domingo, 9 de novembro de 2008

Maurício Assumpção, a esperança

.
Maurício Assumpção, dentista de 46 anos de idade, encabeça a lista candidata a gerir o Botafogo de Futebol e Regatas entre 2008-2011.

Maurício Assumpção (esq.) e Marcos Portella
Fonte: Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM

Faço parte de uma lista de apoiantes de Maurício Assumpção, apesar dele constituir “uma incógnita para todos, da torcida aos jogadores” – usando as suas próprias palavras. Porém, o futuro presidente reconhece que no Botafogo “estão todos apreensivos com o próximo ano” e que precisa “de um tempo e do voto de confiança de todos”. Tem o meu apoio incondicional – porque apesar de ser uma incógnita, também estou apreensivo com o próximo ano. Diria mais ainda: que estou muito apreensivo com os próximos anos.

Das declarações de Maurício Assumpção ressaltam quatro eixos principais, nos quais qualifico aquilo que considero o MAIS e o MENOS das suas declarações:

· BURACO FINANCEIRO: o MENOS é que o Botafogo não tem crédito para se financiar no mercado; o MAIS é que botafoguenses ilustres apoiam a candidatura e garantem investimento por meio ano até que as finanças se reequilibrem.

· GESTORES: o MENOS é que Maurício afirmou que falara com Montenegro e “que quando ele recarregar as baterias, é só me avisar e voltar”; o MAIS é que o presidente será menos centralizador, os cargos serão remunerados e melhor definidos no futebol e deixará de existir a figura de ‘colaborador’.

· PLANTEL: o MENOS é que Maurício quer montar um time competitivo já para a disputa do Estadual de 2009, o que em minha opinião é muito precipitado face ao previsto ‘esfacelamento’ da equipa; o MAIS é que o plantel será diminuído a favor de uma focalização em melhores jogadores.

· DIVISÕES DE BASE: o MENOS é que as divisões de base servirão para encaixar dinheiro na venda de jogadores cobiçados pelo mercado; o MAIS é que haverá um investimento nas categorias de base para minimizar a influência da Ability, ou outras organizações afins, e completar a equipa principal com jogadores promissores.

Na medida em que a equipa de Maurício Assumpção já está a trabalhar com a diretoria de Bebeto de Freitas, o meu grande desejo é que se inicie rapidamente o plano e as prioridades para 2009, a fim de se evitar o desconchavo que sucedeu em 2007 e em 2008, isto é, andarmos ao sabor de cada competição que se inicia e não se definir, antecipadamente, em que é que se aposta para ganhar.

Para o efeito é muito importante que se defina se a comissão técnica se mantém ou não, quais são os jogadores a segurar no plantel e qual será o modo de articulação entre Comissão Técnica, Departamento de Futebol e Presidência do clube.

Em minha opinião este triângulo é fundamental para se evitar o que aconteceu em 2007 e 2008: a Comissão Técnica era praticamente soberana porque não tinha apoio de quem de direito; o Departamento de Futebol existia apenas para contratar jogadores e emitir desastrosas declarações públicas; a Presidência do clube, apesar do esforço feito na contratação de bons técnicos e de um bom plantel, primou pela omissão em momentos decisivos da vida botafoguense e deixou que o rumo do Botafogo fosse dar a lado nenhum.

Maurício Assumpção, abra O Glorioso à democracia participativa de todos os botafoguenses, discipline a gestão do clube e faça-o ser respeitado por todos os seus adversários e inimigos!

QUEREMOS O NOSSO BOTAFOGO DE VOLTA!

6 comentários:

Saulo disse...

Olá Rui! Como vai indo?
Olha, eu tenho esperança que o Botafogo vai deixar essa situação que está no momento e melhorar um pouco para o próximo ano com essa nova diretoria. Eu só espero que eles façam um ótimo trabalho no clube trazendo o Botafogo de volta, que seja respeitado pelos adversários e inimigos que existe muitos e etc.
Eu não conheço o Maurício Assumpção e nem o Marcos Portella, mas tomara que dê tudo certo.
E você, os conhece?

Anónimo disse...

Rui disse:
"Na medida em que a equipa de Maurício Assumpção já está a trabalhar com a diretoria de Bebeto de Freitas..."
Este fato, por si só, já é um grande adianto para a futura direção.

Vinícius Barros disse...

Duvido que ele consiga um time competitivo para o ano que vem. Mas para 2010, estou muito otimista!!!

Ele cedeu uma entrevista ao site "Bela da Bola". www.beladabola.com.br

Abs!

Ruy Moura disse...

Saulo, como o próprio disse, é desconhecido da maioria. Mas, "em desespero de causa", apoio a sua candidatura. Pelo menos é melhor do que a do CAM, com o qual o BFR se afundaria de vez emaranhado na sua língua de trapo. [CAM é um torcedor apaixonado, concerteza, mas não possui postura de dirigente]

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

É isso mesmo, Hangman. É um bom sinal. É necessário abrir o debate dentro do BFR, porque na verdade o BFR esteve fechado sobre si mesmo nos últimos dois anos. Em minha opinião Bebeto foi muito bom até à licitação do Engenhão; depois afundou-se completamente, sabe-se lá porquê!...

Saudações Gloriosas!

Ruy Moura disse...

Vinicius, penso do mesmo modo no que respeita ao campeonato carioca, que, aliás, é competição com pouco prestígio. Mas penso que se poderia preparar equipa para ganhar a Copa do Brasil. Não é difícil ganhá-la, é umk título importante e dá vaga na Libertadores. Mas para isso é preciso ser ousado e preparar te´cnica e fisicamente a equipa para isso, e não desgastá-la no "estúpido" campeonato estadual.

[Não sei se o Vinicius é da mesma opinião quanto à pouca importância do campeonato estadual; provavelmente terá outra opinião, mas acho que é um campeonato de "arrebentar" jogadores que estão a disputar a Copa do Brasil e a seguir Brasileirão]

Saudações Gloriosas!

Botafogo é bairro, palmeiras são árvores

Numa rua de Filadélfia E por falar em Botafogo, o nosso Bairro continua sendo um centro cultural, dinâmico e lindo. É um Bairro maravilhos...