O Botafogo conquistou o Torneio Triangular de Caracas (Taça Círculo de Periódicos Esportivos), no dia 31 de janeiro de 1967, ao vencer o Barcelona (Espanha) por 3x2, com gols de Aírton Beleza, Gérson e Paulo Cézar.
Eis a campanha invicta do Glorioso:
BOTAFOGO 0x0 PEÑAROL (Uruguai)
» Competição: Triangular de Caracas / Taça Círculo de Periódicos Esportivos
» Data: 28.01.1967
» Local: Estádio Olímpico (Caracas)
» Árbitro: Angel Ortega
» Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho (Nei Conceição) e Gérson; Paulo Cézar, Roberto, Aírton Beleza (Rogério) e Edinho (Sicupira). Técnico: Admildo Chirol.
» Peñarol: Taibo, Mendez, Lezcano, Díaz e González; Gonçalves e Cortez (Bertucci); Abbadie, Silva (Cabrera), Spencer e Joya (Barreto). Diretor técnico: Roque Mastopi.
BOTAFOGO 3x2 BARCELONA (Espanha)
» Gols: Aírton Beleza, aos 14’, Gérson, aos 80’ (de bicicleta) e Paulo Cézar, aos 85’ (Botafogo); Silva,aos 86’ e 89’ (pen.)
» Competição: Triangular de Caracas / Taça Círculo de Periódicos Esportivos
» Data: 31.01.1967
» Local: Estádio Olímpico (Caracas)
» Renda: ?
» Público: 25.000 mil
» Árbitro: Rodolfo Isaia
» Botafogo: Manga, Joel, Zé Carlos, Leônidas e Chiquinho Pastor; Afonsinho e Gérson; Paulo Cézar, Roberto, Aírton Beleza (Sicupira) e Edinho (Rogério). Técnico: Admildo Chirol.
» Barcelona: Reina, Benítez, Eladio, Müller e Olivella; Borrás e Fusté; Rife, Zaldúa (Pereda), Silva e Seminario (Zavalla). Técnico: Roque Olsen.
Classificação: BOTAFOGO, 3 pts; Barcelona, 2 pts; Peñarol, 1 pt.
Súmulas: Pedro Varanda (colaborador do blogue Mundo Botafogo); Fontes: El Mundo Deportivo, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports e O Globo
6 comentários:
Caro Ruy, envie o seu e-mail para mim, pois o texto é longo e eu teria que dividi-lo para caber no local dos comentários.
JOTA,E-MAIL: jegori44@gmail.com
UM ABRAÇO. SLEA.
Aí vai, JOTA: mundobotafogo@gmail.com
Abraços Gloriosos!
TORCIDA ALVINEGRA em em ação
Pra frente FOGÃO
Do meu coração
Todos juntos vamos
Pra frente FOGÃO
Salve o CAMPEÃO
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão (Parece que a estrela solitária é toda a constelação) Todos ligados na mesma emoção (Todos gritando DÁ-LHE FOGÃO)
Tudo é um só coração!
Todos juntos vamos
Pra frente FOGÃO, FOGÃO
Salve o CAMPEÃO
caro RUY, o torneio de caracas, ou triangular de caracas como tambem é chamado,teve o mesmo valor da pequena taça do mundo ou nao? ja li em alguns blogs de futebol que a pequena taça do mundo teve mais valor, isso é verdade mesmo ou as duas competiçoes tiveram o mesmo valor? alguns blogs dizem tambem que as duas competiçoes tiveram o mesmo valor e que só mudou de nome , de pequena taça do mundo passou a ser chamada de torneio de caracas. abraços gloriosos!
Ali, o mais provável é serem equivalentes. Emqualquer caso, os participantes eram de grande nível. Há quem defenda que ambos os tprneios deviam ser tornados Mundial de Clubes. Eu crei que se isso fosse feito a bagunça internacional assemelhar-se-ia à bagunça dos títulos no Brasil, que misturaram Torneio Rio-São Paulo, com Taça do Brasil e com Robertão. Além da bagunça de outros torneios, como o bicarioca do flamengo em 1979-1979, a Taça Maravilhosa de 1996, compitas ocasionais, etc.
Porém, se a FIFA decidisse equiparar a Mundiais, eu creio que a Pequena Copa do Mundo e o Torneio de Paris seriam com certeza escolhidos. O Torneio de Caracaas também bagunçou, não se sabendo ainda hoje se o Botafogo ganhou três torneios ou dois torneios e dois jogos isolados. Enfim...
Abraços Gloriosos!
Em todo o caso, eram torneios. O mesmo não acontecia com o suposto mundial de clubes da Toyota, que era disputado em um jogo só e sem nenhuma qualidade futebolística, tanto mais que os europeus nunca ligaram a esse jogo.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário