sexta-feira, 8 de março de 2024

Fábio Matias: uma carreira em ascensão

por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo

Fábio Henrique Matias nasceu no dia 25 de setembro de 1979, em Santa Bárbara d’Oeste, estado de São Paulo. Foi goleiro nas categorias de base e é treinador-adjunto de futebol, tendo assumido interinamente a equipe principal do Botafogo em 2024.

Como goleiro de base jogou no União Barbarense (SP), no entanto jamais atuou em equipes de futebol principal. A sua carreira de gestor desportivo foi iniciada em 2000, no Rio Branco (SP), primeiro como preparador de goleiros e a partir do ano seguinte como preparador físico, incluindo a equipe principal.

No comando técnico de uma equipe, Fábio Matias estreou em 2008 no Sub-17 do Guarani (SP), regressando ao União Barbarense em 2011 na qualidade de treinador do Sub-20.

Ainda nesse ano ingressou no comando do Sub-17 do Desportivo Brasil (SP), conquistando o Campeonato Paulista Sub-17, em 2012. Manteve-se no clube até 2014.

Em 2014 ingressou no Sub-17 do Grêmio (RS), mas em 2016 aceitou contrato com o rival Internacional (RS) e assumiu a mesma função de técnico do Sub-17. No ano seguinte (2017) foi promovido a técnico do Sub-20 do Internacional.

Exatamente dois anos após assinar com o Internacional, Fábio Matias rumou ao Figueirense (SC) em 2018, para assumir a liderança do Sub-20, mantendo-se à frente da equipe até cerca de um ano depois (2019), quando regressou ao Internacional.

No Internacional comandou a equipe Sub-20 entre 2019-2021, tendo conquistado a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2020, e o Campeonato Brasileiro Sub-20, em 2021.

Ainda em 2021, após a saída de Abel Braga, comandante da equipe principal do Internacional, Fábio Matias substitui-o como técnico interino para as primeiras rodadas do campeonato gaúcho, tendo estreado no dia 1º de março com vitória sobre o Juventude, formando a equipe com atletas do Sub-20 e reservas da equipe principal.

Ficha Técnica da estreia comandando uma equipe principal em competição da 1ª divisão:

Internacional 1x0 Juventude

» Gols: Guilherme Pato, aos 14’

» Competição: Campeonato Gaúcho

» Data: 01.03.2021

» Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

» Árbitro: Douglas Schwengber da Silva; Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Michel Stanislau

» Disciplina: cartão amarelo – Amaya e Guilherme Pato (Internacional) e Emerson, João Paulo e Paulo Henrique (Juventude)

» Internacional: Daniel; Lucas Mazzetti (Igor), Pedro Henrique, João Feliz e Léo Borges; Johnny, Lucas Vital, Lucas Ramos e Nicolas (Amaya); Guilherme Pato e Vinicius Mello (Matheus Cardoni). Técnico: Fábio Matias.

» Juventude: Marcelo Carné; Igor, Cleberson, Emerson e Eltinho; João Paulo, Bochecha (Renan Bressan), Matheuzinho, Yago e Capixaba (Roberto); Matheus Peixoto. Técnico: Marquinhos Santos.

Posteriormente, com a contratação de Miguel Ángel Ramírez para comandar a equipe principal, Fábio Matias regressou à liderança da equipe Sub-20.

Em 21 de julho de 2021 assumiu a função de técnico do Sub-20 do Flamengo (RJ), mas no ano seguinte, em 2022, rumou ao Red Bull Bragantino para comandar o Sub-23 e, em 2023, assumiu a equipe do Red Bull Bragantino II.

Finalmente, em janeiro de 2024, Fábio Matias foi contratado pelo Botafogo para a função de técnico-adjunto, assumindo interinamente, a 24 de fevereiro, o comando da equipe principal.

Ficha Técnica da estreia comandando a equipe principal do Botafogo:

FICHA TÉCNICA

Botafogo 2x0 Audax

» Gols: Diego Hernández, aos 2’, e Janderson, aos 48'

» Competição: Campeonato Carioca / Taça Guanabara

» Data: 24.02.2024

» Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

» Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ); Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Daniel de Oliveira Alves Pereira (RJ): VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

» Disciplina: cartão amarelo – Marçal, Gregore e Matheus Nascimento (Botafogo) e Arlen, Miticov e Paulo Victor (Audax)

» Botafogo: Gatito Fernández; Mateo Ponte, Bastos (Jefferson Maciel), Lucas Halter e Marçal; Marlon Freitas (Gregore), Kauê (Newton) e Diego Hernández (Matheus Nascimento); Júnior Santos, Tiquinho Soares (Janderson) e Savarino. Técnico: Fábio Matias.

» Audax: Max; Arlen (Miticov), Igor Silva, Marcos Arthur e Paulo Victor; Ramon Batista, Vinícius Matheus (Clisman) e Bruno Paulo (Jackson Caucaia); Rodriguinho, Igor Alves (Fabinho Polhão) e Acácio (Edilson). Técnico: Luciano Quadros.

A 28 de fevereiro estreou na Copa Libertadores da América, fase de 3ª eliminatória, vencendo surpreendentemente o Aurora por 6x0 no Estádio Olímpico Nilton Santos, após Tiago Nunes ter sido demitido da função de técnico principal no empate tristonho de 1x1 com o mesmo Aurora em terras bolivianas.

No dia 3 de março comandou a equipe pela 3ª vez e registrou a 3ª vitória, estreando no ‘Clássico Vovô’, o mais antigo clássico do futebol brasileiro, com a não menos surpreendente goleada de 4x2 sobre o campeão sul-americano de futebol, o Fluminense Football Club.

Segundo informação anterior da Globo Esporte e com acrescento dos jogos realizados como técnico interino do Glorioso, Fábio Matias cumpriu a sua 47ª partida como treinador interino no comando de equipes em competições profissionais: 26 pelo Bragantino, 12 pelo Figueirense, 3 pelo Botafogo, 3 pelo Flamengo e 3 pelo Internacional.

Fontes: https://en.wikipedia.org; https://ge.globo.com; https://www.zerozero.pt

2 comentários:

leymir disse...

Boa noite amigo Ruy,

Não sei quem é o rapaz, mas é a carinha do Paulo Autuori que em 1995 eu tbm não sabia quem era...

E aí, tem supersticioso torcendo para o BFR? rs

Ruy Moura disse...

Viva, Leymir. O Fábio promete como treinador. Se for como parece, creio que teremos que encontrar espaço para o seu desenvolvimento de modo a servir o Botafogo por um bom tempo como técnico-adjunto e, quiçá, como treinador no futuro.

Superstição não é comigo. A superstição tanto acerta como erra. No Botafogo erra mais do que acerta. Mas esse é um traço central da personalidade da torcida e merece manter-se. As histórias de superstição são tantas que sem elas a história do Botafogo seria menos rica do que é. Ademais, como todas as torcidas são supersticiosas, é certo e positivo que a nossa é a mais afinada e competente de todas (rsrsrs).

Abraço.

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...