quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Os melhores do mundo do futebol em 2007/2008

.

Cristiano Ronaldo recebeu a maior consagração jamais obtida por um atleta de futebol ao vencer tudo o que havia para vencer num só ano. Com 935 pontos contra 678 do argentino Messi e 203 do espanhol Torres, o jogador português conquistou o troféu de melhor jogador do mundo e fechou com chave de ouro a época de 2007/2008 conquistando os três maiores prémios do mundo num só ano.

Antes de Cristiano Ronaldo apenas dois jogadores haviam conquistado a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro no mesmo ano – Muller (1970) e Ronaldo (1997). E apenas Ronaldo e Cristiano Ronaldo conseguiram juntar a esses dois troféus o “FIFA World Player of the Year”. Porém, Cristiano Ronaldo foi muito mais longe do que qualquer futebolista o fizera antes dele.

Na verdade, Cristiano Ronaldo, com apenas 23 anos, ganhou tudo o que havia para ganhar em 2007/2008, porque à Bola de Ouro, à Chuteira de Ouro e ao “FIFA World Player of the Year” juntou os títulos de campeão nacional de Inglaterra, campeão da Europa e campeão Mundial de clubes – o que jamais algum atleta conseguira. Aos três troféus mais desejados juntaram-se os três títulos mais ambicionados dos dias que correm.

Pelé, o Rei do Futebol dos anos sessenta do século XX, que entregou o troféu a Cristiano Ronaldo, profetizara esta conquista ao próprio Ronaldo há um ano atrás.


Saliento que os dois portugueses que ganharam o “FIFA World Player of the Year” – Luís Figo (2001) e Cristiano Ronaldo (2008) – foram revelados pela Academia do Sporting Clube de Portugal, clube pelo qual estrearam como profissionais.

Um último pormenor: Cristiano Ronaldo leva nas costas a famosa camisa 7 do extraordinário Mané Garrincha, sendo, em minha opinião, o único jogador do mundo que foi capaz de fazer lembrar Garrincha devido ao drible fácil e, sobretudo, à sua extraordinária alegria de jogar futebol.

Eis a impressionante lista de conquistas de Cristiano Ronaldo em 2007/2008:

· Campeão mundial de Clubes
· Campeão Europeu de Clubes
· Campeão nacional de Inglaterra
· Melhor jogador do mundo (FIFA)
· Bola de Ouro
· Chuteira de Ouro
· Jogador do ano (FIFPro)
· Jogador do ano (revista World Soccer)
· Onze ideal (FIFPro)
· Melhor jogador da Liga dos Campeões
· Melhor avançado da Liga dos Campeões
· Melhor jogador da Liga inglesa
· Melhor marcador da Liga inglesa
· Equipa do ano da Premier League

Porém, há também que festejar o magnífico triunfo da brasileira Marta, a qual conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o troféu feminino “FIFA World Player of the Year”. Marta obteve 1.002 pontos contra 328 da alemã Birgit Prinz e 275 da brasileira Cristiane.


A brasileira, com apenas 22 anos, igualou o feito da alemã Birgit Prinz, que também conquistara três troféus consecutivos antes de Marta.

Marta foi tetracampeã sueca pelo Umea, sendo eleita duas vezes a melhor jogadora do campeonato. Na última Copa do Mundo, em 2007, Marta obteve o troféu de melhor jogadora e o troféu de melhor artilheira. O ano de 2008 foi bom para Marta porque ganhou novamente o campeonato sueco e conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim.

Um último pormenor: Marta leva nas costas a famosa camisa 10 do extraordinário jogador que foi Pelé. Chamam-na a ´Pelé de Saias’, mas na verdade é apenas a Marta, a melhor jogadora do mundo e, em minha opinião, a melhor futebolista de todos os tempos.


Parabéns a Cristiano Ronaldo e a Marta!

A lista masculina dos premiados de todos os tempos com o troféu “FIFA World Player of the Year” é a seguinte:

· 1991: Matthaüs (Alemanha)
· 1992: Marco van Basten (Holanda)
· 1993: Baggio (Itália)
· 1994: Romário (Brasil)
· 1995: Weah (Inglaterra)
· 1996: Ronaldo (Brasil)
· 1997: Ronaldo (Brasil)
· 1998: Zinédine Zidane (França)
· 1999: Rivaldo (Brasil)
· 2000: Zinédine Zidane (França)
· 2001: Luís Figo (Portugal)
· 2002: Ronaldo (Brasil)
· 2003: Zinédine Zidane (França)
· 2004: Ronaldinho Gaúcho (Brasil)
· 2005: Ronaldinho Gaúcho (Brasil)
· 2006: Cannavaro (Itália)
· 2007: Kaká (Brasil)
· 2008: Cristiano Ronaldo (Portugal)

A lista feminina das premiadas de todos os tempos com o troféu FIFA “World Player of the Year” é a seguinte:

· 2001: Mia Hamm (América)
· 2002: Mia Hamm (América)
· 2003: Birgit Prinz (Alemanha)
· 2004: Birgit Prinz (Alemanha)
· 2005: Birgit Prinz (Alemanha)
· 2006: Marta (Brasil)
· 2007: Marta (Brasil)
· 2008: Marta (Brasil)

9 comentários:

Visconde disse...

Parabéns aos 2, o prémio é justissimo.
2º português melhor do mundo, 2º made in Alvalade, palavras para quê...

Abraço

Leonel Ventorim disse...

Concordo perfeitamente.
Ronaldo é o único que faz lembrar a ginga e a alegria de jogar do nosso Garrincha. Que se lixem os que só falam mal dele, são uns depressivos.
E claro, mais um da escola verde e branca.

PS: Que saudades dos anos 80 quando a Juventude Leonina era a melhor claque nacional e uma das melhores da Europa. No tempo em que um grupelho fascista não se tinha infiltrado...mas que felizmente começa a minguar.

Leonel de Jesus

Fernando Lôpo disse...

Esse prêmio já era dele desde a conquista da Liga dos Campeões. Só o que poedria tirar esse prêmio dele era a euro, mas mais uma vez a Euro não fez o melhor do mundo.

O que eu acho é que o prêmio deveria ser entregue logo após a votação. Às vezes, quando passa um período longo entre a votação e a entrega já tem outro se destacando mais.

Sobre a Marta eu não tenho a menor noção de futebol feminino pra avaliar as jogadoras em geral. do que vejo em Pan, Mundial e Olimpíada, me parece que a Marta está um degrau acima das mulheres, em físico, velocidade, habilidade, arrancada, etc.

Até por falta de opções, periga ela ganhar muitos prêmios desse.

Ruy Moura disse...

Visconde, a Academia do Sporting vai continuar a surpreender. A seguir a este João Moutinho e a este Miguel Velosos estão outros na forja. Só é preciso que haja uma gestão capaz tal como nos últimos anos. Creio que as Academias do Sporting e do Ajax sãoa s melhores da Europa.

Abraços Leoninos.

Ruy Moura disse...

Leonel, creio que os miúdos fascistas do Sporting nem saberiam muito bem o que é isso. Era moda. A prova é que cada vez há menos tendências fascistas na torcida verde. As minhas filhas andam por lá, todos os jogos, a endireitar aquilo... rsrsrs...

Abraços botafoguenses e sportinguistas!

Ruy Moura disse...

Também concordo, Fernando. A FIFA adopta o critério 'ano civil', mas na realidade o que se avalia é a temporada, que na Europa foi 2007-2008. Se avaliassemos o ano civil, creio que o Messi e o Abramovici estão jogando um degrau acima do Ronaldo neste momento, o que dificultaria mais a eleição. Se avaliarmos por temporada, então o Cristiano ganharia tudo disparado - como aconteceu. Como os jogadores que ganham estes títulos - sejam europeus ou sul-americanos - jogam todos na Europa, que possui os 4-5 melhores campeonatos do mundo (o campeonato brasileiro é muito disputado, mas não tem a qualidade futebolística do inglês, espanhol, italiano...) seria mais adequado optar-se pela temporada e não pelo ano civil.

Fernando, eu não acompanho muito o futebol feminino, mas, francamente, o que tenho visto está de acordo com a sua percepção - a Marta está um ou mais degraus acima das outras em todos os quesitos: velocidade, físico, técnica... A Marta é formidável!...

Saudações Gloriosas!

snoopy em p/b disse...

concordo.
agora, rui, o weah é inglês?
não é africano?
vou tentar ver isso na net...

parabéns ao c. ronaldo e a marta!

snoopy em p/b disse...

achei. era liberiano.
jogou muita bola!

Ruy Moura disse...

Snoopy, creio que o Weah se naturalizou inglês, não?...

Abraços Gloriosos!

Cartolano, de jovem bicampeão à toga de advogado

Cartolano, ao meio, de boina preta, em 1928. Crédito: Arquivo Pessoal de Marta Cartolano. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo & M...