domingo, 1 de setembro de 2013

Luizinho das Arábias: carreira e biografia de Jackson Sala


Luís Alberto Duarte dos Santos, o ‘Luizinho das Arábias’, futebolista brasileiro que atuava como atacante e era canhoto, nasceu em Petrópolis, a 13 de novembro de 1957, e faleceu em Belém, a 8 de maio de 1989, com apenas 32 anos de idade devido a insuficiência cardíaca, quando defendia as cores do Remo.

O atleta, negociado para o Al Nasr, clube da Arábia Saudita, pelo Flamengo, herdou dessa aventura o apelido de Luizinho das Arábias.

Conhecido pelos seus belos gols, o atleta assinalou 165 gols entre o dia 17 de abril de 1977, defendendo a Portuguesa Carioca, e o dia 24 de abril de 1989, defendendo o Remo. Jogando em diversos clubes, o atleta fez os seus 165 gols pelos seguintes times: Campo Grande (48), Fortaleza (32), Ferroviário do Ceará (22), Portuguesa Carioca (17), Paysandu (15), Bangu (10), Flamengo (9), Desportiva (3), Remo (3), Botafogo (2), Juventude (2) e XV de Jaú (2).

Iniciado na Portuguesa Carioca, em 1977, Luizinho das Arábias destacou-se como goleador e tranferiu-se para o Flamengo em 1979, para o Al Nasr nesse mesmo ano, depois passou pelo Bangu, Campo Grande, Fortaleza, Botafogo, Desportiva, Ferroviário do Ceará, XV de Jaú, Paysandu e, finalmente, Remo.

No Botafogo esteve pouco tempo, mas foi o único clube grande da sua carreira em que se destacou. Assinalou dois gols pelo Glorioso: 21.10.1984 (Botafogo 2x0 Friburguense) e 10.11.1984 (Botafogo 1x0 Goytacaz).

Quando defendia o Fortaleza, ainda em 1983, um  médico aconselhou-o a encerrar a carreira devido a problemas de insuficiência cardíaca, mas novos exames ficaram por realizar e um ano depois mudou de clube. Finalmente, em 1989, ingressou no Remo e, num jogo contra o Tiradentes, sentiu-se mal. Quando o jogo terminou recolheu-se a casa e somente mais tarde foi encontrado morto no seu apartamento.

Luizinho das Arábias foi campeão cearense pelo Fortaleza, em 1963, e artilheiro do campeonato com 33 gols, dois dos quais na final contra o Ferroviário.

Apesar de idolatrado pelas torcidas do ‘Papão’ e do ‘Leão’, Luizinho das Arábias apresenta-se, na capa da sua biografia, com o uniforme do nosso Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas, o clube brasileiro com maior projeção internacional daqueles pelos quais atuou.

A biografia do atleta, intitulada ‘Sai o Rei, entra Luizinho’, é da autoria de Jackson Sala, escritor carioca,  e foi lançada na Internet no dia 6 de agosto passado. O prefácio é da autoria de Washington Rodrigues.

Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Fontes:

8 comentários:

Anónimo disse...

Se fez 165 gols por esses times todos, a contagem deve aumentar se computaodos os que fez pela Lusa carioca. Tem os gols dele no livro pela Associacao Atletica Portuguesa da Ilha do Governador? A reportagem do blog nao diz. Gostaria de saber este detalhe.

Ruy Moura disse...

Anónimo, no texto eu referi 17 gols pela Portuguesa Carioca, no total dos 165.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

COMO COMPRAR O LIVRO RUI

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

Irmão, está à venda na Bienal do Rio a partir de amanhã à tarde (Riocentro). Livraria Martins Fontes.

Abraços Gloriosos!

JACKSON SALA disse...

Muito obrigado Rui Moura e ao MUNDO BOTAFOGO pela reportagem sobre o livro "SAI O REI, ENTRA LUIZINHO", que encontra-se disponível através do site www.jacksonsala.com

Observação:
O Luizinho das Arábias fez mais gols que o nº citado na matéria. Há suas estatísticas, pesquisadas, no livro.

Muito obrigado, grande abraço e felicidades!
JACKSON SALA.

Ruy Moura disse...

Não tem de quê, Jackson. Sempre ao seu dispor.

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Nesse total de gols aqui mencionados nao constam aqueles marcados pelo Al-Nasr.

Ruy Moura disse...

Faltam gols, sim. Isso já fora mencionado em comentários anteriores, mas não tenho informação sobre todos os gols.

Abraços Gloriosos.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...