Dia 20 de agosto de 1967. Botafogo x América pela
final da Taça Guanabara. Neste jogo inesquecível, Paulo César ‘Caju’ fez a
partida da sua vida no Glorioso, que vira o artilheiro Jairzinho expulso aos 43
minutos do primeiro tempo.
Jogando no estádio do Maracanã, sob a arbitragem de Cláudio Magalhães e perante mais de 82.000 espectadores, o Botafogo inaugurou o marcador através de Paulo César ao 1º minuto de jogo, mas no minuto imediatamente a seguir Edu empatou para o América.
Na segunda parte, aos 62 minutos, Eduardo virou o placar a favor do América, mas o endiabrado Paulo César Caju tratou de empatar novamente o jogo aos 70 minutos. Nos vinte minutos finais ninguém conseguiu superiorizar-se em campo e partiu-se para mais 20 minutos de prolongamento.
Então, ao minuto 15 do prolongamento, Paulo César Caju
fez o seu hat-trick e marcou o gol da vitória sobre o
América. Memorável.
O Botafogo alinhou com Manga; Moreira, Zé Carlos,
Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério, Roberto, Jairzinho e
Paulo César. O técnico foi Mário Zagallo.
O América alinhou com Arésio; Sérgio, Alex, Aldeci e
Dejair; Marcos e Iça; Joãozinho, Antunes, Edu e Eduardo. O técnico foi Evaristo
de Macedo.
Pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
4 comentários:
Infelizmente não fui a esse jogo, mas ouvi pelo rádio e no 3º gol do PC quase quebrei o rádio com tanta vibração. Naturalmente depois vi o vt do jogo. Que saudades do nosso "verdadeiro" Botafogo. Abs e SB!
Esse, sim, era o nosso Botafogo! Que nenhum dirigente nestes seis anos se interessou por iniciar o resgate.
Abraços Gloriosos.
RUI,eu estive lá com meu saudoso pai.Foi realmente uma partida memorável em emoções.
Após o jogo, fomos ao vestiário e assisti o PC, ainda muito jovem, muito envergonhado, dizer para a imprensa que agradecia ao "Seu Gerson", por me orientar em campo.
Pouco tempo depois,com grana no bolso e cercado por "amigos de ocasião" e louras, tornou-se um dos jogadores mais "marrento", mascarado e folgado do futebol brasileiro.Educação ZERO.
Claro que foi um jogador muito bom e a vida acabou ensinando-lhe que nem tudo é o que parece ser.
Perdeu muito dinheiro em drogas e orgias, sempre seguido de perto pelos tais amigos,que logo desapareceram quando a grana rareou e a idade o fez parar.
Ele já falou sobre esse assunto e disse estar arrependido de muita bobagem que fez.JOTA.
Muitos jogadores de futebol perdem a cabeça. Faz-me lembrar que o Eusébio se queixava muito que no tempo dele não se pagava bem aos jogadores. Não era verdade, porque ele foi o primeiro jogador a passear em Lisboa num Jaguar E descapotável muito frequentado por louras... Além de outros vícios que o levaram à ruína, e foi o Benfica que mais tarde o empregou devido à sua figura de dimensão mundial. Há muito disso no futebol...
À época da TG 1967 eu vivia no Rio de janeiro, mas não fui a essa final. Estive na final do ano seguinte do bi-bi aquando da conquista do campeonato carioca de 1968.
Abraços Gloriosos.
Enviar um comentário