_______________________________

quarta-feira, 23 de Março de 2011

Jogos inesquecíveis: a cavadinha de Loco Abreu


O Flamengo foi tricampeão estadual em 2007-2008-2009 sempre em cima do Botafogo com a ajuda escandalosa de arbitragens inéticas e preparava-se para ganhar o seu 1º tetracampeonato de futebol. Porém, a federação esqueceu-se de nomear Marcelo de Lima Henrique ou Djalma Beltrami para a arbitragem e não deu outra coisa que não fosse Botafogo campeão de 2010, 21 anos depois de 21 – isto é, 1968-1989-2010 (intervalos de 21 anos).

O Globoesporte e a Lancenet radiografaram o Botafogo como a 4ª força do Rio, sempre em condições inferiores a Vasco da Gama, Fluminense e Flamengo, mas, afinal, ganhamos tudo de todos: o Botafogo bateu o favorito Flamengo na semifinal da Taça Guanabara, bateu o favorito Vasco da Gama na final da Taça Guanabara; bateu o favorito Fluminense na semifinal da Taça Rio; bateu o favorito Flamengo na final da Taça Rio.

O Botafogo provou que Mancini, Cuca e Andrade não eram os ‘tais’; provou que Dodô não fazia nenhuma falta ao Botafogo nem ‘explodiu’ como era sugerido no início do campeonato; provou que Fred não chegou para concretizar a profecia de Cuca sobre vir a ser campeão carioca; provou que o ‘Império dos Gringos’ Loco Abreu e Herrera era muito superior ao ‘Império do Amor’ Adriano e Vagner Love.

Herrera abriu o marcador para o Botafogo cobrando uma grande penalidade aos 22 minutos de jogo, mas já ao cair da 1ª parte, Vagner Love empatou para o Flamengo aos 44 minutos.

Num jogo muito tenso, o Flamengo comete novamente grande penalidade (na esperança de não ser marcada contra eles, como de costume) e o árbitro assinala a marca dos 11 metros. O uruguaio Loco Abreu é chamado para a cobrança e encara o ‘arrepiante’ goleiro Bruno, atualmente preso sob a acusação de mandante do assassínio de uma das suas amantes. Loco Abreu desloca o goleiro para o lado direito com uma cavadinha que bate na parte interior do travessão e se aninha no fundo da baliza, deixando Bruno de bunda escarranchada no chão. Botafogo 2x1.


Nessa tarde, Loco Abreu sucedeu a Túlio ‘Maravilha’ como ídolo botafoguense.

Porém, o jogo ainda tinha algo mais para consagrar: o magnífico guardião botafoguense Jefferson. Já no enfiamento final da partida o árbitro assinala grande penalidade a favor do Flamengo e Adriano encaminha-se para a cobrança. Adriano não perde grandes penalidades e a ‘nassão’ esperava obviamente o empate. Porém, Jefferson lança-se apenas no último nanossegundo, adivinha onde Adriano bate a bola e… defende!!!


O Flamengo já não tinha ânimo para mais nada depois de o seu ídolo Bruno tomar uma cavadinha e o seu ídolo Adriano ficar de cara à banda com a grande penalidade defendida pelo melhor goleiro do Brasil.

E o ‘azarão’ virou CAMPEÃO!

» 2010 sem zeros = 21.
» [17 (Herrera) + 13 (Loco)] - 9 (Love) = 21.
» o placar na ordem do mando de campo: 1x2 – invertido, 21.
» o nº 4 (Fábio Ferreira sofre penalty) + 17 (convertido por Herrera) = 21.
» como se não bastasse... Sebastian Abreu + Herrera = 21 letras.
» santas coincidências, São Carlito Rocha das Gemadas Milagrosas!

O proclamado ‘azarão’ é CAMPEÃO DE TUDO em 2010 e os cathartiformes são PENTA-TRI VICE CAMPEÕES nos seus ensaios para o sempre abortado tetra campeonato!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x1 Flamengo
» Gols: Herrera 22' (pen.) e Loco Abreu 71´(pen.) (Botafogo); Vagner Love 44' (Flamengo)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 18/04/2010
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 60.748 espectadores; 50.303 pagantes
» Renda: R$ 1.677.565,00
» Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ); auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ)
» Cartões Amarelos: Renato, Somália, Alessandro, Túlio Souza e Leandro Guerreiro (Botafogo); Bruno, Toró, Maldonado, Ronaldo Angelim, Vagner Love, Vinícius Pacheco, Rodrigo Alvim e David (Botafogo)
» Cartões Vermelhos: Herrera (Botafogo); Maldonado (Flamengo)
» Botafogo: Jefferson, Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Caio), Renato (Edno) e Somália; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Flamengo: Bruno, Léo Moura (Petkovic), David, Angelim e Rodrigo Alvim; Toró (Vinicius Pacheco), Willians, Maldonado e Michael (Fierro); Adriano e Vagner Love. Técnico: Andrade.
Obs.: Jefferson defendeu uma grande penalidade cobrada por Adriano na fase final da partida; Botafogo, campeão da Taça Rio e Campeão Carioca.

Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

4 comentários:

Gil disse...

Rui,

Simplesmente "inenarrável" esse momento mágico! Principalmente a cobrança do Loco e a defesa do Jefferson.
Não tem preço que pague ver o marginal com a cara de bunda e ela no gramado. Não tem valor que pague ver a cara de bundão quando o outro marginal ve o Jefferson espalmando a bola.
Depois do jogo, vendo entrevista do Jefferson, ele diz que avisou aos nossos cobradores (caso houvesse penalidades, durante o jogo ou nas decisivas cobranças) que estudou o marginal e ele sempre escolhia um canto. Nunca ficava parado.
Quanta diferença para anos anteriores!

Deveria constar no estatuto do Botafogo que é proibido perder ou empatar com o lixo ou esgoto da gávea. No mínimo, que os jogadores, comissão, dirigentes remunerados, ficassem sem receber até a próxima vitória.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rui Moura disse...

Na verdade, Gil, desde 1960 que o Botafogo nunca mais perdeu do Flamengo quando as arbitragens são neutras.

O Glorioso é o máximo e o Flamengo é... bem... cala-te boca...

Abraços Gloriosos!

Aqipossa Informativo disse...

Mas a FlaPress conta outra história Rui. Daí eles espalham para todo mundo que existem "escritas".

Sabemos.

Em 2010 não teve como ela falar nada, a não ser naquela capa do jornal na parte dos esportes que dizia "o vice é..."

Agora chegou a hora dela pagar. Amanhã começa a nova empreitada do AQIP, Rui.

Uma série de "conversas" com o José de Carlos Drumond. Pelo menos esse José, vai ver a FlaPress com outros olhos.

Não deixe de ler. Amanhã às 8:00 de Brasília.

PS. Tem coisa pior que um outro blogueiro se aproveitar de seu espaço?

Gostou da nova área de recomendações "O AQIPOSSA RECOMENDA OS MELHORES"?

Saudações

Rui Moura disse...

Mauro, confesso que não tenho ido praticamente a nenhum blogue, porque tenho sido orador em diversos seminários no país e tenho andado de norte a sul do país. Anteontem estiva a norte, hoje a sul, segunda-feira no centro do país, junto a Espanha. Para a semana vai melhorar a m inha disponibilidade. Depois piora, porque vou para África.

Mas irei ao seu blogue dar uma espiada. O meu está sempre à sua disposição.

Abraços Gloriosos!