sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Botafogo campeão brasileiro interclubes 3x3 Sub-23

Crédito: Confederação Brasileira de Basketball.


por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

 

O Botafogo sagrou-se Campeão Brasileiro Interclubes de Basquete 3x3 na categoria Sub-23 masculino, competição organizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), cuja 3ª edição decorreu no Ginásio do Praia Clube, em Uberlândia.

 

As disputas realizaram-se nas categorias Sub-23, Sub-18 e Sub-15, entre 23 e 25 de setembro de 2022, com os seguintes campeões e vice-campeões:

 

Sub-23 masculino: Botafogo campeão; União Corinthians vice-campeão.

Sub-18 masculino: Praia Clube / Gabarito campeão; AADB vice-campeão.

Sub-15 masculino: Nosso Clube / ANSEF campeão e Botafogo vice-campeão.

 

Campanha do Sub-23 Campeão:

 

1ª FASE

» 23.09.2022: Botafogo 22x8 CRB/UMJ (AL)

» 24.09.2022: Botafogo 18x13 Minas Tênis Clube

 

QUARTAS-DE-FINAL

» 24.09.2022: Botafogo 22x13 Nosso Clube ANSEF (PE)

 

SEMIFINAL

» 25.09.2022: Botafogo 21x18 Aeroclube (RN)

 

FINAL

» 25.09.2022: Botafogo 21x18 União Corinthians

 

CESTINHA DO CAMPEONATO: Ítalo Pereira (Botafogo).

 

CAMPEÕES: Ítalo Pereira, Erike Silva de Moura Lima, Henrique Kirsten e Salatiel Dal Bó Hlawatsch.

 

Campanha do Sub-15 Vice-campeão:

 

1ª FASE

» 23.09.2022: Botafogo 13x10 AADB (PE)

» 23.09.2022: Botafogo 17x05 Aeroclube (RN)

» 24.09.2022: Botafogo 21x17 Tijuca Tênis Clube (RJ)

 

QUARTAS-DE-FINAL

» 25.09.2022: Botafogo 19x07 Desportivo Rio Grande (RN)

 

SEMIFINAL

» 25.09.2022: Botafogo 09x07 Praia Clube / Gabarito (MG)

 

FINAL

» 25.09.2022: Botafogo 15x17 Nosso Clube / ANSEF (PE)

 

MEDALHADOS COM BRONZE: Matheus Barretto, Antonio Pedro Magaldi Cruz, Gustavo Conceição e Charlison Santos.

 

Fonte: Confederação Brasileira de Basketball.

Botafogo 2x0 Pérolas Negras - futebol feminino

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo venceu o (ex)vice-líder Pérola Negras pelo campeonato carioca de futebol feminino e alcançou a vice-liderança, destronando o adversário da posição.

O jogo decorreu no Caio Martins e Kamilla decidiu a partida durante os primeiros 13 minutos marcando com muita oportunidade os dois gols que deram a vitória às Gloriosas.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 2x0 Pérolas Negras

» Gols: Kamilla, aos 4’ e 13’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 28.09.2022

» Local: Estádio Caio Martins, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Simões Alves de Freitas (RJ); Assistentes: Douglas Gomes Vasconcellos (RJ) e Daniel Pereira dos Santos (RJ); 4º Árbitro: Guilherme Amaral do Nascimento (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Kamilla (Botafogo)

» Botafogo: Mary Camilo; Bru, Karen, Sandra (Thamires) e Chai; Driely, Camila (Ju Santos) e Mayara Vaz (Treicy); Valéria (Miriam), Kelen (Luana) e Kamilla (Geovana). Técnico: Gláucio Carvalho.

» Pérolas Negras: Carol; Reis (Radua), Laryssa (Carolzinha), Elisa e Araújo; Tatá (Tanque), Tchiella (May) e Mari; Vitória Sousa (Moraes), Thais e Ianca (Rocha). Técnico: Gustavo Freitas.

O Botafogo encerra a Taça Guanabara no próximo sábado, dia 1 de outubro, pelas 15:00, defrontando o America no Estádio Caio Martins. Segue-se as quartas-de-final após a conclusão da Taça Guanabara, que se disputará no dia 8 de outubro pelas 19:00, faltando conhecer o adversário do Botafogo, que será certamente o Rio de Janeiro ou o America.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Botafogo 1x0 Goiás - equipe e clube em crescimento

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Evito o mais possível ler comentários nas redes sociais sobre o futebol do Botafogo na atualidade, seja por considerar alguns comentários absurdos, inapropriados ou simplesmente de torcedores que viram outro jogo bem diferente daquele que vi – e em geral mais desfavorável ao Botafogo.

O Botafogo jogou contra um adversário tradicionalmente muito difícil, especialmente em sua casa, tendo a nossa equipe um registo histórico desfavorável de 15 vitórias contra 26 do Goiás. Desde que o blogue foi fundado, em 2007, o registo foi de 5 vitórias contra 10 do Goiás, e na casa do adversário não ganhávamos desde 2009.

Os principais números do jogo de ontem mostram que o Goiás rematou 6 vezes na direção da baliza contra 17 vezes do Botafogo, e que bolas enquadradas no espaço do gol o Goiás acertou 1 remate e o Botafogo 6. Ademais, tivemos 56% de posse de bola e 11 escanteios a favor, contra 6 a favor do Goiás. Além de um árbitro com mau desempenho que favoreceu o Goiás em algumas ocasiões.

Não obstante, muitos comentários são de que o Botafogo jogou mal, é mal treinado, foi mal escalado, que o treinador é burro, que mais uma vez a vitória esteve só por conta da individualidade dos jogadores (no caso o autor do gol e o respectivo autor da assistência, como se não tivesse sido uma jogada iniciada no nosso meio campo por outros jogadores e com intenção de explorar a ala esquerda do ataque).

Razão tinha Augusto Frederico Schmidt quando confidenciou a Santhiago Dantas que “o Botafogo tem a vocação do erro”, porque neste momento de reconstrução do seu futebol em todas as suas dimensões a união de todos é decisiva. Afinal, apesar das dificuldades de montagem de uma equipe pela 3ª vez este ano, estamos em 9º lugar na tabela classificativa e consideravelmente distantes do mal afamado Z4. Eu próprio, bastante crítico algumas rodadas atrás, reconheço a diferença para melhor do jogo coletivo praticado e um empenhamento e união da equipe raramente observados nos últimos anos.

Claro que também há os opostos: aqueles para quem qualquer vitória dá direito a sonhar com a Libertadores, apesar de ainda não termos estrutura para disputar consistentemente uma competição dessa natureza, mas estes são aqueles que estão ao lado do projeto em curso liderado por John Textor, desculpando-se o seu excessivo otimismo devido à vontade de Glória.

Para não me estender mais devo dizer que o Botafogo atuou para neutralizar as peças de jogo mais perigosas do Goiás, designadamente contra-ataques rápidos que podiam apanhar a nossa equipe em desequilíbrio entre o ataque e a defesa (em especial os chutões típicos da estratégia de Jair Ventura), mas sempre sem perder o sentido do gol que foi procurado durante todo o jogo. Se o não tivesse feito e houvesse levado ocasionalmente um gol estaríamos hoje todos de orelha em baixo.

Pode-se se dizer que a nossa estratégia foi bem montada e que o Goiás realmente não teve verdadeiramente uma única chance de gol, enquanto o Botafogo, à medida que o tempo passava, em especial a partir da segunda metade do segundo tempo, tomou ainda mais conta da partida.

Se a defesa tem sido tradicionalmente um problema nas equipes treinadas por Castro, parece que finalmente a sua postura favorece mais a montagem de uma defesa sólida – algo que defendo desde sempre como base de uma equipe competitiva –, apesar de algumas vezes não haver boas soluções disponíveis, como é o caso de Saravia, ao qual Adryelson tem que dar cobertura. Castro defende o futebol atacante e de posse, mas percebeu – e disse-o – que sem defesa sólida não há ataque que nos valha.

Embora a 1ª parte tenha sido mais de estudo e controlo do adversário, tivemos três chances de gol: Adryelson de cabeça, Tiquinho Soares chutando à figura do goleiro com a baliza aberta à sua espera e Júnior Santos que, em circunstâncias semelhantes, desperdiçou para fora. Não fosse isso, a 1ª parte poderia ter dado outro rumo à partida – mais favorável ao Botafogo.

A segunda parte – em que as substituições foram feitas em tempo oportuno e tiveram um papel decisivo no jogo coletivo e na criação de oportunidades – foi de domínio absoluto e forte pressão do Botafogo com várias oportunidades de gol, principalmente as de Sauer e Jeffinho, com o goleiro Tadeu brilhando na baliza. E quando um goleiro está inspirado… Porém, Del Piage conseguiu encher o pé em mais uma jogada bem elaborada do ataque e garantir a vitória: Botafogo 1x0.

Sobre a polêmica Jeffinho, devido a não ser titular, apoio em absoluto a opção de Castro: em 1º lugar, por escalar quem melhor treinou durante a semana – o que obriga cada um a dar o seu melhor e não ter ‘trono’ garantido na escalação, bem como garantir a inexistências de ‘panelinhas’; em 2º lugar, porque Jeffinho deslumbrou-se recentemente e é necessário acalmar a sua juventude para não ser ‘queimado’ como foi Luís Henrique em 2015; em 3º lugar, porque a velocidade e a criatividade de Jeffinho pode ser útil numa 2ª parte em que o adversário está mais cansado e mais desprevenido face a mudanças decisivas. Em qualquer caso, Jeffinho é ‘pérola’, tem que ser bem polido e orientado para futuramente se assumir como titular absoluto com a cabeça no lugar e quando se transferir do Botafogo deixar bom dinheiro em caixa.

Botafoguenses, já li comentários pedindo a Textor para devolver o Clube – como se ele não estivesse falido em dezembro de 2021 – e que Luís Castro não percebe nada de futebol e até mesmo que (palavras de René Simões) nunca treinou uma equipe de futebol, mas apenas teve a função de diretor desportivo ou algo parecido, quando na verdade treinou 10 equipes e no FC Porto lançou durante anos os melhores craques do Porto vindos da base.

Botafoguenses, o projeto é bom, felizmente Textor está a dar toda a atenção às diversas componentes do futebol, mais do que eu inicialmente esperava, seja na integração de todas as equipes desde a base aos profissionais, seja no aspecto da logística de treinos, do marketing, da internacionalização, da reestruturação financeira e do respeito que novamente estamos resgatando no futebol brasileiro e, pouco a pouco, no mundo.

A DESUNIÃO FAVORECE OS ADVERSÁRIOS! A UNIÃO DO BOTAFOGO FARÁ A NOSSA FORÇA!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x0 Goiás

» Gols: Del Piage, aos 89’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 28.09.2022

» Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

» Público: 8.980 pagantes; 10.773 espectadores

» Renda: R$ 274.900,00

» Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP); Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP); VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

» Disciplina: cartão amarelo – Saravia, Victor Cuesta, Lucas Piazón e Marçal (Botafogo) e Apodi, Caio, Felipe Bastos e Danilo Barcelos (Goiás)

» Botafogo: Lucas Perri, Saravia, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires e Lucas Piazon (Del Piage); Júnior Santos (Gustavo Sauer),Tiquinho Soares e Victor Sá (Jeffinho). Técnico: Luís Castro.

» Goiás: Tadeu, Maguinho, Lucas Halter, Reynaldo e Danilo Barcelos (Luan Dias); Auremir (Felipe Bastos), Mateus Sales (Caio), Diego e Marquinhos Gabriel (Pedrinho); Renato Júnior e Nicolas. Técnico: Jair Ventura.

Quarentinha, o remate-canhão

 

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Retrospecto Botafogo x Goiás (e fichas técnicas 2007-2022)

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

FICHA TÉCNICA DO 1º JOGO

Botafogo 3x0 Goiás

» Gols: Zagallo, aos 5’, Paulinho Valentim, aos 23’, e Quarentinha, aos 64’

» Competição: Amistoso

» Data: 12.04.1959

» Local: Estádio da Avenida Parnaíba, em Goiânia (GO)

» Renda: CR$ 800.000,00 (estimativa)

» Árbitro: José Gomes Sobrinho (RJ)

» Botafogo: Adalberto; Cacá e Florindo; Hilton, Pampolini e Paulistinha; Garrincha (Rossi), Didi (Tião Macalé), Paulinho Valentim, Quarentinha e Zagallo (Neivaldo).

» Goiás: Pedro (Valdir); Murilo (Pedrão) e Tiãozinho (Didi); Osvaldo, Dergão e Mário; Juraci, Baratinha, Tom Segurado (Eldevir), Laércio e José Prêto.

Pesquisa de Ruy Moura; fonte: Jornal dos Sports, 13.04.1959.

SÍNTESE DE TODOS OS JOGOS (1959-2022)

51 jogos, 15 vitórias, 10 empates e 26 derrotas; saldo de gols desfavorável em 66-83.

TODOS OS JOGOS

12.04.1959 – Botafogo 3x0 Goiás

27.01.1974 – Botafogo 0x2 Goiás

17.12.1974 – Botafogo 1x3 Goiás

23.10.1977 – Botafogo 3x1 Goiás

02.03.1978 – Botafogo 3x1 Goiás

14.02.1981 – Botafogo 0x2 Goiás

27.01.1985 – Botafogo 3x1 Goiás

09.03.1985 – Botafogo 1x4 Goiás

12.09.1987 – Botafogo 1x0 Goiás

15.10.1988 – Botafogo 1x2 Goiás

04.11.1989 – Botafogo 2x1 Goiás

14.10.1990 – Botafogo 2x0 Goiás

06.03.1991 – Botafogo 0x0 Goiás

19.04.1992 – Botafogo 6x0 Goiás

18.11.1995 – Botafogo 1x0 Goiás

18.01.1996 – Botafogo 0x0 Goiás

20.10.1996 – Botafogo 2x3 Goiás

12.07.1997 – Botafogo 0x0 Goiás

11.07.1998 – Botafogo 2x3 Goiás

22.09.1998 – Botafogo 0x2 Goiás

16.08.2000 – Botafogo 2x3 Goiás

22.07.2001 – Botafogo 1x2 Goiás

16.08.2001 – Botafogo 0x1 Goiás

07.09.2002 – Botafogo 2x2 Goiás

09.04.2003 – Botafogo 1x2 Goiás

01.05.2003 – Botafogo 2x3 Goiás

21.04.2004 – Botafogo 1x4 Goiás

15.08.2004 – Botafogo 1x3 Goiás

21.05.2005 – Botafogo 0x4 Goiás

18.09.2005 – Botafogo 3x1 Goiás

16.08.2006 – Botafogo 2x2 Goiás

19.11.2006 – Botafogo 2x2 Goiás

03.07.2007 – Botafogo 1x1 Goiás

30.09.2007 – Botafogo 0x3 Goiás

30.07.2008 – Botafogo 2x0 Goiás

16.11.2008 – Botafogo 1x3 Goiás

27.06.2009 – Botafogo 1x4 Goiás

04.10.2009 – Botafogo 3x1 Goiás

22.05.2010 – Botafogo 3x0 Goiás

15.09.2010 – Botafogo 1x4 Goiás

10.08.2013 – Botafogo 1x1 Goiás

03.11.2013 – Botafogo 0x1 Goiás

14.05.2014 – Botafogo 0x2 Goiás

25.09.2014 – Botafogo 1x0 Goiás

19.05.2019 – Botafogo 0x1 Goiás

09.10.2019 – Botafogo 3x1 Goiás

19.10.2020 – Botafogo 0x0 Goiás

13.02.2021 – Botafogo 0x2 Goiás

20.07.2021 – Botafogo 0x2 Goiás

26.10.2021 – Botafogo 1x1 Goiás

06.06.2022 – Botafogo 1x2 Goiás

FICHAS TÉCNICAS (2007-2022)

No período em retrospectiva (2007-2022) o Botafogo defrontou o Goiás em 19 partidas obtendo 5 vitórias, 4 empates e 10 derrotas, com saldo de gols 19-29.

2007

Botafogo 1x1 Goiás

» Gols: Juninho, aos 74’ (Botafogo); Paulo Henrique, aos 6’ (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 03.07.2007

» Local: Estádio da Serra Dourada, em Goiânia (GO)

» Botafogo: Júlio César; Renato Silva, Alessandro, Juninho e Alex; Luciano Almeida (Diguinho), Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio (André Lima) e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô. Técnico: Cuca.

Botafogo 0x3 Goiás

» Gols: Élson, aos 22’, Rinaldo, aos 61, e Ernando, aos 66’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 30.09.2007

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Roger; Juninho, Alex e Renato Silva (Luciano Almeida); Alessandro, Adriano Felício, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Joilson; Zé Roberto e Reinaldo. Técnico: Mário Sérgio.

2008

Botafogo 2x0 Goiás

» Gols: Túlio, aos 27' e 44'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 30.07.2008

» Botafogo: Castillo, Renato Silva, André Luís e Triguinho (Eduardo); Alessandro (Thiaguinho), Túlio, Diguinho, Lúcio Flávio e Carlos Alberto; Jorge Henrique (Gil) e Wellington Paulista. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 1x3 Goiás

» Gols: Paulo Baier, aos 8’, 37’ e 72’ (Goiás); Lúcio Flávio, aos 79’ (pen)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 16.11.2008

» Local: Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara (GO)

» Botafogo: Renan, Túlio, Renato Silva (Emerson), André Luís e Triguinho; Leandro Guerreiro, Diguinho (Zárate), Lúcio Flávio e Lucas Silva; Jorge Henrique e Fábio (Túlio Souza). Técnico: Ney Franco.

2009

Botafogo 1x4 Goiás

» Gols: Victor Simões, aos 35' (Botafogo); Felipe Menezes, aos 24’, Felipe, aos 42’, Rafael Tolói, aos 57’, e Iarley, aos 59’ (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 27.06.2009

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Renan, Alessandro, Juninho (Fahel), Emerson, Eduardo; Leandro Guerreiro, Batista, Léo Silva (Tony) e Lúcio Flávio (Rodrigo Dantas); Victor Simões e Laio. Técnico: Ney Franco.

Botafogo 3x1 Goiás

» Gols: Jobson, aos 49’, Victor Simões, aos 63’, e André Lima, aos 65’ (Botafogo); Amaral, aos 90+2’ (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 04.10.2009

» Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

» Botafogo: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Léo Silva (Fahel) e Lúcio Flávio; Reinaldo (Jobson), André Lima e Victor Simões (Batista). Técnico: Estevam Soares.

2010

Botafogo 3x0 Goiás

» Gols: Lúcio Flávio, aos 41’, Somália, aos 42’, e Herrera, aos 72’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 22.05.2010

» Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Edno), Lúcio Flávio (Renato) e Somália; Caio e Herrera. Treinador: Joel Santana.

Botafogo 1x4 Goiás

» Gols: Loco Abreu, aos 43' (Botafogo); Wellington Monteiro, aos 15', Rafael Moura, aos 31' e 81’, e Bernardo, aos 90'+1 (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 15.09.2010

» Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

» Botafogo: Jefferson, Fábio Ferreira, Leandro Guerreiro e Antônio Carlos; Alessandro, Fahel (Tulio Souza), Lúcio Flávio (Caio), Renato Cajá (Bruno), Maicosuel e Edno; Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

2013

Botafogo 1x1 Goiás

» Gols: Rafael Marques, aos 51’ (Botafogo); André Bahia, aos 67’ (contra) (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 10.08.2013

» Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

» Botafogo: Jefferson, Gilberto, André Bahia, Dória e Júlio César (Lima); Marcelo Mattos, Renato, Rafael Marques (Alex), Seedorf e Vitinho; Elias (Henrique). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Botafogo 0x1 Goiás

» Gols: Eduardo Sasha, aos 42'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)

» Data: 03.11.2013

» Botafogo: Jefferson, Edílson, Bolívar, André Bahia e Júlio César; Marcelo Mattos (Lucas Zen) e Gabriel; Gegê (Hyuri), Seedorf (Lodeiro) e Rafael Marques; Elias. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

2014

Botafogo 0x2 Goiás

» Gols: Ramon, aos 53' e Danilo, aos 69'

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 14.05.2014

» Local: Estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)

» Botafogo: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Júnior César; Gabriel, Bolatti, Jorge Wagner (Wallyson) e Zeballos (Fabiano); Daniel (Lucas) e Emerson. Técnico: Vagner Mancini.

Botafogo 1x0 Goiás

» Gol: Bolívar, aos 61’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 25.09.2014

» Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson, Dankler, Bolívar, André Bahia e Júlio Cesar (Júnior César); Aírton, Gabriel, Ramírez e Zeballos (Fabiano), Wallyson (Carlos Alberto) e Emerson. Técnico: Vagner Mancini.

2019

Botafogo 0x1 Goiás

» Gols: Kayke, aos 86’

» Competição: Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data: 19.05.2019

» Botafogo: Gatito; Fernando, Joel Carli, Gabriel e Jonathan; Gustavo Bochecha, 
Alex Santana (Luiz Fernando) e Cícero; João Paulo (Rodrigo Pimpão), Erik e Diego Souza (Igor Cássio). Técnico: Eduardo Barroca.

Botafogo 3x1 Goiás

» Gol: Gabriel, aos 31', João Paulo, aos 64', e Leo Valencia, aos 80’ (Botafogo); M. Benevenuto, aos 76’ (contra) (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Data: 09.10.2019

» Botafogo: Diego Cavalieri; Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Yuri (Lucas Barros); Cícero (Alan Santos), Gustavo Bochecha e João Paulo; Luiz Fernando (Leonardo Valencia), Rodrigo Pimpão e Diego Souza. Técnico: Bruno Lazaroni.

2020

Botafogo 0x0 Goiás

» Gols: - 

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 19.10.2020

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luís (Matheus Babi); Caio Alexandre (Éber Bessa), Rafael Forster (Cícero) e Keisuke Honda; Bruno Nazário (Davi Araújo); Pedro Raul e Rhuan (Guilherme Santos). Técnico: Bruno Lazaroni.

Botafogo 0x2 Goiás

» Gols: Rafael Moura, aos 7’, e Fernandão, aos 63’

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 13.02.2021

» Local: Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

» Botafogo: Diego Loureiro; Marcelo Benevenuto, Kanu e Sousa; Kevin, Kayke (Luiz Otávio), Caio Alexandre, Cesinha (Warley) e Hugo (Matheus Babi); Matheus Nascimento (Bruno Nazário) e Rafael Navarro. Técnico: Lúcio Flávio.

2021

Botafogo 0x2 Goiás

» Gols: Rezende, aos 25’, e Alef Manga, aos 44’

» Competição: Campeonato Brasileiro – Série B

» Data: 20.07.2021

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges (Warley), Kanu, Gilvan, Hugo; Barreto (Matheus Frizzo), Pedro Castro; Diego Gonçalves (Ênio), Chay, Marco Antônio (Matheus Nascimento); Rafael Navarro. Técnico: Ricardo Resende.

Botafogo 1x1 Goiás

» Gols: Carli, aos 10’ (Botafogo); Hugo, aos 4’ (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro – Série B

» Data: 26.10.2021

» Local: Estádio da Serrinha, em Goiânia (GO)

» Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu, Hugo (Carlinhos/Intervalo); Pedro Castro, Barreto (Luís Oyama); Warley (Luiz Henrique), Chay (Marco Antônio), Diego Gonçalves; Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira.

2022

Botafogo 1x2 Goiás

» Gols: Cuesta, aos 45+1’ (Botafogo); Pedro Raul, aos 73' e 83' (Goiás)

» Competição: Campeonato Brasileiro

» Data: 06.06.2022

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Gatito Fernández, Daniel Borges (Saravia), Kanu, Custa e Hugo; Oyama, Tchê Tchê (Chay) e Lucas Fernandes (Patrick de Paula); Vinícius Lopes (Diego Gonçalves), Erison e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.

Fichas Técnicas publicadas no Mundo Botafogo; fontes: Gazeta Esportiva; Globo Esporte; Lancenet.

Botafogo campeão carioca de futsal feminino sub-17

Créditos:  BFR / @guerragui_ (foto);  BFR / @ely-gfx (arte) Por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou o Campeonato ...