domingo, 15 de dezembro de 2013

Sporting 3x0 Belenenses


Os Leões continuam na liderança isolada do campeonato português. Nos primeiros 20 minutos o Belenenses subiu as linhas e dificultou a vida ao Sporting, que esperava um adversário mais recolhido. Aos 28 minutos um atacante do Sporting é barrado fora da área e o árbitro inventa um penalty: Sporting 1x0. Depois de se aperceber do erro grosseiro, o árbitro deixou de marcar, 15 minutos depois, um penalty escandaloso a favor do Sporting.

Está tudo errado com as arbitragens de futebol: os árbitros são defendidos pelas comissões de arbitragem mesmo quando erram escandalosamente, a sua palavra vale sempre mais e são intocáveis mesmo quando todos se apercebem que mentiram, os erros grosseiros raramente são punidos e as escandalosas decisões favorecendo os ‘amigos’ ou desfavorecendo os ‘inimigos’ são absolutamente evidentes para todos e tudo continua na mesma. Muitos títulos continuam a ser entregues na base do apito e o sr. Blatter, uma nódoa do futebol mundial, resiste à introdução dos instrumentos eletrónicos para defesa da verdade.

A 1ª parte termina com o Sporting dominando completamente a partida.

Na 2ª parte, entrando com muita autoridade, o Sporting amplia aos 8 minutos da 2ª parte: Sporting 2x0. No tempo restante a gestão do jogo é absoluta e aos 85 aparece naturalmente o derradeiro gol: Sporting 3x0. Os três gols leoninos foram assinalados por três jovens revelações da Academia sportinguista.

O Belenenses, que impusera um empate ao Benfica e um empate ao Porto, e tinha a 5ª melhor defesa do campeonato, tomou pela primeira vez 3 gols nesta temporada.

No clássico lisboeta Sporting x Belenenses no campeonato nacional, o histórico registra que os Leões obtiveram 84 vitórias, 31 empates e 29 derrotas. Em casa o Sporting fez 56 vitórias, 11 empates e 5 derrotas, tendo a última vitória do Belenenses em Alvalade ocorrido a 26 de dezembro de 1954.

A 5ª vitória consecutiva do Sporting no campeonato foi presenciada por 37.455 pessoas, elevando para 32.701 a média de assistência nos 7 jogos realizados em Alvalade. Após o jogo, todos os sportinguistas se mantiveram no estádio aplaudindo a equipa e o presidente do clube levou uma vez mais o time a confraternizar com os adeptos.

O treinador, tranquilo após mais uma vitória consistente, continua a não se deslumbrar com a liderança, e reafirmou serenamente, no fim do jogo, que «mais do que trabalhar sobre uma classificação, interessa trabalhar sobre um processo, com um futebol de intensidade como um bloco.»

FICHA TÉCNICA
Sporting 2x0 Belenenses
» Gols: Adrien, aos 28’, André Martins, aos 53’ e Wilson Eduardo, aos 85’
» Competição: Campeonato Português
» Data: 14.12.2013
» Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa
» Público: 37.455 pessoas
» Árbitro: Hugo Pacheco (Porto)
» Disciplina: cartão amarelo – Filipe Ferreira, Diakité, João Pedro, Fernando Ferreira (Belenenses)
» Sporting: Rui Patrício; Cédric, Maurício, Rojo e Jeferson; André Martins, William Carvalho e Adrien; Capel (Wilson Eduardo), Carrilo e Montero (Slimani). Técnico: Leonardo Jardim.
 » Belenenses: Matt Jones; Duarte Machado, João Meira, João Afonso e Filipe Ferreira; Danielsson, Diakité (Fernando Ferreira), João Pedro, Tiago Silva (Tiago Caeiro) e Fredy; Diawara (Sturgeon). Técnico: Marco Paulo.

Sem comentários:

O otorrino não me deu ouvidos

[Aos leitores interessados informa-se que as crônicas de Lúcia Senna no Mundo Botafogo foram publicadas em livro intitulado 'No embalo...