Em um dos dias mais negros do futebol brasileiro, no palco do Morumbi, o árbitro foi coagido pela torcida e pela segurança do São Paulo e mandou repetir, por duas vezes, o pênalti defendido pelo goleiro do Botafogo por duas vezes, até que à terceira vez o nosso adversário marcou e eliminou-nos na semifinal do campeonato brasileiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)
Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...

-
por RUY MOURA Editor do Mundo Botafogo 1992: CAMPEONATO BRASILEIRO 26/01/1992. BOTAFOGO 3-1 ATLÉTICO PARANAENSE (PR). Niterói. 01/02/1992. B...
-
Recomendações de André http://www.botafogonews.com AREIA BRANCA / RIO GRANDE DO NORTE ASSOCIAÇÃO RECREATIVA TORCIDA ORGANIZADA B...
-
O Botafogo conquistou o Torneio Internacional da Cidade de Genebra, na Suíça, no dia 7 de agosto de 1984, ao vencer o Everton por 1x0, c...
4 comentários:
Vi o jogo, o que fizeram com o time do Botafogo foi de uma covardia sem tamanho, não queriam que fosse campeão. Foi uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro. Fosse um país sério, o São Paulo seria rebaixado. Foi uma vergonha.
Sobre o pênalti a vergonha maior é que ele não existiu, o Serginho Chulapa simplesmente pulou por cima da perna do zagueiro.
Anos mais tarde o árbitro do jogo se disse arrependido de não ter terminado o jogo após ser agredido.
Lembro do João Saldanha gritando de cima da cabine de rádio pedindo para o dirigente do Botafogo tirar o time de campo e discutir a questão nos tribunais. Mas o chefe da delegação era o Otávio Pinto Guimarães, botafoguense, mas um tremendo gasolina.
Dois detalhes: em 71 contra o mesmo SP o Botafogo também foi prejudicado, segundo testemunho do Nilton Santos um general torcedor do SP disse que seria inútil o Botafogo viajar para jogar pois o São Paulo não perderia o jogo. Realmente depois do gol do Botafogo fazendo 1X0 o árbitro entrou em ação.
O segundo detalhe é que estávamos em plena ditadura militar e, só os queridinhos dos milicos ou aliados destes não eram prejudicados.
No jogo final contra o Atlético Mineiro novamente a arbitragem em ação. Estava no Maracanã e ao final do jogo indignado com a arbitragem deu um safanão no árbitro do jogo que foi o Armando Marques, que se não me falha a memória tem foi o dito cujo.
É bom lembrar que em 1971 o Botafogo foi vergonhosamente roubado na final do carioca e num jogo do brasileiro deste mesmo ano contra o Vasco, o árbitro inventou um pênalti contra o Botafogo, ânimos do jogadores do Botafogo estavam tão exaltados que o Brito deu um soco no árbitro da partida. O jogo terminou 1X0 para o Vasco. Estava no Maracanã neste jogo e realmente parece que a fase ruim do Botafogo não foi só por má administrações, houve muitos fatores externos que aguam contra o clube.
Como dizia o saudoso João Inácio Muller: " o Botafogo é roubado desde 1907". Abs e SB!
Corretíssimas todas as suas observações sobre as arbitragens. E sem falar nas alegadas 'compras' de jogadores... E ainda faltam certas ocorrências ao nível do dirigismo, que seriam absurdas noutros países do futebol, tais como uma equipe saltar diretamente da 3º para a 1ª divisão... E etc. Foi assim que o rico futebol brasileiro se tornou no paupérrimo futebol brasileiro.
Saudoso JIM!
Abraços gloriosos.
Faltou:
O safanão no árbitro quem deu foi o Nilton Santos.
O Otávio Pinto Guimarães era um vaselina e não "gasolina" ; eh corretor!
O árbitro do Botafogo 1X4 São Paulo se não me engano foi o Armando Marques.
Eu gostaria de entender por que o Botafogo desde sempre é prejudicado pelas arbitragens e pelas federações. Será que ter sido protagonista fundamental para as três primeiras conquistas da seleção causa algum ressentimento aos "queridinhos" da imprensa e das federações?
No Brasil existe uma classe que parece jogar contra o país, e eu diria o mesmo sobre o futebol, eles conseguiram matar a galinha dos ovos de ouro, pois nunca estão preocupados com o bem do futebol e seu desenvolvimento, mas apenas de benefício ao seu clube. Abs e SB!
Sim, Sergio, e em minha opinião isso - e outras coisas - valeu ao Nilton Santos não ter continuado no dirigismo, porque tendo sido um extraordinário campeão, também era muito 'explosivo' e isso não era bom para perfil de dirigente. Quanto a prejuízo quase permanente ao Botafogo, iniciou-se realmente em 1907 e continuou em 1911 (e por aí adiante), porque a violência do América no jogo em que o Abelardo foi expulso e suspenso por um ano parece-me ter sido premeditado. O jogador do América iniciou a confusão e foi suspenso por apenas um mês. E sabe-se quem dominava a federação carioca desde o início.
Abraços gloriosos.
Enviar um comentário