sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Retrospecto Botafogo x Caxias do Sul

por PEDRO VARANDA
Pesquisador e Colaborador do Mundo Botafogo

O Botafogo jogou três vezes com clubes gaúchos com a designação de ‘Caxias’. Em 1974 o nosso Clube enfrentou, em Amistoso, a Associação Caxias do Sul de Futebol, que resultou da fusão com o Flamengo, em virtude de uma grave crise financeira que juntou os dois rivais.

Posteriormente separaram-se de novo com a extinção da Associação Caxias do Sul de Futebol, em 1975, e o Flamengo foi absorvido pela nova Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, fundada nesse mesmo ano, com a qual o Botafogo jogou em 2003 pelo Campeonato Brasileiro – Série B e em 2020 pela Copa do Brasil.

Eis as FICHAS TÉCNICAS dos três jogos:

BOTAFOGO 0x0 ASSOCIAÇÃO CAXIAS DO SUL DE FUTEBOL (RS)
» Gols: –
» Competição: Amistoso
» Data: 23.06.1974
» Local: Baixada Rubra, em Caxias do Sul.
» Árbitro: Agomar Martins.
» Botafogo: Jair Bragança, Edmílson, Mauro Cruz, Osmar e Waltencir; Carbone (Parazinho), Carlos Roberto e Ademir Vicente; Nílson Dias, Puruca (Roberto Carlos) e Fischer.
» Caxias: Bagatini, Valmir, A. Carlos, Luiz Felipe e Paulinho; Félix, Osmar e Paulo César; Vanderlei (Carlinhos), Carlos e Iaúca.
Fonte: Correio do Povo, de 25-06.

BOTAFOGO 2x2 S.E.R. CAXIAS DO SUL (RS)
» Gols: Leandrão e Gilmar (Botafogo)
» Competição: Campeonato Brasileiro – Série B
» Data: 02.09.2003
» Local: Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ)
» Árbitro: ?
» Botafogo: Max, Márcio Gomes, Sandro, Gilmar e Jorginho Paulista (Daniel); Fernando, Valdo, Têti e Camacho (Almir); Dill (Edivaldo) e Leandrão.
» Caxias: ?
Nota: Gilmar foi expulso. Fonte: Rádio Globo.

BOTAFOGO 1x1 S.E.R. CAXIAS DO SUL (RS)
» Gols: Pedro Raul, aos 12’ (Botafogo); Carlos Alberto, aos 17’ (Caxias do Sul)
» Competição: Copa do Brasil
» Data: 05.02.2020
» Local: Estádio Francisco Stédile, o ‘Centenário’, em Caxias do Sul (RS)
» Árbitro: Lucas Canetto Bellote; Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Evandro de Melo Lima; Quarto árbitro: Eleno Gonzalez Todeschini
» Disciplina: cartão amarelo – Pedro Raul (Botafogo) e Marcelo Pitol, Vinícius Baiano, Gilmar, Carlos Alberto (Caxias do Sul)
» Botafogo: Gatito Fernández; Fernando, Marcelo Benevenuto, Joel Carli e Guilherme Santos (Danilo Barcelos); Cícero, Alex Santana, Thiaguinho e Bruno Nazário (Rafael Navarro); Luís Henrique (Kanu) e Pedro Raul. Técnico: Alberto Valentim.
» Caxias do Sul: Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Bruno Ré; Yuri (Da Silva), Carlos Alberto e Diogo Oliveira; Vinícius Baiano (Bruninho), Gilmar Juninho Potiguar (Léo Tilica). Rafael Lacerda.

2 comentários:

jornal da grande natal disse...

A fusão foi entre o Flamengo e o Juventude. A União foi rompida. O alviverde voltou a ser Juventude, o Flamengo caxiense se apagou e permaneceu o primeiro Caxias, em Tião do segundo.

Ruy Moura disse...

Não entendi, meu amigo. Realmente o Flamengo parece que se fundiu com o Juventude. Mas, nesse caso, existia paralelamente a Associação Caxias do Sul de Futebol com quem jogamos, certo? Quando o Flamengo se separou do Juventude aconteceu o quê? A Associação Caxias foi extinta e deu lugar a uma união com o Flamengo designada por Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul? Então o Flamengo fez duas fusões, uma com o Juventude e mais tarde outra com a Associação Caxias?

Abraços Gloriosos.

O otorrino não me deu ouvidos

[Aos leitores interessados informa-se que as crônicas de Lúcia Senna no Mundo Botafogo foram publicadas em livro intitulado 'No embalo...