O autor da obra, Mathieu Méranville, colaborador de France Télévisions, France 3 e cronista na France Info TV, optou por escrever uma biografia romanceada da vida de Garrincha, sob o título ‘Garrincha, L’ange aux jambés tordues’.
SINOPSE (tradução livre da língua francesa)
A 8 de Julho de 2014, um espectador em particular testemunhou tristemente a humilhante derrota infligida ao Brasil (7-1) pela Alemanha na semifinal do Campeonato do Mundo. Humilhação suprema, o evento tem lugar no Brasil, o cenário desta calamitosa eliminação. E esse espectador era Garrincha. E, no entanto, morreu 31 anos antes. Mané Garrincha continua a ser um enigma na história do futebol. A sua perna esquerda era seis centímetros mais curta do que a sua direita.
Enquanto adolescente, os médicos proibiram-no de praticar desporto. No entanto, o seu joelho deslocado não o impediu de se tornar um jogador de futebol tocado pela graça. Driblador brilhante, ganhou dois Campeonatos do Mundo ao lado de Pelé. Em 50 partidas, perdeu apenas um jogo. A sua vida era igualmente instável fora do campo. Era alcoólico, sexualmente desenfreado, pai de 13 filhos e ficou deprimido após a sua carreira.
A sua única centelha foi o romance com a cantora. ‘Garrincha, o anjo das pernas tortas’, escrito sob a forma de romance, conta-nos a lenda deste artista de futebol, a sua visão sombria do futebol atual, mas também surge, em pano de fundo, a história tumultuada do Brasil, um país de raça mista, mas que durante muito tempo fechou a porta a jogadores negros e mestiços como Garrincha.
36 anos após a sua morte, ele permanece no coração dos brasileiros que apelidaram Garrincha de ‘Alegria do Povo’.
CARACTERÍSTICAS
Autor: Mathieu Méranville
Editora: Le Cercle média
Coleção: Miri
Língua: Francesa
Ano: 2019
Formato: Grande formato
Apresentação: Brochura
Páginas: 128
Peso: 0,14 kg.
Dimensões: 12,3 cm x 19,0 cm x 1,2
cm
Preço: 13,00 € (78,00 R$)
O lançamento da obra, em janeiro de
2020, foi articulado pelo Institut Franco-Brésilien Alter’brasilis, fundado em
2010, em Paris, que tem como objetivo principal a difusão da cultura brasileira
em França e a promoção da língua portuguesa, organizando aulas de português,
colóquios e manifestações culturais e artísticas desde a literatura ao cinema.
2 comentários:
Olá Ruy,
Viva ao nosso Mané, a maior alegria do mundo do futebol.
Deus o tenha.
Abração!
Olá, Leymir!
Sempiterno Mané Garrincha. Muita literatura entrangeira sobre ele e, nos últimos anos, novos livros chegam sobre o craque.
Grande Abraço, companheiro.
Enviar um comentário