Em 1989 a alegria explodiu no coração dos botafoguenses com a conquista do campeonato carioca de futebol, feito não realizado desde 1968. Uns meses antes, em dezembro de 1988, Sonja Martinelli, gandula do Glorioso, chorou copiosamente à beira do campo com uma nova derrota do Botafogo para o Vasco da Gama.
Foi o sinal que o Glorioso precisava para iniciar e terminar o campeonato carioca do ano seguinte de forma invicta. Obrigado, querida Sonja!
Sonja, chorando copiosamente
Sonja, muito feliz
Sonja, tatuada aos 18 anos
Sonja e Rui Moura, em 2009
14 comentários:
Rui,
Fico impressionado como alguns fatos nos marcam.
Lembro como se fosse hoje, e ainda me emociono, apesar de tantos anos passados.
Tive o privilégio de trocar algumas palavras e pegar um autografo no lançamento do livro, 21 após 21, do Paulo e Case.
Como o tempo voa!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Pois é, a velhice chega depressa... A grande vantagem de se ficar 'velhote' é a comprovação de que continuamos vivos e a caminho da bela idade na qual cabem todas as memórias...
Abraços Gloriosos!
Concordo com o Gil (100crise) quando fala desse fato. Lembro de reportagem no Globo Esporte sobre a Sonja... lembrando que em 1989 eu tinha apenas 10 anos.
Encontrei a Sonja há uns 2 ou 3 anos atrás na Festa de 5 Anos da Botachopp e digo que ela é (com todo o respeito) o maior partidaço. Só para Diretoria.
Ela já apareceu no "Musas Gloriosas"?
Um abraço.
Lembro dessa menina, chorei junto com ela, me emocionei outras tantas vezes...
Rui, quem é Felipe Menezes???
Beijo gloriosos!
Torcedora símbolo! Considero a Sonja um "patrimônio" do Botafogo!
Hangman, se a excecrável torcida dos cathartiformes (refiro-me à maioria e não às exceções, tais como a do meu amigo Miguel Gonzalez) foi 'tombada' como património carioca, não tenho dúvidas de que a nossa querida Sonja é um dos maiores patrimónios vivos: quanto a mim pode ficar, como torcedora, na galeria dos vivos ao lado dos atletas Nilton Santos, Jairzinho e Gérson e do 'chefe' Russão.
Talvez o Túlio também o mereça depois do gol Mil.
PS: E talvez também nós todos mereçamos essa galeria depois de aturar tanto tempo esta diretoria.
Abraços Gloriosos!
Júlio, a Sonja não vai para a minha coluna de musas apenas. A Sonja é muito mais do que isso: é um símbolo, um património, uma das mais importantes personagens do Botafogo. Ela fica melhor na galeria de 'torcedores ilustres' e na galeria de 'torcedores - figuras'.
Abraços Gloriosos!
Milene, o Felipe Menezes tem bom toque de bola e uma técnica razoavelmente apurada. Não teve muito sucesso no Benfica – especialmente no 2º ano – porque os titulares eram muito mais fortes do que ele.
Na verdade, o FM não se conseguiu assumir como um ‘patrão’, como um líder da equipa, mostrou-se acanhado, lento demais para o tipo de futebol jogado em Portugal e na Europa, e eventualmente, segundo um amigo meu benfiquista, não teve força mental suficiente para se impor aos ‘homens’ à sua volta. Como o futebol, brasileiro é muito mais cadenciado que o Europeu (por exemplo, na Europa jamais o Lúcio Flávio passaria de jogador de 2ª divisão), talvez o FM seja útil ao BFR, mas não se deve pensar que ele seja o líder da equipa nem o meia veloz que a equipa deveria ter – em minha modesta opinião. Talvez ele tenha que se consciencializar – quer do ponto de vista profissional quer enquanto cidadão – que o Rio e Lisboa não são exatamente parecidos com Goiânia… Ele tem que ‘crescer’ mentalmente. E ainda há o Renato neste ‘novo’ Botafogo…
Beijos Gloriosos!
Tá certo, concordo!!!
Essa sim representa o amor que nós temos pelo botafogo !
Espero que daqui, há 4 anos,quanto eu for maior de idade eu tome coragem de fazer uma tatuagem linda como a dela
Nanda, todas as mulheres alvinegras são corajosas! Que tal se daqui a quatro anos mostrar a sua tatuagem no Mundo Botafogo? (rs)
Beijos Gloriosos!
lembro-me como se fosse hoje uma menina então desconhecida viria a ser parte da historia viva do glorioso,Sonja nome que nunca esqueci desde 1988,tinha 17 anos nessa epoca hoje tenho 47 mas é como se o tempo não tivesse passado...nunca esquecerei este nome toda vez que me lembrar do titulo de 1989 lembrarei seu nome querida Sonja...vc faz parte da historia.....
Com todo respeito aquela minininha se transformou em uma mulher extraordinariamente bonita e gostosa com todo respeito é claro
Fernando, se é'gostosa' não faço ideia, se é 'bonita' depende dos gostos de cada qual, mas se aquela 'minininha' é um símbolo eterno botafoguense, isso eu sei absolutamente que sim!!!
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário