quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Figuras & Mercado Fut Feminino: Grazy, zagueira campeã sul-americana sub-17 e sub-20

Fonte: www.botafogo.com.br

Fonte: por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Ana Grazyelle Paz Lins, a ‘Grazy’, nasceu no dia 18 de agosto de 2005, em Camaragipe, estado de Pernambuco, é zagueira, mede 1,76m de altura e pesa 72kg.

Iniciou carreira no Náutico, em 2020, e em 2021 passou a representar a Ferroviária (SP). O seu desempenho valeu-lhe a convocação para a Seleção do Brasil Sub-17, em 2022, aos 16 anos, alcançando então o seu 1º título ao conquistar invictamente o Campeonato Sul-americano Sub-17, em representação do Brasil, que ganhou os seis jogos e teve o formidável saldo de gols de 30x0.

Nessa 1ª convocação Grazy atuou em 5 dos 6 jogos e foi capitã, tendo o Brasil vencido a final contra a Colômbia por 1x0, gol de Rhaissa, aos 76’, em Montevideo, no dia 20 de março de 2022. A equipe alinhou com Eluiza Kavalek, Guta, Kedima, Ana Grazyelle, Ana Júlia, Lara Dantas (Rebeca), Luana, Carl, Dudinha, Jhonson (Rhaissa) e Aline. Treinadora: Simone Jatobá.

Nesse mesmo ano Grazy conquistou o Campeonato Paulista Sub-20, ainda antes de completar 17 anos, na vitória da Ferroviária sobre o São Paulo por 1x0, gol de Aline Gomes, aos 82’, no dia 30 de julho de 2022. A equipe alinhou com Lucilene, Tamires, Catarina, Ana Júlia, Ana Grazyelle, Duda Batista, Maísa Caverzan, Aninha Hansen (Natália), Laura Pigatin (Fernanda de Almeida), Aline Gomes e Raissa Silva (Rhaissa).

Campeã Sul-americana Sub-20. Crédito: Staff Images / CBF.

Em 2023, no dia 21 de outubro, Grazy sagrou-se bicampeã ao conquistar o Campeonato Paulista Sub-20, no empate por 1x1 com o Santos no jogo de volta, após vitória por 2x1 no jogo de ida. No jogo de volta Tainá Maranhão fez o gol de empate, aos 53’, que valeu o título à Ferroviária. A equipe alinhou com Yanne, Catarina, Ana Grazyelle, Anita (Raissa Silva), Fernanda de Almeida, Aninha Hansen (Isabelle Garcia), Samara Venceslau (Aninha Bigeschi), Natália, Laura Pigatin, Lívia e Geovanna Marcella (Bia de Oliveira). Treinadora: Júlia Passero.

Consta em diversos locais da internet que Grazy também foi campeã da Copa Paulista Sub-20, em 2023, todavia, não foi detetada alguma súmula com o seu nome. A pesquisa identificou os quatro jogos correspondentes às semifinais e finais, mas Grazy não foi escalada em nenhum deles. A ter sido campeã, atuou apenas em fases anteriores.

Em 2024, no dia 6 de maio, Grazy tornou a brilhar, desta vez no Campeonato Sul-americano Sub-20, em representação do Brasil, na vitória sobre o Peru, por 2x0, gols de Taylor Vogt, aos 18’ (contra), e Vitória Amaral, aos 28’. A equipe alinhou com Rillary, Ana Grazyelle, Letícia Oliveira (Ana Guimarães), Carol Chaves, Marzia, Lara Dantas (Aninha Hansen), Ana Souza, Vitória Amaral (Rebeca), Milena (Giovana Canali), Pyetra (Natália), Pâmela Santos. Treinadora: Rosana Augusto.

Ao serviço da Seleção Brasileira Grazy atuou em 13 partidas.

No dia 9 de setembro de 2024 o Botafogo obteve da Ferroviária o empréstimo de Grazy até 2025.

Fontes: ge.globo.com; www.botafogo.com.br; www.ogol.com.br; www.sofascore.com; www.zerozero.pt

Sem comentários:

O otorrino não me deu ouvidos

[Aos leitores interessados informa-se que as crônicas de Lúcia Senna no Mundo Botafogo foram publicadas em livro intitulado 'No embalo...