sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Russão – uma lenda viva

.
João da Silva Faria, o ‘Russão’, 62 anos de idade, estofador de móveis por profissão, é um dos mais conhecidos torcedores botafoguenses, tendo fundado a extinta Torcida Folgada, que mais tarde acrescentou à sua designação o apelido do fundador.

Russão começou por se destacar em 1965 ao fundar, na geral do Maracanã, aos 18 anos de idade, a torcida Fogo-Duro. Tratava-se de uma torcida com botafoguenses pobres e fanáticos que, antes das 7 horas, pulavam o muro do estádio e permaneciam escondidos até à abertura do portão.

Foi então que Tolito, dono da mais famosa banca de jornais alvinegra do Rio de Janeiro, estimulou Russão a criar, em 1968, uma nova torcida, a organizada Fogo-Lito, mas já na arquibancada.

Entretanto, a figuraça loira e musculosa de Russão cruzou-se com a figuraça de Tarzan, quiçá o mais emblemático torcedor do Glorioso. Ambos viveram em grande camaradagem na torcida organizada até 1974, quando Tarzan resolveu regressar a Belo Horizonte, nomeando Celso, diretor da bateria, como líder da torcida. Porém, a barra era pesada demais para Celso, que passou a liderança a Russão.

Tudo correu normalmente até 1978, quando Tarzan decidiu voltar ao Rio e retomar a liderança da torcida organizada. Na disputa, Russão venceu, mas a torcida ficou dividida e Russão acabou por passar a liderança a ‘Barriga’ dois anos depois.


Porém, Russão não parou por aí e, em Setembro de 1981, fundou a Torcida Folgada, mais tarde a Folgada do Russão, que chegou a integrar 800 sócios de carteirinha e a pagar mensalidades – foi o auge da liderança de Russão.

Em declarações à Revista Placar, na década de 1980, Russão declarou que não guardava a menor mágoa de Tarzan: – “Com ele aprendi a ser mais Botafogo, a ser mais valente, fiel e a defender as nossas cores."

Entretanto, a Folgada do Russão acabou por ser extinta mais tarde, tal como outras torcidas do Glorioso.

Hoje, 24 de setembro de 2010, Russão encontra-se na enfermaria de uma clínica nas Laranjeiras, após lhe ter sido amputada uma perna no início da semana por causa de uma infecção causada pela diabetes. Russão passa bem após a cirugia, mas a sua saúde e a sua capacidade financeira não são das melhores.

Maurício Assumpção está a par da situação e o presidente do conselho deliberativo do Botafogo, Luiz Eduardo Miranda, efetuou uma visita a Russão e prometeu que o clube o apoiaria em tudo que ele possa precisar.

Mundo Botafogo deseja que Russão, símbolo vivo do torcedor botafoguense, fique bem de saúde para continuar a fazer a sua vida, superando as dificuldades financeiras que enfrenta.

CORAGEM, RUSSÃO!

Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Revista Placar Especial: "As Maiores Torcidas do Brasil", década de 1980
http://flogao.com.br/botaflogao
http://extra.globo.com/esporte/jogoextra/posts/2010/09/23/botafogo-russao-se-recupera-de-cirurgia-pede-apoio-326745.asp

10 comentários:

Milene Lima disse...

Estou aqui na torcida pra que tudo ocorra da melhor forma possível pro Russão, e que o Botafogo o ampare, retribuindo ao menos um pouco de tudo que ele já fez pelo Glorioso, por tanto amor e dedicação doados.

Se puder, apareça lá no Inquietude.
Beijos, Senhor Rui.

Ruy Moura disse...

Obrigado, Senhora Dona Milene. (rs)

Beijos Gloriosos!

Anónimo disse...

Parabens Rui, por trazer essa historia linda de um exemplo de torcedor.

S.A.

The Reaper

Ruy Moura disse...

O Russão merecia este destaque. Não do presente difícil, mas do seu passado Glorioso e com certeza do seu futuro esperançoso.

Abraços Gloriosos!

Felipe ® disse...

Rui Moura,

boa noite, assim como voce sou blogueiro e apaixonado pelo nosso Glorioso, hoje é aniversario do Russao e encontrei seu post, copiei ele todo e postei no meu blog colocando em evidencia o seu blog claro...se tiver algum problema fale que eu retiro..

parabens seu blog é muito bom

Ruy Moura disse...

Nenhum problema, Felipe. Só há problema com as pessoas que não citam as fontes.

Abraços Gloriosos!

Unknown disse...

Trabalhei com o russão, na cruzeiro do sul serviços aereos. Lá ele era conhecido como silva. Bateu muintho cartAo de ponto pra mim q sempre chegava atrasado. Saudades do amigo!

Ruy Moura disse...

SILVA?! (rsrsrs)

Tarzan e Russão são lenda na torcida do Botafogo. Assim como Tolito, o ardina que todo o dia debatia o Botafogo com os clientes no seu ponto de venda.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Russao é fogáo !!! Saudades eternas!!!! deve estar no céu torcedo pelo glorioso;

Ruy Moura disse...

Russão fechou um ciclo de lideranças (Salvador Peixoto, Tarzan e Russão) que nunca mais se abriu. Foi o último grande líder das Organizadas.
Abraços Gloriosos.

Botafogo 1x0 LDU: do gol relâmpago ao desempenho sombrio

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo fez uma entrada fulminante contra a LDU e aos 12”, ...