domingo, 31 de março de 2024

Botafogo bicampeão da Taça Rio – súmulas dos jogos

Fonte: Twitter TNTSportsBR.

[Nota do Mundo Botafogo: Há botafoguenses que desdenham de o Botafogo disputar um torneio secundário e ser campeão – mesmo que seja a garantia de se obter a qualificação para a Copa do Brasil 2025. Não que uma conquista de nível nacional ou continental seja muitíssimo mais vibrante, mas o Botafogo joga para ser campeão em qualquer circunstância. Quando em 2015 eu tomei o mesmo tipo de atitude, não querendo comemorar um título brasileiro secundário, um amigo ensinou-me que qualquer que seja a conquista, ela é BOTAFOGO – o Clube do nosso coração, quiçá da nossa alma. Aprendi logo e comemorei o Campeonato Brasileiro de 2015, como comemoro a Taça Rio e o acesso à Copa do Brasil 2025. Acresce que o Botafogo é que deu visibilidade à Taça Rio, evidenciando que onde o Botafogo estiver a sua presença é uma atração incontornável, e constituiu, ainda, a conclusão da pré-temporada para os novos vôos que todos nós esperamos.]

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

O Botafogo sagrou-se bicampeão invicto da Taça Rio 2024, organizada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro, e simultaneamente conquistou o acesso à Copa do Brasil 2025, vencendo nas finais o Boavista por 4x0 no jogo de ida no Estádio Elcyr Resende de Mendonça e por 2x0 no jogo de volta no Estádio Olímpico Nilton Santos, evidenciando uma crescente performance para enfrentar com sucesso competições de maior envergadura.

Eis as súmulas da Taça Rio – semifinais e finais:

SEMIFINAIS

Botafogo 2x1 Sampaio Corrêa

» Gols: Yarlen, aos 78’, e Sapata, aos 90+4’ (Botafogo); Gustavo Índio, aos 89’ (Sampaio Corrêa)

» Competição: Campeonato Carioca – Semifinal da Taça Rio – jogo de ida

» Data: 10.03.2024

» Local: Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: André Rodrigo Rocha (RJ); Assistentes: Wallace Muller Barros Santos (RJ) e Hugo Filemon Soares Pinto (RJ); VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Emerson Urso, Raí, Bastos e Kauê (Botafogo) e Rafael Pernão e Gabriel Agú (Sampaio Corrêa)

» Botafogo: Igo Gabriel; Mateo Ponte, Bastos, Kawan e Hugo (Devid Richard); Newton (Breno), Kauê e Raí (Sapata); Diego Hernández (Yarlen), Janderson e Emerson Urso (Matheus Nascimento). Técnico: Fábio Matias.

» Sampaio Corrêa: Leandro Matheus; Lucas Carvalho (Yago), Gustavo Índio, Thuram e Guilherme; Rodrigo Dantas (Hugo Cabral), Marcelo (Octávio) e Gabriel Agú; Max, Abner (Davi) e Rafael Pernão. Técnico: Alfredo Sampaio.

Botafogo 2x1 Sampaio Corrêa

» Gols: Júnior Santos, aos 76', e Savarino, aos 90+3' (Botafogo); Octávio, aos 21' (Sampaio Corrêa)

» Competição: Campeonato Carioca – Semifinal da Taça Rio – jogo de volta

» Data: 17.03.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Público: 4.463 pagantes; 5.204 espectadores

» Renda: R$ 106.194,00

» Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves Paludo; Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Raphael Carlos de Almeida Tavares; VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

» Disciplina: cartão amarelo – Janderson (Botafogo) e Marcelo, Gabriel Agu, Octávio, Abner e Josiel (Sampaio Corrêa); cartão vermelho – Diogo (Sampaio Corrêa)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez, Lucas Halter (Raí), Bastos e Hugo; Kauê (Marlon Freitas), Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Breno) e Diego Hernández (Júnior Santos); Émerson Urso (Savarino) e Janderson. Técnico: Fábio Matias.

» Sampaio Corrêa: Leandro Matheus; Lucas Carvalho, Índio, Eduardo Thuram e Guilherme; Rodrigo Dantas (Josiel), Marcelo e Gabriel Agu; Octávio (Davi), Abner (Gustavo Tonoli) e Rafael Pernão (Paulo Vítor).

Crédito: Vitor Silva / Botafogo.

FINAIS

Boavista 0x4 Botafogo

» Gols: Tiquinho Soares, aos 15’ e 70’, Júnior Santos, aos 89’, e Yarlen, aos 90+1’

» Competição: Campeonato Carioca – Final da Taça Rio – jogo de ida

» Data: 27.03.2024

» Local: Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ); Assistentes: Thiago Filemon Soares Pinto (RJ) e Júlio César de Souza Gaudêncio (RJ); VAR: Paulo Renato Machado da Silva Coelho (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Barboza, Raí e Tiquinho Soares (Botafogo) e Pablo Maldini e Erick Flores (Boavista)

» Botafogo: Gatito Fernández; Damián Suárez (Rafael), Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal (Hugo); Gregore, Marlon Freitas e Kauê (Breno); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Janderson) e Raí (Yarlen). Técnico: Fabio Matias.

» Boavista: André Luiz; Pablo Maldini, Gabriel Almeida, Sheldon e Alyson Vinicius; William Oliveira, Ryan Guilherme e Crystopher; Jeffinho (Erick Flores), Matheus Lucas (Gabriel Conceição) e Mateus Ludke (Abner Vinicius). Técnico: José Quadros.

Botafogo 2x0 Boavista

» Gols: Tchê Tchê, aos 48’ (pen.), Kauê, aos 56’

» Competição: Campeonato Carioca – Final da Taça Rio – jogo de volta

» Data: 31.03.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ); Assistentes: Gustavo Mota Correia (RJ) e Hugo Filemon Soares Pinto (RJ); VAR: Rodrigo Nunes de Sá

» Disciplina: cartão amarelo – Luiz Henrique (Botafogo) e Willian Oliveira, Wellington e André Luiz (Boavista)

» Botafogo: Igo Gabriel; Rafael Damián Suárez, Bastos, Kawan e Devid; Breno (Newton), Tchê Tchê e Kauê (Patrick de Paula); Luiz Henrique (Jeffinho), Raí e Matheus Nascimento (Janderson). Fábio Matias.

» Boavista: André Luiz; Matheus Ludke, Sheldon, Mizael Monteiro e Pablo Maldini; Wellington (Elivelton), Willian Oliveira, Léo Costa (Erik Flores), Manzolli, Ryan Guilherme (Matheus Alessandro) e Crystopher; Matheus Lucas  Cristian). Técnico: José Quadros.

7 comentários:

jornal da grande natal disse...

Mais um "caneco" para a galeria. Mais um título para se somar aos outros. Faixa é faixa. Não importa a largura!

Ruy Moura disse...

Fracassamos em ficar no G4 em dois anos consecutivos, mas foram os quatro jogos da Taça Rio que nos afinaram para a campanha do Brasileirão 2023 e tenho muita esperança que este ano seja igual, mas com títulos.

A Taça Rio não é um grande troféu - nem sequer o campeonato carioca -, mas, como diz, faixa é faixa e não importa a largura. Qualquer título do Botafogo é alegria para mim, seja de basquetebolistas master, de voleibolistas Sub-11 ou do garoto com 14 anos que nos representa no skate. Claro que termos atletas em Jogos Olímpicos e conquistarmos títulos nacionais e continentais é muito imprtante. Todos se esforçam para alcançar a vitória. E havemos de tornar a vencer os títulos maiores e, desejo e espero, que o Botafogo Social e Olímpico também venha a ter títulos maiores em diversas modalidades e por exemplo, retome o pólo aquático e a natação.

Abraços Gloriosos.

Sergio disse...

Torço para o Botafogo vencer sempre, independente de qual seja o torneio, vestiu aquela camisa com o mais belo escudo do planeta, venceu, fico feliz.
Sobre o jogo de ontem posso dizer que definitivamente o que faltou ao elenco ano passado e início desse ano foi gestão correta do elenco e um trabalho psicológico forte, e parece que o Fábio Matias conseguiu isso. Vários jogadores estão mostrando um potencial para o futuro e em especial alguns garotos da base que vem demonstrando confiança. Parabéns ao FM.
Me chamou a atenção a qualidade do Luis Henrique, mesmo ainda sem estar em plena forma, me parece diferenciado. E fiquei feliz e emocionado com a volta do Patrick de Paula, tem qualidade e vai colaborar muito, além do Rafael que parece que vai acabar sendo titular da lateral direita. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Quase de acordo em tudo consigo, Sergio.

Venceu, fico contente, seja em que desporto for, em que caso for e em que categoria for.

Trabalho fantástico do Fábio Matias: corrigiu o plano errado de Tiago Nunes em tempo recorde, repôs a mentalidade vencedora e conta 8 vitórias e 1 empate.

Luiz Henrique é claramente diferenciado, pelo menos para o futebol nacional.

Rafael me parece que tem condições de titularidade. Veremos em jogos 'grandes'.

Lamento, mas ao contrário certamente da maioria dos botafoguenses, não me emocionei com Patrick de Paula. Ainda não confio nele. A dispensa do Palmeiras foi claramente pelo seu comportamento não se encaixar na equipe. E no Botafogo não apovou até ficar lesionado. Porém, tem qualidade e seria bom que agora tivesse aprendido que no Botafogo ou tem empenhamento total ou não serve.

Abraços Gloriosos.

Ruy Moura disse...

Adenda: E as Coletivas de Fábio Matias são um luxo. Nem me lembro de nenhum treinador do Botafogo neste século com Coletivas tão extraordinárias - como treinador e como pessoa. Bato palmas.

Sergio disse...

Concordo plenamente sobre as coletivas do Fábio Matias, são muito boas. Acredito que com a convivência com treinador europeu, principalmente
vindo da escola portuguesa que tem revelado técnicos muito bons, vai acrescentar muito a carreira, e em breve creio que o Fábio Matias será um treinador de referência no Brasil.
Sobre o Patrick, eu creio que esse período afastado e sua recuperação física poderá proporcionar uma mudança de comportamento em relação a sua relação com o futebol. Torço para isso, pois acho que tem qualidade técnica. Abs e SB!

Ruy Moura disse...

Fábio tem tudo para ser uma referência no futebol brasileiro. Pelo menos afigura-se uma 'promessa' muito forte. Também torço para que o PdP tenha mudado a sua relação com o futebol, porque qualidade ele tem. Precisa é ter a mente limpa.
Abraços Gloriosos.

Botafogo 2x0 Bragantino - o melhor ensaio de futebol vertical

Crédito: Vitor Silva / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo alcançou uma vitória como lhe competia, em casa, pela...