sexta-feira, 21 de junho de 2019

Respirando Botafogo: comemorar por 21 meses, nos dias 21, às 21 horas, com 21 foguetes!

O vingador Paulo Bairral e suas duas paixões: pesca esportiva e o Botafogo
(Foto: Reprodução)

PUBLICAÇÃO REPRODUZIDA POR MUNDO BOTAFOGO ASSINALANDO 30 ANOS DE CAMPEÃO CARIOCA DE 1989

Chandy Teixeira escreveu, desde Aperibé, a seguinte crônica espetacular para o Portal Globoesporte, em 2015, sob o título “Vingança, geração de Túlios e causos: Aperibé, a cidade que respira Botafogo”:

O calendário apontava 21 de junho de 1989. O local era o Maracanã. Maurício aproveitava o cruzamento da esquerda de Mazolinha e marcava o gol que daria o título Carioca ao Botafogo. Todo alvinegro sabe que aquela não era uma conquista qualquer. Ao balançar as redes, Maurício sabia que estava entrando para história ao tirar o time de uma fila que durava 21 anos. O que o ponta-esquerda não sabia é que, a 207km do estádio, um botafoguense, extasiado, dava início a uma das mais curiosas – e longas – vinganças de um torcedor. Era o jovem Paulo Bairral.

A cidade era Aperibé, Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Exatamente neste dia, Paulo Bairral dava início a uma saga: lembrar os flamenguistas – tido por ele como o maior vilão da treva alvinegra – do triunfo e vingar os 21 anos perdidos. Num estalo, ele decidiu que durante os 21 meses subsequentes, todo dia 21, às 21h, seriam disparados 21 foguetes no centro da cidade. E assim foi feito. Bairral foi tachado de louco, mas cumpriu sua vingança.

[…]

– “Eu costumo dizer que tenho dois times de coração. Um é o Botafogo; o outro é quem enfrenta o Flamengo. Eu não poderia deixar eles esquecerem aquele título. Era muita gente me xingando, mas vinguei o Botafogo. O Flamengo tinha aquela geração de Zico, e a gente com times terríveis. Mas eu estava lá, naquele dia 21 de junho, e vi aquele sofrimento acabar. Antes de completar os primeiros 21 dias após o título, eu ainda passei com meu carro, todos os dias, com o som transmitindo ininterruptamente a narração do gol do Maurício” – contou desfilando a tradicional superstição, marca registrada de todo torcedor alvinegro.

[…]

Cidade tem até torcida organizada local: eles vão aos jogos e ajudam financeiramente o clube
(Foto: Divulgação)

Aperibé, município do Noroeste do Rio de Janeiro, concentra o maior percentual de curtidas na página do Alvinegro no Facebook. Cidade tem até bloco de carnaval em homenagem ao clube.

[…]

Esta mesma cidade, 26 anos depois, se tornaria o local mais alvinegro do Brasil. Pelo menos no Facebook. De acordo com dados de um levantamento feito pela rede social em parceria com o Globoesporte.com, 16,4% das curtidas locais são na página do Alvinegro – o maior percentual do Bota país.

Mas por que Aperibé tem tantos botafoguenses? A pergunta é automática, e a sede de respostas é grande. Comprovação científica talvez jamais seja alcançada. Porém, existe uma lenda que pode ajudar a contar esta história. Na década de 60, um comerciante chamado Pedro Magno distribuía bala para as crianças. Fazia a festa da menina. Mas tudo com uma condição: que elas jurassem amor ao Botafogo. Em troca da guloseima, as crianças obedeciam. Muitas delas tornaram-se de fato torcedores alvinegros.

– Ele era um cara fanático. Fazia tudo pelo Botafogo. Era um cara fantástico. E não tenho dúvida que ele cresceu a torcida do Botafogo aqui na nossa cidade – disse o vice-prefeito de Aperibé, Admilson Jorge.

[…]

Coração mecanizado no carro alegórico do Bloco Aperifogo (Foto: Chandy Teixeira)

A torcida do Botafogo em Aperibé faz questão de estar presente em todos os eventos da cidade. E sempre megalomaníaco. Sempre com o maior público. Não é diferente no carnaval, quando a torcida organizada se veste de "Aperifogo", o bloco do Botafogo no carnaval local. E tudo muito organizado. Com samba-enredo e um carro alegórico especial. Em 2014, o principal era um Manequinho, símbolo do clube, urinando. Este ano foi um coração mecanizado que pulsava na avenida aperibeense.

Criado há três anos, o bloco arrasta, nas contas do presidente Jeives Peres, cerca de mil foliões durante a festa. A cidade tem apenas 11 mil habitantes.

– É uma festa enorme. Todo ano a gente mostra a nossa paixão – garante o presidente do bloco.

Sem comentários:

Botafogo Campeão Metropolitano Sub-12 (todos os resultados)

Equipe completa. Crédito: Arthur Barreto / Botafogo. por RUY MOURA | Editor do Mundo Botafogo O Botafogo sagrou-se Campeão Metropolitano...