Brasil 4x1 Argentina. 7 de agosto de 1968. Da esq. para a dir.: em pé – Moreira, Félix, Brito, Leônidas, Carlos Roberto e Valtencir; agachados – Nado, Gérson, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Reprodução / Internet.

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Caros amigos e leitores, confesso que fico verdadeiramente espantado como determinadas notícias históricas sobre o Glorioso circulam de um modo tão frívolo na comunicação social desportiva em geral.

Tenho lido que o recorde de 7 atletas do Botafogo convocados para Copas do Mundo é inédito no nosso Clube, embora seja, ainda, e talvez cada vez mais, o Clube que mais cedeu futebolistas à Seleção Brasileira em todos os tempos e também no âmbito da Copa do Mundo, isto é, o Botafogo é recordista em ambos os casos – além de recordista em convocações de uma só vez, como veremos seguidamente.

Diversos sites de futebol escrevem que o Botafogo este ano bateu o recorde de 4 convocações numa só Copa, e citam os 4 convocados de 1966 e os 4 convocados de 1962, mas, contudo, em 1962 foram titulares absolutos não 4, mas 5 botafoguenses: Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo! Mas nem foi em nenhuma dessas Copas que batemos o nosso próprio recorde.

Titulares botafoguenses na Copa de 1962: Nilton Santos, Garrincha, Didi, Amarildo e Zagallo. Reprodução | Internet.

Na Copa do Mundo de 1934 o Botafogo teve 8 convocados de uma só vez em todos os setores de campo: Pedrosa (goleiro), Octacílio (zagueiro), Ariel (meio-campista), Canalli (meio-campista), Martim Silveira (meio-campista), Waldyr (meio-campista), Átila (atacante) e Carvalho Leite (atacante).

Por outro lado, em jogos fora da Copa do Mundo convém relembrar a partida Brasil 4x1 Argentina, no Estádio do Maracanã, em que a Seleção Brasileira (designada para a história como ‘Selefogo’) atuou com a seguinte equipe: Félix (Fluminense), Moreira (Botafogo), Brito (Vasco da Gama), Leônidas (Botafogo) e Valtencir (Botafogo); Carlos Roberto (Botafogo e Gérson (Botafogo); Nado (Vasco da Gama), Roberto (Botafogo), Jairzinho (Botafogo e Paulo César (Botafogo).

Isto é, foram também 8 futebolistas, neste caso todos titulares, acrescendo, ainda, o técnico Mário Zagallo (Botafogo).

Delegação Brasileira à Copa do Mundode 1934 com 8 futebolistas do Botafogo FC tricampeões cariocas: Pedrosa, Octacílio, Ariel, Canalli, Martim Silveira, Waldyr, Àtila e Carvalho Leite. Fonte: Arquivo Nacional.

Nesse jogo os gols foram de Valtencir, Roberto, Paulo César e Jairzinho, sendo que aquele que viria a ser o ‘Furacão’ da Copa do Mundo de 1970- Jairzinho – marcou o 4º gol após a equipe trocar 52 passes consecutivos, saudados com um ‘Olé!’ nas arquibancadas do Maracanã.

Consequentemente tivemos 8 futebolistas como recorde de convocados por um só clube em Copas do Mundo, bem como o recorde de 8 futebolistas em jogos fora da Copa do Mundo.

A desinformação é tão grande que até Artur Jorge mencionou que a convocação de 7 atletas botafoguenses para Copas do Mundo é um recorde.

Em suma, quer o Botafogo, quer a Seleção Brasileira, não começaram em 2024, têm um passado e, por sinal, Grandioso!

Divulguem, caros leitores e amigos, porque os nossos recordes de cedência de jogadores para Seleções é verdadeiramente histórico!

0

Adicione um comentário

A carregar