quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tarzan, um torcedor extraordinário

.

[O meu presidente foi Paulo Azeredo, o diretor de futebol, Renato Estelita, o botafoguense mais apaixonado, Carlito Rocha, o botafoguense mais corajoso, João Saldanha, o treinador principal, Mário Zagallo, o treinador das bases, Neném Prancha, o preparador físico, Paulo Amaral, o médico, Lídio Toledo, o jogador completo, Nilton Santos, o craque do mundo, Mané Garrincha, o mascote, Biriba, e o torcedor dirigente… TARZAN!... Lanço o repto aos torcedores e às torcidas organizadas do Botafogo para empreenderem uma reflexão em torno dos princípios e das atitudes de Tarzan e da torcida que ele representava.]

Otacílio Batista do Nascimento nasceu em Minas Gerais, em 1927, e faleceu próximo de Belo Horizonte, num acidente de viação, em 1990, quando retornava de uma viagem de campanha como candidato a deputado estadual. Otacílio, sob o nome de guerra ‘Tarzan’, foi o chefe da torcida organizada do Botafogo nos seus gloriosos anos. Em Belo Horizonte, Otacílio era camelô e torcedor do Galo das Alterosas. Mudando-se para o Rio abraçou as cores do alvinegro de General Severiano.

Porém, Tarzan era apelidado, em criança, de Bota-fogo, nome dado a provocador de discórdias ou suscitador de rixas. E escolheu precisamente um clube adequado ao seu apelido de infância – o Botafogo de Futebol e Regatas.

Tarzan entusiasmou-se pelo desempenho de Guará num jogo Atlético versus Vila Nova e rapidamente passou a fazer parte da torcida atleticana, que quase toda simpatiza com o Botafogo do Rio de Janeiro – e como as cores condiziam com a do Atlético, assim como o seu apelido "Bota-fogo", Otacílio virou fã dos dois alvinegros de Minas e do Rio.

Já a alcunha de "Tarzan", como afinal ficou conhecido, foi originada na mania que tinha de amarrar um feixe de palha de milho a um barbante, pedindo aos empregados da fazenda do pai lhe ateassem fogo para que, agarrado à outra ponta, ele saísse correndo. Tarzan tinha muito prazer com isso, especialmente por apreciar a fumaceira e as fagulhas que resultavam da brincadeira.

Tarzan seria, durante toda a sua vida, um ignívomo devido às sucessivas lutas que travou, quer em defesa própria ou de outrem, acabando por ser um andarilho da vida um adepto das lutas corporais e um apaixonado pelo Botafogo.

Após fugir de casa e vaguear por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, Tarzan acompanha o Botafogo em todas as partidas desde 1953. Porém, é somente em 1957 que entra nos estádios munido de bandeiras e fogos de estampido, acabando por ser proclamado chefe da torcida d’O Glorioso.

Ivone Santos, antiga jogadora de basquetebol, face aos enormes gastos de Tarzan com os fogos, chegou a declarar que se o Botafogo permanecesse muito tempo na liderança, Tarzan iria certamente à falência.

Tarzan respondeu assim a Ivone: – “Aquilo que gasto com meu clube recebo, de retôrno, multiplicado, pois mais vale uma satisfação que dinheiro amealhado.”

Tarzan discutia com a imprensa os problemas do Botafogo e por todo o lado a sua conversa girava sempre em torno do clube. Ele fazia comícios, opinava, acusava, elogiava e aplaudia sempre que fosse caso disso.

A clarividência e o amor de Tarzan ao Botafogo eram de tal ordem que não poupou o célebre Mané Garrincha, porque, em sua opinião, constituía para os jovens péssimo exemplo de profissional. Como não poupou Didi, Quarentinha e Zagallo por várias razões. Palavras de Tarzan:

– “Se fôsse dirigente vendê-los-ia na primeira ocasião. E, se contasse com fôrça no Conselho Deliberativo, afastaria êsses diretores que há vários anos não deixam os lugares, impedindo o crescimento e expansão do Botafogo. São arcaicos, obedientes a superados métodos e fazem muito mal em não dar vez aos novos. Temos tudo para superar, em qualquer terreno, os coirmãos. No entanto, como vamos, vamos de mal a pior. Tenho, porém, fé em Deus que um dia, ao voltar de minhas viagens, saberei da boa nova da evolução do clube a que dedico descomunal amor. Só êle me faz parar um pouco e para êle e por êle vivo.”

Tarzan teve que lutar contra quem lhe tentava embargar as manifestações em prol do Botafogo, quer no campo, onde comparecia com uma charanga e profuso foguetório, quer nas ruas, quando as autoridades agiam violentamente para o impedir de vender e ganhar a vida. A sua vida foi atribulada, mas o próprio defende-se:

– “Se me tratassem bem não haveria briga. Porém, sempre dois ou três me atacavam inopinadamente aos murros e pontapés e eu, que não sou saco de pancadas, reagia à altura. Acabava preso e processado; todavia, não perdi nenhum caso no Foro: os juízes, invariavelmente, reconheciam que eu agira em legítima defesa.

Tarzan era um sujeito tão extraordinário que chegou a ser homenageado pelas torcidas do Vasco da Gama, que o agraciaram com um escudo de ouro do clube (1957), do América, que o homenagearam com uma flâmula representativa do clube (1959) e do Flamengo, que o presentearam com um belo quadro de seu clube (1962).
.

28 comentários:

Gil disse...

Rui,

Fico a imaginar o Tarzan vivendo o nosso amado BOTAFOGO nos dias de hoje!

Saiba que visito o teu belo espaço que tão bem defende e divulga as coisas do nosso amado clube todos os dias, porém, estou tão desanimado com o que estão fazendo com o clube que evito comentar algo no intuito de não contagiar os amigos.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Ruy Moura disse...

Gil, confesso que também eu diminui os meus comentários mais 'fortes' à diretoria, não tanto por contagiar os amigos, mas porque estou tão saturado desta gente que eles não valem a qualidade dos nossos comentários e das nossas reflexões.

A enormíssima falta de qualidade desta gente não merece ter como resposta os comentários preocupados de gente com qualidade quando eles parecem bem tranquilos da vida na sua tão enorme 'não qualidade'.

Mas isso não deve impedir que as multi-variadas publicações aqui feitas recebam menos comentários dos amigos, designadamente porque os assuntos são diversos e alguns interessantes de comentar e discutir.

Por exemplo, os princípios e as práticas de Tarzan deviam ser alvo de muitos comentários e reflexão dos botafoguenses. Mas parece que não nos damos a esse trabalho...É pena, porque a dinâmica das coisas da vida, incluindo a dinâmica dos blogues, depende das atitudes e das motivações das pessoas que os frequentam e das pessoas que os produzem.

A qualidade e a longevidade da coisas depende muito da dinâmica que lhes conseguimos assegurar.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Rui, quando conheci Tarzan pela primeira vez no Maracanã, ficou aquela marca implacavel da sua camisa de tricô do glorioso.Sorriso estampado no rosto, andava por toda arquinbacada a conversar com os torcedores e na maioria das vezes sabia quem estava lá pela primeira vez.Certa vez num jogo contra o Flamengo vi Tarzã sair correndo atras de um torcedor que entrara de maneira equivocada na torcida do Botafogo.Protegeu o rapaz e o encaminhou para sua torcida.Ah a bandeira do Flamengou que com o rapaz estava virou troféu de guerra.Vivo hoje fosse com certeza já teria ido a GS e dado uns bons tabefes naqueles # patetas que lá insistem em ficar.Saudades dele.Era acima de tudo um símbolo como os demasi que o Botafogo possui.Como vc coloco Tarzã ao lado da bandeira, do hino,manequinho e biriba.Símbolo eterno - SAUDAÇÕES GLORIOSAS - MARCOS VENICIUS

rafael botafoguense disse...

hahah que cara sensacional,já tinha ouvido falar mas não sabia histórias dele,parece ser tipo um russão dos anos 50 e 60,o mais maneiro é a vontade dele em tornar o botafogo gigante perante aos rivais porém os dirigentes desde sempre avacalharam,isso é mto revoltante será que é tão dificil administrar um clube e fazer a torcida ter orgulho? será que só na cabeça dos torcedores isso é possivel? enfim só nos resta torcer.

Anónimo disse...

INDIGNACAO!!!

eh esta a palavra que estou usando para ilustrar oque estao fazendo com este classico no engenhao e com o nosso time, o Botafogo.
Sou de Vitorie, ES e daqui sairiam algumas excursoes familiares para o jogo de domingo e eu estava dentro de uma destas excursoes.

Acontece que, devido aos estardalhaco negativo da maioria da imprensa escrita e fala, que esta "vendendo" o jogo do engenhao com se la fosse o iraque, todas estas excursoes que sairiam de vitoria sabado a noite DESISTIRAM!!! Eh isso mesmo!

Porque?
Porque so falam que vai dar confusao, que a torcida deles vai invadir nosso lado, que no engenhao nao vai ter seguranca, dentre outras coisas... resultado: paguei, estava super-animado para ir ao jogo com meu pai apos 16 anos, e agora nao vou poder mais ir porque esculhambaram o classico.

So falam que o engenhao nao tem seguranca... e o maracana???? tem alguma seguranca??? palhacada!!!

Porque nao falam que a torcida dos mulambos eh a mais violenta do rio e que sabendo disso, usam do medo para diminuir a torcida dos outros?? E principalmente a nossa, que eh composta (queiram ou nao) por jovens e criancas...

Olha, eh um absurdo oque estao fazendo com este jogo e com o Botafogo. Sim, o Botafogo! porque o prejuizo eh do clube, se houver alguma confusao sera culpa do clube, se a torcida nao vai quem sai perdendo eh o clube, e por ai vai...

Estou indignado, senhoras e senhores. Oque estao fazendo com nossos torcedores eh INADMISSIVEL!!!!

Eu to puto!!! muito puto!!!
Nunca vou torcer tanto para o Fogao como neste domingo.

abracos

Unknown disse...

Viva Tarzan!
Viva o Botafogo!
Viva o Rui Moura!

Leonel.

Ruy Moura disse...

Marcos, Tarzan era, a todos os títulos, original e notável. Corajoso e inovador. Ma so que realmente sempre apreciei nele foi colocar a integridade moral dos homens acima de tudo. Talvez a maioria dos torcedores de hoje não saiba, mas Didi, Quarentinha, Zagallo, Amarildo e outros eram prima-donas no Botafogo; faziam o que queriam e não se podia tocar nas 'vamps'. Se Tarzan mandasse, estes três tinham sido corridos do Botafogo de modo a engrandecer o BFR com outros caráteres.

Eu sigo a linha de Tarzan. Dispenso o cínico Dodô, o manipulador Cuca, o maluco do André Luiz, o falinhas mansas do Ney, o Zé Roberto, o Clayton, o Diguinho... E em MA, AS e AB então nem falar! Era rua direto!

Tarzan merecia uma homenagem do BFR de hoje, e talvez servisse de símbolo para as nossas torcidas...

Abraços Gloriosos|

Ruy Moura disse...

Rafael, o Tarzan era mesmo muito original. Mas além disso os princípios dele eram notáveis. Não levava desaforo para casa, mas nunca tomava a iniciativa de avacalhar seja quem fosse. Que torcedor há por aí que tenha sido homenageado por 3 dos clubes que eram seus grandes rivais?...

Era tempo da somissas organizadas olharem para a fiura do Tarzan.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Me amigo Anderson eu também estou indignado, mas não é com os urubus. Estou indignado com os compirtamentos da diretoria e com a sopções de Maurício Assumpção. Ao aceitar repartir os bilhetes e as receitas, ao deixar dirigentes almoçarem com urubus, ao elogiar árbitros que nos prejdicaram, tem aberto caminh para os urubus nos golearem fora do campo. Em campo perdemos apenas por força dos árnbitros, mas fora dele somos GOLEADOS! GOLEADOS! Por pura incompetência!... Às vezes até me pergunto: será mesmo incompetência ou...

Este Omssão odeia-nos. Barra a torcida em feriado e põe-nos cheios de medo em pleno Engenhão - de tal modo que você e muitos outros não irão. Os urubus usam as armas que lhes dão... apenas isso...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Oi, Leonel! Quanto tempo, rapaz! Atéparece que não vivemos na mesma cidade... Votaste no Bloco de Esquerda, foi?.. Eu não... rsrsrs...

Abraços Gloriosos!

LumenArc disse...

ROFL Tarzan!

Maz disse...

Yeah Tarzan is funny

rafael botafoguense disse...

então rui foi o que disse as idéias dele eram boas mas o dirigentes desde sempre brecava o botafogo nos deixando estagnados,talvez por isso não levamos o mundial naquela época.

Unknown disse...

Tarzan e Russão são os símbolos do Botafogo nas arquibancadas.

Ruy Moura disse...

Abraços Gloriosos, LumenArc!

Ruy Moura disse...

Maz, se tivessemos um Tarzan hoje na sorganizadas... a diretoria havia de persegui-lo!...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Precisamente, Raphael!... Não ganhamos títulos mundiais porque o BFR nunca foi muito organizado. Cada um fazia o que queria e as excursões desgastavam imenso. Pelé era organizado e o Santos também. Como foram muito mais organizados tomaram os melhores títulos. Poderíamos apredner com o passado, mas não. As asneiras repetem-se e engrossam...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Exatamente, Gustavo! Tarzan e Russão foram os grandes animadores das 'velhas' torcidas do Botafogo. Após os anos sessenta nnca mais tivemos torcedores daquele calibre. Mas precisamos deles. Quem se candidata?... Tem que ser corajoso, ousado, inovador e não esperar benefícios...

Abraços Gloriosos!

Sandra Pereira disse...

Muito obrigado por vocês lembrarem do meu querido Tio,o Botafogo para ele era sua maior paixão.
Saudades tio.

Abçs,
Sandra
Belo Horizonte.

Ruy Moura disse...

Eu não ooderia deixar d efazer essa homenagem, Sandra:

1º porque foi o líder mais amado de torcida organizada;
2º porque sabia discutir com as diretorias os caminhos melhores para o Glorioso;
3º porque foi o líder da torcida no meu tempo de jovem;
4º porque o Botafogo, para mim e para ele, é a maior de todas as paixões.

Abraços Gloriosos!

Luiz Henrique disse...

Tive a oportunidade de conhecer o Tarzan pessoalmente, tinha uns 7 ou 8 anos, se não me engano ele tinha um salão de cabeleireiro no centro, próximo a barraca do Tolito.
Chamava a atenção por ter um físico atlético ( forte ). Mas se ele visse os jogadores de 1980 em diante, não teria criticado Garrincha e Cia.
Parabéns pela pesquisa.

Ruy Moura disse...

A sua nota é interessante e engraçada, Luiz Henrique. Interessante porque não sabia do salão de cabeleireiro; engraçada porque se Tarzan vivendo hoje já não seria capaz de criticar Garrincha e Cia. do passado, também é verdade que se os torcedores submissos/tolos de hoje vivessem nesse tempo então ficariam tolinhos de todo...

Eu tenho na mais alta consideração Tarzan e Tolito: foram duas figuras fantásticas que debatiam o Botafogo diariamente e cobravam da diretoria, como qualquer bom torcedor que tenha o coração inflamado pelo seu clube. Porém, hoje, quem cobra da diretoria? Talvez os mais velhos... aqueles que cobravam de Garrincha e Cia. quando o time - um timaço - fazia moleza e não ganhava os títulos que podia ter ganho.

Abraços Gloriosos!

Elizabeth disse...

Olá Rui, bacâna demais essa homenagem ao meu paizinho! Realmente ele era uma das pessoas que mais amava o Botafogo! Só uma correção, ele faleceu próximo a Belo Horizonte em acidente de carro, quando retornava de viagem de campanha como candidato a deputado estadual! Grande abraço...

Ruy Moura disse...

Já corrigi, Elizabeth. Obrigado. Se Tarzan fosswe vivo a vampiro que governou General Severiano com a sua corja, durante seis anos, talvez não tivesse feito o segundo mandato. Tarzan faria tudo para o derrubar. Talvez até se candidatasse contra ele.

É uma personagem de proa na galeria da história botafoguense.

Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Sou botafogo

Ruy Moura disse...

Parabéns, Escolhido!
Abraços Gloriosos.

Unknown disse...

Conheci o Tarzan em 1975 num elevador no centro do Rio onde eu e ele trabalhavamos. Brinquei com ele dando uma zuada. O Flamengo tinha vencido o Botafogo no final de semana. Eu tinha 19 anos e ele 46. Ele queria me dar uns tapas...mas a outra pessoa q tb la estava e que me apresentou a ele...nao deixou. Morri de medo dele...O vi mais uma vez na rua e me escondi. No fundo eu tb o admirava pela sua pujança. Q vc esteja em bom lugar grande Tarzan.

Ruy Moura disse...

Boa história, meu amigo. É curioso que passados muitos anos sobre eventos engraçados ou até pedagógicos marcantes das nossas vidas, tenham eles nos sido favoráveis ou desfavoráveis, são recordados com emoção positiva. Tarzan era muito fogoso, talvez o mais fogoso dos três dirigentes mais históricos de torcidas organizadas do Botafogo. Zoar Tarzan era briga certa. Ele não dava mole não. (rsrsrs)

Grande Abraço!

Futebol e Filosofia

Fonte: https://www.lpm-blog.com.br/?p=23701 por MANUEL GARCIA M. | Professor de matemática e filosofia | in Revista Esfinge « Provavelme...