sábado, 22 de novembro de 2008

Foi-se o trigo ficou o joio…



Considero que o jogo Botafogo versus Atlético Paranaense foi um jogo ruim de final de ano, em que nenhuma das equipas merecia ganhar.

O Botafogo não possui um padrão de jogo e o Atlético Paranaense idem. Qualquer resultado poderia ter acontecido, tal foi o conjunto de lapsos defensivos de parte a parte e de gols praticamente feitos que se perderam.

O mais dramático de tudo isto é que Lúcio Flávio continua a ser o êmbolo da equipa. Se joga mal, o Botafogo joga mal; se desaparece em campo, o Botafogo desaparece em campo; e quando o Botafogo faz alguma coisa de melhor, lá está Lúcio Flávio. Fez um gol de falta e de falta deu o segundo gol a marcar.

É dramático que um jogador de pouca garra, incapaz de carregar o meio-campo, frágil no corpo-a-corpo, pouco eficaz nos escanteios e raro goleador de bolas paradas, ainda seja a força-motriz botafoguense…

Creio que 2009 será um ano bastante difícil por diversas razões. Eu previra que o buraco financeiro iria surgir à tona e que a espinha dorsal da equipa botafoguense sairia no final do ano, especialmente em resultado das declarações absolutamente insensatas do ‘colaborador’ Montenegro. Porém, também acreditei que fosse contratado um novo treinador mais apto às necessidades d’O Glorioso, designadamente Mancini ou Dorival Júnior. Mas o ano acabou como o de 2007: recondução do treinador.

Como seria de esperar, a recondução de Cuca em 2007 deu no que deu em 2008, e a recondução de Ney Franco, associada à renovação do atacante (?) Fábio, não augura muito bom resultado, porque me parece que Ney Franco tem falta de autoridade tal e qual o treinador Cuca. E, entre os dois, pelo que observei, ainda preferiria Cuca.

Em todo o caso, será Ney Franco o novo treinador e não terá, em 2009, a desculpa de que encontrou uma equipa que não foi montada por si. Nem pode argumentar sobre o orçamento disponível, porque se o mesmo não o satisfizesse, então deveria demitir-se em vez de renovar contrato. Veremos que filosofia e que padrão de jogo será capaz de impor…

Oportunamente opinarei sobre o futuro que preconizo para o Botafogo, mas, por agora, fico-me por estas simples observações.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Atlético Paranaense
Gols: Lúcio Flávio 22’ e Zárate 64’ (Botafogo); Alan Bahia 15’ e Antônio Carlos 73’ (Atlético)
Competição: campeonato brasileiro
Data: 22/Novembro/2008
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o’Engenhão’
Público: 2.794 pagantes; Renda: R$ 28.570,00
Arbitragem: Antônio Hora Filho (SE); Cleriston Clay Barreto (SE) e Ivaney Alves de Lima (SE)
Cartões amarelos: Alessandro (Botafogo); Rhodolfo (Atlético-PR).
Botafogo: Renan, Alessandro, Emerson, Edson e Triguinho; Leandro Guerreiro (Rodrigo Sá), Túlio Souza (Zé Carlos), Eduardo (Fábio) e Lúcio Flávio; Lucas Silva e Zárate. Técnico: Ney Franco
Atlético Paranaense: Galatto, Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Zé Antônio (Alberto), Valencia, Alan Bahia, Ferreira e Netinho; Julio César (Pedro Oldoni) e Rafael Moura. Técnico: Geninho.

8 comentários:

Vinícius Barros disse...

Rui, ótima análise, principalmente em questão ao Lúcio Flávio, mas o que seria "leitmotiv"?

Abs!

Ruy Moura disse...

Amigo Vinicius, "leitmotiv" significa "força-motriz". Devia ter escrito em português como quase sempre faço, fugindo aos estrangeirismos. Às vezes descuido-me. Vou emendar o texto para português. Obrigado.

Saudações Gloriosas!

Gil disse...

Amigo Rui,

Entra e sai diretoria e a ausência de variedade ou de progresso é inexistente, deixando-nos possessos. Será que só nós torcedores percebemos isso?
Os outros clubes têm os seus investidores, empresários, colaboradores, mas nenhum deles submetesse as suas determinações. Qual será a nossa dependência com esses senhores que depenam o nosso querido BOTAFOGO e até com as nossas esperanças?
Renovar com o NFraco é sujeitar-se ao ridículo. O cara já deu provas das suas incoerências, despreparo e incapacidade. Não nos inspira, não passa confiança e muito menos impõe autoridade. Vamos ter que esperar mais derrotas para rescindir contrato?
Infelizmente eles (diretoria) reproduzirão o velho filme que estamos cansados de ver.
Torcerei, como sempre, para que essa perturbação esteja totalmente equivocada.
Que tudo seja diferente!!!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Antonio Oswaldo Cruz disse...

Caro Rui, é sempre um prazer ler suas colunas sobre o Botafogo, sempre claras, concisas e com um português castiço, como deve ser. Como é bom ler em português de Portugal! Sobre o LF, você disse tudo o que há para dizer, acho que não podemos dizer ser ele um mau jogador, mas nunca, nunca ele pode ser a força motriz de uma equipe. Acho sua saída a medida mais importante a ser tomada para a próxima temporada, creio que sem ele, até mesmo o Nei Franco tem a oportunidade de montar uma equipe razoável. Agora, não dá para enender como o sujeito convoca um garoto para a peleja - o Laio - e não o coloca para jogar em um jogo de fim de temporada que não vale nada, insistindo com Fábio, que não necessitava mais de chances, posto que continuará ano que vem. Realmente, não dá para entender o que se passa na cabeça de nossos treinadores. Imagino a decepção do garoto ao não ter entrado em campo ontem...

Ruy Moura disse...

Amigo Gil, penso que há duas pessoas que amoleceram excessivamente o Botafogo: Cuca na equipa de futebol e Bebeto na gestão. E a balança não se equilibrou por outro lado, porque no prato oposto estava toda a verborréia de Montenegro a descredibilizar o Botafogo com as suas politiquices, as quais inclusivamente chegaram aos prórpios jogadores por duas ocasiões na Sul-Americana de 2007 e 2008.

Creio que a nova diretoria deve arrepiar caminho nesse sentido: tornar-se mais séria, não facilitar com quem não gosta do Botafogo, mas também não desestabilizar com trocadilhos de língua de trapo. Já era um passo muito importante para recredibilizar e devolver-nos os nossos pergaminhos tão maltratados hoje.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Amigo Antonio, estou do seu lado, concerteza. O LF é um jogador bem razoável, mas esgotou-se no Botafogo. Quer por uma questão de liderança no vestiário, quer porque a equipa não pode ser construída em torno de si, na minha opinião.

Quanto ao NF, que também será razoável, não tenho visto com ons olhos decisões que me parecem elementares. Essa de continuar a convocar o Fábio e deixar o garoto no banco é de bradar aos céus. E o garoto está em forma...

Cá para mim, o Cuca falhava porque 'inventava' excessivamente; o NF falha porque não 'inventa' nunca.

Obrigado pelo elogio ao meu português e um grande abraço!

Saudações Gloriosas!

Saulo disse...

O Botafogo não ganha mais nessa reta final. Os jogadores já não estão querendo saber de nada por causa de salário atrasado. Só 2009 agora, e eu estou muito preocupado.

Ruy Moura disse...

Amigo Saulo, espero que ganhem ao Figueirense. Penso que lhes devemos essa. Eles e a Ana Paula Oliveira eram patrocinados pela mesma empresa quando fomos elminados pelos erros da bandeirinha. está na altura de serem servidos galantemente por nós...

Saudações Gloriosas!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...