quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Botafogo 6x0 Aurora – prenúncio de uma nova aurora

Crédito: Vitor Silva / Botafogo

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Em primeiro lugar o Mundo Botafogo saúda uma vitória consistente baseada num coletivo e num desempenho individual que andava muito fugido da equipe Botafoguense.

Em segundo lugar afirmar que uma goleada sobre um adversário relativamente fraco pode servir de ânimo, mas será apenas o reinício de uma nova caminhada.

Em terceiro lugar, embora o adversário seja fraco, fracos também são a maioria dos clubes do campeonato estadual e o Botafogo perdeu e empatou e quando ganhou foi por margem mínima. Portanto, mérito no jogo com o Aurora.

Em quarto lugar, comparar o desempenho coletivo e individual do Botafogo no jogo da 1ª mão com o jogo da 2ª mão é algo abismal em termos de parecenças.

Em quinto lugar parece evidente que a substituição de treinador mudou o rumo do 2º jogo em relação ao 1º jogo na Bolívia. Efetivamente, apesar do Aurora ser relativamente fraco na marcação e possuir um goleiro aparentemente também bastante frágil, o comportamento na nossa equipe e dos nossos atletas foi bem diferente e meritório.

E assim chegamos a um ponto de especulação que pode ser interessante: Bruno Lage não foi bem sucedido mais pela sua incapacidade de comunicar bem com atletas e em público e não tanto pelos resultados; Lúcio Flávio não foi bem sucedido claramente pela sua fragilidade muito evidente como treinador; Tiago Nunes não foi bem sucedido nos resultados alcançados e, nos últimos jogos, pelas suas inusitadas declarações à imprensa e a gozação pública de ‘chororô’ dirigida a um colega de profissão.

E como foi possível a mudança radical de Tiquinho Soares? Como é possível ter-se ‘arrastado’ durante tantos jogos e subitamente começar a correr e a movimentar-se tão agilmente? Como é que um atleta, após jogos e jogos sucessivos de maus desempenhos, ressuscita quase ao nível dos desempenhos anteriores à lesão? Será da variável ‘comportamental’ ao nível do comando da comissão técnica?

E como é possível Júnior Santos marcar 4 gols num só jogo? Será em virtude de ter jogado mais avançado na área com Tiquinho Soares organizando jogo, evidenciando assim uma veia ‘oportunista’ de artilheiro que anteriormente fora de Tiquinho?

Seja o que for, o empenho individual dos jogadores afigura-se ter sido muitíssimo maior e o modelo coletivo mais simplificado e verticalizado do que a monotonia tática habitual.

Os destaques em campo foram claramente de Júnior Santos (há muitos jogos que se mostrou grande ‘lutador’ da equipe) e de Tiquinho Soares por ‘últimos passes’ de grande qualidade, enquanto Savarino no ataque precisa, embora tenha tido bom desempenho, afinar melhor o aproveitamento de oportunidades criadas.

Fora de campo, duas revelações muito interessantes: a Coletiva de Fábio Matias e de Júnior Santos. Há muito tempo que eu não assistia a Coletivas botafoguenses claras, objetivas, sem demagogias, assertivas e com inteligência emocional – tanto de FM como de JS. Superinteressante. Aplausos do Mundo Botafogo!

Finalmente uma palavra para a torcida que acorreu ao estádio e entusiasmou a equipe!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 6x0 Aurora

» Gols: Júnior Santos, aos 3’, 52’, 69’ e 81’, Tiquinho Soares, aos 15’, e Savarino, 45+2’

» Competição: Copa Libertadores da América / 3ª Eliminatória

» Data: 28.02.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 20.425 pagantes / 21.917 espectadores

» Renda: R $ 740.697,00

» Árbitro: Jesús Valenzuela (Venezuela); Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela); VAR: Juan Soto (Venezuela)

» Disciplina: cartão amarelo – Alexander Barboza e Damián Suárez (Botafogo) e Michelli, Robles, Blanco, René Barbosa e Alaniz (Aurora)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Alexander Barboza (Gregore) e Hugo; Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Kauê) e Eduardo (Diego Hernández); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Janderson) e Savarino. Técnico: Fábio Matias.

» Aurora: Akólogo; Amarilla, René Barbosa e Michelli (Troncoso); Didí Torríco (Darío Torrico), Robles (Cabral), Alaniz, Serginho (Sejas) e Jair Torrico; Reinoso (Bustamante) e Blanco. Técnico: Diego Soria.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Botafogo Social & Olímpico – 12 modalidades desportivas atualmente

Olimpíadas Botafoguenses. Crédito: Boletim do Botafogo de Futebol e Regatas.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo Social & Olímpico tem recuperado algumas modalidades desportivas e criado outras, reintroduzindo agora o Taekwondo, após fechar parceria com o Instituto Nam Ho Lee, possuindo atualmente as seguintes modalidades:

» Basquete

» Basquete 3 x 3

» Canoagem (atleta Ana Sátila)

» Futebol de 7

» Futebol de Areia (beach soccer)

» Futebol de Mesa

» Futsal (apenas base)

Taekwondo, a nova modalidade com apresentação no fim-de-semana.
Crédito: Wallace Lima / Botafogo / Esporte News Mundo.

» Judô

» Remo (estatutariamente obrigatório)

» Skate (atleta Pedro Vita)

» Taekwondo

» Vôlei de praia

É de saudar esse caminho, porém há modalidades claramente em falta, especialmente Natação, Polo Aquático e Voleibol, as três com muitos títulos conquistados em Campeonatos Brasileiros e Sul-Americanos.

Ao longo da sua história o Botafogo de Futebol e Regatas já dispôs de 41 modalidades desportivas, incluindo o futebol.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Figuras & Mercado Fut Feminino: Pâmela, zagueira experiente

Crédito: Twitter Botafogofem.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Pâmela Faria Lima de Vasconcelos nasceu no dia 3 de setembro de 1989, no Rio de Janeiro, é meia-atacante, ambidestra, mede 1,64m e pesa 64kg.

A história conhecida começa no Americano (RJ), em 2008, e Santos, em 2009. Após um hiato, passou pelo Vasco da Gama (2013-2014, 5 jogos) e pelo Botafogo (2014, 3 jogos e 1 gol), fixando-se no Flamengo (2015-2019, 45 jogos e 14 gols).

Em 2019 efetuou uma experiência internacional no clube chinês Yunnan Hengiun Beilian, pouco conseguida, e regressou ao Brasil, ingressando no Corinthians (2020, 8 jogos e 2 gols) e posteriormente no Cruzeiro (2022-2023, 5 jogos e 2 gols).

Pâmela tem no seu palmarés uma Copa Libertadores da América e dois Campeonatos Brasileiros pelo Flamengo e pelo Corinthians, uma Copa do Brasil pelo Santos e um Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro, embora aparentemente não tenha jogado muito ao longo da sua carreira.

Fontes: cruzeiropedia.org; ogol.com.br; zerozero.pt

Ao absurdo a que chegamos…

Fonte: Twitter Botafogo F. R.

Num período em que o Botafogo necessita pensar exclusivamente em retomar o seu destino histórico, André Mazzuco homenageia Eduardo com a placa de um gol (sensacional, sem dúvida) em jogo em que fomos goleados pelo Vasco da Gama.

Creio que os Botafoguenses nunca se dariam a esse papel homenageador e que o jogador homenageado jamais desempenharia tal papel se a mentalidade fosse vencedora.

Enfim, demite-se o treinador e mantém-se um dirigente impreparado para representar o histórico Glorioso. E John Textor vai permitindo tudo isso…

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Botafogo no pódio da Liga Discreto de Verão basquete 3x3

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Os atletas sub-16 masculino do basquete 3x3 do Botafogo disputaram a categoria Sub-17 da 1ª Etapa da Liga do Discreto de Verão 2024, competição reconhecida pela FIBA e chancelada pela SUDERJ / Governo do Estado do Rio de Janeiro, conquistando a Medalha de Bronze contra os mais velhos das outras equipes.

Eis a campanha dos Jovens Gloriosos:

Botafogo 11x13 Tijuca TC

Botafogo 17x15 Basquete RJ

Botafogo 10x14 Flamengo (semifinal)

Botafogo 15x13 Jacarés SMJ (3º lugar)

Fontes: Botafogo Basquete Oficial e Youtube.

Botafoguense Juninho campeão mundial de futebol de areia

Fonte: Botafogo Social & Olímpico.

Juninho, Coordenador do Futebol de Areia do Botafogo, sagrou-se campeão mundial de Futebol de Areia na qualidade de Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira principal e Técnico da Seleção Brasileira sub-20.

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Botafogo 3x0 Fluminense: a campanha 100% sobre rivais na Copa Rio feminina

Golaço-mor contra o Fluminense. Fonte: Twitter Botafogo Feminino.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo encerrou o 1º turno da Copa Rio feminina com três vitórias em três jogos contra Flamengo, Vasco da Gama e Fluminense, registando um saldo de gols de 5-0, tendo sido cinco golaços botafoguenses.

Os reforços deste ano vão ser, aparentemente, contributos essenciais para a produção da equipe, tanto na defesa como no ataque.

Na frente de ataque Nathane Fabem destaca-se claramente como a 9 titular, e no derradeiro jogo contra o Fluminense Gabi Itacaré substituiu bem Nathane, contribuindo também para a artilharia.

O Botafogo encerrou a 1ª parte do último jogo do 1º turno vencendo o Fluminense com uma grande gol de Nathane, que já ameaçara aos 32’ com um bola na trave. Porém, aos 38’ faturou mesmo. Um lançamento em profundidade para a ala direita, depois Adriely enviou um passe açucarado para Nathane à entrada da área, que rompeu por entre duas zagueiras adversárias e, ainda acossada por elas, tocou para a frente com a coxa e depois encobriu a goleira tricolor, inaugurando o marcador.

No 2º tempo Driely recebeu um passe na ala direita e, de muito longe, rematou vigorosamente em diagonal aos 59’, a bola voou por toda a área tricolor e aninhou-se no ângulo direito contrário da baliza do Fluminense. Um golaço com G maiúsculo!

Com 2x0 no placar, e com a expulsão da zagueira tricolor Sorriso, o Botafogo administrou a 2ª parte do jogo e ao cair do pano, num contra-ataque rapidíssimo, Gabi Itacaré entrou na área, parecia ter perdido o ângulo, mas recuperou posição, rematou cruzado e ampliou para 3x0 aos 90’ com outro estupendo golaço, a passe espetacular de Drika.

Eis, por ordem cronológica, as FICHAS TÉCNICAS do 1º turno:

Botafogo 1x0 Vasco da Gama

» Gols: Jordana, aos 81’

» Competição: Copa Rio

» Data: 10.02.2024

» Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Luciana Mafra Leite (RJ); Assistentes: Beatriz Geraldini de Sousa (RJ) e Bárbara Maia Fraga (RJ); 4º árbitro: Rosana Pereira Ruviaro (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo - Jordana, Japa, Vânia e Káren (Botafogo) e Guedes e Camacho - Auxiliar Técnico (Vasco da Gama)

» Botafogo: Michelle; Bárbara (Bruna), Nalon, Káren e Chai (Guima); Driely (Japa), Jordana e Mayara Vaz (Luciana Gómez); Drika (Vânia)), Nath Fabem (Kewllen) e Kélen. Técnico: Jorge Barcellos.

» Vasco da Gama: Tati Silva; Índia, Vilmara (Araújo), Lidy (Fabi) e Guedes; Andressa, Mayara (Luana) e Carolzinha; Oliveira, Sarah e Emilly Souza (Larissa Ramos). Técnico: Verónica Coutinho.

Botafogo 1x0 Flamengo

» Gols: Nath Fabem, aos 78’

» Competição: Copa Rio

» Data: 17.02.2024

» Local: Campo da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Jenifer Alves de Freitas (RJ); Assistentes: Michele Cristina da Silva Rodrigues (RJ) e Nayra da Cunha Nunes (RJ); 4º Árbitro: Rosana Pereira Ruviaro (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo - Jordana, Chai e Kélen (Botafogo) e Djeni, Duda e Darlene (Flamengo)

» Botafogo: Michelle; Bárbara, Nalon, Káren e Chai (Guima); Driely (Japa), Jordana, Mayara Vaz (Vitorinha) e Duda Basílio (Kewllen); Kélen e Nath Fabem (Vânia). Técnico: Jorge Barcellos.

» Flamengo: Barbieri; Naná (Duda,  depois Isa), Daiane, Thais Regina e Jucinara; Thaisa, Darlene e Djeni (Glaucia); Gisseli, Cristiane e Crivelari. Técnico: Maurício Salgado.

Botafogo 3x0 Fluminense

» Gols: Nathane, aos 38’, Driely, aos 59’, e Gabi Itacaré, as 90’

» Competição: Copa Rio

» Data: 24.02.2024

» Local: Estádio Ronaldo Nazário, n Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Luciana Mafra leite (RJ); Assistentes: Naiara Mendes Tavares (RJ) e Paola Rodrigues José (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Bruna e Nalon (Botafogo) e Sorriso (Fluminense); cartão vermelho – Sorriso (Fluminense)

» Botafogo: Yasmin; Bruna (Bárbara), Káren, Nalon (Vitorinha) e Chai; Driely (Kewllen), Mayara Vaz (Letícia Debiasi) e Jordana; Duda Basílio (Drika), Nathane (Gabi Itacaré) e Kélen. Técnico: Jorge Barcellos.

» Fluminense: Letícia Bussatto; Gabi Zidoi, Cotrim, Yasmin (Gislaine) e Sorriso; Claudinha, Annaysa (Geovana Alves) e Camila Pini; Kamilla, Mileninha e Verônica. Técnico: Hoffmann.

No próximo sábado, dia 2 de março, às 15:00, inicia-se o 2º turno e o Botafogo torna a enfrentar o Flamengo, no Estádio Ronaldo Nazário, em São Cristóvão.

Botafogo 2x0 Audax

Crédito: Vitor Silva / Botafogo

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Não vale a pena comentar a partida em si mesmo porque durante a 1ª parte fui olhando para a tela alternadamente e fiquei meio sonolento, confirmando-se a frouxa dinâmica de jogo que a equipe apresenta, e na 2ª parte já não tive ‘coragem’ de assistir a uma tarde tão ‘cinzenta’ de futebol.

O elenco mostra exatamente o mesmo tecnicismo, organização e dinâmica de quando Lúcio Flávio deixou a equipe, o que significa que, infelizmente, Nunes nada acrescentou à equipe e evidenciou, tão cristalinamente quanto teria sido possível, que as opções LF e TN indicadas pelo departamento de futebol deviam acarretar a renovação não apenas da comissão técnica que já foi demitida mas também o próprio departamento de futebol.

Mazzuco acabou de afirmar o seguinte: – “Estamos trabalhando com nomes, queremos definir, mas tem que ser feito com cuidado.”

Embora a afirmação seja basicamente vazia de conteúdo, porque já se sabe que se trabalha com ‘nomes’ com vista a ‘definir’ o novo treinador, o que a afirmação sugere é uma pergunta: – “E por que não teve cuidado nas duas escolhas anteriores em que participou e que nos roubaram um título e uma boa preparação na temporada de 2024?!?!?!

A única consolação de tantos jogos mal jogados e desperdiçados é que o novo técnico seja capaz e tenha, ainda, um mínimo de jogos de ‘pré-temporada’ para testar e arrumar a equipe, tal como mencionei na análise à derrota do Botafogo para o Flamengo: – “O que vale é que ainda temos jogos da Taça Rio para ir testando…

Em suma, tem sido bem melhor assistir aos jogos da equipe feminina, bem reforçada e bem montada, que em início de temporada venceu sucessivamente Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense, com bom futebol, cinco golaços e nenhum gol sofrido.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 2x0 Audax

» Gols: Diego Hernández, aos 2’, e Janderson, aos 48'

» Competição: Campeonato Carioca / Taça Guanabara

» Data: 24.02.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ); Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ): VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

» Público: 1.446 espectadores

» Renda: R$ 45.360,00

» Disciplina: cartão amarelo – Marçal, Gregore e Matheus Nascimento (Botafogo) e Arlen, Miticov e Paulo Victor (Audax)

» Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Bastos (Jefferson Maciel), Lucas Halter e Marçal; Marlon Freitas (Gregore), Kauê (Newton) e Diego Hernández (Matheus Nascimento); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Janderson) e Savarino. Técnico: Fábio Matias.

» Audax: Max; Arlen (Miticov), Igor Silva, Marcos Arthur e Paulo Victor; Ramon Batista, Vinícius Matheus (Clisman) e Bruno Paulo (Jackson Caucaia); Rodriguinho, Igor Alves (Fabinho Polhão) e Acácio (Edilson). Técnico: Luciano Quadros.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Retrospecto Botafogo x Audax Rio (2013-2023)

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo defrontou apenas por seis vezes o Audax Rio de Janeiro Esporte Clube, ou simplesmente ‘Audax Rio’. Desses confrontos o Botafogo obteve três vitórias, dois empatou e uma derrota, com saldo de gols favorável em 15-8.

2013

Botafogo 4x0 Audax Rio

» Gols: Lodeiro, aos 21', Fellype Gabriel, aos 34', Bruno Mendes, aos 47', e Bolívar, aos 55'

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 30.01.2013

» Local: Estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Jefferson; Gilberto (Jadson), Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel (Júlio César), Lodeiro, Andrezinho e Vitinho (Seedorf); Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

2014

Botafogo 2x2 Audax Rio

» Gols: Tanque Ferreyra, aos 26', e Marcelo Mattos, aos 62' (Botafogo); Willian, aos 31', e Washington, aos 69' (pen.) (Audax Rio)

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 06.03.2014

» Local: Estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Helton Leite, Edilson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos (Lucas), Gabriel, Jorge Wagner e Gegê (Bolatti); Wallyson e Ferreyra (Henrique). Técnico: Eduardo Húngaro. 

2022

Botafogo 2x2 Audax Rio

» Gols: Breno, aos 50’, e Erison, aos 80’ (Botafogo); Lessa, aos 43', e Hugo Sanches, aos 77’ (Audax Rio)

» Competição: Campeonato Carioca (Taça Guanabara)

» Data: 13.03.2022

» Local: Estádio Jair Toscano de Brito, em Angra dos Reis (RJ)

» Botafogo: Diego Loureiro; Vitor Marinho (Barreto), Lucas Mezenga, Kawan e Reydson (Jonathan Silva); Romildo (Kayque), Breno e Juninho (Luiz Fernando); Raí, Rikelmi (Gabriel Conceição) e Erison. Técnico: Lúcio Flávio.

2023

Botafogo 0x1 Audax Rio

» Gols: Higor Leite, aos 17’

» Competição: Campeonato Carioca

» Data: 15.01.2023

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Botafogo: Igo Gabriel; Ryan, Henrique Vermudt (Matheus Cabral), Lucas Mezenga e Hugo; JP Galvão (Caio Vitor), Del Piage e Raí; Dudu (Joffre), JP Bardales (Darius Lewis) e Iago André. Técnico: Lúcio Flávio.

Botafogo 2x1 Audax

» Gols: Tiquinho Soares, aos 67’, e Gustavo Sauer, aos 90+3’ (Botafogo); Emerson Urso, aos 8’ (Audax)

» Competição: Taça Rio (final)

» Data: 02.04.2023

» Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

» Botafogo: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas (Lucas Fernandes) e Eduardo (Gabriel Pires); Raí (Gustavo Sauer, Carlos Alberto (Luís Henrique) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento). Técnico: Luís Castro.

Botafogo 5x2 Audax

» Gols: Lucas Fernandes, aos 12’ e 19’, Gustavo Sauer, aos 40’ e 66’, e Philipe Sampaio, aos 76’ (Botafogo); Romarinho, aos 28’, e Julinho, aos 51’ (Audax)

» Competição: Taça Rio (decisão – jogo de volta)

» Data: 09.04.02023

» Local: Estádio Raulino de Oliveira

» Botafogo: Lucas Perri; Rafael (Daniel Borges), Philipe Sampaio, Luís Segovia e Hugo (Marçal); Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Lucas Fernandes e Raí; Gustavo Sauer (Carlos Alberto), Matheus Nascimento e Luís Henrique (Victor Sá). Técnico: Luís Castro.

Pódio 7, mês de janeiro

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

No mês de janeiro não houve publicações sobre desportos não futebolísticos, tendo sido focado praticamente o futebol - excepção deita à biografia de Braz Pepe, grande dirigente que interviu mais globalmente no Botafogo.

Em nenhum caso houve preferências sobre retrospectos ou análises dos jogos realizados em janeiro, o que correu pela primeira vez no blogue – provavelmente devido à queda absurda em final de 2023 e à pouca atratividade exercida pelo campeonato estadual de 2024.

A preferência dos leitores recaiu sobre as seguintes publicações:

01. Braz Pepe: imortal monarquista botafoguense

por Ruy Moura

02. Quando o Flamengo sentou e quase foi extinta a seção de futebol

por Luiz Felipe Carneiro de Miranda

03. Botafogo 2022-2023: exultações e angústias, um traço persistente (V)

por Ruy Moura

04. O Ano de Túlio Maravilha

por Ruy Moura

05. Valdo: a experiência de um quarentão nos anos de fogo 2003-2004

por Ruy Moura

06. Narrativa do mais louco torneio internacional conquistado pelo Botafogo

por Autor Desconhecido

07. Mercado de contratações: Jefferson Savarino, um armador muito titulado 

por Ruy Moura

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Figuras & Mercado Fut Feminino: Raiani Cruz, zagueira campeã vinda do Sub-20

Crédito: Twitter Botafogo Futebol Feminino.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Raiani da Cruz Caetano Gomes nasceu no dia 13 de abril de 2003, no estado de São Paulo, atua como zagueira.

Raiani iniciou-se no Ipiranga e posteriormente no Tiger, jogando futsal (2016-2019), depois no Osasco Audax nas equipes Sub-17 e Sub-16 (2019) e em seguida nas equipes do Sub-17 no São Paulo (2020) e do Sub-18 no Corinthians (2020).

Posteriormente Raiani integrou a equipe Sub-18 do Bahia (2021, 6 jogos) e finamente chegou ao Botafogo em fevereiro de 2022, integrando a equipe Sub-20 (13 jogos), sendo promovida no ano seguinte à equipe principal (2023, 18 jogos e 4 gols).

Pelo Sub-20 participou na semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20, na final da Copa São Paulo Júnior, nos campeonatos Estaduais de 2022 e 2023 e na Copa Rio /OPG de 2023.

Pelo Botafogo sagrou-se Campeã Estadual em 2022 e Campeã da Copa Rio / OPG em 2023.

Ao finalizar a temporada de 2023 Raiani firmou compromisso com o Botafogo para integrar a equipe principal em 2024.

Fonte: fogaonet.com; ogol.com.br; zerozero.pt

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Botafogo Samba Clube: campeã da Série Prata e vencedora de 3 Estrelas do carnaval 2024

Crédito: Divulgação / Gabriel Belmiro.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

A Botafogo Samba Clube e a GRES Tradição foram as escolas de samba campeãs da Série Prata do carnaval carioca de 2024 e ambas as escolas vão desfilar, em 2025, na Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

As escolas de samba da Série Prata foram divididas em dois desfiles. A Botafogo Samba Clube foi campeã do desfile da 1ª noite e a GRES Tradição campeã do desfile da 2ª noite.

Além da tão almejada conquista de ascensão à Série Ouro em 2025, a Botafogo Samba Clube conquistou 3 prêmios Estrela do Carnaval – Série Prata 2024: Estrela ‘Baianas’; Estrela ‘Ala de Passistas’; Estrela ‘Conjunto de Fantasias’.

Fonte: Instagram Botafogo Samba Clube.

A Botafogo Samba Clube, fundada em 2018, foi a 1ª escola de samba ligada a um Clube de futebol carioca, tendo posteriormente sido fundadas as escolas de samba Força Jovem ligada ao CR Vasco da Gama (em 2019), Guerreiros Tricolores ligada ao Fluminense FC (em 2019) e a Fla Manguaça ligada ao CR Flamengo (em 2020).

No carnaval de 2025 a Botafogo Samba Clube integrará a Série Ouro (ascensão); a Fla Manguaça a Série Prata (manutenção); a Força Jovem a Série Bronze (despromoção da Série Prata); e a Guerreiros Tricolores a Série Avaliação (despromoção da Série Bronze).

Assim, a Botafogo Samba Clube também será a 1ª escola de samba ligada a um Clube de futebol carioca a desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí!

PARABÉNS À ESCOLA E A TODOS OS FOLIÕES BOTAFOGUENSES!

Botafogo 1x1 Aurora (Bolívia)

Nota pós-publicação: Tiago Nunes já havia desiludido como treinador, mas surpreendi-me por me desiludir na vertente comportamental. Afinal, Nunes lê e publicita códigos de jogadores pedindo "sequência fora da equipe" e faz o gesto de 'chororô' contra um colega de profissão, bem à moda flamenguista. Talvez tenha sido demitido mais devido a isso do que aos resultados que nunca alcançou no Brasileiro e no Carioca. Porém, com o departamento de futebol a escolher os treinadores ao seu jeito, casos de L. Flávio e T. Nunes, que mais nos irá acontecer?... Olho bem aberto, J. Textor...

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x1 Aurora (Bolívia)

» Gols: Júnior Santos, aos 26’ (Botafogo); Darío Torrico, aos 90+6’ (Aurora)

» Competição: Copa Libertadores

» Data: 21.02.2024

» Local: Estádio Félix Capriles, na Bolívia

» Árbitro: Cristián Garay (Chile); Assistentes: Alan Sandoval (Chile) e Gabriel Ureta (Chile); VAR: Fernando Vejar (Chile)

» Disciplina: cartão amarelo – Danilo Barbosa, Gatito Fernández e Matheus Nascimento (Botafogo) e Michelli, Ballivián e René Barbosa (Aurora); cartão vermelho – Tiago Nunes – técnico (Botafogo) e Maurício Soria – técnico (Aurora)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Marlon Freitas, Danilo Barbosa e Eduardo (Tchê Tchê); Júnior Santos (Mateo Ponte), Tiquinho Soares (Janderson, depois Matheus Nascimento) e Victor Sá (Savarino). Técnico: Tiago Nunes.

» Aurora: Akólogo; Amarilla, René Barbosa.e Michelli; Ballivián (Cabral), Alaníz, Didí Torrico e Jair Torrico; Darío Torrico, Reinoso e Serginho (Silvero). Técnico: Mauricio Soria.

Marcelo de Almeida e Isabella Gomes conquistam 5 medalhas no Pan-Americano de Remo

Marcelo de Almeida. Fonte: Instagram botafogo.remo por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo Marcelo Barbosa de Almeida (14.02.2003) e Is...