sexta-feira, 19 de junho de 2009

19 de Junho


No dia 19 de Junho de 1955 o Botafogo venceu a Seleção da Holanda no Estádio Olímpico de Amsterdam por 6x1, com gols de Vinícius (3), Dino (2) e Garrincha.

O Botafogo alinhou com Lugano, Orlando Maia, Gérson e Nílton Santos; Bob e Juvenal; Garrincha, Paulinho, Dino, Vinícius e Hélio (Quarentinha).

Esta foi uma das várias equipas fabulosas criadas pelo Botafogo nas décadas de 1950 e 1960, sob a presidência Paula António Azeredo. Os extraordinários Dino e Vinícius foram vendidos mais tarde, mas chegou Didi, o ‘Príncipe Etíope’ e, depois, Amarildo, o ‘Possesso’ – ambos para serem campeões do mundo, tal como Garrincha e Nilton Santos.

No dia 19 de Junho de 1964 o Botafogo sagrou-se campeão do Torneio do Suriname ao vencer o Leo Victor por 5x0, com gols de Sicupira (2), Quarentinha (2) e Jairzinho.

O Botafogo alinhou com Manga (Florisvaldo), Joel, Zé Carlos, Nílton Santos (Ayrton) e Rildo (Paulistinha); Élton e Gérson; Sicupira, Arlindo (Fifi), Jairzinho e Zagallo (Quarentinha). Técnico: Zoulo Rabello.

Fontes
Acervo de Rui Moura

Sem comentários:

Mário Sérgio: o passe ‘vesgo’ e a arte de jogar futebol (II parte)

Time do camburão (1977): em pé – Ubirajara, Marco Antônio, Osmar, Carbone, Rodrigues Neto e Perivaldo; agachados – Gil, PC Caju, Dé, Nilson ...