domingo, 21 de novembro de 2010

Invencível? – Marcelo Mattos, claro…


No início do ano escrevi que o Botafogo deveria ter como metas 2010 as seguintes: vencer o campeonato carioca; vencer a Copa do Brasil e classificar-se para a Copa Libertadores; classificar-se entre 5º e 7º lugar no campeonato brasileiro e consolidar-se em 2011.

Claro que, como se verifica, foi uma grande falta de visão não apostar na Copa Libertadores.

Marcelo Mattos, o ‘Invencível’, mostra como a criação é a grande força de um time: com ele não se perde, sem ele perde-se.

Pergunta que não ofende: quando é que os futebolistas do Botafogo se convencem que o Engenhão é o nosso estádio?

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1x2 Internacional
» Gols: Antônio Carlos, 75’ (Botafogo); Andrezinho 65' e Rafael Sobis 74' (Internacional)
» Competição: campeonato brasileiro
» Data: 21.11.010
» Local: Estádio Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
» Público: 19.604 pagantes
» Renda: R$ 373.599,00
» Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG); auxiliares: Helberth Costa Andrade (MG) e Janette Mara Arcanjo (MG)
» Cartões amarelos: Massari (Internacional)
» Botafogo: Jefferson, Antônio Carlos, Leandro Guerreiro (Renato Cajá) e Márcio Rosário; Alessandro, Fahel, Tulio Souza (Jobson), Lúcio Flávio (Caio) e Marcelo Cordeiro; Edno e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
» Internacional: Muriel, Daniel, Ronaldo Alves, Juan e Massari; Glaydson, Derley (Eduardo Sasha), Oscar (Tinga) e Andrezinho; Sobis e Damião (Edu). Técnico: Celso Roth.

12 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Rui,

É chato ficar batendo sempre na mesma tecla, mas eu não consigo me conter. Espero sinceramente que para o ano que vem, os "lideres" e homens de "confiança" do elenco não continuem no Botafogo. São a imagem do fracasso do Botafogo nas derrotas do carioca dos últimos anos e nos péssimos brasileiros. São os de sempre: Alessandro, Fahel, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, Túlio Souza. Poderia incluir aí nesta lista alguns (muitos na verdade) outros que estão a menos tempo no Botafogo, mas talvez fosse injusto pelas poucas oportunidades que tiveram.
Com esses o Botafogo não foi a lugar algum e se continuarem permaneceremos onde estamos. Não importa que alguns deles só tenham entrado agora após as contusões. Nem para reservas servem mais.
Como botafoguense não suporto a mídia, que na sua grande maioria nos odeia, ter a oportunidade de colar essas figuras propositadamente como símbolos do Botafogo (com a conivência e omissão de nossas Diretorias).
Que 2011 traga juízo aos que comandam o Botafogo.
Abs,
Guilherme

Ruy Moura disse...

Nem mais, Guilherme. Esses jogadores deviam ter saído no fim de 2008. A diretoria atual não devia existir, porque apesar de ter melhorado o seu desempenho não tem qualidade suficiente. A permanência de André Silva e Anderson Barros são prova de incapacidade. E não tenho muita esperança de vir a ter a diretoria com a qual sonho, porque a mostra de diretorias horrendas de todos os clubes do RJ não indiciam que a nossa venha a ser melhor do que é.

Abraços Gloriosos!

Ronau disse...

Entrei aqui com uma vontade danada de escrever poucas e boas, mas o Anonimo antecipou-se, então, só me resta assinar por baixo.

Anónimo disse...

Bom dia.

Guilherme, você disse tudo.

É duro ter que aturar também uma diretoria que mantém os caras.
Eles são incompetentes.

Alessandro, Fahel, Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio, Túlio Souza, por favor, peçam para ir ao banheiro e saiam....pelo amor dos meus filhinhos, pelas barbas do profeta, não aguentamos mais vocês, são muitos gols perdidos desde 2008.

Saudações Alvinegras

Anónimo disse...

Rui,
O jogo de ontem foi motivo de chacota dos tgorcedores de outros times. Perder para um time de reservas é demais.Sugiro uma pesquisa para seu blog.
Pergunta: Em qual destes times LF e LG tem vaga:
a) Palmeiras, Santos Corinthians ou Sao Paulo
b) Flamengo, Vaco ou Fluminense
c) Brasiliense
d) Ipatinga
e) Chapecoense
abs.
Carlos

Ruy Moura disse...

Carlos, os torcedores aproveitam qualquer coisinha, porque sze divertem com os desaires dos outros. Acho que alguns até gostam mais dos desaires dos outros do que ganhare eles mesmos. Refiro-me, por exemplo, aos cathartiformes.

Mas, em todo o caso, até que não deixam de ter razão. O tal 'time invencível' em casa... dá vontade de rir... eu rifava-os para ver se aprendiam alguma coisa lá no Chapecoense e retornarem mais concentrados, mais motivados e mais profissionais. É inadmissível não haver time quando falta o Marcelo Mattos.

A pesquisa até que pode ser engraçada, sim.

Abraços Gloriosos!

IBR FÉ ICAPUÍ disse...

Não dá prá entender o Botafogo precisando da vitória, jogando em casa, contra um time de reservas, entrar com três zagueiros e um meio campo formado por Túlio Souza - nunca jogou nada; Fahel - mais limitado impossível; Lúcio Flávio - há muito tempo ex jogador; deixando Jobson, Caio, Renato e o jovem Alex fora. Se era prá pressionar no início deveria escalar quem pudesse fazer gol e depois entrava com um monte de volantes, como gosta o Joel. Quando vi a escalação previ o pior. Não deu outra - Fahel, e Túlio Souza tentando fazer gol é dose! Até tiveram oportunidades, mas não sabem.
Mais de dez dias se passaram depois do jogo com o Ceará. Mudou alguma coisa? Alguma jogada ensaiada? Alguma variação tática que revelasse ter sido feito um estudo do adversário? Nada! Chutões, como sempre.
A verdade é que esse time com o esquema do Joel não sabe atacar. Por isso decepciona a torcida jogando em casa e algumas vezes surpreende jogando contra as melhores equipes, quando se fecha com os 'trocentos' volantes e zagueiros e às vezes os chutões dão certo conseguindo marcar gols em contra-ataques. É muito pouco para a tradição de futebol clássico e técnico das grandes equipes da nossa gloriosa história.
Com este elenco cheio de come-dorme nossa classificação - sexto lugar é surpreendentemente positiva.
Por último, sem desmerecer o esforço da atual diretoria principalmente na área do 'marcketing', eventos, shows, revistas, bonecos, camisas, etc, vale lembrar que o aumento da torcida e o fortalecimento da marca Botafogo só se tornarão efetivos com craques, vitórias e títulos. Assim, em 2011 precisamos do bi carioca e o título da Copa do Brasil e/ou da Sulamericana. Para isso precisamos manter uma base dessa equipe -Jeferson, Marcelo Matos, Jobson, Caio, Herrera e Loco, dispensar uma grande parte e reforçar principalmente a defesa - zagueiros e alas e o meio-campo - principalmente armadores.
Saudação botafoguense!

Ruy Moura disse...

Augusto, é rigorosamente como disse. E para 2011 eu ficaria exatamente com esses jogadores que referiu, mais os goleiros reserva, e o resto eu vendia, emprestava, dava... Para reservas talvez ficasse com Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Somália. O Edno regressa ao Corinthians, certamente, e os outros nem para reserva servem. A não ser do Chapecoense, como diz o amigo Carlos.

Abraços Gloriosos!

Chapecó disse...

Prezado Sr. Rui, senhoras e senhores,

Como torcedor da Associação Chapecoense de Futebol, venho repudiar qualquer tentativa de encaminhar os jogadores citados ao nosso tradicional clube de SC. Estamos felizes com o elenco que possuímos por aqui.

De forma ainda mais veemente, aproveitamos para também não envolverem os citados membros da diretoria do BFR em qualquer possibilidade de visita à nossa organizada cidade, mesmo em curto período de férias.

O único que poderia nos interessar é o Loco Abreu, pois como jogador é um ótimo apelo de marketing.

Chapecó
Torcedor Conselheiro Diretor e eventual Jogador, pra quando precisa.

Gil disse...

Rui,

Leia a carta aberta que o Zé Fogareiro publicou: http://globoesporte.globo.com/platb/joaoroberto/

Simplesmente fantástica! Ele conseguiu expressar o sentimento da torcida, ou pelo menos a que frequenta e converso no Engenhão ou na internet.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Ruy Moura disse...

É uma pena, amigo Chapecó. Quem sabe se em terras catarinenses eles teriam pelo menos mais seis meses de vida... E o Tabajara?... Acha que o Tabajara os quereria?

Abraços Gloriosos!

Ruy Moura disse...

Também gostei, Gil. Mas realmente não sei se é o sentimento da torcida. No blogue, por exemplo, o Joel Santana obteve 88% de votos favoráveis. E há bastante gente que defende o LF e o LG. Eu creio que quem discorda do que se passa escreve mais (reclamando) do que quem concorda.

No entanto, tenho quase a certeza de que a torcida não é radical nem deseja abater o Joel Santana.

Eu sou sobretudo radical com a gerência, porque sempre considerei que os dirigentes máximos são os maiores responsáveis pelos sucessos e os insucessos. E esta diretoria poderia ter feito muito melhor do que já fez.

Abraços Gloriosos!

Botafogo campeão estadual de futebol sub-17 (com fichas técnicas)

Fonte: X – Botafogo F. R. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo conquistou brilhantemente o Campeonato Estadual de Futebol...