terça-feira, 13 de julho de 2021

1962: os bicampeões juvenis, um a um

Esquadrão campeão. Créditos: Boletim Oficial BFR.

por ANGELO ANTONIO SERAPHINI & RUY MOURA

Colaborador & Editor do Mundo Botafogo

Na segunda metade da década de 1950 o presidente do Botafogo, Paulo Antônio Azeredo, desejava presentear a torcida do Clube com a conquista do certame de juvenis. No entanto, todos os anos os esforços haviam sido em vão, porque no final do campeonato a equipe não rendia o que dela se esperava.

No final de 1959, quando terminou o mandato dos dirigentes do futebol juvenil, o presidente convidou Rivadávia Tavares Corrêa Méier e Djalma dos Santos Nogueira para comandar as bases, iniciando o caminho que levaria o Glorioso ao almejado título.

Paraguaio e José Luiz Ferraz. Créditos: Boletim Oficial BFR.

Ao assumirem o posto, os novos dirigentes trataram de dar sangue novo ao quadro. Convidaram o antigo jogador Paraguaio para substituir Marinho Rodrigues, que passara a ser treinador do quadro de aspirantes, e convocaram, também, José Luiz Ferraz, completando a Comissão de Gestão.

No seguimento, fez-se uma nova peneira de elementos para o quadro de juvenis, tendo alguns rumado ao Rio para um período de experiência, entre os quais se encontravam Rildo, Iroldo, Othon, Adevaldo, Admílton, Dagoberto, Arlindo e alguns outros, que formaram a nova equipe juvenil. Os frutos desta criteriosa escolha não demoraram a aparecer e, no ano seguinte, em 1961, os novos atletas levantaram a Taça de Campeões Cariocas Invictos!

Em 1962 o limite de idade da categoria passou para 20 anos e os mesmos jogadores puderam ser aproveitados, sagrando-se Bicampeões Cariocas de Juvenis! O Boletim do Clube publicou uma síntese dos campeões (*):

(*) Segundo Pedro Varanda, pesquisador do Botafogo de Futebol e Regatas e do Mundo Botafogo, as datas de nascimento corretas de Adevaldo, Iroldo e Zé Carlos são, respetivamente, 16.08.1943, 24.04.1942 e 17.08.1943.

Fonte: Boletim do BFR, nº 177, 1962.

2 comentários:

Samuel Bono disse...

Mais uma vez este blog me salva. A única foto que encontrei do José Luiz Ferraz foi aqui. Para poder desenhar na história em quadrinhos do Garrincha. Obrigado.

Ruy Moura disse...

Maravilha, Samuel! Use e abuse do blogue!!!
Grande Abraço.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...