sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Um Barão de Coubertin em Setúbal!

O Sporting Clube de Portugal consolidou a liderança na visita à casa do Vitória de Setúbal, goleando o adversário por surpreendentes 6x0.

João Mário, um Sportinguista de craveira elevadíssima, é produto da Academia do Sporting e foi emprestado ao Vitória por um ano, tendo aí desenvolvido as suas capacidades e, posteriormente, regressado ao seu Clube de origem para, em pouco tempo, com o seu fino futebol, ganhar a titularidade do atual líder do campeonato português.

Na goleada de 6x0 João Mário marcou um gol fabuloso e não comemorou por respeito e gratidão ao Vitória que o acolheu com carinho e lhe permitiu dar um importante salto na carreira. Ao mesmo tempo que João Mário não comemorava, a massa associativa do Vitória levantou-se na arquibancada e aplaudiu o gol marcado contra o próprio clube.

Um sócio do Vitória escreveu uma carta (aberta) a João Mário, que se reproduz.

[Nota do Mundo Botafogo: solicita-se humildemente aos noventa e muitos porcento de energúmenos desportivos da arquibancada flamenguista que não leiam esta carta por duas razões: (a) desconhecem o assunto, (b) consequentemente não o sabem interpretar, (c) logo, é tempo inutilmente perdido.]

"Meu caro João Mário,

Sou sócio do Vitoria FC há 53 anos. Quando me perguntam qual o meu clube digo que é o Vitoria FC e quase sempre vem a segunda pergunta: " Ok. E qual é o outro?"

E eu respondo: Não há outro!

Não sou "doente" pelo futebol mas gosto de ver um bom jogo. Há algumas épocas atrás, ao ver um jogo do VFC reparei num jogador que me era desconhecido: João Mário.

Reparei na forma "aveludada" como tratavas a bola, na tua visão de jogo, na precisão do passe, na qualidade do drible e no faro pela baliza.
Soube que estavas emprestado pelo Sporting ao meu clube.

Quando voltaste ao Sporting fiquei, por um lado triste, mas também feliz pois poderias ter no teu clube muito mais oportunidades. E assim aconteceu!

E quando tanta coisa negativa existe no nosso futebol, hoje aconteceu algo que me deixou muito feliz: o teu golo contra o meu VFC.

E destaco 3 aspectos. Desde logo a tua jogada e o golo. Que golaço! Depois a forma como não celebraste o golo. Isso revela algo que poucos têm no futebol: o sentido da gratidão.

Naqueles segundos demonstraste o que é ser GRANDE! Os grandes como tu não são ingratos e sabem reconhecer as oportunidades que a vida lhes deu. E o Vitória e as gentes de Setúbal ajudaram-te na tua carreira.

O mérito é teu, mas em Setúbal todos deram uma ajuda.

E finalmente o gesto de desportivismo e fair-play que foi sentir o aplauso dos adeptos do Vitoria ao golo que marcaste contra a sua equipa. Isto é raro ver-se nos estádios de Futebol!

Mas tu e Setúbal deram o exemplo!

Desejo-te os maiores sucessos na tua carreira que não tenho dúvida vai ser brilhante. És um exemplo de desportista e ser humano. Bem Hajas!

E já que o meu Vitoria não será campeão nas épocas mais próximas, espero que tenhas a felicidade de ser campeão pelo Sporting! Tu mereces!

Grande abraço deste Vitoriano!"

4 comentários:

Biriba disse...

Rui,

Fantástico! Uma postagem como esta e logo abaixo: "sem comentários". Autoexplicativo. De minha parte, concordância: nada a declarar.

Saudações botafoguenses!

Ruy Moura disse...

É uma raridade tal comportamento, Luiz. Devíamos todos divulgar comportamentos destes, em vez de acalentar diatribes rivais às vezes até mesmo agressivas e desbocadas (exceção ao combate à seita de cathartiformes que não respeitam ninguém). Abraços Gloriosos.

Sergio Di Sabbato disse...

Esse episódio me lembra um Botafogo 2 X 2 Cruzeiro em 71 ou 72 no Maracanã, quando o Dirceu Lopes fez um dos gols mais bonitos que presenciei em minha vida: do grande círculo driblou todos os atletas do Botafogo que tinha a sua frente, segundo gol do Cruzeiro. E o que fez a torcida do Botafogo presente? Levantou-se e aplaudiu o golaço. O jogo terminou empatado depois do Botafogo estar perdendo de dois a zero e, o Fracão perdeu o penâlti que daria a vitória ao Botafogo, mas mesmo assim a torcida aplaudiu ambos os times na saída de campo. O torcedor verdadeiro gosta acima de tudo de um grande espetáculo e este sabe reconhecer o craque, ao contrário daqueles que acham que "roubado é mais gostoso" ou que pedem para entregar o jogo. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Exatamente, Sergio. Tenho saudades de jogadores assim e de públicos assim. O futebol hoje é uma miséria em que todos os argumentos valem para se ganhar, e os ataques de uns aos outros usam a pior argumentação da espécie humana. Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...