sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Voz de Oswaldo Oliveira

«Nossa expectativa diminui um pouco pela distância do Cruzeiro, mas até quando for matematicamente possível vamos buscar o título, até porque temos vários jogos pela frente». – Oswaldo Oliveira, a 13 pontos do Cruzeiro que aumenta a sua vantagem jogo após jogo, rodada após rodada.

Comentário do Mundo Botafogo: (a) E se assim vós fizerdes, assim vós acabareis ganhando coisa nenhuma! (b) É impressionante a falta de qualidade, de flexibilidade e de sensibilidade futebolística deste técnico, que devia conversar seriamente com os jogadores admitindo que o ‘sonho’ fica para outra temporada e que é necessário a recentragem em objetivos importantes ainda este ano: G3 e Copa do Brasil. O sujeito ainda vai arrumar maneira de ficarmos sem uma coisa nem outra, perseguindo o improvisado provérbio “de batalha em batalha até à derrota final”. 

Em comentário mais recente, Oswaldo Oliveira atribui a queda de produção do Botafogo ao calendário. Essa é, em minha opinião, a principal razão. Porém, Oswaldo Oliveira utiliza-a, mais uma vez, para se ilibar de culpas e lançá-las exclusivamente sobre o calendário. Que fique claro que Oswaldo Oliveira conhecia o calendário desde o final do ano passado, o que significa que deveria ter definido metas e objetivos concretos para 2014 de modo a gerir o plantel de forma adequada face ao calendário, superando o cansaço inevitável para o qual eu chamei a atenção o ano todo, designadamente quando insisti que não tinhamos plantel para sermos campeões brasileiros porque as lesões, as suspensões e o cansaço acabariam por chegar. Chegaram, mas da pior forma e no pior momento, justamente porque Oswaldo Oliveira não se precaveu contra esse panorama ao não priorizar competições e não poupar o plantel com um plano bem estruturado. Sejamos francos: alguém com uso prudente da razão e, por conseguinte, com controlo das emoções de torcedor, poderia considerar que com um plantel desmanchado e curto poderíamos ser 'campeões de tudo'? Menos ainda sem gestão do plantel para prevenção do cansaço, fator que se tornou, ano após ano, a 'mãe das nossas derrotas'. E parece que só agora descobriram, apesar de o Mundo Botafogo insistir há anos nessa tecla fundamental para o nosso time de futebol.

17 comentários:

Lorismario disse...

Rui. Se minha concordância valer alguma coisa você terá recebido algo de valor. Só gostaria de sacrescentar que o Sr. presidente Maurício Assumpção também tem uma grande parcela de culpa,pois em dois anos se desfez dos seguintes atletas. Alguns dos quais estão fazendo falta. Outros não ( caso do Fábio Ferreira). Ei-los: Herrera, Loco, Andrezinho, Marcio Azevedo (é melhor do que o Lima), Felipe Gabriel, Jadson, Maicossuel,Antonio Carlos (é menos ruim do que o André Bahia),Vitinho. Tirando o Fábio Ferreira, alguns seriam titulares ou se equiparavam aos titulares (casos de Felipe Gabriel,Vitinho, Andrezinho, Jadson) e os demais seriam reservas melhores do que os atuais. Aí vem o Sr. maurício9 Assumpção querer dar uma de ingênuo (ele é um "falso ingênuo") e perguntar o que aconteceu. Ora Sr. presidente, o que aconteceu foi, entre outras coisas, você. Loris

Ruy Moura disse...

Perfeito, Loris. Assino em baixo: "o que aconteceu foi, entre outras coisas, você"

Abraços Gloriosos!

Gil disse...

Rui, Loris,

O nininho me lembra aquele antigo comercial de biscoitos: Vende mais que é fresquinho ou é fresquinho por vender mais!?
Toda vez que ele diz que não pode montar um bom elenco devido as finanças e que só pode montar um bom elenco se conseguir a vaga na libertadores, lembro da propaganda.

É o típico do empresário com seu comércio que tem tudo para crescer, porém o seu contador ou economista diz que vem uma grande crise. O cara não investe, os negócios despencam e é obrigado a fechar as portas. Ainda agradece o economista visionário por ter avisado da crise que se aproximava.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Muito boa, Gil! Foram esses economistas de 'trazer por casa' que levaram e estão levando a Europa para um beco sem saída de austeridade. Cortam aqui e cortam ali, a economia diminui, se diminui, baixa o emprego e o poder de compra, se baixa o emprego e o poder de compra, baixam os impostos a favor do Estado, se baixam os impostos a favor do Estado é necessário pedir mais sacrifícios, se há mais sacrifícios, baixa o emprego e diminui a economia, se diminui a economia... blá-blá-blá... São uma praga pior do que a praga flamenguista...

Às vezes gostaria de me ter ficado só pela sociologia e não ter ido para a economia também. Tenho vergonha desses sujeitos que são incapazes de romper um ciclo vicioso e nem sequer abrirem uma luzinha estratégica para um círculo virtuoso. São a praga da modernidade!

[PS: Sobre os Contadores, então, nem vale a pena falar, porque de economia global sabem nada e de finanças nacionais muito pouco]

Abraços Gloriosos!

Marcos Celso disse...

Não acho que o que o Oswaldo fale para a imprense seja o mesmo para os jogadores. Essa declaração dele é obviamente diplomática. Se ele declarasse: "O Botafogo desiste de lutar pelo Brasileiro pois acreditamos que o cruzeiro dificilmente deixará de ser campeão. Priorizaremos agora a Copa do Brasil." ele seria execrado pela mídia e por torcedores. Então tem que declarar mesmo que acredita e que quando há vida há espernça e blá blá blá. Não estou defendendo ele só quero dizer que é compreensível a declaração e nada absurda. Mas entendo que ele deve sim ter a visão por demais óbvia que estamos muito próximos de um título nacional (Copa do Brasil), que título do Campeonato Brasileiro só por MILAGRE mas que devemos sim lutar para ficar entre os 4 e garantir assim a vaga para a Libertadores.

Saudações Alvinegras!

hilario muylaert disse...


Rui, esqueceram de lembrar ao O.O. que o calendário apertado, e o cansaço dos atletas valem para todos os atletas dos 20 times que disputam a competição.

De fato, uma desfaçatez. O.O. é um tremendo "cara de pau".

Não podemos esquecer, como lembrou o Lorismario, que o desmanche do elenco tem colaborado para nossa instabilidade, neste final de campeonato. A negociação do Vitinho sinalizou, definitivamente ao mercado do futebol: não buscamos o título nacional de 2013. Lamentável o papel desempenhado por Assumpção e cia.
Alguns de nós, que vimos de longe, como eu, sabe que a "incompetência" muita das vezes busca mascarar objetivos "inconfessáveis". Ou seja, os interesses da instituição Botafogo, quase sempre, são relegados a planos inferiores.

Os resultados do futebol e do remo, vis-à-vis nossos principais rivais, ao longo de nossa história, estão aí......prá comprovar.

Somos o 4º do Rio, "em tudo", e o 12º do Brasil em "quase tudo".

Mas, voltando ao futebol, nada está totalmente perdido. Os objetivos reais, no momento: conquista da Copa do Brasil, e G-3.

Creio que temos possibilidades, nada obstante as dificuldades colocadas acima. Precisaremos, sim, de muita raça, força,determinação e competência.

Temos que posicionar nosso time num 4-3-2-1, ou num 4-4-2. Nada de entregar o meio de campo aos adversários, como tem vem ocorrendo nos últimos jogos.

E pelo que tenho visto do time Grêmio, acredito que com muito empenho, raça, além congestionar nossa intermediária temos amplas possibilidades de vitória, amanhã.

Acredito que nos manteremos no G-3, e que, desta vez, a Copa do Brasil será conquistada por nós.

Abraço
Hilario

Ruy Moura disse...

Não sei se sim nem se não, Marcos. O que sei é que ainda hoje o Marcelo Mattos declarou que vamos lutar pelo título até onde matematicamente for possível.

Ora, se a conversa 'lá dentro' fosse outra ele estaria dizendo isso? Creio que dificilmente o diria... E se disse sabendo que esse não é o objetivo, fê-lo para quê?... Para mostrar 'burrice' pública?...

Ademais, não creio que ele não possa dizer que já não luta pelo título. Em Portugal, o Sporting é um dos três 'grandes' e o seu novo treinador disse claramente que o objetivo deste ano não é o título nacional, mas ficar entre os três primeiros e, quiçá, concentrar-se também nas outras duas taças. Claro que ele vai trabalhar na consolidação de um time forte capaz de na próxima temporada ser osso duro de roer como candidato ao título nacional. Todavia, assume que o clube vai até onde for possível, e quando não for possível, não é. No entanto, o time está em 2º lugar a dois pontos do líder...

Em suma, um homem inteligente, com capacidade de liderança e reconhecido bom senso pode dizer muitas coisas sem desmoralizar o time, pelo contrário, recentrá-lo onde isso for mais conveniente. Mas Oswaldo Oliveira não é esse homem, em minha opinião.

Aliás, bastas vezes eu disse que já o teria demitido, pelo menos desde que enfrentou a torcida com ar gingão e desrespeitoso para o maior património do nosso clube.

Mas provavelmente vai ficar para 2014...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

É verdade o 4º estadual e o 12º nacional. Ano após ano... O que mostra a ousadia' e a 'ambição' das nossas diretorias... São diretorias de bairro num clube dominado por bairristas... E dificilmente s emudará porque os estatutos não estão vocacionados para a votação emm massa do 'povo botafoguense'.

m Portugal, a massa associativa do Sporting varreu completamente a velharia com a eleição de um 'presidente do povo', mas o nosso clube barra a votação alargada, que fica sempre entregue aos mesmos...

Também concordo que devemos apontar ao G3 e Copa do brasil, com maior prioridade ainda à Copa do Brasil: nunca apostamos nela, mas é hora de arriscar e ganhar um título nacional e qualificação à Libertadores.

E confesso que não acredito nem desacredito: penso que se a diretoria e a comissão técnica forem inteligentes podem conseguir, se insistirem nas mesmas conversas pra 'boi dormir' acabaremos fora do G3 e da Copa do Brasil.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Hilario, mais uma coisa: o Atlético Mineiro vem aí... com a força toda... ou nos precavemos ou submergimos...

Abraços.

Lorismario disse...

Caros amigos. Tenho medo do que nós fazemos aqui. Talvez muito mais do que medo. Desacredito que aquilo que fazemos aqui sirva para qualquer finalidade prática. Creio que funciona mais como terapia de grupo entre nós. Será que as pessoas que decidem no Botafogo topariam fazer uma mesa redonda conosco para discutir os "Caminhos do futebol no Botafogo: das discussões teóricas à pratica." Tal evento jamais acontecerá. Não aceitam sugestões, mesmo a luz de evidências. A proposta da mesa redonda está feita. Será que o presidente lê o Mundo Botafogo? Loris

Ruy Moura disse...

Se lê, não sei, Loris. Mas já leu. E há dirigentes que leem. E até já me copiaram notícias... Em geral, as minhas notícias são mais completas que as do portal do BFR, estranhamente...

Creio que os nossos debates servem. Muitas centenas de pessoas leem o Mundo Botafogo diariamente. E muitas delas partilham das nossas opiniões. Que espalham por outros sítiosd, designadamente nas redes sociais e em outros espaços botafoguenses. E isso sempre gera algo. A pressão pode ser feita de muitos modos...

Mas jamais aceitarão tal debate, evidentemente...

E eu até tinha uma proposta concreta a fazer sobre isso, se 'eles' quisessem...

Abraços Gloriosos!

hilario muylaert disse...

Rui e Lorismario,

Bem lembrado, Rui. Já havia observado que o seu blog é mais atualizado, mais sintonizado, com mais conteúdo de qualidade do que o próprio site oficial do Clube !!!!

Pasmem, mas é fato !!!!!

Cara... somos muito "fraquinhos"....e olha que estamos avançando, estamos melhorando.....

Ocasiões passadas, conversei algumas vezes com um tal Pedro Padilha, sugerindo-lhe mais conteúdo no site, coisa fácil de fazer.....e o cara dizia educadamente....vamos providenciar...ótima sugestão... mas nada fazia.........

Mais uma evidência de nossa incompetência.

Reconheço, assim mesmo, que estamos evoluindo. Mas ainda temos muito a melhorar para nos equipararmos aos 11 outros rivais nacionais.

E todo esse histórico de incompetência está nitidamente expresso em nossas poucas conquistas, vis-à-vis nossos concorrentes.

A conquista ( espero eu) da Copa do Brasil, e a vaga na Libertadores/2014 será um marco importante em nosso soerguimento.
Assim como a conquista do Estadual de remo 2013 será um marco importante, também.(99,9%).

Alteração estatutária importante, pensando no longo prazo, será a abertura do Clube a sócio-torcedor com direito a voto ( mediante condicionalidades), e e reabertura do sócio contribuinte.

Já estamos muito atrasados ( aliás, como já sabido, em "quase tudo" ), mas temos que encarar e efetuar essas mudanças modernizadoras.

Antes tarde do que nunca.

Abraço
Hilario Muylaert

ps: a impressão que passa é a de que os gestores atuais acham que já fizeram muito ( ah...isso aqui antes era muito pior...), e aí..... estão acomodados na mediocridade.
Esquecendo que se melhoramos em relação a "nós mesmos", relativamente aos nossos rivais continuamos a perder terreno.......

Ruy Moura disse...

Lembro-me do Padilha, Hilario. Ele era um dos que lia o Mundo Botafogo.

O Hilario lembra-se do portal do Botafogo antes do atual? Esse então não informava memso nada e era inavegável!

Porém, é como diz, as alterações que esta diretoria fez fá-la julgar-se que é o máximo, quando na verdade os buracos encontram-se por toda a parte. Não são buracões, mas são buracos.

Enquanto o BFR tem o último título nacional há 25 anos, os outros três do Rio já conquistaram títulos nacionais muito recentemente. Se não me falha a memória, o Vasco ganhou a Copa do Brasil, o Fluminense dois Brasileirões e o Flamengo uma Copa do Brasil e um Brasileirão. O Flu e o Fla tiveram ajuda dos árbitros, mas ainda assim nada justifica não termos títulos noutros anos, a não ser a nossa falta de capacidade.

Só ficarei contente quando houver profissionalismo a sério.

O presidente do FC Porto antigamente estava no relvado todos os domingos junto dos jogadores, cuidando da forma como tudo evoluía. O FC Porto ganhou tudo o que havia para ganhar (2 Copas Toyota, 2 Ligas dos Campeões, 2 Ligas Europa, 20 campeonatos e umas duas dezenas de Copas de Portugal e Supertaça) e deixou de estar no banco, no relvado, há vários anos.

Agora o FC Porto está em 1º lugar, mas está jogando mal e perdendo na Europa. Que fez o presidente? Desceu novamente ao relvado! Atento, logo ao 1º sinal tratou de ir assegurar o melhor andamento da equipa de futebol. Lá é assim. Um exemplo de gestão. O BFR não poderia copiar certas boas práticas mundiais e aplicar?

Tudo muito amador no nosso clube e quiçá no futebol brasileiro. Continuo a insistir que o futebol brasileiro é penta por causa dos excelentes atletas que tem (e algumas ajudas de arbitragens), não pelos seus maus dirigentes, árbitros, comissões técnicas e treinadores.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Em virtude da sua 1ª frase adjetivando do modo como o fez, não tenho nada a comentar.

Saudações botafoguenses.

Anónimo disse...

Sendo assim, peço desculpas por aqui por qualquer mal-entendido, pois essa não era a intenção.

Saudações botafoguenses.

Thiago Hildebrandt.

Ruy Moura disse...

Nesse caso, Thiago, eu vou responder ao seu comentário.

É a minha opinião. Sempre foi. Basta ver todas as minhas postagens anteriores. Só suspendi certas críticas a Oswaldo Oliveira quando o BFR venceu o Santos e fez uma boa sequência de vitórias. Admiti que ele teria conseguido gerir bem o balneário e obtido a união do time, principalmente porque eram os próprios atletas que referiam isso. Mas tecnicamente nunca lhe reconheci valor, pelo que tenho toda a autoridade de torcedor e de opinador para o criticar sem que entre em contradição. Sempre afirmei que desconfio de treinadores como Oswaldo que tiveram a equipa fabulosa do São Paulo nas mãos e nada fez com ela, acabando por se ‘exilar’ no Japão após vários insucessos.

Efetivamente, sempre escrevi que quem ajustava tecnicamente o time e cobrava a tática aos companheiros, era Seedorf, não Oswaldo. Repare que o time começou a jogar realmente bem quando Seedorf tomou as rédeas da equipa em campo, fazendo de treinador, já que o nosso gosta do silêncio à beira do gramado e de substituir geralmente tarde e a más horas. Aliás, Seedorf foi ao ponto de barrar declarações de vitinho à comunicação social, assumindo aquilo que o treinador devia ter feito e não fez. Aí Seedorf mostrou toda a sua influência no time e, consequentemente, na forma de jogar.

Por outro lado, sempre escrevi que não tínhamos plantel para vencer o Brasileirão, mas, quando muito, ficar no G4 e, com mais probabilidade, conquistar a Copa do Brasil SE FOSSE PRIORIZADA. Somente admiti, após a vitória sobre o Santos – e logo escrevi que me arrependera –, que talvez pudéssemos brigar pelo título nacional. E fi-lo após o surgimento fogoso de Hyuri e a aparente boa forma de Elias a marcar gols. Mas logo o fogo se acabou e veio ao de cima um Oswaldo sem soluções.

No entanto, também escrevi que Oswaldo dificilmente poderia ter soluções após o brutal desmanche feito por Maurício Assumpção, que começou a ter problemas financeiros ANTES do fechamento do Engenhão. E o seu vice para o futebol negou-se a aumentar vitinho por não haver condições. Que logo surgiram quando vitinho recebeu a proposta da Rússia…

Portanto, aos dois culpados maiores acrescento Chico Fonseca, completando o trio com Maurício Assumpção e Oswaldo Oliveira. Pense-se o que se quiser, mas em minha opinião não são os jogadores os 1ºs responsáveis pela má fase, mas sim as decisões erradas de Maurício Assumpção, Chico Fonseca e Oswaldo Oliveira (que escala mal, substitui mal e não sabe mudar de tática no decorrer dos jogos).

Após tantos pontos perdidos e num fosso enorme para o líder, qualquer treinador de qualidade virava o objetivo para outro lado, motivando os jogadores, por exemplo, para a conquista da Copa do Brasil, fazendo evidenciar a importância nacional do título e a classificação automática à Libertadores. Não acredito que os jogadores se motivem a conquistar um título a 13 pontos do líder! Motivação seria focá-los na Copa do Brasil e no alcance de um posto de honra no pódio, evidenciando-lhes que seria a melhor colocação do Botafogo desde 1995 e que a torcida reconheceria plenamente um lugar no pódio (2º ou 3º) e a conquista da CdoB.

Porque os jogadores ou fingem acreditar ainda que podem ser campeões brasileiros, e julgo que será essa a verdade, ou são absolutamente desprovidos de massa cinzenta se não estiverem a fingir.

(continua)

Ruy Moura disse...

(continuação)

Se o Thiago respeitar a minha opinião fundamentada em críticas concretas ao longo dos meses deste ano, respeitarei a sua. E não o adjetivarei seja com que nome for. Rotular é sempre algo menor; eu gosto mesmo é do debate, das opiniões que podem gerar soluções melhores. A emocionalidade primária de torcedores não resolve coisa alguma. As soluções dependem da nossa massa cinzenta.

E ou o Botafogo aprende de vez como se deve liderar, em termos de administração e em termos de time, ou lhe garanto que de clube de ‘Estado’ passará definitivamente, em poucos anos, a clube de ‘Bairro’, tornando a fazer rivalidade com o América, recordando os tempos violentos em que o América baixava o sarrafo nos atletas do Botafogo com o beneplácito das arbitragens. O descomunal défice financeiro fará o resto do funeral.

Abraços Gloriosos!

Botafogo, Palmeiras e Fluminense no pódio Mundial

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Em minha modesta opinião o Botafogo devia contestar junto da FIFA a realização da final do Mund...