O Botafogo sagrou-se hoje (15.12.2019) tetracampeão sul-americano no IV Campeonato Sul-americano de Clubes de Polo Aquático, o qual
decorreu sob a responsabilidade da Confederación Sudamericana de Natación, que
delegou a organização da competição à Federación Colombiana de Natación e à
Liga de Natación de Antioquia (Medellín), disputada na Piscina Olímpica Horacio
Martínez – Complexo Aquático da Unidad Deportiva Cristo Rey, em Copacabana, Antioquia
(Colômbia).
O nosso Clube não financiou a ida dos atletas, cuja
estadia foi paga pelos próprios e por alguns torcedores solidários, razão pela
qual não foi possível deslocar um plantel com o número de atletas ideal. Ainda assim, os fantásticos atletas do
Botafogo assumiram a espinhosa missão, superaram as dificuldades o melhor que
puderam e honraram a instituição da qual somos apaixonados.
ESPERA-SE UMA COMEMORAÇÃO COM OS ATLETAS NO MOURISCO TÃO
EXUBERANTE E COMOVENTE QUANTO A DE GENERAL SEVERIANO COM OS BASQUETEBOLISTAS!
Eis a campanha do Glorioso:
1ª FASE
Dia 12.12.2019
Botafogo
FR 12x12 Antioquia A (Colômbia)
Dia 13.12.2019
Botafogo
FR 06x10 GEBA – Club de Gimnasia y Esgrima (Argentina)
Dia 13.12.2019
Botafogo
FR 16x14 Antioquia B (Colômbia)
SEMIFINAL
Dia 14.12.2019
Botafogo
FR 12x04 GEBA – Club de Gimnasia y Esgrima (Argentina)
Dia 15.12.2019
Botafogo
FR 10x09 Antioquia A (Colômbia)
» Parciais: 2-2; 3-3; 3-0; 2-4
» Gols: Jonas Crivella (6), Henrique Moniz (2), Fábio Bento (1) e Caio Lima 'Mamão' (1)
» Equipe: Bruno Nolasco, Caio Lima 'Mamão', Diego Mesa, Fábio Bento, Felipe Castano, Henrique Moniz, Jonas Crivella, Marcelo Chagas (goleiro), Matheus Crivella, Paulo Salemi e Santiago Orozco. Técnico: Ângelo Coelho.
» Parciais: 2-2; 3-3; 3-0; 2-4
» Gols: Jonas Crivella (6), Henrique Moniz (2), Fábio Bento (1) e Caio Lima 'Mamão' (1)
» Equipe: Bruno Nolasco, Caio Lima 'Mamão', Diego Mesa, Fábio Bento, Felipe Castano, Henrique Moniz, Jonas Crivella, Marcelo Chagas (goleiro), Matheus Crivella, Paulo Salemi e Santiago Orozco. Técnico: Ângelo Coelho.
SÍNTESE: 5 jogos, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; saldo
de gols: 56-49.
Jonas Crivella foi eleito o 'Melhor Jogador' da competição e Marcelo Chagas o 'Melhor Goleiro'.
Jonas Crivella foi eleito o 'Melhor Jogador' da competição e Marcelo Chagas o 'Melhor Goleiro'.
Pesquisa de Rui Moura (editor do
blogue Mundo Botafogo).
9 comentários:
Lembram desta flâmula ( noutro esporte sua vida está presente )
Já está começando à caminhada de vários titulos de tds as modalidades.
Prezado Rui Moura.
O polo aquático é um Botafogo que dá certo!
Que o futebol se espelhe nele e no basquete para se impor novamente.
Abraços campeões gloriosos
Começando... mas contra a vontade do grupo aparentemente liderado por CA Montenegro. Vão separar o futebol e deixar as modalidades entregues por aí. CAM já ameaçou a TIM: se mantiver o apoio ao basquete onome é retirado das camisas do futebol. Parece que quem vaimandar é CAM. Então, o que muda?... Estou meio triste por isso e pouco confiante para o que vai ocorrer... Aguardemos...
Abraços Gloriosos.
Humberto, o polo foi tetracampeão sul-americano nestas circunstâncias: se financiamento doclube, pagandoos atletas e amigos a estadia na Colômbia e os treinos são feitos nas piscinas dos adversários por falta de infraestrutura de apoio. É esta a gestão 'profissional' do Botafogo... Anos-luz do Clube social das décadas gloriosas... Que tristeza...
Em contrapartida sobra a alegria de as modalidades conseguirem dar bofetadas de luva nesta gente toda que desqualifica a nossa glória. Que vivam os CAMPEÕES!!!
Abraços Gloriosos.
Eu gostaria de saber como funciona esta Liga Sul-Americana. Sem nenhum demérito ao Botafogo, acho estranho o Pinheiros, atual campeão brasileiro, não participar da contenda. Aliás, isso não é exclusivo deste ano. Peru e Chile, que ano passado enviaram representantes, não estiveram na Colômbia. A CBDA não divulga nada. Tudo muito confuso. Mas de novo, não é culpa do Botafogo! Parabéns Fogão!
Respondo amanhã com uma explicação lógica.
Obrigado, Ruy!
Olá, Miguel! Quanto tempo...
A Confederação Sul-americana de Natação (CONSANAT) convida as suas filiadas para indicarem participantes no Campeonato Sul-americano. Em 2016, quando se inaugurou a competição (I Campeonato Sul-americano) o Botafogo era bicampeão da Liga Nacional de Polo Aquático promovida pela CBDA, e nessa qualidade participou da competição, que, aliás, se realizou no piscina do Mourisco, tendo o Botafogo se sagrado campeão sul-americano invicto.
Entretanto, em rota de colisão com a CBDA (coisa não incomum no desporto brasileiro, que já ocorreu em diversas modalidades no passado e que até ocorreu no futebol carioca e já foi ensaiado para o futebol nacional com a extinta Primeira Liga), vários clubes saíram da CBDA e fundaram a Liga PAB – Liga de Polo Aquático Brasileiro, mas o Botafogo permaneceu na CBDA. Não foi fundador da Liga PAB e só mais tarde solicitou a sua participação por uma questão de competitividade, já que os clubes da Liga Nacional da CBDA não eram competitivos para o Botafogo. Então, o Botafogo passou a participar da Liga PAB, mas não se desfiliou da CBDA. Por isso, como a CBDA é filiada da CONSANAT, o clube indicado é o Botafogo – o de maior gabarito da CBDA.
Quanto às outras Confederações nacionais, a CONSANAT faz o convite, mas a aceitação dos clubes de cada país não é obrigatória. Por isso, nem todos os países se apresentam todos os anos, creio que, sobretudo, devido a problemas financeiros, já que esta modalidade é pouco apoiada por políticas nacionais e, por outro lado, a superioridade permanente do Botafogo, julgo eu, não estimula os adversários. A prova de que o problema financeiro é crucial verifica-se no caso da estadia dos atletas do Botafogo na Colômbia, que não foi paga pelo clube, que não se disponibilizou para o efeito, mas pelos atletas, familiares e torcedores amigos e apaixonados pelo desporto.
Abraços Gloriosos. E parabéns pelas recentes conquistas do Flamengo.
Muito obrigado!
Enviar um comentário