sábado, 23 de fevereiro de 2008

Mendonça, o homem do drible ‘baila comigo’

.
Milton da Cunha Mendonça nasceu no Rio de Janeiro no dia 23 de Maio de 1956 e foi criado nos subúrbios de Bangu. Mendonça foi um futebolista que jogava na posição de meio campista, tendo-se iniciado nos juvenis do Botafogo de Futebol e Regatas.

Com pouca tendência para estudar, Mendonça não passou do 2º ano ginasial e aos 12 anos apresentou-se no Botafogo para ser jogador de futebol, tal como o pai, que fora zagueiro do Bangu e que encerrou a carreira após partir uma perna em bola dividida com Didi.

Nessa época Mendonça não sabia bem em que posição preferia jogar. Primeiro entusiasmou-se por Paulo César, mas rapidamente fez de Jairzinho o seu ‘guru’ e, mais tarde, acabou por se posicionar a meio campo.

Mendonça possuía uma excelente visão de campo, era muito tecnicista e enviava passes precisos para os companheiros, ao mesmo tempo que conseguia ser um considerável goleador, à média de um gol por cada três partidas.

Botafoguense declarado, Mendonça jogou, entre 1975 e 1982, 340 partidas pelo Botafogo e assinalou 116 gols, sendo o 16º botafoguense na lista de partidas realizadas pelo clube e o seu 14º goleador. Mais tarde vestiu a camisa da Portuguesa, do Palmeiras, do Santos, da Internacional de Limeira, do Grémio e do São Bento.

O momento mais marcante de Mendonça terá sido o gol que assinalou ao Flamengo, em 1981, fazendo um drible em que entortou as pernas e deixou o craque Júnior completamente estatelado em campo, batendo então, com toda a classe, o goleiro Raul. O drible foi imortalizado com a designação de ‘baila comigo’.

A consagração de Mendonça no Maracanã ocorrerá no Domingo, 24 de Fevereiro, pelas 15h00, antes da final da Taça Guanabara que opõe Botafogo e Flamengo.

Estão imortalizados na Calçada da Fama, em ordem alfabética: Ademir Menezes (in memorian), Ademir da Guia, Adílio, Alex, Almir (in memorian), Altair, Amarildo, Andrade, Assis, Barbosa (in memorian), Bebeto, Beckenbauer, Bellini, Branco, Brito, Carlos Alberto Torres, Carpegiani, Castilho (in memorian), Cláudio Adão, Coutinho, Danilo Alvim (in memorian), Dario, Dequinha (in memorian), Dida, Didi, Dirceu Lopes, Djalma Santos, Dunga, Edinho, Edmundo, Edu Coimbra, Eusébio, Evaristo, Falcão, Félix, Figueroa, Friaça, Garrincha (in memorian), Gerson, Gylmar, Ipojucan (in memorian), Jair Rosa Pinto, Jairzinho, Joel Martins, Jorginho, Julinho, Júnior, Leandro, Leão, Leônidas, Luís Pereira, Luizinho Lemos, Manga, Marco Antônio Marinho, Marinho Chagas, Marta, Mendonça, Nilton Santos, Orlando, Paulo Borges, Paulo Cézar Lima, Paulo Henrique, Pelé, Pepe, Pinga, Pinheiro, Quarentinha (in memorian), Raul Plassman, Reinaldo, Renato Gaúcho, Rivelino, Roberto Dinamite, Roberto Miranda, Ronaldo Fenômeno, Rondinelli, Romário, Romerito, Rubens (in memorian), Samarone, Silva Batuta, Sócrates, Telê Santana, Tita, Tostão, Vavá, Waldo, Washington, Zagallo, Zico, Zinho, Zito, Zizinho e Zózimo (in memorian).

3 comentários:

Chico da Kombi disse...

Caro Rui,
É uma pena um jogador tão extraordinário como o Mendonça não ter ganho nenhum título na carreira. O futebol, infelizmente, tem dessas crueldades. :o(
Saudações alvinegras.

Chico da Kombi disse...

Baila Comigo era o título de uma telenovela de Manoel Carlos, exibida com sucesso pela TV Globo, em 1981.

Luiz Felipe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Botafogo no pódio nacional de basquete 3x3

Último ponto para o pódio. Fonte: Youtube Jean Thomps. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo foi o único clube carioca a a...