quinta-feira, 2 de julho de 2020

126º aniversário do Botafogo omitido no portal oficial

por RUY MOURA
Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo vangloria-se de ser o mais antigo clube multidesportivo do país… O Botafogo vangloria-se de o seu escudo ter uma linda Estrela Solitária… O Botafogo vangloria-se de ser o único clube campeão em três séculos… O Botafogo vangloria-se de ter sido o primeiro clube campeão brasileiro em qualquer modalidade…

Porém, foi o Club de Regatas Botafogo o responsável por nascermos em 1894 antes do Flamengo, do Vasco da Gama e do Fluminense; foi o responsável por escolher como escudo a nossa Estrela Solitária; foi o responsável por se sagrar campeão carioca de remo em 1899, que nos permite ostentar conquistas em três séculos; e foi o responsável por vencermos o primeiro de todos os campeonatos brasileiros em 1902.

E, contudo, a ingratidão desta diretoria, sucedânea de inúmeras diretorias que neste século têm deteriorado a imagem e a performance do nosso Clube, ultrapassa todos os limites impostos à ética, à memória clubista, à responsabilidade social dos dirigentes, que no dia em que o Botafogo assinala 126 de existência nem uma palavra comemorativa é dedicada a esse importantíssimo evento no Portal Oficial do Clube.

É assim que os dirigentes do Botafogo tratam desleixadamente a sua modalidade primeira e a única que, em pleno século XX de altos e baixos do Clube, conquistou 6 títulos nacionais e 6 títulos estaduais consecutivos num espaço de 10 anos de árduo e competentíssimo trabalho.

Em todo o dia de ontem, o Botafogo limitou-se a publicar no seu Portal uma notícia às 13h20m lamentando o falecimento de um benemérito e decretando luto por 3 dias – omitindo e amputando parte da nossa honrada história!

Quem em casa tem gente assim, não precisa de inimigos para se afundar…

Sem comentários:

John Textor, a figura-chave: variações em análise

Crédito: Jorge Rodrigues. [Nota preliminar: o Mundo Botafogo publica hoje a reflexão prometida aos leitores após a participação do nosso Clu...