terça-feira, 25 de novembro de 2008

Botafogo bi-campeão estadual de juniores de 1977-78

.

Em 1978 o Botafogo revalidou o título estadual de juniores, tornando-se bi-campeão. Eis a campanha:

Turno (campeão do Troféu Eunápio de Queiroz)
· Botafogo 2x0 Madureira [Jérson e Silva]
· Botafogo 4x0 Portuguesa [Silva (3) e Tita]
· Botafogo 3x1 Fluminense [Silva, Jérson e Edson]
· Botafogo 4x0 América [Zanata, Haerton, Silva, Tita]
· Botafogo 5x0 São Cristóvão [Silva (2), Tita, Haerton e Jérson]
· Botafogo 7x0 Olaria [Silva (3), Chiquinho (2), Jérson e Gilberto ‘Gil’]
· Botafogo _x_ Bonsucesso (vitória por ausência do Bonsucesso) [0]
· Botafogo 3x1 Flamengo [Adriano, contra, Haerton e Trigo]
· Botafogo 0x0 Bangu [0]
· Botafogo 3x1 Vasco da Gama [Gilberto ‘Gil’, Jérson e Silva]
· Botafogo 1x0 Campo Grande [Jérson]

Returno
· Botafogo 1x0 Portuguesa [Silva]
· Botafogo 0x0 Bangu [0]
· Botafogo 1x0 Vasco [Revélles]
· Botafogo 6x1 São Cristóvão [Jérson (2), Silva (2), Revélles e Edson]
· Botafogo 0x1 Olaria [0]
· Botafogo 1x1 Madureira [Haerton]
· Botafogo 2x2 Campo Grande [Silva e Marcos]
· Botafogo 0x1 Flamengo [0]
· Botafogo 0x0 Bonsucesso [0]
· Botafogo 2x0 América [Silva (2)]
· Botafogo 1x0 Fluminense [Wecsley]

1ª Final
Botafogo 3x1 Flamengo [Wecsley, Silva e Luiz Cláudio]Botafogo: Luiz Carlos, Zanata, Luiz Cláudio, Miltão e Nélio; Chiquinho, Wecsley e Tita (Jorge Luís); Gilberto, Silva e Haerton (Jérson). Técnico: Joel Martins
.
2ª Final
Botafogo 2x0 Flamengo [Gilberto 'Gil' e Silva]
Botafogo: Luiz Carlos, Zanata, Luiz Cláudio, Miltão e Nélio; Chiquinho, Wecsley e Tita (Jorge Luís); Gilberto ‘Gil’, Silva e Haerton (Édson). Técnico: Joel Martins.

Artilheiros: Silva (20), Jérson (8), Haerton (4), Tita (3), Gilberto ‘Gil (3), Wecsley (2), Édson (2), Revélles (2), Chiquinho (2), Zanata (1), Marcos (1), Luiz Cláudio (1), Trigo (1), Adriano, contra (1).

Jogadores utilizados: Luiz Carlos, Zanata, Celso, Miltão, Humberto, Chiquinho, Tita, Gilberto, Silva, Jerson, Trigo, Haerton, Edson, Oswaldo, Nelio, Jorge Luiz, Wecsley, Luiz Cláudio, Fernando, Nílton, Gilmar e Marcos. Técnico: Joel Martins (ex-lateral do BFR).

Fontes:
Acervo e pesquisa de Claudio Marinho Falcão (colaborador do blogue)
Acervo e pesquisa de Pedro Varanda (colaborador do Blogue)
Jornal dos Sports
Revista do Botafogo

11 comentários:

Anónimo disse...

Rui, se nós tivéssemos uma diretoria competente que soubesse trabalhar os juniores, certamente teríamos muitas alegrias. Porém, foi uma tristeza, jogaram fora toda uma geração. Ia aos jogos do Botafogo naquela época só prá ver o juniores. Eu me lembro do Silva e principalmente do Luis Cláudio, ponta rápido, habilidoso, mas muito franzino. O que o Botafogo fez? Nada. Depois perdemos outra geração. lembra do Leozinho. O Sebastião Leonidas disse que ele precisava de um trabalho especial, e que se fosse feito, seria um grande jogador. E o Botafogo o que fez? Nada. Temo pelo futuro do nosso clube se continuar a não investir nas divisões de base. Temos que nos profissionalizar. Veja o SP, o Inter,etc. Se continuarmos refém dessas empresas e empresários que estão no Botafogo estaremos perdidos. O caso Fábio é um exemplo. E dizer que o Ramirez e o Tiago Ribeiro poderiam estar jogando no Botafogo. Abs e SA!

Vinícius Barros disse...

Só falta o Botafogo obrigar os jogadores a assinarem com a parceria sanguessuga, Ability. Só assim o Ney Franco vai dar uma oportunidade para os garotos!

Ruy Moura disse...

Amigo Sergio, o Botafogo só fez boa gestão durante os mandatos de Paulo Azeredo Antônio. Foram oito títulos cariocas (1930, 1932, 1933, 1934, 1935, 1957, 1961, 1962) e vários títulos das bases nos anos sessenta. Os títulos de 1967 e 1968 ainda foram na base dos ex-juvenis do tempo de Azeredo. Os títulos sem Azeredo até 1962 foram apenas 3!!! O Botafogo tem a vocação do erro.

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Vinicius, os garotos terão oportunidade este ano, mas penso que não há grandes craques nos juniores. Os melhores craques estão no infantil e no mirim, e ainda levam uns anos para acederem à categoria principal.

Saudações Gloriosas!

Miguel Gonzalez disse...

Por que o Botafogo jogou duas vezes com o Olaria no 1o Turno? E nenhuma com o Bangu?

Ruy Moura disse...

A sua observação é deveras pertinente, Migual. porém, eu tenho a notícia original digitalizada e é assim que consta. Provavelmente serão critérios de competição que desconhecemos. As regras estão sempre a mudar no Brasil.

Poderá, eventualmente, haver lapso, mas é impossível de corrigir porque não existe outra fonte disponível sobre o assunto.

Já agora informo-te que se o Botafogo conquistou o troféu indicado para o 1º turno, quem ganhou o troféu do 2º turno foi o Flamengo, e designava-se "Troféu Isaac Cherman".

Saudações desportivas!

Miguel Gonzalez disse...

Obrigado, Rui. Sinceramente acho que houve um erro de digitação. Um dos confrontos Botafogo x Olaria do 1o Turno foi contra o Bangu. Tenho 95% de certeza disso.

RICABI disse...

Bom dia.
Que fim levaram dois jogadores campeões cariocas Juniors de 1977 : CHIQUINHO E SILVA, excelentes jogadores. Obrigado.

Ruy Moura disse...

Chiquinho faleceu aos 63 nos EUA em agosto passado. Sobre Silva não sei nada.

Abraços Gloriosos.

Anónimo disse...

Caros, muita saudade. Fui diretor dessa equipe trabalhando com o Joel Martins. Decidimos com o Flamengo, no Caio Martins, ganhamos as decisões contra um time forte com Helio dos Anjos (hoje técnico e era goleiro), Leandro, Anselmo (aquele que deu um soco no Mario Soto anos depois), Cidade, entre outros.

Ruy Moura disse...

Pois é, meu amigo. Mas as saudades são um sal da vida. Elas significam como fomos felizes e como continuamnos a ser quando a lembrança retorna.

Grande e Glorioso Abraço!!!

Botafogo conquista Ouros na 3ª Regata estadual

Premiação do Oito Com Aspirante Feminino. Fonte: Youtube FRERJ, captura de tela, 05.07.2025. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O ...