O Botafogo conquistou o campeonato carioca de 1932 com cinco pontos de vantagem sobre o Flamengo e decidiu premiar os campeões aceitando um convite para regressar ao Rio Grande do Sul em nova excursão [ver artigo ‘Botafogo no Rio Grande do Sul em 1931’, etiqueta ‘velharias’].
Todavia, a viagem de 1932 não foi a consagração de 1931, mas uma tragédia inesperada na vida do clube.
No dia 9 de novembro de 1932 a delegação do Botafogo seguiu para Porto Alegre no Araçatuba, paquete do Lloyd Brasileiro, com os seguintes elementos: chefes de delegação: Carlito Rocha e Alarico Maciel; técnico: Nicolas Ladanyi; jogadores: Afonso, Almir, Álvaro, Arial, Benedicto, Canalli, Carvalho Leite, Celso, Martim, Paulinho, Pedrosa, Rodrigues, Rogério, Victor, Russinho e Popó (sendo estes dois últimos emprestados pelo Vasco da Gama e pelo Andarahy, respectivamente).
Eis a campanha:
Botafogo 2x3 Internacional
» Gols: Russinho e Álvaro (Botafogo); Venenoso (2) e Tupan (Internacional)
» Data: 15.11.1932
» Local: Estádio dos Eucaliptos
» Botafogo: Victor, Benedicto e Rodrigues; Afonso (Ariel), Martim e Canalli; Álvaro, Almir, Carvalho Leite, Russinho e Celso.
» Internacional: Penha, Miro II e Risada; Alfredo, Mabília (Abbade) e Garnizé; Marreco, Venenoso, Tupan, Marroni e Patesko.
Botafogo 0x1 Grêmio
» Gols: Nenê
» Data: 20.11.1932
» Botafogo: Victor, Benedito e Rodrigues; Ariel, Martim e Canalli; Álvaro, Paulinho, Carvalho Leite, Russinho e Popó.
» Grêmio: Lara, Dario e Sardinha I; Heitor, Poroto e Sardinha II; Lacy, Artigas, Luiz Carvalho, Foguinho e Nenê.
Botafogo 2x1 Cruzeiro de Porto Alegre
» Carvalho Leite e Martim (Botafogo); David (Cruzeiro)
» Data: 24.11.1932
» Local: Chácara das Camélias
» Botafogo: Victor, Benedito e Rodrigues; Ariel, Martim e Canalli; Álvaro, Paulinho, Carvalho Leite, Russinho (Almir) e Celso.
» Cruzeiro: Baptista, Cauduro e Espir; Benê, Nestor e Russo; Javel, Ignácio, Octacílio, Fagundes e David.
Botafogo 1x1 Seleção de Porto Alegre
» Gols: Celso (Botafogo); Ferreira (Seleção de Porto Alegre)
» Data: 27.11.1932
» Local: Estádio dos Eucaliptos
» Botafogo: Victor, Benedito e Rodrigues; Afonso, Ariel e Canalli; Álvaro, Paulinho, Martim, Russinho, Popó (Almir) (Rogério) e Celso
» Seleção de Porto Alegre: Penha, Luiz Luz e Risada; Alfredo, Poroto e Benê; Ferreira, Tupan, Luiz Carvalho, Marroni e Patesko.
Botafogo 3x2 Força e Luz
» Gols: Luiz Carvalho (2) e Almir (Botafogo); Ferreira e Patesko (Força e Luz)
» Data: 30.11.1932
» Local: Estádio Moinhos de Vento
» Botafogo: Pedrosa, Rogério e Rodrigues; Afonso, Ariel e Benevenuto; Álvaro, Octacílio (Almir), Luiz Carvalho, Popó e Celso.
» Força e Luz: Lucindo, Luizelle e Amado; Lopes, Gradim e Álvaro; Ferreira, Negrito, Vanzetto, Dinga e Patesko.
No encontro de 27 de novembro contra a seleção gaúcha o Botafogo foi desfalcado de Carvalho Leite e Russinho, porque ambos contraíram a violenta febre do tifo. Enquanto isso, Victor, Martim, Paulinho, Canalli e Benedicto desligaram-se da delegação e seguiram para Montevidéu, juntando-se à Seleção Brasileira que venceria a Copa Rio Branco.
No dia 1º de dezembro de 1932 a delegação botafoguense embarcou de regresso ao Rio de Janeiro, deixando Ariel acompanhando Carvalho Leite e Russinho no Hospital da Beneficência Portuguesa. Ambos estiveram entre a vida e a morte, mas o pior ainda iria acontecer já no Rio de Janeiro. Pedrosa, Álvaro, Almir, Benevenuto e José Rodrigues acabaram por adoecer e este último faleceu a 7 de janeiro de 1933.
Porém, os acontecimentos não se ficaram por aí, já que a embarcação em que o Botafogo viajara para Porto Alegre acabou por naufragar um mês depois. Em 5 de fevereiro de 1933, levando a bordo passageiros e mercadorias, o Araçatuba engrossou as dezenas de naufrágios na costa gaúcha.
O Araçatuba colidiu contra o molhe leste da Barra de Rio Grande e houve duas versões do acidente: uma relata que o acidente ocorrera à noite devido a sinalização deficiente e à inexistência de um prático a bordo; outra refere que a colisão deveu-se a um forte temporal. Em qualquer caso o que mais se destaca é que todos os passageiros e tripulantes sobreviveram ao naufrágio.
Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)
Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951): O Futebol no Botafogo (1904-1950), Gráfica Milone, Rio de Janeiro
4 comentários:
Por coincidência, também fiz uma pesquisa igual a sua, publicada em meu blog "Há Coisas Que Só Acontecem ao Botafogo" no dia 21.10.2010.
Também por coincidência, sua matéria é muito parecida com a minha. Acredito que você tenha visto ela e poderia ser citada como fonte também, não acha?
Grato.
José Ricardo Caldas e Almeida
Caro José Ricardo Almeida, creio que nunca entrei no seu blogue. Fi-lo hoje.
De resto, em resposta à sua pergunta final, eu não 'acho' nada; eu procuro, encontro, opino, julgo, reflito, processo, publico.
No entanto, lembro que a primeira matéria que publiquei sobre o assunto foi em 18.01.2008, sob o título "Uma excursão trágica", e comecei logo por citar a fonte: Júlio Diogo. Por isso, há há quase três anos que tratei o assunto. Aprofundei-o agora e pesquisei em imagens da google, tendo-me aparecido o Araçatuba. Não foi, pois, no seu blogue, que, aliás, publica inúmeras matérias coincidentemente tratadas pelo Mundo Botafogo no passado.
Quero contudo referir, desde já, que a minha pesquisa foi sobretudo baseada no livro, que CITEI, do 'mestre' Alceu Castro, tal como a sua, certamente, porque há dados que somente lá existem, e vi que o José Ricardo Almeida NÃO CITOU o Alceu Castro NEM NENHUMA OUTRA FONTE das suas pesquisas, embora pretenda que eu faça referência à sua pesquisa que não refere as fontes em que se baseou - mas eu citei a minha principal fonte.
Creio, por isso, que, a haver falha, foi sua, não minha. Há muitos blogues cujos artigos de pesquisa não apresentam as fontes, embora isso devesse ser uma prática corrente.
Acrescento que eu tinha a matéria da excursão de 1931 em pauta há cerca de dois anos e decidi publicar a excursão de 1931 e fazê-la seguir de aprofundamento da excursão de 1932. Aliás, tenho em pauta, há um ano, dois anos, artigos para publicar, mas faço sempre opções editoriais. Porém, tenho artigos prontos para publicar diariamente durante mais de seis meses sem precisar fazer novas buscas. Mas como as faço e também priorizo publicações segundo os acontecimentos, os artigos que possuo há um, dois anos, vai ficando para melhor época.
Saudações Gloriosas!
Caro Rui,
Reconheço ser uma falha, não só minha como de várias outras pessoas a não citação da fonte no caso de nossas pesquisas. Isso é corriqueiro em vários blogs e sites.
Sempre acreditei que pesquisa mal feita não é pesquisa. Justamente por isso, quando publico alguma coisa no meu blog ou no História do Futebol ou na RSSSF Brasil, por menor que seja, esgoto todas as possibilidades ao meu alcance em busca da boa pesquisa. Por isso, da mesma forma que você, em busca da boa matéria, eu pesquiso várias fontes ao meu alcance (principalmente as que não estão na Internet, onde muita coisa errada já está sacramentada). Além disso, procuro trocar idéias com especialistas. No caso do Botafogo, sempre recorro ao Pedro Varanda, na minha opinião a pessoa que mais entende de Botafogo. No caso das escalações dos adversários do Botafogo nessa excursão, recorri a amigos pesquisadores gaúchos.
Mas, você pode ter certeza de que não fiz por leviandade. Desde a minha adolescência (estou hoje com 53 anos), junto material relacionado ao futebol, começando pela saudosa Revista do Esporte, passando pela Placar, chegando aos vários livros lançados neste período. Nos vários anos que pesquiso o futebol brasileiro, teve muita matéria que passei para fichas individuais e, ao poder ter acesso a um computador, para este passei tudo, principalmente as históricas, retiradas de algum lugar que não lembro mais de onde foi buscada.
Também pode ter certeza de que o seu blog, ou o Datafogo, sempre serão referências para pesquisas relacionadas ao Botafogo pois já demonstraram ser feitos por pessoas preocupadas com a boa informação.
Nem por isso, coloco no meu blog matérias retiradas dos citados acima. Seria até burrice da minha parte divulgar uma coisa que já foi divulgada. Não ganharei nada republicando matérias de outros blogs. Certamente perderei alguns amigos se isso passar a ser rotineiro.
Tanto é assim que matérias foram lá colocadas depois da colaboração de outras pessoas que nada tem a ver com nossos blogs, como no caso das fichas técnicas de jogos do Botafogo pelo campeonato carioca. Por também participar do Blog do Marcão (especializado em fichas técnicas) e por buscar súmulas de jogos do campeonato carioca, pesquiso nos jornais e livros e aproveito e divulgo no meu blog.
Diferentemente do seu blog, não tem como eu ter a mesma periodicidade. Não tenho pautas pré-determinadas. Nunca tive. Como sempre digo, quando entro num projeto assim, minha participação/colaboração será da seguinte forma: de vez em quando, quando der, coloco alguma coisa no blog ou mando alguma coisa para sites. Tenho muitas outras atividades que impediriam de assumir qualquer compromisso mais sério.
Para encerrar, quero dizer que admiro o seu trabalho de divulgação do nosso Botafogo.
Saudações Alvinegras!
Caro José Ricardo Almeida, o seu trabalho é muito apreciável. Sabia da sua colaboração no RSSSF, mas não no História do Futebol. Saí do História do Futebol há quase três anos e é raríssimo lá entrar, porque a qualidade das postagens diminuiu muito, e não há critério editorial. Quanto ao seu blogue só deu uma olhada geral. Irei lá mais vezes.
Os exemplos do Pedro Varanda e do Cláudio Falcão deviam ser seguidos, já que eles citam sempre as fontes. Eu também - e acho que o Mundo Botafogo foi um blogue inovador no domínio das fontes - embora nalguns casos também já não me lembre onde fui buscar as coisas.
As minhas pesquisas não são apenas de Internet. Eu possuo trinta livros acerca do Botafogo e diversas publicações da Revista Placar e outros suplementos especiais. Tenho igualmente muitos filmes, alguns dos quais enviados diretamente por amigos.
A minha deficiência é ao nível do acesso a bibliotecas devido a viver tão longe.
Eu posso publicar com tanta regularidade coisas nunca repetidas no blogue porque antes de o iniciar fiz três anos de pesquisas. Tinha cerca de 700 páginas escritas. Então fui sempre acrescentando porque fiz o blogue ocupar quase a totalidade do meu tempo de lazer. Aliás, confesso que aquilo que mais prazer me dá é publicar no blogue e viajar, quer em férias quer em trabalho.
Obrigado pelas suas elogiosas palavras e estarei atento às publicações do seu blogue. E não acho burrice republicar certas matérias devido à sua qualidade. Já republiquei várias matérias de amigos. Uma das razões é para que o repositório do Mundo Botafogo seja o mais amplo possível em matéria de informação de qualidade, que em muitos casos reconheço ser de elevado nível. E também já republicaram artigos meus. Num caso e noutro citando a fonte.
Se quiser publicar no Mundo Botafogo faça-se convidado quando quiser.
Abraços Gloriosos!
Enviar um comentário