por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo
Após a
vitória fora sobre o Palmeiras parecia que a equipe iria deslanchar com os
adversários mais fracos e os de meio da tabela classificativa. Porém, jogar no
Nilton Santos faz mal à equipe feminina.
Efetivamente
fizemos 1 vitória e 1 empate fora, agregando 4 pontos, enquanto em casa com 1
derrota e 1 empate apenas conquistamos 1 ponto. Vencer o Real Brasília
significaria estar em 4º lugar a 3 pontos do líder e não em 10º lugar.
O Real
Brasília montou um esquema defensivo forte, saindo apenas em contra-ataques,
bloqueando sistematicamente as tentativas atacantes do Botafogo, que não
conseguia ser efetivo na ultrapassagem à defesa adversária, que ainda teve na
sua goleira Dida a mulher do jogo com defesas espetaculares.
As grandes
oportunidades foram, assim, escassas.
Aos 20’ Nalon
cobrou uma falta de longe diretamente ao ângulo esquerdo da baliza, mas Dida
espalmou com a ponta dos dedos, evitando o gol; aos 75’ Luciana rematou de
longe na extrema-esquerda e a bola explodiu no travessão; as 77’ Gabi Itacaré
(ou Kélen, porque as duas saltaram juntas) cabeceou à queima-roupa para o
ângulo superior da baliza e Dida salvou novamente.
Na parte
final da partida o gol botafoguense parecia anunciar-se, mas gorou-se, e vale a
pena acrescentar que o Real Brasília esteve à beira de marcar aos 57’.
Em suma, Dida
foi um grande obstáculo e a defesa adversária inspirada a afastar as bolas, mas
há muito a melhorar se a equipe quiser chegar ao ‘famoso’ G4. Ou, pelo menos,
alcançar a metade inferior do G8 (do 5º ao 8º lugar) que também permite
classificação para as quartas-de-final, embora o 8º lugar signifique jogar
contra o 1º classificado – que provavelmente será o campeoníssimo e atual líder
Corinthians.
A equipe
possui apenas 1 gol a mais do que o pior ataque, o qual pertence ao ‘lanterna
vermelha’ Atlético Mineiro, e a Data FIFA permite espaço suficiente de treino
orientado para a melhoria significativa das performances do Botafogo, com foco
nos aspectos tático, técnico, físico e mental.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x0 Real Brasília
» Gols: -
» Competição:
Campeonato Brasileiro A1
» Data:
28.03.2024
» Local:
Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
» Árbitro: Deborah
Cecília Cruz Correia; Assistentes: Juliana Martins Gomes e Nayra da Cunha
Nunes; 4º Árbitro: Thiago da Silva Ludugerio
» Disciplina:
[a acrescentar ainda]
» Botafogo:
Michelle; Bárbara (Bruna), Nalon, Káren e Chai; Kewllen (Japa), Driely (Gabi
Itacaré), e Mayara Vaz; Vitorinha (Luciana Gómez e depois Duda Basílio), Kélen e
Nathane. Técnico; Jorge Barcellos.
» Real Brasília: Dida; Maria Dias, Nayara, Luciana e Vivi Acosta; Keke, Petra e Gabi Huertas(Isabela Melo); Pitty (Laine), Ju Oliveira e Lady Andrade (Nenê). Técnico: Dedê Ramos.
6 comentários:
Perder pontos em cada sempre é complicado, mas acho que o time vai se acertar ao longo do campeonato.
Amigo Ruy, acabei de ler que o técnico escolhido pelo Textor é o português Artur Jorge. Não conheço, mas gostaria de ouvir de você o que acha dele, afinal é seu patrício e li que ele faz um trabalho muito bom no Braga, apesar deste não ter o mesmo investimento de clubes como o Porto, Benfica. Tomara que seja uma boa escolha. Abs e SB!
Amigo Sergio, sei que o Braga contrata treinadores ainda sem grandes conquistas, como Abel Ferreira (e depois campeão no Palmeiras), Jorge Jesus (e depois campeão no Benfica, no Flamengo e na Arábia Saudita) ou Ruben Amorim (e depois campeão no Sporting, atual líder da Liga e com o Liverpool na lista de busca por um novo treinador), mas quanto a Artur Jorge tenho sérias dúvidas.
Ganhou uma Taça da Liga em final com o Sporting em dezembro/2023 jogando na retranca (porque no mês anterior perdera para o Sporting por 5x0 para o campeonato), e nesse dia de infelicidade o Sporting perdeu 8 (!!!) oportunidades de gol dentro da área, e num contra-ataque o Braga fez um gol e venceu.
Todavia, veja que o Braga foi sucessivamente goleado três vezes por 5x0 pelo Sporting entre dezembro de 2022 e novembro de 2023 (no espaço de um ano). Eis os resultados:
2022.12.19 Taça da Liga 2022 (Sporting 5x0)
2023.02.01 Campeonato 2022/2023 (Sporting 5x0)
2023.11.02 Campeonato 2023/2024 (Sporting 5x0)
Atualmente, foi eliminado 16-avos-de-final (não chegando às oitavas-de-final) perdendo para o Qarabag da ‘poderosa’ liga do… Azerbaijão!
No campeonato Português está a 12 pontos do líder Sporting, que se ganhar um jogo que tem em atraso deixa o Braga a 15 pontos, faltando 8 rodadas para o fim do campeonato.
Se John Textor o escolher creio ser, fundamentalmente, porque o Artur Jorge foi, no Braga, treinador dos juniores entre 2010-2012, da equipe B em 2012, novamente nos juniores entre 2017-2020, do sub-23 em 2020 e da equipe B novamente entre 2021-2022. Só então, em 2022, chegou à equipe principal.
Em suma, Sergio, ele tem muita experiência com as bases do Braga e lançou, a partir das bases, vários jogadores para o profissional. Em minha opinião, o que Textor quer mesmo é um treinador que seja experiente com as bases para lançar jovens que depois valerão bom dinheiro quando saírem para o Lyon e mais dinheiro ainda quando forem vendidos para clubes europeus maiores do que o Lyon – porque hoje o Lyon é um clube a lutar na parte de baixo da tabela, mas é uma montra francesa para os vários head scout dos clubes europeus.
No entanto, como o Braga já revelou treinadores como Abel Ferreira, Jorge Jesus e Ruben Amorim, que depois do Braga foram muito bem-sucedidos, quem sabe se não se adapta bem ao Botafogo? Porém, sobre a personalidade dele como treinador, nada sei.
Desejo profundamente que o futebol feminino se acerte, e que Artur Jorge (se for essa a opção) tenha sucesso no futebol masculino do Botafogo e assegure a nossa alegria como torcedores, mas eu não faria essa contratação. Subiria a parada, e não subindo a parada, então eu tornava o Fábio Matias efetivo. Ou até pode ser que o Fábio Matias e ele possam aprender um com o outro e montem uma equipe com as virtualidades dos futebóis português e brasileiro. Quem sabe?...
Adenda: tendo a escolha que ser um treinador luso, eu francamente optaria por Pedro Martins, que se ajusta bem às equipes com muita celeridade . Isso é o que estamos a precisar neste momento. E tem excelentes relações com todos os seus jogadores - nunca teve um problema sequer de vestiário.
Depois desse comentário o que nos resta é torcer para que o Artur Jorge tenha sucesso no Botafogo e não tome goleadas de algum dia seus rivais. Como há coisas que só acontecem ao Botafogo, talvez o AJ dê certo no Botafogo. Assim espero. Abs e SB!
Temo isso. Uma goleada de rivais. Torcerei muito para ter sucesso. Mas espero, francamente, que Fábio Matias se mantenha no clube e progrida como desejo. Poderia, mais à frente, ser o nosso treinador. Como ele é jovem, talvez fique, mas atualmente está muito bem cotado para treinador principal de alguma equipe da Série A que lhe apresente um projeto aliciante.
Abraços Gloriosos.
Adenda, Sergio: dois exemplos de treinadores praticamente desconhecidos e que fizeram sucesso: Abel Ferreira e Luís Castro. E mesmo Jorge Jesus era pouco conhecido. Consequentemente, por que não Artur Jorge ser também bajefado por entender rapidamente o futebol brasileiro e o Botafogo e fazer sucesso? Em futebol tudo pode acontecer!
Enviar um comentário