quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Campeão do empate


O empate é uma ladainha botafoguense. Há sempre alguém que ajuda. Neste caso tudo começou com uma combinação de Márcio Rosário atrasando mal para um Leandro Guerreiro cuja grande característica tem sido ‘entregar’ jogo. Nem sempre os adversários aproveitam, mas desta vez não se fizeram rogados e iniciaram a virada de jogo - que Loco Abreu se esforçou por anular.

Como uma andorinha não faz o verão, Loco Abreu sozinho não consegue ganhar. Nem mesmo com o precioso apoio de Jefferson. Vai dando para empatar, empatar, empatar… É a nova moda da ‘invencibilidade pelo empate’. Que fazer?... Esperar que quem se aproxima atrás de nós sofra quebra de rendimento neste final de campeonato… o que é mau sinal para uma equipa que supostamente almejaria fazer uma Libertadores de alto rendimento…

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2x2 Ceará
» Gols: Loco Abreu 12’ e 56’ (Botafogo); Magno Alves 23’ e Geraldo 34’ (Ceará)
» Competição: Campeonato Carioca
» Data: 10.11.2010
» Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
» Arbitragem: Wallace Nascimento Valente (ES); assistentes: Adailson Pereira (ES) e José Ricardo Linhares (ES)
» Disciplina. Cartão amarelo – Loco Abreu, Túlio Souza, Fahel e Jobson (Botafogo); Michel e Michel Alves (Ceará); cartão vermelho – Michel (Ceará)
» Botafogo: Jefferson, Leandro Guerreiro, Danny Morais e Márcio Rosário; Alessandro, Túlio Souza (Bruno Tiago), Fahel (Caio), Lúcio Flávio (Renato Cajá) e Edno; Jobson e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Ceará: Michel Alves, Boiadeiro, Diego Sacoman (Erivelton), Fabrício e Anderson; Michel, Careca, Reina (Arlindo Maracanã) e Geraldo; Magno Alves e Marcelo Nicácio (Washington). Técnico: Dimas Filgueiras.

10 comentários:

Anónimo disse...

Somente agora eu entendi o significado da tal "arrancada final": extirpar a pontinha de esperança que havia de título brasileiro, de classificação para a Libertadores, e de qualquer outra pretensão de alto nível.

Sei bem que houve desfalques, que os adversários não são figuras nulas, que há altos e baixos em competições longas como o Brasileirão. Mas o Botafogo 2010 se deixou dominar pelos adversários em campo, pela mediocridade, pela falta de ambição e pelo discurso vazio de técnico e de alguns jogadores. Parodiando-os, "agora é continuar trabalhando e pensar em 2011".
GJS-DF

Anónimo disse...

Saudações alvinegras,

Tinha que empatar mesmo, todos que acompanham os jogos do botafogo do mundo (menos o Joel Santanta)sabem :
1. Porque deixar o Caja e o Tulio Souza no banco para deixar o Fahel e o Lucio Flavio em campo
2. O Edno não aguenta jogar um jogo inteiro, tem que entrar so no segundo tempo.
Abraços e saudações...fica pro ano que vem...

Gil disse...

Amigo Rui,

Atualmente ver os jogos do nosso amado Botafogo é de uma crueldade sem limites. É estressante!
O Joel é um cara motivador e muito provavelmente um bom astral. Gosta de dizer e vangloria de ser um "malandro" do suburbio (nascido no bairro de Olaria), criado na rua. Talvez essa malandragem tenha feito o Romário adorar o Joel e dizer aos quatro cantos do mundo que foi o melhor treinador com quem trabalhou. Será que foi a malandragem ou o motivo é outro para o Romário idolatrar o Joel?
Digo isso pois é publico e notório que o Romário nunca gostou de treinar! Será coincidência?
No período em que os times jogavam duas vezes por semana, muitos treinavam e nós ficavámos na academia, recreativo e o famoso rachão.
O Rodrigo comentou no Cantinho Botafoguense o que mais uma vez foi comentado na imprensa, ou seja, o time chegou na segunda-feira em Fortaleza e o Joel se apresentou na quarta-feira, dia do jogo, no almoço. Os treinos foram comandados pelo auxiliar técnico.
Teremos dez dias até o próximo compromisso e vamos ver quantos treinos táticos e técnicos serão realizados! Quantos dias serão autorizados de descanso!

Talvez isso explique o motivo do Joel ter mais conquistas em campeonatos curtos (estaduais), do que nos longos, desgastantes, mais técnicos como os nacionais.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Anónimo disse...

Ruy,
O BFR já entra em campo com 10, pois não pode contar com a preguiça de LF. Até quando ? O LG é o rei dos gols entregues, quandonão dá balão pra frente. É duro.Mais duro é aguentar as reportagens dos "líderes LF e LG". Até quando ? Fora bando de entregadores e preguiçosos.
Indignaçãoes alvinegras.
Carlos

Ruy Moura disse...

Amigo GFS, faço 3 comentários ao seu comentário:

1. Os desfalques foram muito significativos: Maicosuel, Herrera, Marcelo Mattos, Loco ABreu (na Copa), Fábio Ferreira, principalmente. Com estes sem tantos percalços estaríamos disputando o título e a maioria da torcida teceria loas a [quase] todos.

2. Os desfalques trouxeram a descoberto diversas maleitas desta equipa, porque o que sobrou tem sido razoavelmente mau, pelo menos em 2010: Alessandro, Fahel, Márcio Rosário, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, sem falar noutros que nem para reservas serviriam.

3. Baralhando tudo e dando novamente cartas, diria que concordo globalmente consigo. A equipa precisa ser apoiada e eu apoiei, mas quem gosta de futebol não pode gostar do futebol que o BFR jogou nem aquele que obrigou os outros a jogar devido aos seus esquemas táticos. O Joel poderia servir bem para treinador sem desfalques, mas com desfalques as fraquezas do Joel evidenciaram-se. Ele não potencia os jogadores, mas trata-os como 'filhos' dependentes que não crescem. É pena, porque ele teria virtudes a explorar. Mas diz-se que "burro velho não aprende línguas".

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Concordo consigo, Anónimo. O Edno é melhor no 2º tempo e o Fahel e o LF estão mal. Um sempre esteve, o outro está já há algum tempo.

E o Jobson continua uma sombra de si mesmo...

Nesta equipa do Brasileiro 2010 valeram as defesas do Jefferson, os gols do Loco Abreu e o inconformismo de Herrera. O resto foi fraquinho... Não creceram nem o Caio nem o Jobson nem o Maicosuel. Todos eles já tinham feito melhor antes. Mas nisso acho que o Joel tem uma quota parte de responsabilidade por não ter puxado pelo potencial deles. Aliás, monta táticas, mas não sabe puxar pelo potencial dos atletas - o que é comum na maioria dos treinadores do Brasileirão, que são fraquinhos também...

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Gil, o Joel é bom para os campeonatos curtos porque não exigem planeamento de longo prazo e trata-se de fazer o melhor com o que se tem. ora, um campeonato extenso exije muito planeamento, muito trabalho tático e flexibilidade, muito treino sem bola com os atletas, potenciação das suas capacidades, etc. Isso o Joel não sabe fazer. Porém, pergunto: quantos treinadores da 1ª e da 2ª divisão o sabem fazer? Atualmente vejo apenas dois treinadores com nível elevado; o resto é empiria pura, sem trabalho intelectual sobre o jogo, sem atualização tática e de preparação física. É por isso que não me atiro ao Joel como o nosso amigo Rodrigo, porque não vejo melhor, à exceção, claro, de Muricy Ramalho e Dorival Júnior. O resto é... o resto! Eu não reconheço muitas capacidades a treinadores como Andrade, Tite, R. Gaúcho, Cuca, H. Anjos, PC Gusmão, R. Gomes, C. Roth, etc. Acho que até o Luxemburgo já era...

Aliás, penso que a renovação dos treinadores brasileiros só se dará se algum dia os clubes perderam essa noção provinciana de nacionalismo e contratarem estrangeiros atualizados em técnica, tática, metodologia de treino, preparação física. No domínio dos atletas veja-se que os dois craques mais falados do Brasileirão são... Montillo e Conca. E Loco Abreu para lá Caminha... O mercado sul-americano tem boas surpresas por explorar...

Enfim...

Já viste algum treinador do BFR desde 2004 fazer planos consistentes para o ano seguinte? Eu não! Quase ninguém faz planeamento, e o futebol hoje exige-o! Por isso sou favorável ao Dorival, que me parece um pouco melhor nesse aspecto.

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Carlos, assino em baixo. Creio que os jogadores de 2008 já não deveriam estar em 2010: Alessandro, Leandro Guerreiro e Lúcio Flávio. São o que resta da panelinha desses tempos...

O melhor era o LF. Vi bons jogos dele, mas penso perdeu capacidade e, diga-se, também não tem atacantes esclarecidos que saibam aproveitar alguns dos seus lançamentos. Mas os outros dois nunca forma grande coisa, especialmente o pereba do Alessandro. Uma das coisas que eu tinha contra o Cuca era a sua insistência em Alessandro e Renato Silva. Eles saberão o que é futebol sem chutão?

Abraços Gloriosos!

Anónimo disse...

Prezado Amigo Rui - Infelizmente o Glorioso está igual aos correios - ENTREGA RÁPIDA.
O que me deixa mais triste e saber que poderíamos ter perdido 13 jogos+os 5 já perdidos e ter vencido 4 dos empates e seríamos líderes do CB.
Jogos como o do Corinthians, Guarani,Atlético Paranaense todos em casa lembrando rapidamente foram simplesmente desastrosos.
Agora teremos que rezar muito para conseguir uma vaga na Libertadores.
Pelo que vi na Sul Americana deve dar LDU x Palmeiras e aí torcer para a LDU e por mais resultados.
Vencer os 2 próximos jogos e ver o que resolve com o Grêmio no último jogo.
Foi talvez o ano mais fácil para o Botafogo ser Campeão Brasileiro e não o fez.

SAUDAÇÕES GLORIOSAS

MARCOS VENICIUS

Ruy Moura disse...

É mesmo isso que eu penso, Marcos: mesmo jogando mal tivemos a grande chance de sermos campeões num campeonato em que nenhum mereceria o título.

Aliás, já em 2009 ninguém merecia. A ruindade era tão grande que cada um andou a fazer o possível por perder o campeonato: Palmeiras, São Paulo, Internacional. Acabou sobrando para o Flamengo com o escândalo do último jogo.

Não é que o BFR merecesse ser campeão, porque nenhum merece. Mas estarmos quase no topo durante a maior parte do campeonato e fazermos empatezinhos sucessivos como os dois últimos, é inacreditável. Eu faria uma boa peneira do plantel, mantinha os melhores, que estão quase todos assegurados, e partia para um verdadeiro planeamento de 2011.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...