.
O futsal nasceu em solo brasileiro ou uruguaio com o nome de ‘futebol de salão’ e em 1989 passou a denominar-se ‘futsal’ quando passou para a tutela da FIFA.
Há narrações sobre o futsal ter surgido na década de 1930 na ACM (Associação Cristã de Moços) de Montevidéu e que o seu criador ora o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, em 1996.
Outra corrente afirma que a modalidade surgiu na ACM de São Paulo, praticada por alguns jovens em quadras de basquetebol. Independentemente do país onde foi criado, o futsal foi regulamentado e iniciou os seus primeiros passos no Brasil.
Nesta modalidade destaca-se, em São Paulo, Habib Maphuz, o qual muito contribui para o futsal nos seus primórdios. Foi este atleta que fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços, e, logo após, tornou-se o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão.
Em 1954 foi fundada a primeira federação de futsal em todo o mundo, designada por Federação Metropolitana de Futebol de Salão, actualmente com o nome de Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro (FFSRJ).
Dois anos após a fundação da federação no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, apoiado por Habib Maphuz, elaborou o 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada em todo o mundo.
Na década de 2000 o Botafogo chegou a possuir seis escalões de futsal, desde o ‘fraldinha’ até ao ‘adulto’.
Fontes principais
http://www.futsalbrasil.com.br/historia.php
Na década de 2000 o Botafogo chegou a possuir seis escalões de futsal, desde o ‘fraldinha’ até ao ‘adulto’.
Fontes principais
http://www.futsalbrasil.com.br/historia.php
Sem comentários:
Enviar um comentário