quarta-feira, 24 de novembro de 2010

1912: Botafogo campeão carioca de futebol



O campeonato de 1912 teve um campeão contra tudo e contra todos. Antonio Carlos Napoleão, em Botafogo de Futebol e Regatas – História, Conquistas e Glórias no Futebol (2000), escreveu o seguinte acerca do assunto:

“No campeonato de 1912, o Botafogo havia rompido com a LMSA – Liga Metropolitana de Sports Athléticos, em função da confusão do campeonato de 1911, em que, em consequência de uma briga generalizada com jogadores do América, estranhamente apenas o seu centroavante Abelardo foi suspenso pelo prazo de um ano.

Por conta da represália sofrida, juntou-se a outros clubes e criou a AFRJ – Associação de Futebol do Rio de Janeiro, tornando-se Campeão Carioca pela terceira vez.

Neste período o Botafogo atravessou um dos momentos mais difíceis de sua história. Seu quadro social ficou reduzido a doze sócios, estava tentando se reerguer e havia perdido o campo, passando a realizar suas partidas num campo da Rua São Clemente. Muitas vezes teve que mandar buscar em casa seus atletas para disputar as partidas. Numa delas, contra o Germânia, disputou a peleja com apenas dez jogadores.

Mas, independentemente das dificuldades, sua campanha na conquista do seu terceiro título foi tranquila. Nas dez partidas que disputou, venceu nove e foi derrotado apenas uma vez.”

CAMPANHA

Botafogo 1x3 Americano
» Gols: Oswaldo (Botafogo); Rega, Barroso e Osman (Americano)
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 13.05.1912
» Local: Rua São Clemente
» Árbitro: José de Carvalho
» Botafogo: Carlito Rocha; Edgard Dutra e Villaça; César Gonçalves, Rolando e Juca Couto; A. Bandeira, Mário Pinto, Nilo Rasteiro, Oswaldo e Álvaro.
» Americano: Sarandy; Raul e Flores; João Maria, Rello e Prior; Nunes, Rega, Barroso, Osman e Pereira.

Botafogo 6x2 Cattete
» Gols: Mimi Sodré (4) e Pino (2) (Botafogo); ??? (Cattete)
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 02.06.1912
» Local: Rua São Clemente
» Árbitro: Luiz Bulcão
» Botafogo: Carlito Rocha; A. Cabral e Edgard Dutra; César Gonçalves, Lulu e Juca Couto; C. Hasche, Pino, Paula e Silva, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Cattete: Lavoil; Ribeiro e Vignal; Graça, Torres e J. Ernesto; Trindade, Gareim, J. Carvalho, Octávio e Amorim.

Botafogo 1x0 Germânia
» Gols: Mimi Sodré
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 07.07.1912
» Local: Rua São Clemente
» Árbitro: Sem registro
» Botafogo: Álvaro; Carlito Rocha e Edgard Dutra; Juca Couto e Rolando; Fernando Alexander, Eugênio, C. Bitencourt, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Germânia: Porfírio; Serra e J. Alves; M. Sobrinho, I. Ferreira e Aníbal; C. Rosa, J. Oliveira, Rosino, H. Alves e B. Lacerda.

Botafogo 4x0 Paulistano
» Gols: Mimi Sodré (2) e Villaça (2)
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 21.07.1912
» Local: Rua São Clemente
» Árbitro: Sem registro
» Botafogo: César Gonçalves; A. Cabral e Edgard Dutra; Rolando, Pino e Juca Couto; Emmanuel, C. Hasche, Villaça, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Paulistano: Ápio Paranhos; Ercolino e Fredghi; Isolino, Esmeraldo e José; Mesquita, Margarido, Norberto, Torres e Pedro.

Botafogo 9x0 Internacional FC
» Gols: Villaça (2), Lulu (2), Rolando (2), J. Couto, Mário Pinto e Oswaldo
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 04.08.1912
» Local: Rua São Clemente
» Árbitro: Sem registro
» Botafogo: Álvaro; Antônio Dutra e Edgard Pullen; Rolando, Lulu e Juca Couto; César Gonçalves, Pino, Villaça, Mário Pinto e Oswaldo.
» Internacional: Sem registro.

Botafogo 2x0 Americano
» Gols: Villaça e Mimi Sodré
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 18.08.1912
» Local: Rua Dona Castorina (Carioca)
» Árbitro: João Serra Pinto
» Botafogo: Álvaro; Edgard Pullen e Edgard Dutra; Rolando, Lulu e Juca Couto; César Gonçalves, Pino, Villaça, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Americano: Malô; Flores e Couto; João Maria, Rello e Prior; Pereira, Pinho, Barroso, Antonico e Rega.

Botafogo 8x1 Paulistano
» Gols: Villaça (3), Pino (2), Oswaldo (2) e Mimi Sodré
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 08.09.1912
» Local: Rua São Clemente
» Árbitro: Sem registro
» Botafogo: Álvaro; Antônio Dutra e Edgard Pullen; Rolando, Oswaldo e Juca Couto; César Gonçalves, Pino, Villaça, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Paulistano: Sem registro.

Botafogo 10x0 Germânia
» Gols: Villaça (3), Mimi Sodré (3), Lulu (2), Pino e Oswaldo
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 29.09.1912
» Local: Rua São Clemente
» Árbitro: Sem registro
» Botafogo: Álvaro; Antônio Dutra e Edgard Pullen; Rolando, Lulu e Juca Couto; Oswaldo, Pino, Villaça, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
» Germânia:

Botafogo W.O. Cattete
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 06.10.1912
» Local: Rua São Clemente

Botafogo W.O. Internacional FC
» Competição: Campeonato carioca
» Data: 20.10.1912
» Local: Rua São Clemente

Hugh Edgard Pullen encabeçava a comissão técnica, que tinha como membros Eduardo Alexander, Pedro Martins da Rocha, Anselmo Corrêa Mascarenhas e Luiz de Paula e Silva. Os artilheiros foram Mimi Sodré, 12 gols (artilheiro do campeonato); Villaça, 11; Pino, 6; Oswaldo de Lamare, 5; Lulú Rocha, 3; Rolando de Lamare, 2; Juca Couto, 1; Mário Pinto, 1.

Classificação final:

1º BOTAFOGO, 18 pontos.
2º Americano 17 pontos
3º Paulistano, 10 pontos.
4º Germânia, 7 pontos.
5º Cattete, 6 pontos.

O Botafogo obteve nove vitórias - sendo duas por W.O. - e uma derrota, apresentando um saldo favorável de 41-6 gols.

Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Fontes:
Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951): O Futebol no Botafogo – 1904-1950. Gráfica Milone. Rio de Janeiro.
Antonio Carlos Napoleão (2000): Botafogo de Futebol e Regatas – História, Conquistas e Glórias no Futebol. MAUAD Editora. Rio de Janeiro.

6 comentários:

Gil disse...

Rui,

Por essas e outras Glórias, doi ver o nosso Botafogo sem um trabalho profissional que pense grande e a longo prazo.

Lendo o blog do PCGuimarães, ele postou comentário do amigo e jornalista Lau, que transcrevo um trecho que me identifiquei muito:

"E o cara fica ali na arquibancada sofrendo, decantando veneno, amargura. Vai com o filho para o estádio para falar que o time é glorioso - e uma glória que não testemunhou e que tem dúvidas se irá um dia enxergar".

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

Eu não posso me identificar com o texto, Gil, porque eu testemunhei essas glórias! Glórias que vão desde os anos de Didi, Quarentinha, Garrincha e companhia até aos anos de Jairzinho, Gerson, Roberto Miranda e companhia.

Abraços Gloriosos!

Vítor Ferreira disse...

Interessantíssimo! Descobrimos que o bisavô da minha esposa, tataravô da minha filha, o Eduardo Alexander, fez parte dessa história. Consta como jogador, inclusive. Também fez parte o Fernando Alexander, seu irmão. Não sabemos muito, mas gostaríamos de saber.

Segue um trecho retirado de outro post http://mundobotafogo.blogspot.com.br/2008/01/sem-campo-sem-sede-e-com-12-scios.html
:
Rapidamente se formou uma Comissão composta por Alfredo Couto, Paulo Martins, Eduardo Alexander, Luiz Rebelo e Eduardo Mota Júnior, que ‘decidiu’ que um local abandonado e pertencente à Saúde Pública seria a nova casa do Botafogo. Mesmo sabendo-se que o Governo pretendia erguer aí a Universidade Brasil, estes ilustres botafoguenses interferiram nas esferas do poder e Rivadávia Corrêa, Ministro da Justiça, acedeu a alugar o terreno por 300 mil-réis mensais.

Foi assim que o clube se instalou em General Severiano, tomando posse do terreno a 23 de Junho de 1912, içando a bandeira brasileira ao som do hino nacional. Somente em 1913 é que o Botafogo reintegrou a Liga, por iniciativa do representante do Flamengo, Alberto Borgerth, e de sectores da imprensa que desejavam reforçar a competitividade do campeonato carioca. A saudação do Jornal ‘O Imparcial’, de 23 de Janeiro de 1913, é muito clara sobre isso:

“Incontestavelmente, a volta do Botafogo ao seio da Metropolitana traz o enthusiasmo e faz reviver o nosso quase decaído football.”

Ruy Moura disse...

Na verdade, o texto tem um lapso já corrigido: quem jogou foi Fernando Alexander e não Eduardo ALexander. Acrescentei também o Eduardo Alexander como membro do corpo técnico encabeçado por Hugh Edgard Pullen e composto por Eduardo Alexander, Pedro Marins da Rocha, Anselmo Corrêa Mascarenhas e Luiz de Paula e Silva.

Abraços Gloriosos.

Vítor Ferreira disse...

Muito obrigado!

Ruy Moura disse...

Gloriosos abraços, Vítor!

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...