quinta-feira, 20 de março de 2025

Em busca do bi da Glória Eterna: selado o destino do Glorioso na fase de grupo da Libertadores

Arte: Instagram bfr.socialolimpico.

por DINAFOGO | Coluna “Botafogo nisso!” | Colaborador do Mundo Botafogo

Grupo definido:

O Glorioso conheceu os adversários do seu grupo na CONMEBOL Libertadores 2025, sendo eles Estudiantes da Argentina (que possuem 4 Libertadores da América), Universidad de Chile (que possuem uma Sul-Americana) e o modesto Carabobo da Venezuela. O alvinegro fará os últimos jogos dentro do grupo no tapetinho, o que será uma grande vantagem para decidirmos o nosso destino, caso já não esteja selado, ou quase, até lá. O grupo é bem acessível se jogarmos o futebol que sabemos, apesar de a Libertadores ser uma competição traiçoeira e termos que lidar com a famigerada catimba adversária, quando os mesmos constatam nossa qualidade técnica.

Algumas curiosidades:

O Botafogo já enfrentou o Estudiantes de La Plata na Libertadores em 2017, justamente na fase de grupos, vencendo um jogo no RJ por 2x1 e perdendo de 1x0 o último jogo na Argentina. A Universidad de Chile também já foi nossa companheira de grupo no ano de 1996, quando o Glorioso se classificou como campeão brasileiro, perdendo de 2x1 no Chile e vencendo por 3x1 no RJ. O time venezuelano, por sua vez, jamais enfrentou o Glorioso.

Alerta ligado:

Apesar de Estudiantes e Universidad de Chile não terem investimento tão alto quanto o nosso, devemos ter cuidado, pois trata-se de times com muita tradição na Libertadores, torcidas apaixonadas e perigosos.

Confiança:

Confio em Renato Paiva e no nosso elenco para fazermos uma boa campanha, passando em primeiro lugar e conseguindo decidir as eliminatórias dentro da nossa casa, com elenco reforçado no meio do ano. Sendo objetivos e o grupo encaixando na estratégia do nosso treinador, temos tudo para sermos bicampeões da América. Avante, Fogão!

10 comentários:

BFR Números disse...

Boas lembranças... Aquela derrota de 1 a 0 no campo do Quilmes já nem fez diferença pois o Botafogo havia se classificado em 1º do grupo devido aos resultados do Atlético Nacional (COL) e Barcelona (EQU). Aliás, gostaria muito de uma revanche contra este último. Até hoje não engoli aquela derrota de 2 a 0 no Niltão em 2017, rs.

Ainda sobre o Estudiantes teve aquele confronto da Copa CONMEBOL/Sul-Americana em 2008 (derrota de 2 a 0 na Argentina e empate de 2 a 2 no então Engenhão) com aquele episódio emblemático do jogo de volta quando o folclórico zagueiro André Luis deu cartão amarelo - bem aplicado, inclusive - ao péssimo árbitro, rsrsrs.

Ruy Moura disse...

O cartão do André Luís foi uma daquelas coisas que "só acontecem [ou quase] ao Botafogo". (rsrsrs)
Abraços Gloriosos.

Dinafogo disse...

O Glorioso empatou contra o Barcelona no Equador, enfrentando a altitude e a torcida adversária. Não era um super time, mas conseguiu eliminar o Palmeiras e o Santos nas eliminatórias finais, mostrando o quão surpreendente é essa competição. Se tivéssemos passado pelo Grêmio, enfrentaríamos eles nas semifinais.

Quanto aos jogos da Sul-Americana, o Alvinegro, tal como faz na Copa do Brasil, perdeu jogos acessíveis e não soube jogar a competição. As derrotas para Estudiantes, River Plate, Santa Fe e, mais recentemente, Defensa y Justicia foram absurdas e um exemplo de como os times sul-americanos se comportam em eliminatórias.

Dinafogo disse...

E sim, o episódio do André Luis é mais uma das cenas pitorescas do Botafogo rs.

Dinafogo disse...

Nessa Libertadores, o Botafogo vai enfrentar pela primeira vez o Carabobo, vamos ver como será. Mas o Glorioso está acostumado a lidar com "caras bobos", principalmente do meio jornalístico, vide um cujo nome começa com M.

Dinafogo disse...

A Universidad de Chile será a primeira vez que presenciarei um duelo contra elas. Tiveram muito sucesso na Sul-Americana que conquistaram, com o Sampaoli.

Ruy Moura disse...

Dinafogo, não acredito nessa história de que "saber jogar uma competição" seja um grande critério. O Botafogo nunca jogou bem as competições oficiais do continente e venceu com muita clareza a Libertadores. Diziam que o Botafogo não ganharia porque não tinha experiência de jogar a Libertadores. Mas ganhou. Com jogadores e técnico de qualidade e cabeça no lugar ganha-se em qualquer contexto.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

rsrsrs...

Ruy Moura disse...

rsrsrs...

Ruy Moura disse...

Desejo que faça uma boa estreia!
Abraços Gloriosos.

Chris Ramos: atacante discreto

Crédito: Botafogo FR. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Christopher Ramos de la Flor nasceu no dia 16 de janeiro de 1997, em Cádi...