terça-feira, 9 de abril de 2024

Isaac Thornton: esplendoroso ‘cestinha’ da Liga Nacional de Basquete – NBB / Caixa

Crédito: Arte / LNB.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Isaac Donnell Thornton nasceu no dia 25 de junho de 1991, na Virgínia (EU America), Atua na posição de Ala, mede 1,95m de altura e pesa 95kg.

Thornton tem surpreendido tudo e todos nesta temporada da Liga Nacional de Basquete com recordes e desempenho ‘absurdos’. Mas antes disso vejamos o seu percurso em busca de um clube que lhe proporcionasse jornadas épicas de basquete.

Iniciou-se no San José State Spartan (2013/2014, 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017), equipe de basquete Universitário, representando a San José State University, onde se formou. Quando concluiu os estudos universitários procurou clubes da NBA, sem sucesso, continuando no basquete universitário.

Então o basquete brasileiro abriu-lhe as portas no Paraná, depois no Rio de Janeiro, no Distrito Federal e uma experiência na Argentina, retornando surpreendentemente ao Rio de Janeiro pela mão do Botafogo de Futebol e Regatas, que regressava ao NBB em 2023.

Eis o seu percurso após a Universidade, pela mão do seu treinador, que contatou um agente que o reencaminhou para o basquete brasileiro:

» Campo Mourão-PR (2017/2018) e Macaé Basquete-RJ (2017/2018)

» Pato Basquete-PR (2019/2020, 2020/2021)

» Cerrado Basquete-DF (2021/2022)

» Ciclista Olímpico-Argentina (2022/2023)

» Botafogo F. R. (2023/2024)

Meu agente estava falando com alguns times e o Botafogo era um dos interessados. O Rio de Janeiro é minha cidade favorita. Eles queriam-me dar a chance de recomeçar no NBB CAIXA, queriam que eu tivesse um papel importante. Sempre que você veste o Botafogo no peito é uma grande honra.”

Na minha vida pessoal eu sou só focado em basquete. Eu respiro, durmo e como basquete, quero maximizar o tempo que eu tenho.”

Crédito: Liga Nacional de Basquete.

E mesmo no tempo em que não conseguiu entrar na NBA durante dois anos, o seu lema era:

É melhor estar pronto para uma oportunidade que nunca chega do que não estar pronto quando ela chegar.”

As citações são de um texto de Gustavo Mesa, em artigo no portal do NBB / Caixa – Liga Nacional de Basquete, e cuja história desenvolvida sobre Isaac Thornton é bem apaixonante e pode ser lida no seguinte endereço:

https://lnb.com.br/noticias/conheca-a-trajetoria-de-thornton-que-nao-teve-time-por-dois-anos-e-hoje-e-cestinha-do-botafogo-e-convocado-para-o-jogo-das-estrelas/

Mas vamos então ao estrelato de Thornton com o Botafogo no NBB / Caixa nesta temporada de 2023/2024:

» Thornton bateu o recorde de pontos do NBB / Caixa ao assinalar 43 pontos em um só jogo, embora o Botafogo tenha sido derrotado pelo Bauru nessa partida (21 de março de 2024).

» Thornton lidera a melhor média de Pontuação de atletas do NBB / Caixa com 22,4 pontos em média por jogo.

» Thornton é também o líder em Lances Livres do NBB / Caixa com 5,3 pontos em média por jogo.

» No último jogo em 25 de março de 2024, na vitória sobre o São Paulo nos derradeiros segundos, Thornton concluiu duas bolas de três no espaço de 10 segundos (aos 15” e aos 5” do final da partida), reverteu o placar desfavorável de 75x79 para o placar favorável de 81x79 e marcou 35 pontos no jogo.

E no último segundo desse jogo Luan encestou para mais 2 pontos, estabelecendo o placar final em 83x79. Entre os últimos 15” e 1’’ o Botafogo marcou 8 pontos, virando um placar desfavorável em 4 pontos para um placar favorável também de 4 pontos.

Neste jogo, o portal na NBB / Caixa – Liga Nacional de Basquete titulou assim o descrição do jogo: “Com direito a virada absurda no fim, Botafogo vence São Paulo em noite de show de Isaac Thornton.”

E face a tão esplendoroso basquetebolista representando o Botafogo, equipe que ainda luta denodadamente na esperança de vir a disputar os playoffs nesta temporada, Isaac Thornton foi convocado para o Jogo das Estrelas!

Fontes principais: en.wikipedia.org; instagram.com/bfr.socialolimpico; lnb.com.br; ogol.com.br

Sem comentários:

O otorrino não me deu ouvidos

[Aos leitores interessados informa-se que as crônicas de Lúcia Senna no Mundo Botafogo foram publicadas em livro intitulado 'No embalo...