domingo, 27 de junho de 2021

Botafogo 0x2 Sampaio Corrêa: o apito há 90 anos, há 9 anos, hoje…

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

Há 90 anos, no dia 4 de outubro de 1931, sob terrível coação, o Botafogo jogou contra o Flamengo, a violência imperou em campo contra o nosso clube e a torcida rubro-negra acabou invadindo o campo para agredir Carvalho Leite. O Botafogo abandonou o campo, perdemos o jogo e a AMEA não aceitou instaurar um inquérito e, consequentemente, não indiciar ninguém pelos acontecimentos.

Há 9 anos, no dia 23 de setembro de 2012, foi a vez de sermos clamorosamente prejudicados contra o Corinthians com a impunidade dos sopradores do apito, bem ilustrados na nossa crítica (clique em): Parabéns à Comissão de Arbitragem da CBF.

Ontem, a ilustração de 2012 ganhou novamente lugar pleno e absoluto com as imagens publicadas acima. Um árbitro errar em lances difíceis é aceitável, mas o erro grosseiro do árbitro que ‘não viu’ (coitado, como se de um míope se tratasse) não é natural nem honesto nem desportivamente aceitável – é um ‘fechar de olhos’ intencional de representantes de uma entidade que desde o ano passado aparenta apostar na destruição do Botafogo para evitar que se torne um clube-empresa.

E o ex-árbitro Sálvio Spínola saiu em apoio da arbitragem sugerindo que a falha ocorreu pela falta de costume do trio de arbitragem em atuar em jogos sem VAR. E assim acabou de justificar todas as falhas grosseiras de todos os árbitros nos 120 anos de futebol brasileiro! Que falta de vergonha!

E que medidas – SÉRIAS! – prepara o Botafogo contra esta permanente vergonha?! E que ações a torcida pensa colocar em prática?! E talvez seja mesmo necessário e saudável desmantelar a CBF e realizar campeonatos fora dela!!!

Há 9 anos (24.09.2012) escrevi: “Enquanto a ladroagem permanecer escandalosamente dentro das quatro linhas e os responsáveis das federações e comissões oficiais nada fizerem contra isso, nem os dirigentes dos clubes – independentemente de o Botafogo ser um time mal treinado, mal escalado, mal orientado taticamente e alvo de más substituições –, o futebol brasileiro de clubes jamais será respeitado e verdadeiramente competitivo internacionalmente. Nenhum clube brasileiro tem hoje prestígio internacional e o Brasil só é lembrado pelos seus campeonatos do mundo em que realmente brilhou ao mais alto nível: 1958, 1962, 1970.” (Clique em Botafogo 2x2 Apito)

Há 90 anos tal como há 9 anos; há 9 anos tal como hoje…

FICHA TÉCNICA

Botafogo 0x2 Sampaio Corrêa

» Gols: Daniel Costa (1-0, 27'/1ºT); Guilherme Campana (2-0, 47'/2ºT)

» Competição:

» Data: 26.06.2021

» Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)

» Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS); Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)

» Disciplina: cartão amarelo – Allan Godói e Mauro Silva (Sampaio Corrêa)

» Botafogo: Douglas Borges; Warley, Kanu, Gilvan, Guilherme Santos (Daniel Borges); Luís Oyama, Pedro Castro (Ricardinho); Ronald (Felipe Ferreira), Marco Antônio (Rafael Moura), Chay (Diego Gonçalves); Rafael Navarro. Técnico: Marcelo Chamusca.

» Sampaio Corrêa: Mota; Luís Gustavo, Paulo Sérgio, Allan Godói (Nilson Júnior), Eloir; Ferreira, Mauro Silva, Daniel Costa (Guilherme Campana); Romarinho (Watson), Ciel (Zé Mário), Roney (Jean Silva). Técnico: Felipe Surian.

12 comentários:

leymir disse...

Olá Ruy!

O que podemos dizer? Isso não pode ser encarado como um erro comum, e não cabe a pergunta se o BFR seria derrotado derrotado do mesmo jeito, ou não.

A CBF é nojenta, e veja, acho justo dizer que essa gestão do BFR está fazendo um trabalho administrativo razoável. Existe matéria interessante no globoesporte.com sobre os primeiros 100 dia do CEO do Clube, se vc ainda não leu eu recomendo.

O que eu vou dizer agora é triste, muito triste, mas alguém da diretoria do BFR vai ter que se sujar com a lama da CBF e dar expediente ali.

A CBF tem que temer de alguma forma a Instituição, para que não se sinta a vontade para fazer o que vimos.

A realidade do Botafogo já é dificílima por si só, o que aconteceu ontem foi sórdido e o clube não vai suportar mais.

Não é que não pode suportar mais, estruturalmente não vai suportar mais. Ao menos nessa configuração.

De verdade, eu fiquei muito chateado para ser educado e imagino o torcedor do Botafogo.

Abração!



Anónimo disse...

Boa tarde!

Toda razão, concordo.

Saudações esportivas

Sergio disse...

Ruy, o último parágrafo era o que eu gostaria de escrever, pois independente da péssima qualidade do time e do treinador, o que aconteceu nesse lance é inaceitável num futebol dito profissional. Mas o mais espantoso foi a fala do ex árbitro ao tentar justificar um erro desse, o corporativismo associado a uma completa falta de caráter é a única explicação para tal fala.
E outro ponto importante do texto é o verdadeiro boicote que sofre o Botafogo, só ´pode ser manobras de bastidores, pois o SA parece ser uma ameaça para esse poder obscura da cbf. recordemos o as manobras de 2007 que o Botafogo sofreu por ter o Bebeto como presidente e crítico das entidades esportivas.
O pior nisso tudo é que as diretorias do clube nada fazem ou não sabem como combater esse tipo de coisa, que assola o futebol Botafogo desde a sua fundação, e isso é comprovado pela história do clube. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Leymir, a CBF não presta desde 1970 quando a Ditadura se impôs à CBF obrigando à demissão de João Saldanha. Desde aí, sempre a decair. E só Havelange ia salvando a imagem do futebol do país devido à sua influêncua de bastidores. Que como se sabe foi nefasta...

E desde aí também o Botafogo nunca mais teve sossego com os órgãos oficiais. As diretorias do Botafogo tinham que ter feito mais, tinham que mobioizar os torcedores contra a bagunça e corruopção administrativa, mas... as vaidades e os muitos interesses pessoais falaram sempre mais do que o honra do Botafogo que deviam defender. E tenhosmuitíssimas dúvidas que esta diretoria ponha cobra a décadas de perseguição ao Clube.

Grande abraço.

Ruy Moura disse...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Corporativismo e falta de caráter, vendilhões ao stato quo, parcialidade em toda a mídia.

Boicote claríssimo ao clube-empresa face ao crescente prejuízo do Botafogo com as arbitragens. Quando o Botafogo começa a engrenar, aí vêm os árbitros para abandalhar. Tinhamos boa pontuação nos jogos anteriores e contra o Náutico e o Sampaio Corrêa lá vieram novamente os irmãos Metralha do apito fazer erros clamorosos, grosseiros, desonestos.

Sobre as diretorias de Assumpção, Pereira, Mufarrej e a atual, nem vale a pena falar muito.

Abraços Gloriosos.

Carlos Eduardo disse...

As (con)federações prejudicam o Botafogo desde 1906, naquele episódio onde a federação de futebol do rj era contra a escalação de negros ou tê-los no elenco e o Botafogo "peitou" e manteve Paulino de Souza no clube.

Em 1907, Botafogo e Flu terminam empatados no estadual(que não tinha critérios de desempate no regulamento) ao invés de dar o título a ambos ou fazer um jogo desempate, a federação fica ao lado, tomando partido e beneficiando unicamente o Flu. A injustiça só foi revista quase 90 anos depois.

Em 1911 aquele episódio do Delamare e o jogador do América onde a "mão" da federação pesou ao Botafogo mais que o tapa do jogador e o clube sai de cena à favor do seu atleta tendo o MELHOR ELENCO DO ESTADO.

E ainda dizem que o clube é ajudado porque faz parte do eixo RJ-SP.

Colocam o Botafogo por conveniência no mesmo "balaio" de outros clubes do "eixo".


Abração!!!

Ruy Moura disse...

Carlos Eduardo, cronologia perfeita das sonegações desde 1906 a 1911! E depois continuou...

Quanto ao Botafogo no 'eixo', já se sabe que a desonestidade desportiva inunda a mídia desportiva sem nenhuma espécie de escrúpulos. São 'bandidos' mesmo!

Abraços Gloriosos.

Carlos Eduardo disse...

Eu acho que essa perseguição contra o Botafogo, muito provavelmente seja pelos seus "baluartes" verdadeiros da política do clube tipo Carlito, Paulo Azeredo,etc nunca se sujeitaram as tais praticas danosas nos bastidores ou em campo.

Se a seleção brasileira (produto da CBF) é o que é, muito se deve ao Botafogo estar no topo do futebol nacional e mundial, nas décadas de 30, 50, 60, 70 e 90. Fora toda história antes de Copas do Mundo.

Não sei a quem interessa essa perseguição de (con)federação, arbitragem, dirigentes danosos,em ver um cartão-postal do futebol brasileiro e do esporte do Brasil tão mal!

Blábláblá Brasil é o País do futebol", eles dizem.

O futebol só ACEITA o Botafogo, inclusive contra a camisa verde e amarela. (Salim Simão).

Saudações Botafoguenses!

Ruy Moura disse...

Carlos Eduardo, creio que há duas razões essenciais: 1) quer o Club de Regatas Botafogo, quer o Botafogo Footabll Club, quer o Botafogo de Futebol e Regatas, deram sempre lições de ética, coisa que desde sempre os dirigentes das federações e confederações não gostavam porque lhes atrapalhava as intenções; 2) os dribles de Garrincha e a postura de certo modo arrogante dos torcedores na década de 1960 ajudaram muito à raiva para com o Botafogo. A torcida era realmente irritante, e em especial com os flamenguistas.

No que reepita à ética, veja: Luiz Caldas abandonou o Guanabarense posicionando-se contra as apostas insanas no remo que deterioravam o desporto aquático, e então fundou o Grupo de Regatas Botafogo, e quando o mataram na prisão por razões políticas o seu grupo fundou o honroso Club de Regatas Botafogo; já o Botafogo Football Club tinha um conjunto de rapazes honradíssimos, comandados pelo impoluto Flávio Ramos e dando exemplos únicos de ética como os de Mimi Sodré; já o Botafogo de Futebol e Regatas teve os impolutos dirigentes Carlito Rocha, Adhemar Bebiano, Sérgio Darcy, Paulo Azeredo e outros, e por fim um Althemar Dutra de Castilho que afrontou a Ditadura quando a Polícia Militar invadiu General Severiano para prender manifestantes fugidos à polícia da tortura. E tinha João Saldanha que afrontou a Ditadura e a Ditadura ordenou à CBD (atual CBF) que demitisse Saldanha.

Nada disto agrada aos poderes corruptivos, não é mesmo? E desde o AI-5 o Botafogo ficou 21 anos na prateleira, ganhando o campeonato apenas quando a democracia foi plenamente instalada em 1989.

Agora os dirigentes impolutos já não existem, mas sobra a raiva da década de 1960. Que não é pouca coisa para o pessoal mais velho dos adversários e que instigou os filhos a terem raiva do Botafogo, respaldados pela bafienta mídia, é claro.

Abraços Gloriosos.

leymir disse...

Ruy e Carlos Eduardo,

Muito obrigado, que aula.

Grande abraço!

Ruy Moura disse...

Grande Abraço, Companheiro Leymir!

Neto: o goleiro-reserva

Crédito: Botafogo de Futebol e Regatas. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Norberto Murara Neto nasceu no dia 19 de julho de 1989,...