leitora" (talvez, quem sabe em outras reencarnações) e sim leitor. rs, rs rs

SAN
Dirley.

Ruy Moura disse...

Rodrigo, se todos os botafoguenses conseguissem estabelecer uma auto-meta de não compra do Lance! por uns tempos, era um grande acontecimento que abalaria o dito jornal. E um movimento cívico de 1º nível no Brasil, inaugurando uma nova Era de Cidadania.

Não comprem o Lance, botafoguenses!

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Dirley, as minhas desculpas pelo lapso. Embora pense que ser mulher noutra reencarnação seria uma experiência muito interessante. Talvez possamos propor ao 'Divino' que na próxima reencarnação troque os sexos de todos nós... (rs)

Obrigado pelas suas estimulantes palavras. Estaremos sempre aqui ao serviço do Botafogo.

Abraços Gloriosos!

Dirley disse...

Valeu, Rui! Se o "Divino" não fizer isso, testemos nas folias de momo. Kkkkkk
Sobre o boicote, eu queria muito a mini-jabilani que está em promoção no Lance, mas sabem, comecei a gostar do tal Marca Campeão?! rs rs rs
Porém, o que está faltando mesmo é um jornal (de verdade) feito por Botafoguenses que (sem delírios) contasse a nossa história e nossa versão da história. Coisas que blogs como o teu, o do Snoopy, o do Thiago, o do Federman, o saudoso Carlito Rocha, entre outros (sem esquecer do Danilo e seu botafoguismo)fazem tão bem.

Abraços,
SAN
Dirley.

Ruy Moura disse...

Dirley, o Marca Campeão pode ser uma boa alternativa no curto prazo ao Lance.

Apesar de pertencer a mais um grupo muito vermelhinho para o meu 'fino gosto alvinegro'.

Abraços Gloriosos!

IBR FÉ ICAPUÍ disse...

Prezado Rui
Você não imagina o orgulho que sinto por ser botafoguense e por compartilhar essa paixão com pessoas de sua estirpe, bem diferente de tantos desmiolados que graçam no meio esportivo - "dirigentes", "imprensa", "árbitros", etc.
No meu modo de ver o pênalti marcado contra o botafogo foi mais "duvidoso", uma vez que o contato, que inegavelmente houve, pareceu mais leve do que seria necessário para derrubar. No dia seguinte um jogador do Vasco, em lance quase idêntico derrubou com muito mais força o atacante do Internacional e todos os comentaristas da Globo, além do árbitro, não consideraram pênalti.
Na sua opinião qual a razão de tanta perseguição ao Botafogo? Simplesmente inveja? Despeito por não possuir uma história tão gloriosa? Algo mais sério que não consigo alcançar?

Ruy Moura disse...

Caro Augusto, obrigado pelo fino elogio que me dispensou.

Se eu fosse árbitro marcaria as duas grandes penalidades, mas aceito que nenhuma fosse marcada. Porque ambas as situações dependem de interpretação. Isto é, o que importa sobretudo é se o critério do árbitro é igual, e se as arbitragens em geral seguem o mesmo critério aproximadamente.

Na minha intepretação eu daria grandes penalidades, naquelas e noutras vezes. E daria porque não assinalar grande penalidade em tais circunstâncias é favorecer o jogo físico sobre a arte de jogar futebol. Sinceramente, farto-me de ver grandes penalidades onde os outros não veem, simplesmente pela razão que privilegio quem joga a arte do futebol e não quem joga o físico para cima dos outros. Acho errado interpretar 'choque' de corpos quando é apenas um a atirar a sua força física para cima do outro. Choque de corpo é força igual de ambas as partes, mas ela é muitíssimas vezes desigual e favorece quem jogo pouco futebol, prejudicando os verdadeiros artistas.

Sobre a sinvejas, direi que esse é o problema principal. O próprio Zico disse recentremente que o BFR sempre lhe esteve atravessado, porque quando defrontavam o nosso clube, diz Zico, jogavamos, jogavamos e perdíamos sempre. Muita gente de 50 anos, que assistiu a bailes do BFR nos anos 60 e até 70, ainda faz tudo para nos prejudicar. Além de a nossa história ser de invejar, e os nossos ídolos campeões são o que o Flamengo e outros nunca tiveram. Nem Flamengo, nem Vasco nem Fluminense tiveram campeões do mundo como Didi, Garrincha, N. Santos, Amarildo, Jairzinho, etc. Isso faz a inveja dos medíocres. Mas, em minha opinião, os últimos anos de rejeição começaram com os chororôs continuados das nossas equipas em 2007-08-09, que foram aproveitados pela mídia para nos rotular e estigmatizar. Precisamos de uma grande gestão que passe por cima dissso tudo com elevado nível, que nos destaque novamente como elite e nos recentre no 'alto'.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruy Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
google disse...

Grande Rui!!!!
Pq será q o Botafogo incomoda tanto???Dá nojo essa imprensa brasileira!
Abraços!

Ruy Moura disse...

Amigo Sergio, em minha opinião essa gente presta um péssimo serviço ao futebol, ao deporto e ao país. Com atitudes destas que autoridade têm tais pessoas para depois se queixarem dos seus governos e dos seus políticos?!

E quando o povo deixa o pau correr, e às vezes até apoia, então...

Abraços Gloriosos!

Retrospecto Botafogo x Fortaleza (1966-2024)

Arte (Botafogo): Elson Souto. Fonte (Fortaleza): asmilcamisas.wordpress.com. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo SÍNTESE DE TODOS O...