Vinte anos após a ‘dobradinha’ de 1977-78 o Botafogo tornou a ser bi-campeão estadual de juniores em 1997-98, desconhecendo-se a campanha. Em 2000 o Botafogo tornou a conquistar o título. Eis esta última campanha:
Taça Guanabara
· Botafogo 1x0 Bangu
· Botafogo 1x1 Fluminense
· Botafogo 1x0 Olaria
· Botafogo 3x4 Flamengo
· Botafogo 3x0 Friburguense
· Botafogo 1x0 Madureira
· Botafogo 2x0 Vasco da Gama
· Botafogo 5x1 Americano
· Botafogo 3x0 Volta Redonda
· Botafogo 5x4 América
· Botafogo 4x0 Cabo Frio
Taça Rio de Janeiro (invicto)
· Botafogo 3x0 Bangu
· Botafogo 2x1 Olaria
· Botafogo 2x1 América
· Botafogo 4x2 Flamengo
· Botafogo 5x1 Friburguense
· Botafogo 2x1 Madureira
· Botafogo 4x1 Americano
· Botafogo 3x1 Fluminense
· Botafogo 2x1 Vasco da Gama
.
O Botafogo foi campeão com duas rodadas de antecedência em virtude da goleada de 4x0 imposta pelo Vasco da Gama ao Flamengo. As vitórias sobre o Fluminense e o próprio Vasco da Gama foram irrelevantes para a conquista do título. O meia Léo e o atacante Daniel dividiram a artilharia com 17 gols cada. Dé, o 'Aranha', foi o técnico do Botafogo.
.

Na competição de 1998 o Botafogo venceu o Vasco da Gama na final por 1x0, gol de Renatinho.
O Vasco da Gama apresentou-se reforçado por quatro jogadores que, na equipa principal, haviam empatado com o Grémio na Taça Libertadores, mas Renatinhoestava em grande forma e comandou a vitória do Botafogo.
O jogo foi duro e os jogadores abusaram das faltas, tendo o árbitro distribuído sete cartões amarelos. O clima tenso permaneceu durante todo o jogo e aos cinco minutos do segundo tempo Renatinhop colocou a bola no ângulo, fora do alcance do goleiro Helton, selando a sorte da partida. O gol ‘incendiou’ os alvinegros que haviam comparecido em força no Estádio de Moça Bonita.
Depois disso o Vasco lançou-se ao ataque, mas o zagueiro Cleber acabou sendo expulso e o Botafogo tornou-se mais perigoso. Léo do Botafogo e Geder do Vasco ainda trocaram socos, mas o árbitro optou por fazer ‘vista grossa’.
O Botafogo alinhou com Cláudio, Ronaldo, Fernando, Edmar e Leandro; Cléber, Sidiclei, Renatinho e Léo; Fábio e Felipe. Técnico: Sebastião Leônidas (em substituição de Dé, o 'Aranha', que estava suspenso).
Fontes:
Acervo e pesquisa de Claudio Marinho Falcão (colaborador do blogue)
Jornal dos Sports
Notícias de Internet
Notícias de Internet
6 comentários:
esse felipe seri um grande jogador pena que as contusoes acabaram com ele inclusive passou pelo tupi em 2007,uma pena me lembro q ele metia muito gol no flamengo principalmente e fez dupla de ataque com o ronaldinho gaucho na seleçao olimpica
A vida nem sempre corre de feição, Rafael. Alguns bons jogadores ficaram no caminho pelas mesmas razões...
Saudações Gloriosas!
William Guimarães, olá seu Rui fui o jogador que deu muita emoção p/ o fogão em 2000 e 2001 hoje sou jogador profissional estou no America de São Paulo disputando a serie A-2, eu gostaria de pedir ao senhor que entre em contato comigo se possivel pois eu não tenho o titulo que dei ao Botafogo na final contra o Vasco de juniores em que eu fiz 3 gols na final eu so tenho jornal da epoca meu tel e 9577-6429 e casa 2656-7383 se o senhor puder me ajudar com algo serei muito grato. Estou no Rio.
olá companheiro, então tu chegou a jogar com o Renatinho, Fábio Luiz, cleber
anonymous, vc jogou na época do Fábio Luiz, Renatinho, Cléber, Daniel, tavares..etc
anonymous meu e-mail :
mffartmil@gmail.com
Enviar um comentário