domingo, 12 de setembro de 2021

Botafogo 4x0 Londrina: finalmente, qualidade técnica emergindo

por RUY MOURA

Editor do Mundo Botafogo

Campanha incrível nas últimas 11 rodadas, torcedor sorrindo, 3 pontos a somar e 3º lugar na tabela classificativa.

Os compulsivamente pessimistas dirão que o Londrina está no Z4 e teve um jogador expulso muito cedo; os compulsivamente otimistas já falam no título e em contratações para a Série A em 2022; os sensatos estão entusiasmados face ao que se pode observar, mas sabem que a cautela é boa companheira e que os clubes dos campeonatos brasileiros são extremamente instáveis, com campanhas de 10 jogos de invencibilidade e sequências imediatas de 10 jogos sem vencer, e que dependendo das rodadas em falta para o final das competições, uma boa arrancada pode conduzir a um título e uma má arrancada a uma despromoção.

No nosso caso, creio que ontem o Botafogo demonstrou que se encontra numa nova fase e num momento crucial do campeonato, não apenas de jogo jogado, mas também de alegria a tocar a bola e crença de que se pode fazer o que deve ser feito.

Na verdade, o Botafogo já perdeu muitas vezes para clubes do Z4, qual Robin dos Bosques, e outras vezes perdeu mesmo com vantagem numérica em campo, ao contrário de ontem que marcou três gols já na parte final do 1º tempo com jogadas bem pensadas e trabalhadas entre jogadores. E no 2º tempo ainda fez o 4º gol, com desperdício de outros, e desta vez nenhum desses gols foi golpe de sorte, acaso caído do céu ou coisa semelhante.

As diversas jogadas mostraram que há ensaio de esquemas de ataque, coisa que há bastante tempo não sabíamos o que significava, que há esquema defensivo que não permitiu um único remate enquadrado à baliza do Botafogo, que há treino a sério durante a semana, que há empenho em campo, que há alegria a jogar.

Meus amigos, 85% de aproveitamento é algo absolutamente impensável no Botafogo, mas é isso que ocorreu nos últimos 11 jogos. E antes de pensarmos em subidas de divisão, título ou planos para 2022, o lema a inculcar em cada jogador é apenas este: pensar jogo a jogo, pensar só no próximo jogo, concentração total em jogo e tendo como único objetivo os 3 pontos. Se assim for, 3 pontos atrás de 3 pontos trazem-nos, num futuro bem próximo, aquilo que a nossa alma botafoguense almeja.

E que desta vez, após tais elogios, eu não tenha que voltar atrás novamente desiludido. Confesso que creio que isso não ocorrerá porque existe finalmente faísca nesta equipe, há vontade de combater, querem ganhar.

Finalmente, parece que querem mesmo ganhar!

Mas... concentrem-se e sejam humildes em campo!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 4x0 Londrina

» Gols: Warley, aos 32’ e 79’, Daniel Borges, aos 39’, e Marco Antônio, aos 41’

» Competição: Campeonato Brasileiro – Série B

» Data: 11.09.2021

» Local: Estádio olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS); Assistentes: Cícero Alessandro de Souza (MS) e Marcos dos Santos Brito (MS); VAR: Daniel Nobre Bins

» Disciplina: cartão amarelo – Pedro Castro (Botafogo) e Elacio Córdoba (Londrina; cartão vermelho – Marcelinho (Londrina)

» Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Carlinhos; Barreto (Ricardinho), Pedro Castro (Oyama), Chay (Vitinho), Warley e Marco Antônio (Luís Henrique); Rafael Navarro (Matheus Nascimento). Auxiliar Técnico: Luís Felipe Flores.

» Londrina: Dalton; Elacio Córdoba (Pedro cacho), Saimon, Lucas Costa, Felipe Vieira; Tarik (Jean Henrique), Jhonny Lucas (Gabriel Ramos), Matheus Bianqui, Gegê (Lucas Lourenço); Marcelinho e Salatiel (Caprini). Técnico: Márcio Fernandes.

4 comentários:

Saulo Lessa disse...

O ambiente está extremamente positivo, nem em tempos que lideramos a série A, vimos algo próximo a isso, um grupo comprometido, feliz em representar o glorioso, e com Rafael essa paixão irá se multiplicar, com o restante do grupo compreendendo com ainda mais profundidade o que significa jogar no clube. Abraços gloriosos!

Ruy Moura disse...

Parilho a sua convicção, Saulo!

Já critiquei esta diretoria por atos que discordo, mas indicia que está acertando em muitos aspectos que estão dando certo. Efeitos do gestor profissional?... Provavelmente, sim. E, obviamente, de uma entrada de leão de Enderson Moreira. No único jogo em que perdeu fomos claramente sonegados pela arbitragem, embora tenhamos realmente feito mau jogo.

Sigamos adiante, brandindo as nossas razões com a diretoria. Não podemos nos deixar adormecer à sombra de um campanha tão boa! Só a atenção permanente sobre as coisas faz com que as coisas se mantenham funcionando bem. Como casar: é fácil, difícil é manter acesa a chama da relação. Exigência e bom senso são dois itens de encaixe difícil, mas é na obrigação desse encaixe que reside o progresso.

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Surpreendente o desempenho do time do Botafogo contra o Londrina, nem parece o mesmo time de dois meses atrás.
Agora percebe-se esquema de jogo, disposição e os gols são fruto de jogadas construídas e não do acaso como anteriormente.
O desempenho dos jogadores foi uma surpresa, destaque especial para o Marco Antônio com duas belas jogadas e assistência s para dois gols. E parece que temos um lateral esquerdo que sabe cruzar.
Enfim, perdeu-se muito com o treinador anterior que foi mal em todas as competições e continuaram dando crédito até quando perceberam que daquele mato não saia nada, tudo em nome de um pseudo profissionalismo.
É claro que devemos conter a euforia, mas parece que agora o caminho da volta a primeira divisão parece bem pavimentado. Tomara que assim seja. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Sergio, parece-me que, desde há muitos anos a esta parte, o Botafogo não conseguia nada do que agora parece conseguir com facilidade: recuperar os Irmãos Salles para o projeto, conseguir patrocínios aceitáveis, contratar jogadores aparentemente certos sem alarido e com eficácia, travar eventuais saídas como foi com Navarro, departamento jurídico acertando, treinador trabalhando em silêncio e treinando realmente, equipe motivda e alegre, jogadores dando mais desempenho do que antes, etc.

Tenho uma amiga que pertence ao Conselho Deliberativo que me entusiasmou durante a candidatura com aquilo que queriam fazer, depois foram desacertos vários e agora começa a parecer que a diretoria ganhadora está vencendo. Se não derrapar nos interesses pessoais e nas mesquinhas vaidades históricas dos dirigentes, até que... quem sabe?... poderemos ter um Botafogo muitíssimo capaz no final do mandato desta diretoria quando entregar o seu legado à diretoria seguinte. Mas isso faz-se não com ansiedade de títulos que por si mesmos não dão consistência no médio-longo prazo, mas sim passo a passo, com muitoprofissionalismo e metas exigentes mas possíveis, ano após ano e, por fim, alcançar um patamar que nos honre entre a elite sul-americana. É possível, e tanto mais possível quanto tivermos uma torcida capaz de exigir com bom senso, de entender cada momento específico, compreender que um clube hoje ou engendra uma gestão profissional e eficaz ou... adeus grandes títulos e... fica para trás!

Abraços Gloriosos.

Botafogo campeão carioca de futsal feminino sub-17

Créditos:  BFR / @guerragui_ (foto);  BFR / @ely-gfx (arte) Por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou o Campeonato ...